Uma Aula Sobre Subversão e Destruição da Sociedade - Tomas Schuman

Autor Mensagem
Konrad
Veterano
# set/11


Vejam os vídeo abaixo, ele já contém de fato material suficiente para a proposta do tópico (o vídeo é meramente ilustrativo, dai minha decisão de não somente postá-lo no tópico de vídeos).

Notem o que Schuman fala ao final do primeiro vídeo (e início do segundo) sobre processo de alienação que tem sido fomentado nos últimos anos de governo Petista, as crescente cisões dentros dos chamados movimentos socias assim como o aumento da intensidade deles, a cada vez maior crescente participação do governo nas decisões didáticas, nos conteúdos ensinados nas escolas, o aparelhamento estatal, a desarticulaçao política da oposição, o trabalho ditatorial da mídia, formado por jornalistas medíocres..... A inversão de valores.....

Não soa familiar?






tambourine man
Veterano
# set/11
· votar


vou ver

Konrad
Veterano
# set/11
· votar


Falecido Coltrane

É bem interessante, confesso que fiquei surpreso, de forma geral.

brunohardrocker
Veterano
# set/11
· votar


Marcando o pótico.
Com tempo, verei.

Konrad
Veterano
# set/11
· votar


brunohardrocker

valeu!

Comuna CCCP
Veterano
# set/11
· votar


Parece mais uma daquelas teorias de conspiração... pelo texto. Mas vou ver chegando em casa.

Konrad
Veterano
# set/11
· votar


Comuna CCCP
Parece mais uma daquelas teorias de conspiração... pelo texto. Mas vou ver chegando em casa.

Não é teoria de conspiração.

Basicamente é um questionamento bem perspicaz sobre uma série de fatos que tem sido o centro das Ciências Sociais nos últimos anos, esvaziamento do discurso político, influência da propaganda na formação de conceitos abstratos e em questões como igualdade, imigração, direitos, relações econômicas, funções dos sindicatos.... enfim.

Comuna CCCP
Veterano
# set/11
· votar


Konrad

Entendo, vou ver o vídeo depois para entender melhor, mas quando parte dessa história Petista num sei o que, para mim se torna muito mais picuinha do que um questionamento sobre x,y ou z.

Pessoal parece que esquece, pelo menos quando se trata de Brasil, todo passado para falar mal dos Petistas.
Os Jornalistas de hoje só faltam desenhar o PT, Lex Luthor e o Coringa tentando dominar o mundo...

Ps: Para deixar claro que não sou PTista. Mas a situação politica de hoje do Brasil é resultado de no mínimo 500 anos de tropeços...

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/11
· votar


Konrad

Assisti e achei interessante, mas não entendi alguns pontos que eu imagino que sejam importantes nessa aula ae, lembrando que sou uma negação pra estes assuntos, se puder me responda:

- Como é posto em prática o processo de alienação naqueles 6 pontos importantes que ele citou? I mean, como eles fazem ele acontecer? Ele só falou o que acontece e como isso afeta as coisas, mas não deixou claro como é que eles fazem acontecer o processo.

- Pelo que ele cita, quem realiza este processo é uma cultura estrangeira inimiga. E no caso de um país que possua vários inimigos e todos eles resolvam utilizar este processo? Pelo que ele explica, é preciso uma polarização no pensamento da sociedade, um direcionamento. Esta polarização seria obtida se diferents forças estivessem influenciando em diferentes direções o pensamento das pessoas?

- No tópico você disse que está ocorrendo esteprocesso durante a gestão do PT, quem seria o interessado na subversão da nossa sociedade?

Só lembro estas dúvidas pq não fui anotando, mas gostaria de algumas provas sobre algumas coisas que ele fala também.

Vídeos bem legais, valeu por postar!

Konrad
Veterano
# set/11
· votar


Die Kunst der Fuge

Vamos lá:

1- O processo é posto em prática por meio de ações simples, doutrinárias, por assim dizer, que ele descreve bem no segundo e terceiros vídeos.

