A moral e a ética altruista

Autor Mensagem
brunohardrocker
Veterano
# set/11
· votar


Konrad

Valeu pelos links. ;]

Uma coisa que aprendi é não aceitar nada de cara, nem por apelo a autoridade. Então não importa se são científicos, importa é se me convencerem.

AnaClara
Veterano
# set/11
· votar


brunohardrocker

Só pra perguntar. Você leu a matéria que eu postei?

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/11
· votar


brunohardrocker
Esse dos bebês ainda não li, mas deve ter a mesma naipe de outros artigos que li. Vou conferir.

Falo dos trabalhos mesmo, não as matérias de divulgação.
Tenho que postar as matérias porque são de fácil acesso e tudo mais, mas o que importa são os trabalhos.

O que é moral e ética perante a ciência?

Deve ter nos links que o Konrad postou.

A ciência não é algo totalmente alheio a esses conceitos?

Eu não entendi a pergunta.
Não sei de que "ciência" vc está falando, se é das instituições que realizam pesquisa ou do método científico.
Existem vários lances de ética tanto na pesquisa envolvendo animais e tudo mais... Uma amiga minha vai fazer mestrado em Bio-ética, por exemplo.

A única utilidade desses conceitos perante a ciência não seria freá-la para que houvesse respeito ao bem comum?

Nós estamos falando de estudar e entender como funciona a moral e a ética ou falando sobre como a moral e a ética influenciam no funcionamento da ciência?

Diante disso, a ciência teria confiabilidade para atuar nesses meios (moral-ético)?

Teria.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/11
· votar


tambourine man
a ciência vai abrir uma sequência de caixas de pandora que vão [e já] nos fuderam

Imaginei você vestido de mendigo segurando um cartaz com esta frase escrita.

Konrad
Veterano
# set/11
· votar


brunohardrocker

Concordo com você. Argmento de autoridade não é argumento. Esses textos, e especialemnte o vídeo são muito interessantes.

Die Kunst der Fuge

O vídeo que postei para o Bruno pode ser interessante para você também.

tambourine man
Veterano
# set/11
· votar


Die Kunst der Fuge

isso não torna o enunciado menos verdadeiro

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


Konrad

Assisti-lo-ei!

tambourine man
isso não torna o enunciado menos verdadeiro

Sem duvida, foi apenas uma imaginação.

tambourine man
Veterano
# set/11
· votar


Die Kunst der Fuge
se é das instituições que realizam pesquisa ou do método científico

começou o drible e o deixa-disso de tirar o corpo fora.

lances de ética tanto na pesquisa envolvendo animais e tudo mais...

se resume em redefinir a palavra "tortura"

mestrado em Bio-ética

pfff. só se o trabalho de conclusão de curso for incendiar um laboratório

brunohardrocker
Veterano
# set/11
· votar


AnaClara
Mas eles não tem capacidade pra isso.

Eles tem cérebro, pensam... quem sabe alguma indagação devem fazer, mas não na nossa linguagem.
Se formos falar em "moral" como essa referente aos macacos que salvam seus amiguinhos do afogamento, já temos videos de cachorros que recolhem seus amigos atropelados na estrada, por exemplo.
Mas quanto a filosofarem em alguma medida, é só um achismo meu. Talvez isso não seja provavel.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/11
· votar


Konrad

Não assisti tudo ainda não, mas esse vídeo aí tinha que ser mostrado em todas as escolas, universidades, televisão em horário nobre e horário eleitoral gratuito.

brunohardrocker
Veterano
# set/11
· votar


tambourine man
utópico

Mas na teoria...

não existe freio

Mas na prática existe. O que não acho errado.

a ciência vai abrir uma sequência de caixas de pandora que vão [e já] nos fuderam

Pensando nisso.

tambourine man
Veterano
# set/11
· votar


brunohardrocker
Mas na teoria...
Mas na prática existe. O que não acho errado.

Na teoria o estado democrático seria o juiz e ponderaria sobre isso em bases amplas, escutando a sociedade como um todo.

