PF acaba com bônus de Natal da PM do Rio de Janeiro. PM receberia 2 milhões por escolta de bandidos

    Autor Mensagem
    Konrad
    Veterano
    # nov/11


    RIO - Dez pessoas, entre policiais e traficantes, foram presas no início da noite desta quarta-feira, durante operação da Polícia Federal, quando cinco agentes civis e militares escoltavam cinco traficantes que esteriam fugido da Favela da Rocinha. A comunidade deve receber uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) no próximo domingo. De acordo as primeiras informações, o grupo estaria dividido em quatro carros que foram interceptados por agentes da PF em frente ao Shopping da Gávea e ao Jóquei, na Zona Sul do Rio. Um dos bandidos presos é o traficante Anderson Rosa Mendonça, conhecido como Coelho, braço-direito do traficante Nem e chefe do tráfico no Morro de São Carlos. Nos carros foram apreendidas armas, granadas e drogas. Todos foram levados para a sede da PF, na Praça da Bandeira. Os bandidos teriam negociado, segundo uma alta fonte da Polícia Civil, o pagamento de cerca de R$ 2 milhões pela escolta feita pelos agentes do estado. Com escutas telefônicas autorizadas pela Justiça, agentes federais estavam monitorando os traficantes e flagraram os policiais em conversas com os bandidos.
    objetos pertencente aos traficantes Foto Domingos Peixoto / agência o Globo

    Entre os presos, segundo a PF, estão três policiais civis, sendo deles da Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos de Cargas (DRFC) - Carlos Renato Rodrigues Tenório e Wagner de Souza Neves - e um da Delegacia de Repressão a Crimes contra a Saúde Pública (DRCCSP) - Carlos Daniel Ferreira Dias. O grupo também conta com dois ex-PMs, José Faustino Silva e Flávio Melo dos Santos, de acordo com nota enviada pela PF na noite desta quarta-feira. Os outros cinco são traficantes. Além de Coelho, outro dos principais chefes do tráfico no Morro de São Carlos, no Estácio, também estaria entre os presos na noite desta quarta-feira. Sandro Luiz de Paula Amorim, o Lindinho ou Peixe, foi procurar abrigo na Rocinha logo após seu reduto ser ocupado por uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). Ele foi encarregado de assumir também o comandos das favelas de Macaé, após a morte do traficante Roupinol, ocorrida em 2010. Os outros três bandidos são Paulo Roberto Lima da Luz, conhecido como Paulinho; Varquia Garcia dos Santos, conhecido como "Carré"; e Sandro Oliveiro.

    Três fuzis, dez pistolas, cinco granadas e 20 carregadores, além de reais e euros em quantidade ainda não revelada, foram apreendidos. Também foram apreendidas joias em ouro.

    Segundo o Tribunal de Justiça, a PF pediu auxilio à Vara de Execuções Penais para monitorar um dos integrantes do grupo que foi preso. A PF sabia que ele, por ser foragido do sistema penal, estava usando uma tornozeleira eletrônica. Através desse monitoramento, foi possível localizar o grupo.

    A correria dos policiais para capturar os bandidos transformou a rotina da Rua Arthur Araripe, uma via curta, predominantemente residencial, em frente ao shopping da Gávea, que liga a Marquês de São Vicente à Autoestrada Lagoa-Barra. Os policiais fecharam o trânsito em dois pontos durante a operação, que mobilizou cerca de 40 agentes. Algemados, os bandidos presos eram colocados deitados no asfalto.

    A colunista Lu Lacerda estava na Gávea e presenciou a cena. Conforme descrito em seu blog , a "Santos Dumont, de pracinha bucólica que é, transformou-se numa zona de guerra". Segundo ela, quatro carros com policiais à paisana tentavam interceptar um Honda Civic de placa de final 5036, em frente ao Jockey Club. Um policial recebeu a denúncia, que foi confirmada quando dois carros da Polícia Civil conseguiram interceptá-los, e com eles encontraram pistola, fuzil, maconha, carregador de arma e granada. Os bandidos, inclusive o policial, foram jogados no asfalto, algemados e presos ali, diante de pedestres chocados, de acordo com a colunista: "Sirenes soavam, o trânsito parou, algumas pessoas corriam, outras berravam, com muito, muito medo." Uma estudante da Pontifícia Universidade Católica, na Gávea, também contou os momentos de tensão que viveu durante a operação. Em vídeo postado no Twitter , ela revela que agentes do Bope entraram na universidade.
    Foto do traficante Peixe divulgada pelo Disque-Denúncia (Foto: Divulgação)