Em várias áreas; seria como a "fabricação" de um meme (no sentido original do termo) e sua consequente espalhamento. É um processo de esvaziamento do sentido de conceitos simples, que você (que faz muito bem em querer exemplo práticos das coisas) vê quotidianamente (e.g: chamar políticas não esquerdistas paternalistas arbitrariamente de "neo-liberais". O que isso faz na prática? Simples, torna qualquer oposição à prática paternalista simplesmente uma "prática neo-liberal - que nesse contexto tem conotação extremamente negativa, também construída falsamente, de governo para as elites. Ora, nem toda a oposição à prática de políticas paternalistas é uma crítica neo-liberal. Nessa fantasmagorização do termo e da oposição, é impossível haver discussão, já que todos os oponentes são colocados do mesmo lado, de forma homgeinizada.

"O que isso tem de implicação prática em minha vida?" , eu ouço você perguntar. Muito. veja bem como andam os gastos públicos do Brasil para financiar as tais políticas, muito altos, veja bem o número de funcionários, comissionados, ONG's e tudo o mais que são financiandos pelo governo. Muitos.

Num primeiro plano não faz diferença alguma para você, porém, isso tem um custo alto, que vai ser (e já está sendo) cobrado do seu bolso. Seja na forma de aumento de impostos, inflação velada, instabilidade econômica por conta de bolhas e muito o mais. Seu poder de compra é diminuído, sua capacidade de manifestação é nula (você tem alguma representatividade no congresso? eu não tenho.,... João não tem, ninguém tem, é uma máquina que gere uma massa que trabalha para sustentara máquina, não para administrar o país/estado/municipalidade). Contudo, com a criação de conceitos rasos de "democracia", liberdade, sucesso, oportunidade, crescimento econômico, estabilidade, tudo isso por meio de propaganda, marketing, qualquer reação ou desconfiança sobre que algo possa estar errada é sufocada, dai o processo de alienação, o que toran a aquebra do ciclo algo quase impossível.

A relevância para você talvez seja a de passar a vida inteira numa sociedade instável, em que seu trabalho, sua produtividade, são usados apenas para sustentar um sistema político enorme que não funciona e que só cresce, alimentando ainda mais o processo. Para muita gente, isso não tem relevância. Mas eu acho isso tudo meio triste.

Pelo que ele cita, quem realiza este processo é uma cultura estrangeira inimiga. E no caso de um país que possua vários inimigos e todos eles resolvam utilizar este processo? Pelo que ele explica, é preciso uma polarização no pensamento da sociedade, um direcionamento. Esta polarização seria obtida se diferents forças estivessem influenciando em diferentes direções o pensamento das pessoas?

veja bem, ele falava em 1983, Guerra Fria, polarização ferrenha. Note também que não ha a necessidade de inimigos externos, oq ue é necessário é a articulação de um paryido/movimento suficientemente fortes para carregar o processo por algum tempo. O que é interessante é que os membros de tais partidos não são necessariamente sujeitos vis, crueis e safados, eles também estão intoxicados pela ideologia. É um processo que eu sempre comparo ao porvável surgimento das religiões organizdas. Uma ideia que ganha tamanha força que não precisa mais de líders ideológicos, somente de condutores.

Daqui a pouco eu respondo o resto. Tenho de terminar de fazer o molho do macarrão. Já volto.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


Konrad

Brigadão pela resposta!

1- O processo é posto em prática por meio de ações simples, doutrinárias, por assim dizer, que ele descreve bem no segundo e terceiros vídeos.


Sobre a resposta 1, você acrescentou coisas que eu não tinha captado pelo vídeo, mas eu devo ter me experssado mal na pergunta.
Eu queria saber, por exemplo:

Em várias áreas; seria como a "fabricação" de um meme (no sentido original do termo) e sua consequente espalhamento.

Quem iria criar e espalhar este meme? Como isso aconteceria? O que nós temos de exemplos deque isso está acontecendo?

Para que ele seja eficientemente espalhado precisaria ser veiculado num meio de comunicação bem influente, não?
E para ser veiculado ele precisaria da aprovação deste meio de comunicação, portanto, todo estemeiod e comunicação precisaria estar de acordo com o processo de subversão, não é? Aí é que está minha duvida, como isso seria feito? Criar ou dominar um meio de comunicação para espalhar algo não seria inviável? É assim que é feito?

