Você tem o hábito de poupar? E investir? Em que você investe?

Autor Mensagem
Headstock invertido
Veterano
# nov/11
· votar


Tenho hábito de não ganhar dinheiro.

Juh_Cruz
Veterano
# nov/11
· votar


Só quando eu quero muito alguma coisa que eu poupo dinheiro, não tenho o hábito ainda, mas estou cultivando isso. Um dia chego lá =P

Die Kunst der Fuge
Veterano
# nov/11
· votar


Juh_Cruz

Você deve ter uma bela poupança.

snowwhite
Veterano
# nov/11
· votar


Bolsa, renda fixa e previdência privada.

Comuna CCCP
Veterano
# nov/11
· votar


Inclusive para quem quer começar a brincar com a bolsa, tem um simulado em tempo real muito legal do Folha Invest

Não sei se está assim ainda, mas quando eu participava eles te "davam" 200k em ações e 200k em dinheiro.
Você vai fazendo seus investimentos acompanhando a bolsa em tempo real... tem até um ranking, é bem legal.

Simonhead
Veterano
# nov/11
· votar


Enquanto eu não tiver quitado todas as minhas dívidas, eu ainda não posso dar o passo seguinte que é começar a poupar. Acho que para Janeiro/2012 eu estarei iniciando essa fase ai. Tomara!

Alessandra
Veterano
# nov/11
· votar


Meu esposo investe na bolsa, em alguns fundos de investimento privado, esse tipo de coisa. Em geral eu gasto o meu e ele investe o dele :D

snowwhite
Veterano
# nov/11
· votar


Enquanto eu não tiver quitado todas as minhas dívidas, eu ainda não posso dar o passo seguinte que é começar a poupar. Acho que para Janeiro/2012 eu estarei iniciando essa fase ai. Tomara!

isto aqui parece aquele negócio de comer no final de semana e começar a dieta na segunda feira. ;)

Juh_Cruz
Veterano
# nov/11
· votar


Die Kunst der Fuge

Ainda não tenho uma bela poupança de dinheiro.

fgr
Veterano
# nov/11
· votar


Ultimamente tenho investido no ramos alimentício




Na verdade é no ramo de bebidas..





cerveja pra ser mais preciso!

Konrad
Veterano
# nov/11 · Editado por: Konrad
· votar


Die Kunst der Fuge
O mais geral possível!

bem a grosso modo..... ok?

Basicamente, os investimentos mais comuns são os abaixo e funcionam todos de maneira muito semelhante: você "compra" um título do banco, e o resgata dali a n meses; por esse empréstimo o banco vai remunerá-lo a uma taxa x.

A grande vantagem para o banco é que com esse empréstimo que ele faz junto a você, ele se capitaliza e consegue emprestar ainda mais, aracra com seus compromissos etc. Ele te paga 2% ao mês, e empresta seu dinheiro a 8%, como exemplo.

CBD: certificado de depósito bancário.

Na prática, é um empréstimo que você faz ao banco ao depositar uma quantia x para ser resgatada em n meses com y de juros. (remuneração).

Qual a vantagem para você? Bom, é um investimento relativamente seguro, geralmente com rendimento um pouco maior do que a simples poupança. Ele é flexível quanto ao resgate, no sentido de que em caso de necessidade você pode antecipá-lo, porém, dependendo do perídodo de antecipação você corre o risco de além de não ganhar, perder alguma coisa, pois eles sofrem incidência de IOF antes de 30 dias (acho que é esse o prazo)

A taxa que vai remunerá-lo pode ser pré-fixada, pós-fixada ou ainda com swap (só para quem tem $$$$$ de verdade). O que define a melhor é o cenário geral e sua disponibilidade de correr riscos.

RDB: recibo de depósito bancário

Basicamente igual ao CDB, porém não é nada flexível quanto à antecipação, uma vez que é recibo, nãopodendo ser negociado ou transferido antes do vencimento. Isso é, investiu e precisou do dinheiro, sente e chore.

