Professores e professoras do Fórum, como andam as coisas nas escolas?

Autor Mensagem
brunohardrocker
Veterano
# out/11


Po, passei em frente à escola em que fiz o Ensino Médio. Bateu mó saudade, lembrei de muitos momentos por ali.

E me veio na cabeça o quanto fazia bem pra mente só o fato de estar lá, parece que eu estava integrado com a sociedade, atualizado... e as chances do dia ser bom eram maiores.
Algo parecido também imagino da minha faculdade. Não tenho saudade do estudo, afinal já o fiz e foi cansativo demais. Mas tenho saudade de outros detalhes que só uma noite na faculdade com planos combinados e aulas matadas podem proporcionar.


Enfim, queria perguntar aos professores do fórum, do ensino médio e fundamental:

O que mudou nos alunos de hoje em relação a sua época?
O que mudou na estrutura da instituição escola?
Qual o feedback dos alunos quanto ao conteúdo passado?

Como estão as aulas de sexualidade? Mudaram muito em relação ao seu tempo de aluno? Como os alunos estão reagindo?

Como você vê o assunto "política" nas escolas?

Se alguém tiver mais perguntas, sinta-se a vontade.

brunohardrocker
Veterano
# out/11
· votar


Nem vou perguntar nada sobre o salário.

brunohardrocker
Veterano
# out/11
· votar


Se você tem 16 anos ou menos, pode responder como aluno! ;)

Tmusic
Veterano
# out/11
· votar


Respondendo como aluno: =P

Eu vejo uma displiscencia muito grande por parte de muitos alunos, e não to falando de não ser 100% certinho, mas sim de não levar quase nada a sério. Vejo que hoje muitos alunos também tão bem "impossíveis", com disciplina semelhante à de fãs do crepúsculo em crise de TPM.

Do lado dos professores, vejo que muitos não tem mais tanto afinco e não se importam mais tanto em ensinar e ajudar como é devido. Apenas querem passar a materia e ganhar seu dinheiro. Muitos não tiram mais duvidas, mesmo pra quem "vale a pena" investir um pouco do tempo.

Se formos olhar o motivo, é cíclico e recíproco.
Um dos motivos de os alunos se desmotivarem é a falta de interesse dos proprios professores, também a falta de dinamismo, divertimento no ensino, de uma didática mais interessante e de um modo não tão maçante de se ensinar.
E o que desmotiva os professores é o fato de os alunos não darem a minima pra eles e não os valorizarem e respeitarem pela sua importancia na sociedade e como é devido.

O grande mistério é saber onde foi o inicio, ou se os dois problemas caminham lado a lado.

Há também uma tendencia muito grande de os alunos fazerem o errado, pelas "revoltas" da adolescencia e talz, e também pela liberdade que essa idade proporciona, afinal eles não tão recebendo pra estudar xD
E hoje isso tá num nivel tao alto que os professores e seus metodos pedagogicos já não são suficientes pra resolver, devido primeiramente às mas influencias no geral e àquela coisa de berço.

E os bons alunos se desmotivam de estudar pois percebem que essa educação mediocre que o nosso país, em maioria, oferece não vai leva-los a lugar nenhum então preferem buscar o que os proprios acham importante pra poder fazer um ENEM e um vestiba da vida.

guizimm
Veterano
# out/11
· votar


como aluno:
Como estão as aulas de sexualidade? Mudaram muito em relação ao seu tempo de aluno? Como os alunos estão reagindo?
uma mina da minha sala(15) ja quase deu pra um cara do segundo ano(q ja comeu umas mininja ja),mas no fim soh bateu uma pra ele
umas tem namorado q bate uma pra elas e outras ja perderam o cabaço,mais acho q a maioria(nem eh uma parte tão grande)nunca feiz nada de mais
dos meninos eu n sei de nada,nunca me falaram nada

Como você vê o assunto "política" nas escolas?
acho q n eh mais a mesma coisa q antigamente(pelo q o meu pai fala),as vezes da uma discução legal mais n eh todo mundo q participa,e quando as coisas ficam sérias os caras partem pra brincadeira,parece q tem medo de discuti isso

joaormrt
Veterano
# out/11
· votar


Tmusic
muito boa a resposta...

me formei no final de 2008 e na minha época de colégio eu via as coisas exatamente como tu escreveu..

