Rio de Janeiro: Seop pede ajuda à PM para evitar altinho combinado pela internet no Rio

Autor Mensagem
Die Kunst der Fuge
Veterano
# out/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge


Na última terça-feira (9), banhistas e guardas municipais se envolveram numa confusão no Posto 9. A briga começou porque guardas foram reprimir a prática do altinho, que era jogado à beira d’água, em horário não permitido.

“Um dos vídeos mostra uma ação bastante infeliz de guardas que já estavam no calçadão e voltam para revidar a agressão. Esses guardas serão encaminhados à Corregedoria. Um guarda municipal é um agente público e não pode se igualar ao nível de alguém que está agindo errado. Não pode atuar com violência. A Guarda Municipal quando se depara com uma ação com truculência tem de se retirar do local e chamar o aparato policial para fazer valer as posturas municipais”, disse o secretário.

fota do convite

Em entrevista à Rádio CBN, Alex Costa considerou um absurdo a convocação que jogadores de altinho estão fazendo na internet, para a prática do esporte em horário não permitido. Segundo ele, trata-se de uma provocação desnecessária.

“Acho um absurdo alguém incitar uma algazarra para ir contra uma regra que já existe há muito tempo. É uma provocação desnecessária e descabida”, disse o secretário, que teme que vê na atitude dos praticantes de altinho um desrespeito ao direito das outras pessoas que frequentam a praia.
O secretário destacou que o código de posturas municipais prevê, desde 2009, a proibição da prática de qualquer prática esportiva junto ao espelho d’água antes das 17h. A prática esportiva é permitida durante todo o dia na faixa de areia junto ao calçadão.

“Temos regras claras desde 2009 que proíbem as práticas esportivas junto ao espelho d’água antes das 17h, assim como a venda de churrasquinho e queijo coalho e a presença de cachorro na areia. O que aconteceu foi um fato isolado e infeliz”, disse Costa, ao destacar que no último fim de semana os guardas municipais fizeram 311 abordagens contra irregularidades nas praias do Flamengo ao Pontal e não houve o registro de qualquer incidente.

Convocação no Facebook

No dia seguinte à briga entre guardas municipais e banhistas na Praia de Ipanema, um grupo criou uma página no Facebook convocando o público a participar do maior altinho de todos os tempos no Posto 9. Até as 22h desta quarta-feira (10), 753 pessoas confirmaram presença no evento. De acordo com testemunhas, a confusão teve início, quando os guardas reprimiram um grupo que jogava altinho na beira da praia. A atividade só é liberada a partir das 17h.

As imagens do tumulto ocorrrido, por volta das 16h30 de terça-feira (9), circularam pelas redes sociais e mostram guardas agredindo banhistas com cassetetes. Segundo o evento criado na web, o ato será pacífico. "Vamos fazer uma festa lá, com futebol e samba no melhor estilo carioca", diz o convite postado na rede social. O ato está programado para acontecer no domingo (14), às 13h.

A confusão terminou com um detido e alguns jovens feridos. O caso é investigado pela 14ª DP (Leblon). A polícia solicitou imagens de câmeras de segurança para tentar identificar os autores envolvidos na briga.

A polícia informou que, em relato, os guardas explicaram que um homem, ainda não identificado, começou a incitá-los para briga, e no momento em que iriam detê-lo por desacato, outras pessoas começaram a jogar objetos, como cocos e pedaços de madeira em cima deles.

No entanto, os guardas relataram que um dos banhistas envolvidos no tumulto era um jovem que havia sido reprimido pelos agentes, na semana passada, por estar na praia com um cachorro.

Guarda Municipal também vai ter reforço de pessoal em Ipanema.
Secretário diz que foram feitas mais de 27 mil ações contra o altinho.


O secretário Alex Costa considera a convocação para a prática do altinho no próximo domingo (14), na Praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio, uma “provocação desnecessária” e diz que não quer criar ainda mais confusão depois da briga entre banhistas e guardas municipais ocorrida na terça-feira (9). Mas também garante que não vai ser pego desprevenido por esta incitação contra o código de posturas do município. Ou seja, além de reforçar o quantitativo de guardas municipais na região do Posto 9, Costa pediu também o apoio da Polícia Militar.

“O que aconteceu foi um episódio isolado provocado por baderneiros. Essa convocação não tem cabimento. A praia não é só deles. Tem espaço para todo mundo para a prática esportiva junto ao calçadão, não precisa ser junto ao espelho d’água. A Guarda Municipal foi reforçada na região e já pedimos o apoio da PM. O guarda que não tiver sucesso em sua abordagem e for ameaçado tem de acionar a polícia para que registre o crime de desobediência”, frisou Alex Costa.

Segundo o secretário, de janeiro até a manhã desta quinta-feira (11), os guardas municipais fizeram 43.673 abordagens, sendo 27.745 somente para o altinho. Em nenhuma dessas abordagens, afirma Costa houve qualquer tipo de confusão. A do Posto 9 foi a primeira.
“Desde 2009 estamos organizando a praia. Não somos contra a prática esportiva, mas ela tem de ser realizada em local apropriado, com as regras sendo respeitadas para que todos que frequentam a praia, jovens, idosos, crianças, possam aproveitá-la sem riscos”, enfatizou o secretário.