    A quatro dias da provável ocupação da Rocinha, as corregedorias da Polícia Civil e Militar investigam a denúncia de que o traficante Antônio Bonfim Lopes, o Nem, também deixaria a favela escoltado por um carro da polícia. Segundo o corregedor da Polícia Civil, delegado Gilson Emiliano, a informação de que Nem sairia escoltado foi passada pelo Disque-Denúncia (2253-1177) na manhã desta quarta-feira, e dá conta de que o traficante sairia da favela num carro preto com soldados do tráfico fortemente armados e escoltados por viaturas. A denúncia não mencionou se a escolta seria feita por policiais civis ou militares. Por precaução, Gilson Emiliano montou uma operação para evitar a fuga e prender os policiais. Até o momento nenhum suspeito foi preso.

    - A denúncia, recebida às 10h40m, diz que Nem sairia num carro preto hoje ou amanhã. Enviei policiais da Coinpol em quatro carros escoltados por agentes da Core (Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais) em dois carros. Estamos revistando todos os veículos escuros e observando carros da Polícia caracterizados que entram e saem da favela - contou o corregedor da Polícia Civil, que informou ainda que um veículo da Coinpol com três agentes ficará de plantão na 15ª DP (Gávea) até quinta-feira para entrar em ação rapidamente.

    O corregedor da Polícia Militar, coronel Waldir Soares, informou que delegou à 1ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (DPJM) a investigação da denúncia. Segundo ele, agentes daquela unidade apoiam uma ação da Corregedoria Geral Unificada (CGU). O corregedor geral, o desembargador Giusepe Vitagliano, confirmou a denúncia e afirmou que já há equipes em campo para evitar a suposta tentativa de fuga do bandido e prender os policiais.

    Segundo a polícia, o traficante Antônio Bonfim Lopes, o Nem, chefe do tráfico na Rocinha, continua na comunidade. A Polícia Militar reforçou o patrulhamento nos acessos à Rocinha e à Favela do Vidigal, também na Zona Sul, inclusive com viaturas da corporação. Agentes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) ocupam a Vista Chinesa, uma das possíveis rotas de fuga de bandidos da Rocinha.

    Policiais na subida da Estrada da Gávea revistam carros que passam pela via / Foto: Fabiano Rocha

    O Batalhão de Choque da PM realizou entre a noite de terça-feira e a manhã desta quarta uma operação na Favela da Rocinha. Cerca de 50 policiais, em 12 patrulhas, se fixaram em dois pontos (na saída da Rua 1 e na Estrada da Gávea) e começaram a revistar vans e outros veículos. Segundo o serviço reservado do batalhão, o objetivo da operação era impedir a fuga de bandidos. Não houve presos, e o clima era de tranquilidade na comunidade. Nesta manhã, os policiais do 23º BPM (Leblon) continuam fazendo patrulhamento nos arredores da comunidade.

    Na terça-feira, o delegado titular da 15ª DP (Gávea), Carlos Augusto Nogueira Pinto, afirmou que instaurou um procedimento para investigar a denúncia de que Nem estaria intervindo nas associações de moradores na região. Há informações de que o traficante teria determinado a antecipação da eleição para a escolha dos presidentes das entidades.
    Bandido cobra taxas de vans, motos e prostíbulo

    A expectativa da ocupação da Rocinha e do Vidigal pela polícia, para a implantação de UPPs, fez com que Nem se reunisse com seus cúmplices na segunda-feira, na tentativa de antecipar as eleições em três associações. Segundo o delegado Carlos Augusto, o bandido estaria disposto a deixar pessoas de sua confiança à frente das entidades e de seus negócios ilícitos. O delegado explicou que, além do dinheiro do tráfico, Nem recebe uma espécie de "pedágio" de vans e motos que circulam nas favelas, além de cobrar taxas de uma clínica de aborto, interditada na semana passada, e de uma casa de prostituição.

    Em novembro, a delegacia da Gávea já recebeu 20 informações do Disque-Denúncia sobre Nem. De acordo com o delegado, o bandido teria ido um dia à Praia de São Conrado.