Eu também não tava nem aí pra matéria, como o mano brunohardrocker falou, colégio é uma coisa única, eu adorava aquilo, adorava ir pro colégio, ver os amigos, as meninas passando, dar risada, eu não gostava mesmo, como a maioria, era estudar.
Acho que é uma coisa normal da vida não ter esse interesse, e começar a estudar quando se percebe que é uma coisa realmente importante.

joaormrt
Veterano
# out/11
· votar


guizimm

brunohardrocker
Como estão as aulas de sexualidade? Mudaram muito em relação ao seu tempo de aluno? Como os alunos estão reagindo?

guizimm
uma mina da minha sala(15) ja quase deu pra um cara do segundo ano(q ja comeu umas mininja ja),mas no fim soh bateu uma pra ele
umas tem namorado q bate uma pra elas e outras ja perderam o cabaço,mais acho q a maioria(nem eh uma parte tão grande)nunca feiz nada de mais
dos meninos eu n sei de nada,nunca me falaram nada


não foi isso que ele perguntou

brunohardrocker
Veterano
# out/11
· votar


Tmusic

Se eu estivesse no seu lugar agora, na sua idade, teria dito praticamente a mesma coisa. =]

McBonalds
Veterano
# out/11 · Editado por: McBonalds
· votar


Professores e professoras do Fórum, como andam as coisas nas escolas?

Vou responder como filho de professores:

Tá um inferno. Não me surpreenderia em nada se nos próximos anos começar a faltar professores.

Já não é difícil encontrar professores com problemas sérios de saúde, afastados do trabalho (quando conseguem de fato) por depressão ou doenças originárias do stress.

O professor está em sala de aula sob pressão o tempo todo e sem um mínimo de apoio por parte da direção e do governo. O aluno tem todos os direitos possíveis, basta a mãe ou o pai ir reclamar de alguma coisa na secretaria de educação do estado ou município.

Isso sem contar nas ideologias falidas que imperam no currículo.

Nem vou perguntar nada sobre o salário

E o salário ó!

Tmusic
Veterano
# out/11
· votar


McBonalds
Tá um inferno. Não me surpreenderia em nada se nos próximos anos começar a faltar professores.

O mercado tá saturado de professor D:

Tem muito cara que acaba virando faxineiro pois não consegue lugar pra dar aula.

Tem que ser nos proximos seculos, nao anos.

brunohardrocker
Veterano
# out/11
· votar


McBonalds

Acho que os únicos professores da rede pública bem pagos que eu conheci, foram o Prof. Raimundo e o Prof. Girafales.

McBonalds
Veterano
# out/11
· votar


Tmusic

Cara, na rede estadual de SC já não precisa nem fazer concurso público pra entrar. Eles tão pegando qualquer um, justamente porque ninguém quer mais.

Konrad
Veterano
# out/11 · Editado por: Konrad
· votar


Está um bosta.

Eu cansei. Vou tolerar enquanto precisar, seja por um ano ou dez, mas o objetivo é sair.

joaormrt
Veterano
# out/11
· votar


eu quero um dia ser professor, mas de faculdade, aí o negócio é outro

Tmusic
Veterano
# out/11
· votar


guizimm
Então o pessoal da sua escola é muito inocente.

Na minha, começam a falar de sexualidade e já começam as piadinhas, e as minas agem como verdadeiras "proficionaez do séquissô", enquanto os caras ficam pagando de garanhoes.

Hoje teve um debate sobre sexualidade na sala e eu achei milagroso o fato de todo mundo ter discutido como gente. Talvez seja pelo valor da pontuação.

