Seres humanos nascem gênios ou tornam-se gênios?

Autor Mensagem
luckitto
Veterano
# dez/11


Galera,

Para mim é sempre algo inexplicável certos talentos que algumas poucas pessoas tem, como Chico Buarque, Eric clapton, Phil Collins, Mark Knopfler, Roger Waters e tantos outros, na área da música.

Afinal, esses caras nascem gênios ou tornam-se gênios por serem mais aplicados, estarem no lugar certo, na hora certa, porque fazem com mais amor ou tem mais amor ao que fazem, enfim...é simplesmnete um dom?

Para ilustrar, Eric, Knopfler e Collins em "Same Old Blues"...



TWT ICE
Veterano
# dez/11
· votar


os 2

Einstein se não tivesse estudado não seria o que foi, se eu tivesse estudado igual ele não teria 1/5 da inteligencia dele

e por ai vai

One More Red Nightmare
Veterano
# dez/11
· votar


Isso não é papo pra OT mano. Aqui tu vai encontrar relativistas que irão chama-lo de pseudocientífico e tolo romântico.

luckitto
Veterano
# dez/11 · Editado por: luckitto
· votar


One More Red Nightmare
Isso não é papo pra OT mano. Aqui tu vai encontrar relativistas que irão chama-lo de pseudocientífico e tolo romântico.

Discordo, man!

Da mesma forma que tem uma galera que so ta a fim de falar de miojo e putaria, tem mais gente inteligente e "ligada" por aqui do que sua santa ingenuidade pode imaginar...

Vamos pra frente e saberá, OK?

Mas valeu pelo toque, mano!

luckitto
Veterano
# dez/11
· votar


TWT ICE
se eu tivesse estudado igual ele não teria 1/5 da inteligencia dele

1/5 do Albert Einstein? Acho que não.

Mas os pais dele eram ricos comerciantes, o irmão mais velho engenheiro, etc. etc.

Mas casos como CARTOLA (pedreiro), estudou até o quarto ano primário, autor de "As rosas não falam", considerado o maior sambista brasileiro e de um criadores do Jazz, LOUIS AMSTRONG que nasceu na periferia de New Orleans, abandonado pelos pais, entregador de jornal e sapateiro, como se explica?

Exemplo clássico: Bill Gates pode ser "fera", mas vem de uma família nobre, etc. etc., mas já o Steve Jobs, da Apple, não teve essa facilidade.

Saca o que eu tento entender? Não é só uma questão de grana e de estudar nas melhores escolas, é algo além do nosso conhecimento. Acho que jamais vamos entender....

luckitto
Veterano
# dez/11 · Editado por: luckitto
· votar


Aliás, há um estudo em andamento que tenta demonstrar que os "canhotos" têm algo de especial, mas por enquanto só casualidade.

Confira a lista dos canhotos gênios (tá editada, pois são centenas):


Albert Einstein
Ayrton Senna
Bach
Beethoven
Benjamin Franklin
Bill Gates
Bob Dylan
Charlie Chaplin
Isaac Newton
Jimi Hendrix
Leonardo Da Vinci
Machado de Assis
Mahatma Gandhi
Marilyn Monroe
Mark Knopfler
Matt Dillon
Michelangelo
Mozart
Pablo Picasso
Paul McCartney
Phil Collins
Ringo Starr
Thomas Jefferson
Woody Allen


Mas eu acho que nada tem a ver...não msm man!

joaormrt
Veterano
# dez/11
· votar


TWT ICE
concordo plenamente

Roy.Mustang
Veterano
# dez/11
· votar


Confira a lista dos canhotos gênios
Ringo Starr
(Baterista)

FAIL

Simonhead
Veterano
# dez/11
· votar


Edward Lodewijk Van Halen - Freak of Nature.

Enough said!

Bob Mauley
Veterano
# dez/11
· votar


Eu acho que eu nasci foda mesmo o/

Darlan Felix
Veterano
# dez/11
· votar


Eu sou canhoto.

Roy.Mustang
Veterano
# dez/11
· votar


Darlan Felix

Toca normal (destro) ou invertido?

Darlan Felix
Veterano
# dez/11
· votar


Sou tecladista.

