Morre Dennis Ritchie, pai do Unix e da linguagem de programação C

Autor Mensagem
Nilton Rafael
Veterano
# out/11 · Editado por: Nilton Rafael
· votar


[M]@a.[K]!ller
Pow cara com 14 anos você é intermediario em programação?
FAZ-ME RIR!

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# out/11
· votar


-Dan
Não mano, eu achava que ia ser massa pra caraleo programação, vocês aqui falavam como se fosse coisa de outro nível. Comecei a fazer as aulas e achei uma merda. Parei.

Nilton Rafael
O curso era em três partes: iniciante, intermediário e avançado. Eu estava na metade do intermediário e parei, eu entendia tudo que os caras falavam, mas eu achava simplesmente horrível o curso (não sei se era o método dos caras ou a programação), só sei que hoje eu odeio programação.

Ian Anderson
Veterano
# out/11
· votar


RIP =(

fgr
Veterano
# out/11
· votar


Bog
Mas cite o que o Bill Gates fez PESSOALMENTE de relevante para a computação no sentido técnico (a contribuição pessoal dele no lado business da coisa é inegável). Digo, algo relevante, que demonstre a sua genialidade.

Cara, o sistema operacional mais usado no mundo foi feito por ele.

Eu não devo estar conseguindo entender qual o ponto exato em que quer chegar mas acho extraordinário a contribuição dele. Pra mim, equiparada apenas a construção do PC pois sem o windows, os PCs seria obras de universidades apenas..

Eu já trabalhei com firmware de DSP. Linguagens de assembler em geral não me assustam. São basicamente aliases para instruções de cada processador (não existe uma "linguagem Assembly"). Não vejo nada demais nisso.

Pois é, incrementando o que vc mesmo disse, Assembly são aliases pra instruções internas do processador.. C e outras linguagens de alto nível são aliases pra Assembly...

Eu também. Isso não me qualifica como gênio da computação.

Bixo, tem gente se passando por gênio da computação montando uma página de relacionamentos em HTML!!

Não precisa fazer algo em Assembly... basta fazer algo relevante e que afete a melhoria da sociedade de alguma forma...

Bill Gates montou o SO mais usado no mundo que se não existisse, não haveria nem esse forum no qual conversamos!
-------------------------------------

Indo mais além.. Não foi o Jobs que programou e criou o SO dos iDevices porém, ele os idealizou... Isso deu o credito de Gênio pra ele... que pra mim, é subjetivo demais..

fgr
Veterano
# out/11
· votar


[M]@a.[K]!ller
O curso era em três partes: iniciante, intermediário e avançado

Hoje em dia até maluco que monta página em HTML se acha programador..

Não me surpreenderia se Iniciante fosse o 'Hello World'...

Bog
Veterano
# out/11 · Editado por: Bog
· votar


fgr
Cara, o sistema operacional mais usado no mundo foi feito por ele.

Duas coisas:

1. Ele não "fez" o Windows. Ele pode ter dado idéias, mas quem realmente escreveu o código-fonte não foi ele. Nem foi ele quem concebeu os algoritmos que foram implementados.

2. O Windows não tem grandes inovações técnicas. É, na imensa maioria, baseado em conceitos conhecidos da ciência da computação, ou "inspirados" em compeditores.

Disso, vemos que o grande feito não é técnico, e sim empresarial. Contratar as pessoas certas para fazer um serviço bem feito e saber vender. E é nisso que o Bill Gates era bom.

Assembly são aliases pra instruções internas do processador.. C e outras linguagens de alto nível são aliases pra Assembly...

Não são. Nas linguagens de montador, cada instrução se refere diretamente a um opcode da máquina. Por isso, uma instrução é um "apelido" (alias) para uma operação básica. Em linguagens de mais alto nível, cada instrução pode se referir a grupos inteiros de operações, assim como construções comuns. Elas incorporam o conceito de abstração, logo não são apenas aliases.

Bill Gates montou o SO mais usado no mundo que se não existisse, não haveria nem esse forum no qual conversamos!