No mais, ele cita alguns exemplos, como por exemplo a religião, os conceitos morais, a educação.

Quando ele falou da religião eu acredito que tenha sido uma questão de época, portanto não vou falar sobre isso. Mas, por exemplo, quando ele fala da educação ele cita algumas matérias ridículas que estavam sendo leccionadas. Para que estas fossem incluídas no currículo escolas não precisariam também de aprovação?

As pessoas interessadas em realizar a subversão iriam então criar matérias escolares com as características citadas por ele no vídeo, pouco pragmáticas e tudo mais, mas como fazer com que elas fossem aprovadas e chegassem às pessoas? Qual seria o exemplo prático disso?

veja bem, ele falava em 1983, Guerra Fria, polarização ferrenha. Note também que não ha a necessidade de inimigos externos, oq ue é necessário é a articulação de um paryido/movimento suficientemente fortes para carregar o processo por algum tempo. O que é interessante é que os membros de tais partidos não são necessariamente sujeitos vis, crueis e safados, eles também estão intoxicados pela ideologia. É um processo que eu sempre comparo ao porvável surgimento das religiões organizdas. Uma ideia que ganha tamanha força que não precisa mais de líders ideológicos, somente de condutores.

Acho qiue com isso você respondeu a minha última pergunta também =]

---------------------------------------

Uma outra questão, que mesmo ele tendo citado no vídeo não ficou claro.
Ele disse que a subversão se aproveita de um movimento natural que existe em alguns pontos da sociedade, que o que ela faz é canalizar e se aproveitar disso.
Mas como nós teremos alguma evidência de que, por exemplo na nossa situação, isso está ocorrendo por conta do processo de alienação ou por causa das tendências naturais mesmo?

Valeu!

McBonalds
Veterano
# set/11
· votar


Eu não entendi uma coisa.
Por que um partido como o PT estaria interessado necessariamente na destruição da sociedade, quando ele poderia lucrar, e muito, com o sistema político atual? Para que matar a galinha dos ovos de ouro?

Essa me parece muito uma parte das teorias conspiratórias malucas do Olavo de Carvalho, sem a parte dos Iluminatti satanistas e afins.

Pessoalmente, a falta de falseabilidade dessas teorias me impede de acreditar nelas.

Frigeri.
Veterano
# set/11
· votar


Marcando o tópico para ler depois

tambourine man
Veterano
# set/11
· votar


Konrad

Existe um projeto de aparelhamento do estado pelo PT nos moldes leninistas.

Basicamente é um questionamento bem perspicaz sobre uma série de fatos que tem sido o centro das Ciências Sociais nos últimos anos, esvaziamento do discurso político, influência da propaganda na formação de conceitos abstratos e em questões como igualdade, imigração, direitos, relações econômicas, funções dos sindicatos.... enfim.

A esfera política é esvaziada e preenchida pela técnica administrativa (quantas pessoas não acreditam que a técnica é neutra e vai nos redimir?). Essa é a manobra principal, que joga todos os adversários no limbo do irracional, desqualifica tudo que não for o esvaziamento.

SODAPOP
Veterano
# set/11 · Editado por: SODAPOP
· votar


vi o primeiro vídeo e vou ver os outros, só quis comentar, nesse intervalo, que eu vi mais relação com a perda da identidade cultural de uma nação em detrimento a valorizar afirmações culturais que não são daqui

SODAPOP
Veterano
# set/11 · Editado por: SODAPOP
· votar


...do que com a política do PT. Esses conceitos do primeiro vídeo, ao que me pareceu, poderiam ser aplicados a qualquer formato político (não só ao PT), com as devidas adaptações.

Cavaleiro
Veterano
# set/11
· votar


Se eu não tivesse prova no sábado, até colocaria meu cérebro pra trabalhar, mas vou marcar pra responder mais tarde.

Cavaleiro
Veterano
# set/11
· votar


A esfera política é esvaziada e preenchida pela técnica administrativa (quantas pessoas não acreditam que a técnica é neutra e vai nos redimir?). Essa é a manobra principal, que joga todos os adversários no limbo do irracional, desqualifica tudo que não for o esvaziamento.