Corregedoria vai ouvir guardas sobre confusão

Alex Costa, disse nesta quinta-feira (11) que vai encaminhar à Corregedoria da Guarda Municipal o nome dos guardas que aparecem em dois vídeos postados na internet e que mostram que eles revidaram a agressão sofrida na Praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio. Segundo o secretário, guardas municipais são agentes públicos que devem zelar pela população e não pode se nivelar às pessoas que agem com violência.

Fonte

Dissertem.

obs: Na verdade eu ia postar esse daqui "PM faz operações em várias favelas pelo segundo dia consecutivo no Rio", mas o do altinho é mais cômico.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# out/12
· votar


Post para o monopólio da violência.

Benva
Veterano
# out/12
· votar


Só eu que não sei o que é altinho?

Eric Clapton
Veterano
# out/12 · Editado por: Eric Clapton
· votar


Benva
Só eu que não sei o que é altinho?

Alguém acima de 1,90m

guizimm
Veterano
# out/12
· votar


Só eu que não sei o que é altinho?
eu tbm n sei

Die Kunst der Fuge
Veterano
# out/12
· votar


Benva
guizimm

A galera faz uma roda, levantam a bola e ficam tocando um pro outro, sem deixar a bola cair no chão. Não vale usar os braços ou as mãos.

Lucas Borlini
Veterano
# out/12
· votar


O secretário Alex Costa considera a convocação para a prática do altinho no próximo domingo (14), na Praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio, uma “provocação desnecessária”

Concordo com o secretário.

tambourine man
Veterano
# out/12
· votar


as gírias cariocas são muito ruins

The Laughing Madcap
Veterano
# out/12 · Editado por: The Laughing Madcap
· votar


quando li altinho, pensei que fossem acender um puta dum baseado coletivo

guizimm
Veterano
# out/12
· votar


Die Kunst der Fuge
A galera faz uma roda, levantam a bola e ficam tocando um pro outro, sem deixar a bola cair no chão. Não vale usar os braços ou as mãos
e isso é proibido?

Die Kunst der Fuge
Veterano
# out/12
· votar


guizimm

É proibido jogar antes de um certo horário ae. O negócio que saiu porrada entre a polícia e uns caras que jogaram, aí tá rolando esta manifestação.

Konrad
Veterano
# out/12
· votar


Só no Brasil usa-se a desobediência civil Thoureauniana para jogar futebol......

Viciado em Guarana
Veterano
# out/12
· votar


Vendam armas e munição nos supermercados e não precisaremos mais de polícia.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# out/12
· votar


Konrad
Só no Brasil usa-se a desobediência civil Thoureauniana para jogar futebol......

Nos EUA usaram pra beber refrigerante.

Shredder_De_Cavaquinho
Veterano
# out/12
· votar


Acho que vou aparecer por lá, se alguém se interessar...

Die Kunst der Fuge
Veterano
# out/12
· votar


Shredder_De_Cavaquinho

Tu vai atravessar a ponte só pra ir nesse altinho?

Petúnia
Veterano
# out/12
· votar


Isso tem nome de sabonete Seop

Shredder_De_Cavaquinho
Veterano
# out/12
· votar


Die Kunst der Fuge
Não, já vou estar no Rio...

Atom Heart Mother
Veterano
# out/12
· votar


Pô, eu uso essa gíria aqui também.
ES é tipo uma colônia mais pobre de Minas, Rio e Bahia ao mesmo tempo.
maldita barreira verde.

Strato_Master
Veterano
# out/12
· votar


powww tão inventando lei para proibir a galera de jogar futebol na pria 0.o

temo sériamente pelo futuro nessa merda de país...

GuitarHouse
Veterano
# out/12
· votar


Em BH isso tem outro nome...mas me deu um branco total.

Viciado em Guarana
Veterano
# out/12
· votar


A galera faz uma roda, levantam a bola e ficam tocando um pro outro, sem deixar a bola cair no chão. Não vale usar os braços ou as mãos.

Por aqui isso se chama futvolei.

Mas altinho é mais bonito.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# out/12
· votar


Viciado em Guarana
Por aqui isso se chama futvolei.

Fut-vôlei é quando tem uma rede no meio e dois times, um de cada lado. Seguindo as regras do vôlei só que sem usar os braços.

Tamehiro
Veterano
# out/12
· votar


Aqui nego chama de controle...

Electric Eye
Veterano
# out/12
· votar


E por que esse altinho é proibido?

Pedro_Borges
Veterano
# out/12
· votar


E por que esse altinho é proibido? (2)

Atom Heart Mother
Veterano
# out/12
· votar


Viciado em Guarana
Por aqui isso se chama futvolei.

futevôlei tem uma rede no meio né...

Die Kunst der Fuge
Veterano
# out/12
· votar


Electric Eye
Pedro_Borges

Em fato, é proibido de jogar na área próxima à água antes das 16 horas, mas é liberado em qualquer horário se for na areia.

Antes da proibição, ocorriam muitas reclamações de acidentes envolvendo a prática de esportes nessa área, inclusive com crianças envolvidas.

O pessoal que brigou outro dia estava jogando antes do horário permitido.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# out/12
· votar


Shredder_De_Cavaquinho

E ae, como foi?

Shredder_De_Cavaquinho
Veterano
# out/12
· votar


Die Kunst der Fuge
Nem fui, cara, domingo eu tava sem condições.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Rio de Janeiro: Seop pede ajuda à PM para evitar altinho combinado pela internet no Rio