Novamente, o Windows não é uma contribuição PESSOAL, TÉCNICA e nem TEÓRICA do Bill Gates para a computação. O papel do Bill Gates na criação do Windows não tem relação direta com a ciência da computação. Agora, se estivermos falando de modelos de negócio, a contribuição dele é inegável. O mercado da computação definitivamente seria outro sem ele. É por isso que eu digo: ele não é um gênio da "computação", mas sim do "business da computação".

Indo mais além.. Não foi o Jobs que programou e criou o SO dos iDevices porém, ele os idealizou... Isso deu o credito de Gênio pra ele...

Mas quem sabe o que ele fez entende que ele era um gênio no que diz respeito ao design, não à parte técnica.

fgr
Veterano
# out/11
· votar


Bog
1. Ele não "fez" o Windows. Ele pode ter dado idéias, mas quem realmente escreveu o código-fonte não foi ele. Nem foi ele quem concebeu os algoritmos que foram implementados.

Você realmente acredita que o cara não tem conhecimento técnico pra conceber seu maior produto?? Bicho, seja inteligente, NENHUM empresário põe a mão na massa em um empreendimento grande.. justamente por ser grande.. Imagina UMA pessoa criar sozinho um SO que rendia $500.000,00 por dia a empresa???

Mas isso não quer dizer que ele não saiba fazer..

Outro exemplo..

O PageRank da google foi feito pelo Larry Page(ou o outro, não lembro ao certo)... Totalmente desenvolvido por ele no seu estágio inicial... Então me responda:
-Hoje, quem implementa e reinventa o PageRank é o Lary Page ou seus engenheiros???

O facebook, foi criado dentro de um quarto pelo maluquinho lá... mas é hj, será que é ele quem implementa e reinventa toda a estrutura do Face???

Porra, o windows já nasceu grande... vindo de um embrião... Achar que o Bill Gates não conhece a fundo SEU produto é de uma ingenuidade sem tamanho..

2. O Windows não tem grandes inovações técnicas. É, na imensa maioria, baseado em conceitos conhecidos da ciência da computação, ou "inspirados" em compeditores.Disso, vemos que o grande feito não é técnico, e sim empresarial. Contratar as pessoas certas para fazer um serviço bem feito e saber vender. E é nisso que o Bill Gates era bom.

Mas e o que não é??? Ou você acha que o touchscreen foi invenção da Apple pro iPhone??

O próprio mouse criado pela Apple era um projeto da Xerox se não me engano...

Sábio é aquele que consegue fazer algo acessível aos outros...

Não são. Nas linguagens de montador, cada instrução se refere diretamente a um opcode da máquina. Por isso, uma instrução é um "apelido" (alias) para uma operação básica. Em linguagens de mais alto nível, cada instrução pode se referir a grupos inteiros de operações, assim como construções comuns. Elas incorporam o conceito de abstração, logo não são apenas aliases.

Putz.. deixa eu quotar oq ue eu escreví:
Assembly são aliases pra instruções internas do processador.. C e outras linguagens de alto nível são aliases pra Assembly...

Logo, mov, jmp e etc são aliases de instruções internas.. que OBVIAMENTE o processador não intende como mov ou jmp.. e sim código binário...

E quando compila um projeto em C principalmente para microcontroladores, esse códigos são convertidos em asm tb... Enfim, um 'for' em C não tem um similar em Asm mas um algorítimo pré montado... Alias pode não ter sido a melhor palavra pra explicar isso, mas creio que tenha entendido... ou não.. sei lá..

Novamente, o Windows não é uma contribuição PESSOAL, TÉCNICA e nem TEÓRICA do Bill Gates para a computação. O papel do Bill Gates na criação do Windows não tem relação direta com a ciência da computação. Agora, se estivermos falando de modelos de negócio, a contribuição dele é inegável. O mercado da computação definitivamente seria outro sem ele. É por isso que eu digo: ele não é um gênio da "computação", mas sim do "business da computação".