Mas o que eu vejo é que os meninos tratam sexo como se fossem crianças vendo uma coisa pela primeira vez, e as meninas se dividem em varios grupos:

- As que são virgens, e dizem que o são
- As que dizem ser virgens, mas não o são
- As que são virgens, mas dizem que não o são para não parecerem rejeitadas
- As que não são virgens, mas falam com maturidade da coisa
- As que não são virgens e fazem questão de salientá-lo, deixando bem claro toda a sua experiencia na cama, com direito a versos de funk carioca recitados, pra parecerem gostosonas.
- As que são virgens e fazem a mesma coisa das minas acima.
- As que não gostam de falar sobre tabus(maioria)
- As que conversam e até "quebram" tabus, mas como gente normal
- As que falam as coisas mais escrotas da forma mais escrota, pra parecerem coolzonas moderninhas

Enfim, por aí.

E os caras, em sua maioria, agem como retardados, outros ficam calados(nesse caso os nerds, os "wannabe" gays e os BV's), e outros tentam falar que nem gente.

Tmusic
Veterano
# out/11
· votar


McBonalds
Tmusic

Cara, na rede estadual de SC já não precisa nem fazer concurso público pra entrar. Eles tão pegando qualquer um, justamente porque ninguém quer mais.


Vou mandar uns daqui de MG pra la.

É normalm vc ver muita gente dizer "Eu qria ser prof, mas acho q não vale a pena estudar pra ter poucas chances de conseguir e, quando conseguir, ganhar tão pouco.

brunohardrocker
Veterano
# out/11
· votar


Konrad
Está um bosta.
Eu cansei. Vou tolerar enquanto precisar, seja por um ano ou dez, mas o objetivo é sair.

Sempre via as barbaridades que aconteciam e pensava: "são loucos por querer trabalhar com isso."

Tem coisas que acontecem numa escola que só presenciando mesmo para crer, porque se formos contar, parece mentira.

Tmusic
Veterano
# out/11
· votar


brunohardrocker
Tem coisas que acontecem numa escola que só presenciando mesmo para crer, porque se formos contar, parece mentira.

Eu não duvido de nada. Nada MESMO.

McBonalds
Veterano
# out/11
· votar


Tmusic
Vou mandar uns daqui de MG pra la.

Hehehe, não dou uma semana pra eles voltarem correndo.

É normalm vc ver muita gente dizer "Eu qria ser prof, mas acho q não vale a pena estudar pra ter poucas chances de conseguir e, quando conseguir, ganhar tão pouco.

Sim, esse é um pensamento comum.
Minha mãe sempre me diz que quando entra uma estagiária nova na escola dela, os mais velhos sempre tentam desencorajá-la a continuar na profissão.

Hoje em dia só vale a pena ser professor se for pra dar aula em uma faculdade, e olhe lá.

Simonhead
Veterano
# out/11
· votar


Tmusic
Do lado dos professores, vejo que muitos não tem mais tanto afinco e não se importam mais tanto em ensinar e ajudar como é devido. Apenas querem passar a materia e ganhar seu dinheiro. Muitos não tiram mais duvidas, mesmo pra quem "vale a pena" investir um pouco do tempo.

Belo post, man.

Triste ler essa parte ai que eu destaquei. É uma pena mesmo que bons professores não invistam um pouco mais de tempo nuns bons alunos ai.

tambourine man
Veterano
# out/11
· votar


Simonhead

e a relação pais e mestres, como anda hoje, manolo?

neologist_
Veterano
# out/11
· votar


McBonalds
Minha mãe sempre me diz que quando entra uma estagiária nova na escola dela, os mais velhos sempre tentam desencorajá-la a continuar na profissão.

Tá certo. Dá pra pensar diferente, tendo idéia da realidade do ensino nesse país?

O que eu encontrei nas disciplinas de licenciatura foi uma visão totalmente idealista do ensino, que transborda boa vontade e desejos de transformação, mas não tem fundamento na realidade. Resultado: gente se frustrando ao sair da bolha universitária e se jogar numa carreira que acaba por se revelar hostil e ingrata.

