Fidelidade e traição entre cães e seres humanos - Origem

    Autor Mensagem
    brunohardrocker
    Veterano
    # jan/10


    por Nelson Aprobato Filho
    © T-SERVICE/SPL/Latinstock

    A mulher e seu cão (em imagem termográfica): em todas as culturas humanas, há um padrão de relacionamento com os cães
    Tudo começou há 15 mil anos, no Paleolítico Superior, com a primeira divisão de trabalho entre os sexos da espécie humana. Os homens caçavam e garantiam a segurança do grupo. As mulheres, com vida mais sedentária, coletavam alimentos e cuidavam dos filhos. Foi neste contexto que se iniciaram as relações entre humanos e canídeos. Pesquisas na área de zooarqueologia e antropologia sugerem que foram as mulheres que forjaram a aproximação entre as duas espécies, e as responsáveis pelo primeiro impulso de domesticação e convivência harmoniosa entre humanos e os ancestrais dos cães domésticos de hoje, os lobos selvagens.

    Baseada em consistente bibliografia, a pesquisadora Mary Elizabeth Thurston, no livro The lost history of the canine race, uma elegante síntese sobre o tema, aponta que os primeiros contatos se deram de forma prosaica, mas admirável: a adoção. Matilhas de lobos sempre ameaçaram populações humanas. E os homens, determinados a se defender de ataques, eliminavam os animais adultos que rondavam os entornos de suas habitações. Ao abater os adultos, no entanto, inúmeros filhotes ficavam órfãos, entregues a um meio hostil, com chances mínimas de sobrevivência. Atraídos principalmente pelos odores produzidos pelas atividades humanas, os filhotes acabavam se aproximando. E as mulheres, em vez de simplesmente darem a eles restos de alimentos, amamentavam-nos com o mesmo leite dispensado aos filhos. Essa aproximação fez com que filhotes se integrassem ao grupo, na qualidade de recém-chegados

    e se ambientassem ao convívio humano. A pesquisadora aponta que evidências dessa teoria foram encontradas a partir do século 19, entre povos indígenas em várias partes do mundo. Elas comprovariam a maneira como cães e humanos se aproximaram para consolidar uma relação que, agora, faz desse animal o melhor amigo do homem.

    >> Artigo Scientific American Brasil (12 páginas)

    Fonte:
    http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/fidelidade_e_traicao_entre_ca es_e_seres_humanos_10.html

    Mila Turunen
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    não encontrei a parte de traição ai não, meo.
    .-.

    Stieve Staley
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: Stieve Staley
    · votar


    é que a traição é um sentimento psicológico que fica subentendido.

    brunohardrocker
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Mila Turunen
    traição

    Na 2º pagina encontrei isso:


    "Segundo a autora, "O cão pode ser o melhor amigo do homem, mas nossa língua não demonstra que o inverso seja verdade", e isso porque, segundo ela, com muito mais frequência os termos relativos a cães têm conotação negativa, depreciativa ou humilhante.

    A expressão "uma vida de cão" muito provavelmente surgiu a partir da observação direta desses animais, ou melhor, foi criada de maneira espontânea, refletindo o que os humanos impingiam a esses animais. Ao abandoná-los, persegui-los e torná-los objeto de violência ou de puro interesse, estavam, de muitas maneiras, reproduzindo o que faziam com membros de sua própria espécie. Mas, no caso dos cães, o grau de sadismo, frieza e indiferença foi, historicamente, não apenas maior, mas, eventualmente, ainda mais requintado. A bibliografia que registra a história dessas relações – como por exemplo os livros de Thurston e Ammer – é reveladora e nos faz pensar tanto na origem quanto nas implicações da expressão "uma vida de cão". Além disso, questiona nossa postura nesse longo processo de relações com os outros animais."

    Mila Turunen
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    brunohardrocker
    'tendi. faz sentido.

    eu havia lido somente o seu post mesmo :)

    LeandroP
    Moderador
    # jan/10
    · votar


    Matilhas de lobos sempre ameaçaram populações humanas. E os homens, determinados a se defender de ataques, eliminavam os animais adultos que rondavam os entornos de suas habitações. Ao abater os adultos, no entanto, inúmeros filhotes ficavam órfãos, entregues a um meio hostil, com chances mínimas de sobrevivência. Atraídos principalmente pelos odores produzidos pelas atividades humanas, os filhotes acabavam se aproximando. E as mulheres, em vez de simplesmente darem a eles restos de alimentos, amamentavam-nos com o mesmo leite dispensado aos filhos. Essa aproximação fez com que filhotes se integrassem ao grupo, na qualidade de recém-chegados

    Faz sentido...

    Ian Anderson
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    que interessante

    TaylorBass
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Mulher só gosta de cachorro.

    Stieve Staley
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    um tapa na cara da sociedade.

    Mila Turunen
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    TaylorBass
    prefiro os gateenhos. [got]

    brunohardrocker
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Origem da plaquinha "Cuidado com o Cão"

    "Frequentemente cães eram usados para lutar com gladiadores, leões e ursos. Em outras ocasiões, após terem sido mantidos durante dias privados de alimentação, eram empregados como "carrascos" para atacar e devorar prisioneiros. Iniciava-se, também por essa época, o uso dos cães-de-guarda. Foi quando surgiram os primeiros avisos alertando sobre "cave canem", que, para quem nunca estudou, ou se esqueceu do latim, significa literalmente "cuidado com o cão". Rapidamente percebeu-se que esses animais, devidamente treinados, trariam grande ajuda na guerra: eram velozes, fortes e, tornados violentos, podiam derrubar um soldado do cavalo e matá-lo em seguida."

    Fidelidade:

    "foi na Antiguidade que também começou a tomar forma o reconhecimento da fidelidade, sensibilidade e bondade do cão para com o homem e vice-versa. Segundo Thurston, greco-romanos foram tocados pela qualidade "humana" da personalidade canina. Isso surgiu porque escritores mais sensíveis observavam que, mesmo tendo suas vidas constantemente ameaçadas, ainda assim os cães procuravam a companhia humana.

    Infelizmente, grande parte das relações entre o homem e o cão, na atualidade, não decorre da fidelidade animal e muito menos da memória remanescente de 15 mil anos, iniciada por fêmeas humanas do Paleolítico Superior. A maior parte de nossas atitudes para com os animais em geral, e os cães em particular, tem como fonte experiências mais sombrias que começaram a se desenvolver na Antiguidade. Desse período até agora, em todos os campos de atuação humana, das ciências às tecnologias, das artes às religiões, da vida pública aos recônditos da vida privada, guardadas as proporções e especificidades, temos utilizado como trampolim para novas "descobertas" o que muitos egípcios, gregos e romanosjá faziam com os animais no passado."

    TaylorBass
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Mila Turunen
    srsrsrsrrs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fidelidade e traição entre cães e seres humanos - Origem