Ah cara.. para... Se informe melhor bicho... Vou repetir...

Seria impossível uma pessoa montar algo tão grande sozinho... OBVIAMENTE o Bill Gates não montou o Windows sózinho mas isso não quer dizer que ele ñão saiba nada do que se trata e ele coordenou todos os pontos da criação do SO...

É a mesma coisa que você dizer que o Linus Trovalds não entende nada do Linux... afinal, tem milhares de pessoas ao redor do mundo aperfeiçoado ou destrindo seu Kernel...

E preste bem a atenção nessa última parte
O cara responsável pela parte comercial, gerencial e financeira da MICROSOFT é o Steve Balmer.. Não o Bill Gates que apesar de dono, fixou sua atenção no DESENVOLVIMENTO dos produtos

Então, pela sua lógica, Bill Gates foi um merda completo pq nem a única função q vc o inclui ele fez...



Mas quem sabe o que ele fez entende que ele era um gênio no que diz respeito ao design, não à parte técnica.
Não, e vc sabe que não...
Ele é tido como gênio pq ele reinventou uma tecnologia...

Ninguém vê telefone hj como um aparelho de falar a distância ...

Mas isso geraria outra discução pq aí começariamos a dizer novamente que ele não criou nada, só melhorou uma idéia que já existia e bla bla bla...

Bog
Veterano
# out/11 · Editado por: Bog
· votar


fgr
Você realmente acredita que o cara não tem conhecimento técnico pra conceber seu maior produto??

Não. Mas você por acaso imagina que o Bill Gates inventou o conceito de multi-tasking? Que ele que concebeu os algoritmos que o implementam?

Imagina UMA pessoa criar sozinho um SO que rendia $500.000,00 por dia a empresa???

Não me lembro de ter dito que isso era necessário. Mas vem cá, me diz, quais algoritmos/técnicas/conceitos relevantes para a ciência da computação foram concebidos pelo Bill Gates? (responda esta pergunta objetivamente, por favor)

-Hoje, quem implementa e reinventa o PageRank é o Lary Page ou seus engenheiros???

Mas cara, a abordagem foi concebida por eles. É diferente do Windows.

Achar que o Bill Gates não conhece a fundo SEU produto é de uma ingenuidade sem tamanho..

Não me lembro de ter dito isso.

Ou você acha que o touchscreen foi invenção da Apple pro iPhone??

Também não me lembro de ter dito isso.

O próprio mouse criado pela Apple era um projeto da Xerox se não me engano...

É. E é por isso que não se pode dizer que o Steve Jobs inventou o mouse, ou que o mouse é uma contribuição da Apple para a computação.

Sábio é aquele que consegue fazer algo acessível aos outros...

Nunca disse o contrário. Mas o mérito de quem faz algo acessível aos outros está em... fazer algo acessível aos outros. Não em criar o tal algo. Se o Foolano inventar FooBar e eu criar um modelo de negócios que espalhe FooBar pelo mundo, ainda assim eu não sou o gênio criador do FooBar, nem prestei uma contribuição técnica/teórica/conceitual para FooBar. Minha contribiução terá sido comercial, o que na melhor das hipóteses fala da minha capacidade no mundo dos negócios, não de FooBar.

Alias pode não ter sido a melhor palavra pra explicar isso

Não mesmo. Sério cara, você não precisa me ensinar como funcionam linguagens de programação. É uma das poucas coisas para as quais eu realmente posso dizer "eu sei".

isso não quer dizer que ele ñão saiba nada do que se trata

Eu não me lembro de ter dito isso... também. Não faz sentido discutir quando você contraria o que eu nunca supus/disse/afirmei/insinuei.

ele coordenou todos os pontos da criação do SO...

E quais conceitos/técnicas/idéias novas ele, pessoalmente, trouxe à computação? Novamente, peço para que liste objetivamente.

Então, pela sua lógica, Bill Gates foi um merda completo pq nem a única função q vc o inclui ele fez...