Acho que superou todas as minhas expectativas de leitura de buzzwords para duas gerações.

Simonhead
Veterano
# set/11
· votar


Konrad


Valeu! \o/

tambourine man
Veterano
# set/11
· votar


Cavaleiro

Essa é a passagem do liberalismo clássico para o neoliberalismo. O segundo se quer pragmático, não político e puramente econômico. As questões debatidas pelo liberalismo são esquecidas, a igualdade se resume a igualdade de oportunidades na esfera econômica e as questões viram puramente técnicas.

tambourine man
Veterano
# set/11
· votar


Cavaleiro
buzzwords

mimimi

Konrad
Veterano
# set/11
· votar


McBonalds

Já viu os vídeos? Eu adaptei a situação à nossa atualidade política. Recomendo ver os vídeos e então tirar conclusões.

Ah, acho que você deve tentar entender melhor Popper antes de sair falando de falseabilidade.

Konrad
Veterano
# set/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Quem iria criar e espalhar este meme? Como isso aconteceria? O que nós temos de exemplos de que isso está acontecendo?

Uma ideia básica por exemplo é a de igualdade de direitos sob qualquer circunstância. Qualquer circunstância.

Você, pela sua formação, está ciente de que a desigualdade é parte inerente da natureza em geral. De onde vem a ideia de igualdade? Do Iluminismo, mormente na esfera legal/social; agora compare com o conceito de igualdade que temos hoje.

Um exemplo de amnipulação de termo ou mesmo de meme é a demonização do termo "neo-liberal" que eu citei. Como ele foi espalhado? Bom, no debate político, repetidas acusações em que se usava essa palavra, sem que a maioria das pessoas que viam/presenciavam esse "debates" soubessem minimamente o que era de fato uma política neo-liberal. Coloque isso em função do tempo, multiplicado por uma base política de militantes sólida como tem o PT no Brasil (e a esquerda de forma geral) e hoje temos um termo quase que sedimentado no jargão político. (muito longe do sentido inicial.... e carregado de carga pejorativa).


Para que ele seja eficientemente espalhado precisaria ser veiculado num meio de comunicação bem influente, não?
E para ser veiculado ele precisaria da aprovação deste meio de comunicação, portanto, todo este meio de comunicação precisaria estar de acordo com o processo de subversão, não é? Aí é que está minha duvida, como isso seria feito? Criar ou dominar um meio de comunicação para espalhar algo não seria inviável? É assim que é feito?


Exato. O jornalismo é medíocre. É comprado por qualquer corrente ideológica; seja a Veja, a Carta Capital ou a Tribuna de Petrópolis. É muito fácil tê-la na mão.

A Imprensa é uma indústria de notícias, nada mais. Ela é moralmente e eticamente neutra. Pouco importa o que se publica, o lucro é o que determina as ações no final das coisas. É assim em quase todo o mundo. Veja o escândalo do Rupert Murdoch no UK, há uns meses.

Um exemplo claro disso, que por razões familiares eu acompanho, é a imprensa belga.

O que eu quero dizer com isso é que não há a necessidade de concordância explícita de um jornal, por exemplo, parav a disseminação de ideias. Não mesmo. Ele apenas faz o papel mecânico que se espera dele, que agrada ao público alvo. (- quem geralmente lê A, não lê B). Assim sendo, o processo se dá de forma quase puramente mercantlista.

A disseminação de ideias émuitomenos complexa se levarmos em consideração a velocidade que a informação pode atingir hoje. Quer um exemplo besta? Veja como essas tirinhas idiotas se disseminam rapidamente, do dia para a noite. Mude o público alvo, a linguagem, o formato, e vai ter a mesma arma política.

pouco pragmáticas e tudo mais, mas como fazer com que elas fossem aprovadas e chegassem às pessoas? Qual seria o exemplo prático disso?


Quem define o que é dado nas escolas?

MEC. Quem escolhe e determina as diretrizes do MEC? Quem ideologicamente é colocado lá?


Ele disse que a subversão se aproveita de um movimento natural que existe em alguns pontos da sociedade, que o que ela faz é canalizar e se aproveitar disso.
Mas como nós teremos alguma evidência de que, por exemplo na nossa situação, isso está ocorrendo por conta do processo de alienação ou por causa das tendências naturais mesmo?