Frodo Rei do Hobbits da Terra Média
Veterano
# dez/11
· votar


Alguns estudos de medicina neurológica mostram algo que já se presumia. Como você, luckitto, disse no início sobre pessoas serem mais aplicadas, o pensamento médico está indo por aí.
E, embora, você possa achar relativista o estudo do qual falo, também não descartamos a hipótese de algo intrínseco como aquilo que, genericamente, conhecemos como "talento".

Vamos pegar Einstein, por exemplo. A primeira coisa que acondiciona a imagem de Eistein é a inteligência. Mas só que tal "gênio" amou a física e todos os seus elementos, tinha uma visão futurista de tudo, ele viveu "aquilo". Assim, como Isaac Newton -- alguns estudiosos afirmam que esse morreu virgem (literalmente). Newton ainda foi "pior" que Einsten, pois aquele se entocava, provavelmente, numa sala de uma igreja e apenas estudava...

Você citou Chico Buarque. Tal compositor, letrista incomparável, treinou! Isso mesmo. Chico Buarque viveu num meio literário fantástico desde muito novo. Seu pai, intelectual historiador, Sérgio Buarque, só levava pessoas bem interessantes para sua casa, como Vinicius de Morais, por exemplo. Além do mais, sempre escreveu muito, desde novo. Suas letras evoluíram, seus livros evoluíram muito. Hoje, podem ser considerados obras verdadeiramente artísticas.

Ademais, o rótulo "gênio" é muito subjetivo. Muitos físicos nem consideram Einstein um gênio; outros acham uma viagem os estudos de Newton; outros odeiam Chico Buarque... E por aí vai.

Mas, como opinião própria de um cara que somente "estuda" neurologia: a genialidade, vem de uma vocação + amar/viver/respirar/estudar/se doar aquilo que se faz, considerando a genialidade algo real.

DarkMakerX
Veterano
# dez/11 · Editado por: DarkMakerX
· votar


Ninguém nasce gênio. As pessoas podem nascer com uma deficiência que a impede de ser gênio, mas o gênio se forma.

A pessoa nasceu pobre e virou gênio? Isso é porque ela tem força de vontade e determinação. Quem sofre tem uma disposição maior e uma gana de provar que pode fazer a diferença.

Simonhead
Veterano
# dez/11
· votar


DarkMakerX
força de vontade e determinação.

Esses fatores ai ajudam bastante.

izzystradlin
Veterano
# dez/11
· votar


São fúteis e cheias de erros as ciências que não nasceram da experimentação, mãe de todo conhecimento. (Leonardo da Vinci)

o ser humano só torna-se gente após passar pela ciência da experimentação e adversidade da vida..

é o que eu acho...

Frodo Rei do Hobbits da Terra Média
Veterano
# dez/11
· votar


izzystradlin
o ser humano só torna-se gente após passar pela ciência da experimentação e adversidade da vida..
é o que eu acho...


Você está certo. Isso se traduz em: a genialidade, vem de uma vocação + amar/viver/respirar/estudar/se doar aquilo que se faz, considerando a genialidade algo real.

Bob Mauley
Veterano
# dez/11
· votar


força de vontade e determinação.

suplementação e treinamento o/

/RodrigãoCuritiba

SODAPOP
Veterano
# dez/11
· votar


luckitto
Para mim é sempre algo inexplicável certos talentos que algumas poucas pessoas tem, como Eric clapton na área da música.

'tá lento' mesmo

Zebreiro
Veterano
# dez/11
· votar


Tem gênios que nascem quando se esfrega a lãmpada

SODAPOP
Veterano
# dez/11
· votar


Zebreiro
hauahauhauahuahuahuhauhu

mosca volante
Veterano
# dez/11
· votar


No meu caso nasci gênio! Sempre soube desenhar... Desmontava tudo que tinha em casa! Preferia ganhar chips e eletros quebrados ao invés de carrinhos ou brinquedos.
Hoje sei consertar quase tudo e vou ter um futuro brilhante e agradeço minha mãe por ter me prendido em casa (ela poderia ter me deixado na rua brincando com mas companhias) =)

fernando tecladista
Veterano
# dez/11
· votar


estarem no lugar certo, na hora certa
isso é só questão de fama, tem muito gênio desconhecido

