Morre Dennis Ritchie, pai do Unix e da linguagem de programação C

Autor Mensagem
torresmo vermelho
Veterano
# out/11


O programador de computadores Dennis MacAlistair Ritchie, mais conhecido como Dennis Ritchie ou "dmr", morreu aos 70 anos em sua residência nos Estados Unidos. Ritchie foi um dos criadores do sistema operacional Unix e da linguagem de programação C, recebendo pelas suas contribuições o prêmio Turing em 1983, a medalha nacional de tecnologia dos Estados Unidos em 1999 e o Prêmio Japão para Informação e Comunicação em 2011.
A informação sobre a morte de Ritchie foi divulgada pelo também programador e funcionário do Google Robert Pike, que trabalhou com Ritchie no sistema operacional Unix.
"Ele era um homem quieto e reservado, mas era também meu amigo e colaborador. O mundo perdeu uma grande mente", lamentou Pike.
Contribuições
Para o ex-funcionário da Microsoft, programador e professor de Direito em Nova York James Grimmelmann, "as contribuições de Ritchie são tão grandes quanto as de [Steve] Jobs, apenas menos visíveis".
Ritchie criou a linguagem de programação C para que programadores pudessem criar softwares capazes de funcionar em mais de um tipo de computador ou plataforma. Até 1970, muitos programas de computador eram criados em linguagens consideradas de "baixo nível" que eram completamente dependentes do computador em que seriam usadas.
A linguagem C servia para criar uma camada entre o computador e o programador, permitindo que um mesmo código fosse "traduzido" para processadores e computadores diferentes. A linguagem foi criada para o sistema operacional Unix, que estava sendo desenvolvido na década de 1970 na Bell Labs da AT&T.
O Unix é a base de vários sistemas operacionais modernos, inclusive o Linux, que é usado no sistema Android para celulares, e o BSD, que por sua vez é base para o Mac OS X, usado pela Apple.
O estilo e a sintaxe da linguagem C, por sua vez, serviram como base para muitas outras. O livro original sobre a linguagem C, "The C Programming Language", escrito por Ritchie e seu colega Brian Kernighan, é considerado uma "bíblia" para desenvolvedores de programas de computador. Devido ao nome de seus autores, a publicação é frequentemente chamada de "K&R".
Originalmente desenvolvida em 1973, a linguagem C ainda está entre as mais populares para programadores.

http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/10/morre-dennis-ritchie-pa i-do-unix-e-da-linguagem-de-programacao-c.html

BOREU
Veterano
# out/11
· votar


torresmo vermelho

Cheguei a fazer curso de Cobol e Unix...

Tão fera quanto o Steve, respeitando-se as devidas proporções.

Pena...morre o homem, sobrevivem as ideias!

Salve o pensamento!

torresmo vermelho
Veterano
# out/11
· votar


Tão fera quanto o Steve, respeitando-se as devidas proporções.


Bom, a diferença é que o Dennis realmente fazia as paradas, não era apenas um bom marqueteiro.

Laurelindórenan Lothlórien
Veterano
# out/11
· votar


torresmo vermelho
Tão fera quanto o Steve, respeitando-se as devidas proporções.

Steve = Administrador de empresa
Dennis = Guru da programação.

.omni
Veterano
# out/11
· votar


Tão fera quanto o Woz.

Agora sim.

The Blue Special Guitar
Veterano
# out/11
· votar


O pessoal tem mania de comparar as coisas que não tem nada a ver. O Jobs era um empreendedor, não era um programador.

Os dois caras tiveram uma contribuição única para a computação.
O kernel dos sistemas operacionais até hoje em dia ainda é feito em C. Sem contar que o Unix, construído em C, é a base dos principais sistemas operacionais que rodam atualmente, Linux, MacOS e até o Windows, este último ainda que indiretamente.

BOREU
Veterano
# out/11
· votar


Laurelindórenan Lothlórien

Steve = Administrador de empresa
Dennis = Guru da programação.


Exatamente.

Significado de Proporção

subst. f.
equilíbrio entre elementos diversos;


Concordo.

Steve sequer completou o segundo período universitário por falta de recursos dos pais que o adotaram como filho.

Em 1976, Steve Jobs e seu primeiro sócio, Steve Wozniak, abandonaram a Universidade de Berkeley para poderem se dedicar ao computador pessoal criado por Wozniak, o Apple I. Como Wozniak trabalhava para a HP, o seu projeto precisava ser apresentado inicialmente para a empresa que "recusou de imediato a idéia". Isso abriu o caminho para a criação da Apple,

Por ironia do destino, a HP é atualmente a maior fabricante de PC's, com 18,8% de participação no mercado, seguida pela Dell (14,4%) e da Acer com 8,1% de participação no segmento.

Outra curiosidade:

Steve Jobs, fundador da Apple, foi demitido da companhia um ano após o lançamento do Macintosh. Ele fundou então a Next e comprou a Pixar da Lucasfilms, depois revendida para a Disney tornando Steve Jobs o maior acionista individual da empresa.