Ambos são tributados usando a mesma tabela do Imposto de Renda: (roubei do site do Banco do Nordeste)

Imposto de Renda –

20% sobre os rendimentos obtidos até 31/12/2004.
Os rendimentos produzidos a partir de 2005 serão tributados, no resgate, de acordo com o prazo da aplicação, conforme as seguintes alíquotas:
22,5% - em aplicações com prazos de até 180 dias;
20% - em aplicações com prazo de 181 dias até 360 dias;
17,5% - em aplicações com prazo de 361 dias até 720 dias; e
15% - em aplicações com prazo acima de 720 dias.
IOF – não há a incidência de IOF nas aplicações com prazo a partir de 30 dias. IOF regressivo de acordo com tabela da Receita Federal para resgates realizados antes de 30 dias


Isso é, quanto mais longo o investimento, menos se paga para o Leão.

Poupança:

Nada mais é do que uma conta na qual no dia x (aniversário) o rendimento equivalente é creditado. A poupança tem rendimento fixo de 6% ao ano mais a TR ((Taxa Referencial).

É uma aplicação seguríssima e por isso tem a desvantagem do rendimento baixo. Além disso, pode ter grande parte do rendimento corroído pela inflação.

Até certo tempo atrás, a poupança era livre de imposto de renda, porém o governo decidiu taxar poupanças que tenham acima de 50k. (falo de cabeça, sem pesquisar, depois procuro os links)

Títulos do Tesouro

Não deixa de ser um depósito a prazo no qual o Governo assume a responsabilidade de remunerá-lo por isso. A função é capatr recursos para financiar o governo a curto, médio e longo prazo.

Os títulos são séries de papeis com uma data de resgate definida. Há títulos com vencimento em 2013, 2020, 2035, 2045 etc.....

São indexados à SELIC (taxa de juros básica da economia), ao IPCA, ou são pré-fixados (por exemplo, 10%, não importa o que aconteça).

Pode-se comprar a partir de 20% do valor de um título. Caso queira resgatá-lo antecipadamente, pode-se fazê-lo sempre às quartas feiras, com ônus da perda.

Todos os investimentos acima estão assegurados. Se o banco "a" quebrar, o FGC intervém pagando até 70k por CPF. Assim sendo, se você tem um RDB de um banco falido no valor de 71,000, você vai perder só 1,000.

Edit: (Créditos ao Kensei.) No caso do tesouro direto não, pois "não há necessidade", o risco aqui é soberano, você não recebe o valor integral apenas se o país quebrar.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# nov/11
· votar


Konrad

Carambas, muitíssimo obrigado!
Adorei o seu texto, bem claro e conciso, entendi tudinho que você explicou!
Obrigado mesmo! \o/

Até certo tempo atrás, a poupança era livre de imposto de renda, porém o governo decidiu taxar poupanças que tenham acima de 50k. (falo de cabeça, sem pesquisar, depois procuro os links)

Tô ligado, teve um tópico aqui no OT quando isso aconteceu.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/217194/

Snakepit
Veterano
# nov/11
· votar


Gostaria que sobrasse pra investir...

Comecei negocio proprio a um ano, e apesar de nunca ter dado prejuízo, ta difícil sobrar alguma migalha...

Simonhead
Veterano
# nov/11
· votar


snowwhite
isto aqui parece aquele negócio de comer no final de semana e começar a dieta na segunda feira.

Só. Mas eu sou o único que trabalha em casa e algumas dívidas contraídas pela cara metade há um tempo atrás me ferraram até o início deste ano. A partir daquele momento, eu comecei a respirar e equilibrar as contas - não ganho, mas não perco. E, com o 13º, pretendo quitar outras dívidas e iniciar 2012 com mais folga e dinheiro no bolso. Esse foi o motivo de eu postar aquele comentário lá em cima. ; )

Jeehs
Gata OT 2012
# nov/11
· votar


Konrad

Sério? 100% do salário vai embora?



sim ;/
não consigo poupar, sou muito consumista ;/

Kensei
Veterano
# nov/11
· votar


Eu sou muuuuuito keynesiano, 130% do meu salário com gastos.

Will Bejar
Veterano
# nov/11
· votar


Meu único investimento é não gastar... daí eu guardo o que consigo para comprar alguma coisa. Pretendo (depois de estabilizar com o pagamento da casa) comprar uma casinha melhor, num lugar mais calmo e tals... mas não sei muito bem... de repente pinta outro carro antes disso, sei lá...