enfim...é simplesmnete um dom?
a depende do que você acredita além da vida
você pode acreditar que alguem nasceu e Deus disse "esse é o cara"
ou você acreditar em reencarnação e crer que o cara já passou por varias e o que ele tem hoje é um resultado de 5 encarnações trabalhando com música


u tornam-se gênios por serem mais aplicados
porque fazem com mais amor ou tem mais amor ao que fazem
conheço gente que não tem "bloqueios", não são muito da turma do "não consigo" então qualquer coisa que eles resolvam fazer uma hora aparece resultado

também conheço outros que a educação familiar é diferente, muito escutam desde pequeno que tem que estudar ter nota boa, pra entrar na faculdade e ter emprego ou um "serviço" bom
acho que esses qualquer tentativa de estudar outra coisa acabam bloqueando o aprendizado

também acredito que tem um pouco de genética, alguma parte do cérebro melhor para essa área

Cavaleiro
Veterano
# dez/11 · Editado por: Cavaleiro
· votar


Os dois.

Lembro uma vez que li quando cursava administração sobre uma experiência feita com casos de gêmeos univitelinos que estavam morando em famílias separadas, o foco era em relação ao perfil de liderança se tinha maior influência biológica ou do ambiente.

Eles constataram que havia uma forte pré disposição para a presença ou ausência de características de liderança entre os gêmeos, mas o estilo e nível de liderança sofria variação do meio.

Em inteligência encontrei este estudo:

"Estudos relativos à participação de fatores genéticos sobre a inteligência incluem as estimativas de correlações entre valores obtidos por indivíduos aparentados em testes de QI. Para gêmeos MZ, foram encontradas correlações de 0,86 quando criados juntos e 0,72 quando criados separadamente, assim como valores de 0,47 para irmãos criados juntos e 0,24 para irmãos criados separadamente (Atkinson, et al., 1995). A diferença entre gêmeos MZ criados juntos e gêmeos MZ criados separadamente é de pequena magnitude, indicando a participação de fatores genéticos na inteligência.

No entanto, os valores acima podem estar exprimindo fatores genéticos associados a fatores ambientais; além disso, os resultados dos estudos mostram, ainda, que as influências genéticas são maiores com o avanço da idade (as correlações aumentam) e que são encontrados valores mais elevados de QI para indivíduos adotados do que seria esperado se tivessem ficado com os seus pais biológicos, demonstrando a importância do ambiente."

http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1414-98932004000100011&scrip t=sci_arttext

Juntando estes dois assuntos, leva-me a crer a partir dos dados que a maior parte da inteligência ou da liderança deve-se a fatores biológicos, pelo menos em relação a estes dois tipos de inteligência (liderança ou social e QI ou raciocínio lógico/matemático) há grande correlação em gêmeos MZ, mesmo quando separados, o segundo parágrafo são as causas de variações.

É lógico que se dois gêmeos nascerem e um ficar coçando o saco todos os dias e o outro estudar todos os dias isto vai mudar drasticamente ao longo do tempo, mas há uma forte predisposição e sempre temos que considerar um certo "CNTP" para o meio, visto que tem tantas variáveis que qualquer estudo torna-se pseudocientífico.

fill.zanchez
Veterano
# dez/11
· votar


luckitto
Já entrar aqui te dar uma aula de biologia...

/Li gêmeo.

qew
Veterano
# dez/11
· votar


Tem pessoas que simplesmente SOU um gênio.

tambourine man
Veterano
# dez/11
· votar


tornam-se gênios por serem mais aplicados, estarem no lugar certo, na hora certa, porque fazem com mais amor ou tem mais amor ao que fazem
[2]

Tmusic
Veterano
# dez/11
· votar


luckitto
As pessoas nascem com predisposição a desenvolverem-se com mais facilidade em algumas areas do que em outras. Porém, o tanto que elas irão se desenvolver depende da aplicação e gosto delas por tal.

ROTTA
Veterano
# dez/11 · Editado por: ROTTA
· votar


luckitto
Seres humanos nascem gênios ou tornam-se gênios?

Estou lendo um livro exatamente sobre isto: Outliers, de Malcolm Gladwell. Baseando-se em dados e análises coerentes, ele defende alguns fatores que tornam alguém um outlier (fora de série). Por enquanto, leitura interessantíssima.

Abraços.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Seres humanos nascem gênios ou tornam-se gênios?