Jogue todas as leis no lixo.

Autor Mensagem
-Dan
Veterano
# nov/11
· votar


Die Kunst der Fuge

Não ia precisar de uma constituição gigante. Apenas uma para nortear mesmo, enxuta. Por exemplo, ninguém seria dono de terra nenhuma, na minha. Todo mundo já nasceria com um pedaço de terra seu, por direito.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# nov/11
· votar


brunohardrocker
Quem sabe seria mais provável aí, umas 10 leis básicas/universais bem definidas e o descarte de toda uma constituição cheia de leis que por vezes infringem a liberdade de pessoas.

Então você acha que toda a constituição enorme já poderia ser substituída por 10 leis básicas e ainda assim seria possível funcionar bem em sociedade?

Isso é bom.

-Dan
Não ia precisar de uma constituição gigante. Apenas uma para nortear mesmo, enxuta. Por exemplo, ninguém seria dono de terra nenhuma, na minha. Todo mundo já nasceria com um pedaço de terra seu, por direito.

Por que você acha que todo mundo já deveria nascer assim com um direito a um pedaço de terra? Assim, sem nem fazer nada...

-Dan
Veterano
# nov/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Por que você acha que todo mundo já deveria nascer assim com um direito a um pedaço de terra? Assim, sem nem fazer nada..

Bom, essa nova sociedade sua seria pra começar do zero certo? Todo mundo nu, escolhendo o nome do personagem, certo? Logo, de quem é a terra? De ninguém. Se é de ninguém, é de todo mundo.

Outra, tem terra demais no planeta pra pouca gente sendo dona. Pra que?

E outra, tenho uma concepção filosófica que terra, arvore, asfalto e ser vivo, é tudo parte da mesma coisa. Então pra mim, não faz sentido separar. Seria como vc não ter direito a ter seu braço.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# nov/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


-Dan
Logo, de quem é a terra? De ninguém. Se é de ninguém, é de todo mundo.

Eu não entendo.
Por que assim que eu nasci eu tenho direito a um pedaço de terra pra chamar de MEU, se eu nem fiz nada nele ou por ele?

No mais, se vc esta partindo do zero, precisaria resolver o problema da distribuição da terra pra todo mundo, como ia ser? Quem ia organizar?

E se eu não quiser um pedaço de terra?

Seria como vc não ter direito a ter seu braço.

Eu concordo que eu tenho direto ao meu braço só por ter nascido, mas não de ser dono de um pedaço de terra só por ter nascido (excetuando se houver alguém da minha família que seja dono do pedaço de terra e esteja disposto a me passar a propriedade).

Die Kunst der Fuge
Veterano
# nov/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


-Dan

Mas enfim, acho que a gente está fugindo do foco com isso.

A proposta é você resumir tudo a um direito básico, de forma a ser possível viver em sociedade.

Você sugeri o respeito à integridade física.
Certo. Seria possível viver só com este? Que outro direito (BÁSICO) você acha que seria necessário?

-Dan
Veterano
# nov/11 · Editado por: -Dan
· votar


Die Kunst der Fuge
Eu não entendo.
Por que assim que eu nasci eu tenho direito a um pedaço de terra pra chamar de MEU, se eu nem fiz nada nele ou por ele?


Como eu falei, a terra, seu braço e seus órgãos, como coração e pâncreas (por exemplo) fazem tudo parte da mesma coisa. Não há de se falar em existência de ser humano sem coração e sem pulmão, como também não de se falar em existência de ser humano sem terra. Ademais, eu que te pergunto. Se tá começando do zero, na sua visão, a terra seria de quem nascesse primeiro? De quem seria?

No mais, se vc esta partindo do zero, precisaria resolver o problema da distribuição da terra pra todo mundo, como ia ser? Quem ia organizar?

Eu ia organizar. Hahudhuadauahua!

E se eu não quiser um pedaço de terra?


Vc pode morar com sua mãe, sem problemas.

Eu concordo que eu tenho direto ao meu braço só por ter nascido, mas não de ser dono de um pedaço de terra só por ter nascido (excetuando se houver alguém da minha família que seja dono do pedaço de terra e esteja disposto a me passar a propriedade).


Eu to começando a parada do zero. Na sua familia, cada um teria direito a terra dele.

-Dan
Veterano
# nov/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Mas enfim, acho que a gente está fugindo do foco com isso.

A proposta é você resumir tudo a um direito básico, de forma a ser possível viver em sociedade.

Você sugeri o respeito à integridade física.
Certo. Seria possível viver só com este? Que outro direito (BÁSICO) você acha que seria necessário?


Eu só to respondendo às suas perguntas. Vc pediu um direito principal, eu te dei um. Vc pediu um direito complementar, eu te dei o da terra. Como não seria possível viver só com o da Integridade Física, outro básico seria o da terra.

brunohardrocker
Veterano
# nov/11
· votar


Die Kunst der Fuge

Depois posto algo com mais calma.
Mas adianto que estou considerando uma sociedade já preparada para essa forma de "lei enxuta" a qual você está propondo.
Como o makumbator ressaltou no meu outro tópico sobre a constituição, existem sociedades no mundo onde toda essa parafernália legislativa que temos aqui no brasil é completamente desnecessária. Então, acredito que para termos uma lei universal, que todos sigam sem contradições, primeiro é necessária uma sociedade preparada pra isso.

Rafiusk
Veterano
# nov/11
· votar


"Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade."

Acho que essas idéias não correspondem aos fatos...

Headstock invertido
Veterano
# nov/11
· votar


Direito de andar pelado. Só isso.

Simonhead
Veterano
# nov/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Mas você viveria bem só com o seu direto a vida?
Existe alguma outra coisa básica, mais geral, que você gostaria que fosse respeitada?


Sim, existe. A individualidade. O direito de ir e vir. O direito de quebrar a cara, caso seja esse o caso em relação a alguma escolha errada que eu tomei na vida. Livre arbítrio.

Strato_Master
Veterano
# nov/11
· votar


Resumindo: Na sua opinião, qual é o direito universal mais básico que deve ser respeitado?


amar ao próximo como a si mesmo...

One More Red Nightmare
Veterano
# nov/11
· votar


propriedade privada

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/11
· votar



Resumindo: Na sua opinião, qual é o direito universal mais básico que deve ser respeitado?


A propriedade privada.

Konrad
Veterano
# nov/11
· votar


Propriedade privada.

Konrad
Veterano
# nov/11
· votar


Mas há uma catch 22 nesse ponto. Não há propriedade privada legítima sem a codificação de normas.

Kaíque
Veterano
# nov/11
· votar


Resumir tudo em uma ÙNICA é foda.

Talvez o melhor seria

"Jamais prejudicar o próximo"

e pronto

Die Kunst der Fuge
Veterano
# nov/11
· votar


One More Red Nightmare
Black Fire
Konrad

Chicago Boys

Viciado em Guarana
Veterano
# nov/11
· votar


Die Kunst der Fuge
O colega da pagina anterior esta certo.
O direito de viver é o mais importante, pois você estando vivo você pode correr atrás das outras coisas.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Jogue todas as leis no lixo.