Na prática ele é um rolo compressor que aprova algo como os transgênicos sem o menor debate, só porque é uma exigência da técnica do sistema produtor de mercadorias. Falar de Ética aqui é surrealismo.

brunohardrocker
Veterano
# set/11
· votar


AnaClara
Só pra perguntar. Você leu a matéria que eu postei?

Sim.

Esse é mais um cientista daqueles que fazem um ótimo trabalho, com toda a certeza, mas dentro do laboratório.

Fora do laboratório ele é mais um Dawkins, ele fica filosofando do mesmo modo que um teólogo filosofa, e frente a frente um é capaz de comer o outro com argumentos.
No fim, dou mais valor aos sensatos e humildes de coração do que a esses arrogantes por natureza.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/11
· votar


brunohardrocker
Esse é mais um cientista daqueles que fazem um ótimo trabalho, com toda a certeza, mas dentro do laboratório.

Fora do laboratório ele é mais um Dawkins, ele fica filosofando do mesmo modo que um teólogo filosofa, e frente a frente um é capaz de comer o outro com argumentos.
No fim, dou mais valor aos sensatos e humildes de coração do que a esses arrogantes por natureza.


Maneiro que tu tirou uma conclusão dessas sobre o trabalho e capacidades do cara lendo uma matéria de revista.

brunohardrocker
Veterano
# set/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Deve ter nos links que o Konrad postou.

Eu não entendi a pergunta.
Não sei de que "ciência" vc está falando, se é das instituições que realizam pesquisa ou do método científico.
Existem vários lances de ética tanto na pesquisa envolvendo animais e tudo mais... Uma amiga minha vai fazer mestrado em Bio-ética, por exemplo.


Isso ainda vou ver. Mas o que eu quis dizer é em relação ao método científico, ele em si não tem que ser totalmente independente e sem influência da moral?
A moral/ética só não entraria em ação a partir do momento em que as pesquisas científicas podem se tornar uma ameaça ao bem comum?

Tudo bem, existe a tal da bio-ética, mas isso não quer dizer que as duas tem o mesmo fundamento e que uma pode atuar totalmente no campo da outra.

Nós estamos falando de estudar e entender como funciona a moral e a ética ou falando sobre como a moral e a ética influenciam no funcionamento da ciência?

A primeira opção, mas a segunda também acabou entrando.

Enfim, observar comportamentos morais em ancestrais significa que a biologia pode estudar o campo moral em sua totalidade? Logo tudo é fruto da evolução, somente pelo motivo da evolução existir?
Estudos comportamentais só possuem bases científicas?

Teria.

Em que proporção? 100%
A ponto de descartar a filosofia e todo o resto?

brunohardrocker
Veterano
# set/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Maneiro que tu tirou uma conclusão dessas sobre o trabalho e capacidades do cara lendo uma matéria de revista.

Talvez eu tenha me precipitado mesmo, achei que além de filósofo ele fosse neurocientista, então não poderia dizer nada quanto aos trabalhos dele em laboratório, pois não conheço.

Mas esses que compram briga com a totalidade de certo grupo da sociedade pelos atos de uma minoria extremista, são os mesmos que não olham pro próprio umbigo para enxergar os atos que a minoria extremista do SEU grupo pratica.

Aí sai colocando a culpa na ideia e não no indivíduo.

brunohardrocker
Veterano
# set/11
· votar


Enfim, eu coloquei um link na primeira página sobre Altruísmo Recíproco. Estuco iniciado por um biólogo.

Não é nada surpreendente existir moralidade em ancestrais ou mesmo outros seres vivos que dividem o mundo com a gente.

Mas daí pra afirmar que a moral pode ser determinada somente pela biologia/ciência é um salto enorme.
E só o que digo é que vou ter que ver isso com mais calma.

neologist_
Veterano
# set/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Na verdade não deveria estar nas mãos dos filósofos explicar coisa alguma.

Hm... conhece um autor chamado Quine?