Desisti da licenciatura, mas pretendo dar aula em uma universidade algum dia.

Simonhead
Veterano
# out/11
· votar


tambourine man

Bom, eu sempre vou àquelas reuniões entre pais e mestres para ouvir Metallica e conversar acerca do desempenho - no meu caso específico, só para acompanhar as avaliações do pequeno, vez que a guria já está na universidade e tals. O guri foi bem no 3º bimestre, mesmo fazendo 05 provas em 02 dias (por conta de uma parada ai). Foi muito bem em matemática, mas dispersou na interpretação de texto e ficou apenas na média. Diz o menino que está na hora de parar de ganhar brinquedo do Noel - penso em comprar um microscópio e uma boa luneta para ele num futuro próximo.

tambourine man
Veterano
# out/11
· votar


Simonhead

da hora

Simonhead
Veterano
# out/11
· votar


neologist_
Desisti da licenciatura, mas pretendo dar aula em uma universidade algum dia.

Pô, então não desista e faça as matérias para constar no currículo/histórico. E boa sorte ai!

Tmusic
Veterano
# out/11
· votar


Simonhead
Belo post, man.

Triste ler essa parte ai que eu destaquei. É uma pena mesmo que bons professores não invistam um pouco mais de tempo nuns bons alunos ai.


Bons professores pra mim são so que investem. Quem nao investe não é bom professor.

Tive a experiencia de estudar em um lugar compeltaemente tosco e num mais ajeitadinho, educacionalmente falando.

O nivel de intelecto dos alunos é o mesmo, mas o modo com que os professores os tratavam(numa escola, não tavam nem aí, na outra, eles ajudavam, davam didaticas interessantes e promoviam papos bem cabeça) mudavam completamente o seu comportamento.

E com a mudança dos alunos, os professores se animavam ainda mais. Isso se construia na reciproca, mas alguém tem que dar o primeiro passo, porém isso é coletivo.

Ambos os lados tem que escolher: "Vou fazer por onde ter/passar um bom ensino, sim ou nao?"

Resta saber se vc vai tornar seu ambiente um lugar bacana ou desanimador.

O problema e que a tendencia de ser desanimador é trocentas vezes maior que a de se tornar bacana.

guizimm
Veterano
# out/11
· votar


joaormrt
acho q com a minha resposta ja da pra te uma ideia de como as pessoas da minha idade levam a sexualidade
Tmusic
Então o pessoal da sua escola é muito inocente
ainda bem neh

brunohardrocker
Veterano
# out/11
· votar


sobe

McBonalds
Veterano
# out/11 · Editado por: McBonalds
· votar


Tmusic
Bons professores pra mim são so que investem. Quem nao investe não é bom professor.

O problema é que quem tem que investir nos professores não investe. Não adianta, por exemplo, o professor cobrar e ser exigente com os alunos, se no final do ano vem a diretora e obriga ele a passar todo mundo, pra escola não ficar com índice de reprovação alto.

Pra você ter uma idéia, o dinheiro do IDEB, que vem de Brasília todo mês (e deveria ser um bônus no salário só para o professor) acaba sendo distribuído entre todos os funcionários da prefeitura, e o salário do professor continua na mesma.

Eu sei que tem professores e professores, mas você tem aquilo que você paga. Ninguém gosta de trabalhar de graça (ao contrário do que o governador do Ceará falou, que professor tem que dar aula por gosto, não por dinheiro). Não dá pra exigir muito se o governo não faz a sua parte.

Simonhead
Veterano
# out/11
· votar


Pra você ter uma idéia, o dinheiro do IDEB, que vem de Brasília todo mês (e deveria ser um bônus no salário só para o professor) acaba sendo distribuído entre todos os funcionários da prefeitura, e o salário do professor continua na mesma.

É vero isso ai? Sacanagem, mermão!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Professores e professoras do Fórum, como andam as coisas nas escolas?