    - Chegamos a ir lá, mas ele não estava mais na praia. Não estamos deixando de averiguar nenhuma informação. Foi assim com a denúncia de que Nem se encontrava na UPA da Rocinha, recebendo tratamento médico . Havia cerca de 40 traficantes fazendo a segurança do bandido. Quando nos aproximamos da UPA, os criminosos soltaram fogos anunciando a nossa chegada - contou o delegado.

    http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/11/09/pf-prende-na-gavea-policiai s-que-escoltavam-traficantes-em-fuga-da-rocinha-925767334.asp#ixzz1dGw yqpOJ

    Snakepit
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Noticia sensacionalista e manipuladora.

    [PETISTA MODE ON]

    QUARESMA
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    José Faustino Silva

    ooooloco meu brincadeira safera ai rrroba tanto no pessoal quanto no profissional éééérrr bixo

    Excelion
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Prende um Coelho hoje e amanhã tem um outro.

    Ou legaliza pelo menos a maconha e vê no que dá ou vai atrás de quem tá acima desses laranjas da favela. No topo mesmo.

    Não da pra ficar nessas doses homeopáticas de justiça na parte baixa da pirâmide, já virou palhaçada.

    Eric Clapton
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Excelion
    Ou legaliza pelo menos a maconha


    Hahahahaa

    Pára vei? maconha?

    Maconha é orégano de pizza para esses caras. Ali é só cocaina, heroína, crack... Droga de verdade. Maconha é só para os cabaços da "fefelech"

    tambourine man
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Não da pra ficar nessas doses homeopáticas de justiça na parte baixa da pirâmide, já virou palhaçada.

    [2]

    Bob Mauley
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Ou legaliza pelo menos a maconha e vê no que dá ou vai atrás de quem tá acima desses laranjas da favela. No topo mesmo.

    Acabar com o tráfico é um dos argumentos mais ridiculos de quem luta pela legalizaçao da erva

    brunohardrocker
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Cada pouco uma cafagestagem.

    Excelion
    Eric Clapton

    Sou muito lesado por confundir vcs dois?

    jotarossi
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    José Faustino Silva e Flávio Melo dos Santos, Chupaaaa ... Nada a comentar sobre isso. Se Legalizar a maconha acho que não muda muita coisa o dinheiro ainda vai continuar para os "ladrão" (politicos)

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # nov/11
    · votar


    Ainda bem que só uma minoria de 99% dos policiais são corruptos.

    Konrad
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Black Fire
    Ainda bem que só uma minoria de 99% dos policiais são corruptos.

    Pois é.

    O interessante é ver os jornais hoje, exaltando o cabo que não aceitou a propina como herói.

    De certa forma eu até acho positivo, pois o Rio sempre idolatrou os bandidos, sempre foi condescendente com eles, mas por outro lado mostra bem o nível ético médio por aqui. Virou herói porque fez o que foi pago para fazer.

    Konrad
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Excelion
    tambourine man
    Não da pra ficar nessas doses homeopáticas de justiça na parte baixa da pirâmide, já virou palhaçada.

    Parte baixa?

    Konrad
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Snakepit
    Noticia sensacionalista e manipuladora.

    [PETISTA MODE ON]


    sem dúvida de que se fosse um deputado petista, por exemplo, esse ai seria o primeiro "argumento".

    tambourine man
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Konrad
    Parte baixa?

    o pagamento de cerca de R$ 2 milhões pela escolta

    2 milhões não é nada! Os caras vendem isso de pó em uma noite, por favor

    Konrad
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    tambourine man

    Mas eu não me referia ao dinheiro. Referia-me ao Nem.

    tambourine man
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Konrad

    saquei

    Konrad
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    tambourine man

    Então. Acho que o tale Nem é da parte alta da pirâmide; pena que não vai durar muito pois já começou a falar.

    Konrad
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: Konrad
    · votar


    Incrível como a imprensa adora bandido:

    http://revistaepoca.globo.com/tempo/noticia/2011/11/meu-encontro-com-n em.html

    E como o povo simpatiza com ele:

    http://colunas.epoca.globo.com/ofiltro/?p=5678&cp=6#comments

    Nojento.

    neologist_
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Konrad
    Que absurdo.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a PF acaba com bônus de Natal da PM do Rio de Janeiro. PM receberia 2 milhões por escolta de bandidos