Frigeri.
Veterano
# set/11
· votar


A moral e a ética altruista

ririariaria


esse tópico

ririariariar

AnaClara
Veterano
# set/11
· votar


brunohardrocker

Em que proporção? 100%
A ponto de descartar a filosofia e todo o resto?


Eu concordo nisso com você. Tanto que o cientista que entrou nesse meio de discutir moral é considerado filósofo.

O que eu disse no começo que no final da tudo na mesma é justamente sobre isso.

Alguém que não considera as discussões filosóficas mas no fim vai pro mesmo caminho. é no mínimo estranho.

AnaClara
Veterano
# set/11
· votar


brunohardrocker
Eles tem cérebro, pensam... quem sabe alguma indagação devem fazer, mas não na nossa linguagem.
Se formos falar em "moral" como essa referente aos macacos que salvam seus amiguinhos do afogamento, já temos videos de cachorros que recolhem seus amigos atropelados na estrada, por exemplo.
Mas quanto a filosofarem em alguma medida, é só um achismo meu. Talvez isso não seja provavel.


não acredito que eles possam ter essa capacidade não. Se não eles estariam aqui agora discutindo isso e não nós.

Meu ponto de vista.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/11
· votar


neologist_

Não, que que tem ele?

brunohardrocker
Veterano
# set/11
· votar


AnaClara
Alguém que não considera as discussões filosóficas mas no fim vai pro mesmo caminho. é no mínimo estranho.

Então, não devemos descartar campos de estudos sendo que um não exclui o outro.
À ciência o que é da ciência.

tambourine man
Veterano
# set/11
· votar


brunohardrocker
À ciência o que é da ciência.

para o alto e avante!

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/11
· votar


Esse Quine é um troll tipo o Coltrane.

brunohardrocker
Veterano
# set/11
· votar


AnaClara
não acredito que eles possam ter essa capacidade não. Se não eles estariam aqui agora discutindo isso e não nós.

Como assim?
Não me refiro a isso.
Penso que se um cachorro é capaz de pensar algo como "esse me dá comida todos os dias, gosto dele", "esse é um invasor, vou latir", isso em algum grau, em alguma instância, não poderia ser considerado filosofia? Dentro da capacidade de pensar do cão? Ou é algo totalmente instintivo, impensado?

E isso considerando que o cão não tem a mesma linguagem nossa, claro.
E é claro que não tô afirmando nada, só levantando a possibilidade.

AnaClara
Veterano
# set/11
· votar


brunohardrocker
isso em algum grau, em alguma instância, não poderia ser considerado filosofia?

Não creio.

Ou é algo totalmente instintivo, impensado?

Eu acho que é instintivo.

E isso considerando que o cão não tem a mesma linguagem nossa, claro.
E é claro que não tô afirmando nada, só levantando a possibilidade.


A gente também tem instintos. E o cão também. Só que a gente pensa racionalmente e o cão não.

Mas eu também nunca fui um cão pra saber que se passa.

brunohardrocker
Veterano
# set/11
· votar


tambourine man
para o alto e avante!

Explique a ironia.

neologist_
Veterano
# set/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Sinceramente, eu não o compreendo. haha
Mas é um filósofo importantíssimo do século XX, apesar de ter um foco bem restrito: ele não discutia a arte, a ética, a sociedade e etc. Para ele, o trabalho filosófico não é capaz de dar sentido à sociedade, nem tem relação alguma com a vida cotidiana. A função do filósofo é apenas investigar a coerência e a simplicidade dos esquemas conceituais, e não organizar o corpo do conhecimento científico, que seria tarefa da própria Ciência.
Daí, ele propõe a idéia de Naturalismo, que reconhece que "é na Ciência mesmo - e não na filosofia - que a realidade deve ser identificada e descrita."

Seria como tirar das mãos da filosofia os problemas que ela vinha abordando até então e submetê-los aos critérios das ciências naturais.

brunohardrocker
Veterano
# set/11
· votar


neologist_
Seria como tirar das mãos da filosofia os problemas que ela vinha abordando até então e submetê-los aos critérios das ciências naturais.

Agora sim o Artur vai gostar dele! =P

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A moral e a ética altruista