Beirando a falência, a Apple compra a Next e traz Steve Jobs de volta em 1997. Na época a Microsoft era acusada de monopólio e se a Apple quebrasse e levasse consigo o Mac OS, seria muito difícil para a Microsoft justificar que realmente não era monopolista no mercado de sistemas operacionais.

Steve negociou com Bill Gates para que a Microsoft investisse em ações da Apple sem direito a voto e se comprometesse a desenvolver o pacote Microsoft Office e outros produtos para o Mac OS.

A genialidade de Jobs salvou na verdade as duas empresas: a Apple da falência e a Microsoft de um possível processo de divisão, quebrando todo o seu poder, como ocorreu com a AT&T em 1982.

Abs.

-Dan
Veterano
# out/11
· votar


Que azar o dele ter morrido em data proxima a do Steve Jobs.

Ninguem vai lembrar!

Que descanse em paz.

Simonhead
Veterano
# out/11
· votar


Descanse em paz, Dennis!

ZakkWyldeEMG
Veterano
# out/11
· votar


Programador de C é tudo malloc()ero =)

Que descanse em paz (n-1)

fgr
Veterano
# out/11
· votar


Já abriram comparação com o Jobs????

Meu Deus...


By the way...
C é a matriz das linguagens de programação! Mas não esqueçam da principal, Assembly...

Bog
Veterano
# out/11 · Editado por: Bog
· votar


fgr
Já abriram comparação com o Jobs????

Infelizmente, a imprensa e grande parte do pessoal leigo não sabe diferenciar entre um empreendedor e alguém que realmente conhece a fundo computação. Por isso, acabam colocando maçãs e laranjas no mesmo cesto. (hein, hein, hein, maçãs, sacou?)

Kaíque
Veterano
# out/11
· votar


Bog

Eu fiz essa comparação, mas pelo fato de que os dois estão intimamente ligados a tecnologia e computação. Muita gente acha que Steve é praticamente o que fez este cara aí só pela marketeragem

fgr
Veterano
# out/11
· votar


Bog
hein, hein, hein, maçãs, sacou?)

rsrs me liguei!!! rs

Falando em conhecer a fundo e empreender... um bom exemplo da junção de ambos é o tio Bill né? O cara conhece muito da linguagem de máquina e sou empreender como nenhuma outra empresa..!

Comuna CCCP
Veterano
# out/11
· votar


Porque quando pessoas conhecem de certo assunto tentam deixar as pessoas que fizeram mais sucesso por baixo?

fgr
Veterano
# out/11
· votar


Comuna CCCP
Mas como assim?

Comuna CCCP
Veterano
# out/11
· votar


fgr

Parece que estão desmerecendo o desenvolvimento tecnológico do Jobs e falando que ele só fazia MKT... o que não acredito ser verdadeiro, apesar de leigo quanto a tecnologia.

fgr
Veterano
# out/11
· votar


Comuna CCCP
Ah sim.. concordo..

Tipo, Bill Gates é o vilão maior --> e o mais bem sucedido...
O Linus Trovalds é o mocinho injustiçado..

Mas é assim mesmo.. sídrome de Robin Hood!

Bog
Veterano
# out/11
· votar


fgr
um bom exemplo da junção de ambos é o tio Bill né

Nem tanto. O que ele realmente fez de bom foi criar um modelo de negócios extremamente bem sucedido. Diferente do Jobs, o tio Bill sab(ia) programar de verdade, mas não é nenhum gênio da computação, como tentam às vezes colocar. Ele, pessoalmente, nunca criou nada de fantástico. O que ele soube fazer foi vender o que tinha em mãos.

Numa analogia que eu uso até hoje, o Bill Gates está para a computação assim como o McDonalds está para a gastronomia. ;)

Comuna CCCP
Parece que estão desmerecendo o desenvolvimento tecnológico do Jobs e falando que ele só fazia MKT... o que não acredito ser verdadeiro, apesar de leigo quanto a tecnologia.

Não é bem isso, pelo menos da minha parte. O ponto é que o Steve Jobs nunca "fez". Ele "mandou fazer". O que ele sabia fazer era design, não desenvolver tecnologias. É como a diferença entre dizer o tamanho dos quartos ou a posição das janelas, e fazer o cálculo estrutural e construir uma casa. Entende? As pessoas às vezes falam como se ele tivesse feito tudo!

Não tiro o mérito dele neste ponto. Os produtos da Apple não são bem sucedidos porque o Steve Jobs era um programador genial. E mais, a maior parte das tecnologias usadas pela Apple já existiam anteriormente. Mas compare um produto desenvolvido com "mentalidade de engenheiro" com outro desenvolvido com "mentalidade de designer". Os celulares japoneses já faziam tudo o que o iPhone fazia. A diferença está na forma de usar, no design. Às vezes, não ser um grande computeiro pode ter sido até uma vantagem para ele, já que ele sabia o que era factível, mas podia ao mesmo tempo manter uma perspectiva do usuário leigo.