Pergunta: quem concebeu o modelo de negócios bem sucedido da Microsoft? Foi o Steve Balmer?

A propósito, em uma entrevista dada em conjunto, perguntaram para o Steve Jobs qual era a grande contribuição do Bill Gates, e o próprio Jobs disse que foi que "ele foi o primeiro a encontrar um jeito de ganhar dinheiro vendendo software". Ele não citou nenhuma contribuição direta para a computação, apenas para o negócio da computação.

aí começariamos a dizer novamente que ele não criou nada, só melhorou uma idéia que já existia e bla bla bla...

Você definitivmente não está entendendo meu argumento. Eu nunca disse que o Bill Gates ou o Steve Jobs não criaram nada, não entendiam nada, ou não sabiam de nada. Eu só disse que muitas vezes atribuem a eles contribuições pelas quais eles não foram responsáveis.

Chespirito
Veterano
# out/11
· votar


R.I.P.

Volunteer
Veterano
# out/11
· votar


fgr
Tá tão difícil assim?

SODAPOP
Veterano
# out/11
· votar


Morre Dennis Ritchie, pai do Unix

pensei que era o Brock

fgr
Veterano
# out/11
· votar


Bog
Não. Mas você por acaso imagina que o Bill Gates inventou o conceito de multi-tasking? Que ele que concebeu os algoritmos que o implementam?

É um ponto.. isso só quem acompanhou o desenvolvimento pode responder...

Mas vem cá, me diz, quais algoritmos/técnicas/conceitos relevantes para a ciência da computação foram concebidos pelo Bill Gates? (responda esta pergunta objetivamente, por favor)
Não me lembro de ter dito isso.
Também não me lembro de ter dito isso.
Eu não me lembro de ter dito isso... também. Não faz sentido discutir quando você contraria o que eu nunca supus/disse/afirmei/insinuei.
E quais conceitos/técnicas/idéias novas ele, pessoalmente, trouxe à computação? Novamente, peço para que liste objetivamente.

Segue -->

1. Ele não "fez" o Windows. Ele pode ter dado idéias, mas quem realmente escreveu o código-fonte não foi ele. Nem foi ele quem concebeu os algoritmos que foram implementados.

Novamente, o Windows não é uma contribuição PESSOAL, TÉCNICA e nem TEÓRICA do Bill Gates para a computação. O papel do Bill Gates na criação do Windows não tem relação direta com a ciência da computação.

----------
Mas cara, a abordagem foi concebida por eles. É diferente do Windows.

Eu não me lembro de ter dito isso... também. Não faz sentido discutir quando você contraria o que eu nunca supus/disse/afirmei/insinuei.

E quais conceitos/técnicas/idéias novas ele, pessoalmente, trouxe à computação? Novamente, peço para que liste objetivamente.

Você põe em cheque o nível de conhecimento técnico do Bill Gates com os seus próprios produtos, pergunta milhões de vezes o que ele fez e quando eu digo algo que refuta isso.. vc diz que não falou nada disso!!

Pergunta: quem concebeu o modelo de negócios bem sucedido da Microsoft? Foi o Steve Balmer?

Na fase do Windows 95 em diante foi ele quem gerenciou toda essa parte... Foi inclusive um momento conturbado pq a Microsoft tinha perdido a parceria com a IBM...



Você definitivmente não está entendendo meu argumento. Eu nunca disse que o Bill Gates ou o Steve Jobs não criaram nada, não entendiam nada, ou não sabiam de nada. Eu só disse que muitas vezes atribuem a eles contribuições pelas quais eles não foram responsáveis.

Aí é fogo... ou vc disse que eles não fizeram nada ou disse que eles fizeram... as frases acima mostraque vc disse que eles não tinham conhecimento dos seus projetos.. que eram meros executivos bem sucedidos dando aos seus funcionários todo o crédito do desenvolvimento de seus produtos... inclusive, uma frase sua diz que eles tinham bom tino pros negócios por saberem contratar pessoas boas!!!!!

fgr
Veterano
# out/11
· votar


Volunteer
Tá tão difícil assim?

tá foda

Volunteer
Veterano
# out/11
· votar


fgr
Difícil pra tu, não pra ele.