A alienação, de certa forma, pode criar tendências naturais; já pensou por esse lado?

A tendência natural é o relaxamento e a vida pacata. E o relaxamento prevê alienação...... Quando há um aquecimento do debate político, a tendência é uma superficialização da discussão. Ai entram as questões colocadas acima. O esvaziamento do discurso, a substituição de conceitos mais elaborados por bordões, de políticas sérias por políticas recreativas, o crescimento real pelo aparecimento de bolhas.

Konrad
Veterano
# set/11
· votar


SODAPOP
...do que com a política do PT. Esses conceitos do primeiro vídeo, ao que me pareceu, poderiam ser aplicados a qualquer formato político (não só ao PT), com as devidas adaptações.


Exatamente, meu ponto aqui é o PT pois é a realidade atual. Mas não há dúvida de que o que é dito ali pode se aplicara qualquer partido, de qualquer país, seja ele centro, esquerda, direita.

Konrad
Veterano
# set/11
· votar


Simonhead

o/

Simonhead
Veterano
# set/11
· votar


Konrad

Seu último post, em resposta ao Die Kunst der Fuge, foi do caramba!

Estava revendo o 1º vídeo e me lembrei de discutir o quadro 'subversão, interação e alvo' no final do Ensino Médio e nos primeiros semestres dentro da UnB.

McBonalds
Veterano
# set/11
· votar


Konrad
Já viu os vídeos? Eu adaptei a situação à nossa atualidade política. Recomendo ver os vídeos e então tirar conclusões.


Sim, apesar de ele ser meramente ilustrativo, como você falou.
E mantenho a minha opinião de que muita coisa da argumentação do Olavo de Carvalho se baseia nessa teoria.

E o meu comentário sobre falseabilidade se refere às teorias do Olavo de Carvalho, e não ao exposto nesse vídeo. Por favor, indique por que o termo não se aplicaria.

Black Fire
Gato OT 2011
# set/11
· votar


Konrad
Achei uma descrição perfeita da política do PCdoB.

Já deu uma olhada na seção "Quem é e o que quer o PCdoB" no site da quadr.. partido?

http://www.pcdob.org.br/texto.php?id_texto_fixo=4&id_secao=145

Os caras simplesmente admitem que só apoiam o governo do PT para poder levá-lo pra onde quiser, remolda-lo ideologicamente com a linha partidária do PCdoB.

Infiltram-se em sindicatos, controlam o movimento estudantil, tem alguma ligação não totalmente clara com a TV Record(basta uma simples busca por Record no site de "notícias" do partido e fica bastante claro) que tem um editorial abortista e anti-católico.

Konrad
Veterano
# set/11
· votar


Black Fire

Valeu manolo!

Hahha. Não havia passado pela minha cabeça checar o site do PCdoB. De fato tudo se encaixa.

É incrível como eles tem a capacidade fazer quase tudo às claras e passarem desapercebidos pela maioria.

Essa parte aqui me intrigou: Eu não entendi nada.

O princípio básico da organização do PCdoB é o centralismo democrático, que estimula a expressão das pessoas de forma livre e responsável para a construção das orientações partidárias sob um único centro dirigente e no qual as decisões tomadas são válidas para todos, subordinando o interesse individual ou da minoria ao do coletivo, ou da maioria. Assim, o Partido age como um todo uno, onde a unidade de ação é sua força.


McBonalds
E o meu comentário sobre falseabilidade se refere às teorias do Olavo de Carvalho

Ahhhhhhhh. Se é para criticar o Olavão, eu concordo contigo (embora ache impossível aplicar Poppers a algo do tipo...)

Os vídeos não tem nada a ver com as teorias loucas do Olavo.....

Konrad
Veterano
# set/11
· votar


Simonhead
Estava revendo o 1º vídeo e me lembrei de discutir o quadro 'subversão, interação e alvo' no final do Ensino Médio e nos primeiros semestres dentro da UnB.

Você chegou a estudar OSPB?

Fez qual curso superior?

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Uma Aula Sobre Subversão e Destruição da Sociedade - Tomas Schuman