Kensei
Veterano
# nov/11
· votar


Konrad
odos os investimentos acima estão assegurados. Se o banco "a" quebrar, o FGC intervém pagando até 70k por CPF. Assim sendo, se você tem um RDB de um banco falido no valor de 71,000, você vai perder só 1,000.

Konrad, no caso do tesouro direto não, pois "não há necessidade", o risco aqui é soberano, você não recebe o valor integral apenas se o país quebrar.

EternoRocker
Veterano
# nov/11
· votar


Eu não poupo muito...

Invisto unicamente em gados PO e alguns POi.

tambourine man
Veterano
# nov/11
· votar


Kensei
Eu sou muuuuuito keynesiano

tu é mó last week, tio

você não recebe o valor integral apenas se o país quebrar.

o que é sempre um fantasma aqui no Brasil sil sil...

Kensei
Veterano
# nov/11
· votar


tambourine man
o que é sempre um fantasma aqui no Brasil sil sil...

Nem vem tiiiooo já discutimos isso em outro tópico.

Konrad
Veterano
# nov/11
· votar


Kensei
Konrad, no caso do tesouro direto não, pois "não há necessidade", o risco aqui é soberano, você não recebe o valor integral apenas se o país quebrar.

Hhaha. Eu vim para casa pensando nisso, acredita? (que não deveria ter colocado a palavra todos, o que incluiria os TT)...

Obrigado por corrigir.

Kensei
Eu sou muuuuuito keynesiano, 130% do meu salário com gastos.

Eu ri.

Mas falando sério. Nos meus flertes rasos com Economia, eu no meu íntimo estou muito mais inclinado para Keynes do que para os austríacos. (embora minha veia dramática prefira as sandices de Hayek, por exemplo. deve ser herança da formação em Literatura.... ehhe)

One More Red Nightmare
Veterano
# jul/12
· votar


up esclarecedor

brunohardrocker
Veterano
# jul/12
· votar


Caramba. Entrei no pótico e vi que na minha caixa de envio aqui estava armazenado "procuro mulher que não torre dinheiro."

brunohardrocker
Veterano
# jul/12
· votar


Konrad
Já considerou CDB/RDB? dependendo do Banco e pode ser melhor do que poupança.
E é tão seguro quanto, até o valor de 70k está coberto pelo FGC.

Interessante. Comprou quando?

Ae man! Boa lembrança.

Vendi o terreno há alguns dias atrás. Agora estou estudando a compra de um veículo automotor e o restante irei investir.

JennyBack
Veterano
# jul/12
· votar


Eu invisto em esmaltes. COmpensa viu

JennyBack
Veterano
# jul/12
· votar


Caramba. Entrei no pótico e vi que na minha caixa de envio aqui estava armazenado "procuro mulher que não torre dinheiro."
droga, um pretendente a menos!

mvrasseli
Veterano
# jul/12
· votar


Gostaria de saber onde posso ver as cotações das ações do FCC, será que vale a pena investir?

mvrasseli
Veterano
# jul/12
· votar


JennyBack
Caramba. Entrei no pótico e vi que na minha caixa de envio aqui estava armazenado "procuro mulher que não torre dinheiro."
droga, um pretendente a menos!

Pra você só serve Thor Batista então, só não anda de bicicleta perto dele senão é lata na certa. Quando ele era criança ele ficava trancado no quarto jogando GTA o dia inteiro.

Benva
Veterano
# jul/12
· votar


Um amigo meu estava me explicando umas coisas de Tesouro Direto outro dia, mas uma coisa que não entendi:

Se eu vendo um título antecipadamente não terei a rentabilidade acordada no momento da compra. Certo.

Mas aí a rentabilidade vai ser aquela mostrada na carteira no momento da venda, que é atualizada com o valor de face dos títulos atualmente? (e supondo que a venda seja realizada em uma quarta-feira diretamente)

É isso, ou sou burro e entendi errado?

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Você tem o hábito de poupar? E investir? Em que você investe?