Bog
Veterano
# out/11 · Editado por: Bog
· votar


fgr

Cara, eu vou simplesmente colar a primeira coisa que eu disse que disparou toda essa enrolação:

o tio Bill sab(ia) programar de verdade, mas não é nenhum gênio da computação, como tentam às vezes colocar. Ele, pessoalmente, nunca criou nada de fantástico. O que ele soube fazer foi vender o que tinha em mãos.

Do que exatamente você discordou?

Você discorda que ele sab(e/ia) programar de verdade?

Considera ele um gênio da computação?

Acredita que pessoalmente ele criou algo fantástico (não falando de produto, mas dentro da computação)?

Discorda que ele soube vender o que tinha em mãos?

fgr
Veterano
# out/11
· votar


Bog
Ih.. vamos puxar toda a discução de volta...

Do que exatamente você discordou?
Do contexto geral que você ilustra sobre a real inserção do conhecimento do Bill Gates sobre seus produtos..

Você discorda que ele sab(e/ia) programar de verdade?
O que vc disse é que ele sabia programar mas NÃO fez nada... e é nisso que eu discordo...

Considera ele um gênio da computação?
Mas é claro, talvez um dos maiores.. vc não?

Acredita que pessoalmente ele criou algo fantástico (não falando de produto, mas dentro da computação)?
é nesse ponto que vc se perde e foi exatamente nesse ponto que toda essadiscução maluca começou...

Vamos lá, .Net, Visual Basic, O pacote do Office(que deve ter dúzias de ferramentes indispensáveis em muitas empresas), O Windows Server, o Silverlight, as ferramentas de BI...

Sem o Bill Gates, isso não teria existido.. é simples assim!

Aí entra sua concepção de que criar é o mesmo que sentar numa cadeira e escrever milhares de linhas de códigos e assinar um programa!

Foi onde eu disse que o DOS foi comprado "pronto".. feito ajustes PELO PRÓPRIO BILL GATES e sua equipe.. e aperfeiçoado...

Você tá indo muito nessa onda de que tudo que a Microsoft fez foi roubado ou comprado pronto... Tú tem nossão de quantos MS-DOS foram criados após a compra?? o Win 3.11 era uma GUI baseada num DOS modificado pela Microsoft...

E nesse caso, eu citei o Linus Trovalds que não teria merito nenhum na criação do Linux pq hj, existem milhões de pessoas e empresas construindo kernel diferente...

Discorda que ele soube vender o que tinha em mãos?
Na boa? discordo... e esse é mais um ponto no qual vc está mal informado...

A Mãe do Bill Gates era gerente de alguma coisa se não me engano na IBM.. avisou ao filho que a empresa buscaria um SO pra incorporar nos PCs e ele já abriu a Microsoft tendo a IBM como cliente e um SO pra criar... comrpou o DOS de uma empresa pequena por questão de urgência.. foi aprimorando e quando cancelaram o contrato com a IBM ele se viu na situação de precisar ter um bom executivo pra dar continuidade às vendas... Chamou o Ballmer que era executivo da HP e a história segue...

Bog
Veterano
# out/11
· votar


fgr
isso só quem acompanhou o desenvolvimento pode responder...

Eu posso. O Bill Gates não inventou o conceito de multitasking. E o Windows sempre implementou abordagens já conhecidas e testadas por outros para isso.

Você põe em cheque o nível de conhecimento técnico do Bill Gates com os seus próprios produtos, pergunta milhões de vezes o que ele fez e quando eu digo algo que refuta isso.. vc diz que não falou nada disso!!