-Dan
Veterano
# out/11
· votar


Bog
Numa analogia que eu uso até hoje, o Bill Gates está para a computação assim como o McDonalds está para a gastronomia. ;)

Pourra! Acabou com o Bill Gates agora!
Pegou pesado não?

Digosambora
Veterano
# out/11
· votar


Bill Gates tem que ficar ligeiro !!!

Bog
Veterano
# out/11
· votar


-Dan
Pegou pesado não?

Não, ué. O McDonalds é uma corporação extremamente bem sucedida, com um modelo de negócios sólido. Eu não estou falando que o Bill Gates é como a tiazinha que vende coxinha no ponto de ônibus ou o carrinho do x-porcão ali na esquina.

-Dan
Veterano
# out/11
· votar


Bog
Não, ué. O McDonalds é uma corporação extremamente bem sucedida, com um modelo de negócios sólido. Eu não estou falando que o Bill Gates é como a tiazinha que vende coxinha no ponto de ônibus ou o carrinho do x-porcão ali na esquina.

Ah, sim. Eu estava comparando o Windows com um hambúrguer do McDonalds.. ehhehe... se bem que...

Strato_Master
Veterano
# out/11
· votar


as contribuições de Ritchie são tão grandes quanto as de [Steve] nos visíveis


heresia....


Ritchie>>>>> abismo>>>> qualquer idiota que programa em java >>>> Jobs

fgr
Veterano
# out/11
· votar


Bog
o tio Bill sab(ia) programar de verdade, mas não é nenhum gênio da computação, como tentam às vezes colocar. Ele, pessoalmente, nunca criou nada de fantástico. O que ele soube fazer foi vender o que tinha em mãos.

Que isso, acho que tú tá tendo informações equivocadas a respeito dele.

Bill Gates simplesmente ensinava programação a seus professores!

Ele comprou o DOS pronto por questões emergenciais... teve que re-ler o código e criar as novas verções e o DOS não era feito em liguagens de alto-nível como o C.. DOS foi escrito direto em Assembly!!

Não sei já programou em Assembly, caso não, se assustará com as sintaxes(ou falta delas)!!

Tio Bill conhece Assembly!! Hoje em dia, existe uma equipe grande de engenheiros mas na época... Ele era o cabeça sozinho..

Tive a oportunidade de ver em um canal de TV que não que recordo o nome, uma reunião sobre o desenvolvimento de um novo produto da M$ que não foi divulgado... O Bill Gates questinou o uso de algumas instruções alegando que aquilo poderia ser feito perfeitamente com um algorítimo mais simples e que daria mais agilidade ao produto... Eram uns 5 engenheiros na mesa...

Deve ter no youtube isso.. se eu achar eu posto aqui!

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# out/11
· votar


Só eu que sei programar, sei que é importante mais odeio do fundo do meu coração? Eu cheguei a fazer aulas de programação, eu diria que estou no intermediário e ainda assim acho extremamente chato programar.

TG Aoshi
Veterano
# out/11
· votar


fgr
Não sei o quanto ele tinha de gênio ou não, mas só complementando o que disse, foi depois que o Gates largou o posto de CEO da MS, que começaram as aberrações, ou pelo menos como muitos dizem. Tipo o Win ME.

Bog
Veterano
# out/11 · Editado por: Bog
· votar


fgr
Que isso, acho que tú tá tendo informações equivocadas a respeito dele.

Eu diria o mesmo sobre você...

Note que eu disse que ele sab(e/ia) programar de verdade. Nunca disse que ele era um amador, ou alguém que não sabe o que é uma árvore binária. Mas cite o que o Bill Gates fez PESSOALMENTE de relevante para a computação no sentido técnico (a contribuição pessoal dele no lado business da coisa é inegável). Digo, algo relevante, que demonstre a sua genialidade.

Não sei já programou em Assembly, caso não, se assustará com as sintaxes(ou falta delas)!!

Eu já trabalhei com firmware de DSP. Linguagens de assembler em geral não me assustam. São basicamente aliases para instruções de cada processador (não existe uma "linguagem Assembly"). Não vejo nada demais nisso.

Tio Bill conhece Assembly!!

Eu também. Isso não me qualifica como gênio da computação.

Dark Luke
Veterano
# out/11
· votar


#include <stdio.h>
int main()
{
printf("RIP Dennis");
return 0;
}

-Dan
Veterano
# out/11
· votar


[M]@a.[K]!ller
Só eu que sei programar, sei que é importante mais odeio do fundo do meu coração? Eu cheguei a fazer aulas de programação, eu diria que estou no intermediário e ainda assim acho extremamente chato programar.

Mas se vc tanto odeia, pq estuda isso?


haduhda, racho das suas nivelações das coisas, inteligencia 10, nivel intermediário de programação... a proposito, o q vc chama de nível intermediário de programação?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Morre Dennis Ritchie, pai do Unix e da linguagem de programação C