Não falei mesmo. "Ele não concebeu" e "ele não sabe nada" são afirmações completamente diferentes. Por exemplo, eu não concebi o SIFT, mas sei o que é e sei usar. Dizer que "o Bog não contribuiu para o SIFT" não põe em cheque o meu conhecimento técnico a respeito do mesmo.

ou vc disse que eles não fizeram nada ou disse que eles fizeram

Algo me diz que você está levando isso a extremos. Ou eles fizeram e criaram XOR eles não sabem nada.

Novamente, peço para que você cite as contribuições pessoais do Bill Gates para a ciência da computação. A única que eu consigo me lembrar é um algoritmo de ordenação que, se por um lado não poderia ter sido concebido por alguém que não sabe nada, por outro não qualifica o seu criador como "gênio da computação".

fgr
Veterano
# out/11
· votar


Volunteer
ele quem?

fill.zanchez
Veterano
# out/11
· votar


Que ele descanse em paz!
Em homenagem a programadores e empreededores feras da informática que estão partindo para o 2º andar vou passar o dia estudando PHP e MySQL hehehe ;P

fgr
Veterano
# out/11
· votar


Bog
Eu posso. O Bill Gates não inventou o conceito de multitasking. E o Windows sempre implementou abordagens já conhecidas e testadas por outros para isso.

Não amigo, vc não pode... Na verdade, qualquer convicção a respeito desse tipo de assunto é pura suposição...

Conceitos de multitask... Multitask é rodar várias tarefas "ao mesmo tempo"... já é por sí só uma suposição... pq processadores com um Core não "FAZ" duas coisas ao mesmo tempo... Você como bom entendedor de DSP sabe disso..

Então montar um Multitask no linux é uma coisa, montar no WIN é outra.. montarem um Mac é outra... montar em um phone é outro...

Generalizar uma ídeia é bizarro...


Algo me diz que você está levando isso a extremos. Ou eles fizeram e criaram XOR eles não sabem nada.

Perceba que quem tá levando ao extremo é vc... Sua concepção de que um cara precisa sentar, inventar e distribuir virar gênio é furada..

No seu critério, Einstein não foi gênio afinal, ele não "inventou" nada.. a lei E=MC^2 sempre exestiu na natureza.. ele só escreveu num papel... no caso, ele fez como o Bill Gates, pegou algo que já existia e distribuiu..

Qual o nome do camarada que inventou o mouse?? e do cara que inventou o touchscreen?? Mas o Jobs é gênio né??

Bog
Veterano
# out/11 · Editado por: Bog
· votar


fgr

Sinceramente, acho que isso não vai a lugar nenhum.

E me fez lembrar de um daqueles malabarismos em C, que por incrível que pareça já me foi útil, e que vou colocar aqui em homenagem ao falecido.

void (*blackHole) (void) = (void*) BLACK_HOLE_ADDRESS;
blackHole ();

:)

Laurelindórenan Lothlórien
Veterano
# out/11
· votar


Peidinho programando:

Escreva("Digite seu nome: ")
leia(nome)

Peidinho pensando: Porra, sou muito foda! Muito fácil programar.



HUAHUAHUAHUHUAH

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# out/11
· votar


Laurelindórenan Lothlórien
Desculpa ai Dennis Ritchie.

-Dan
Veterano
# out/11
· votar


[M]@a.[K]!ller
Não mano, eu achava que ia ser massa pra caraleo programação, vocês aqui falavam como se fosse coisa de outro nível. Comecei a fazer as aulas e achei uma merda. Parei.

Tem que ter vocação. FEz bem em sair se viu que raciocinio logico não era sua praia.

-Dan
Veterano
# out/11
· votar


fgr

Acho que vc tem serios problemas de interpretação de texto.

aensid
Veterano
# out/11
· votar


Eu uso Ubuntu, é um Linux.

É unix.

Volunteer
Veterano
# out/11
· votar


-Dan
Acho que vc tem serios problemas de interpretação de texto.

Pois é...

mvrasseli
Veterano
# out/11
· votar


main() {
printf("R.I.P.");
return 0;
}

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Morre Dennis Ritchie, pai do Unix e da linguagem de programação C