Você sente vergonha em ser pobre?

Autor Mensagem
Murillo Wendel
Veterano
# set/11 · Editado por: Murillo Wendel


Tem gente que bate no peito: "Tenho orgulho de ser pobre".

Bom, apesar de eu nunca ter passado fome ou alguma necessidade básica, minha familia nunca foi de posses. Sempre trabalhamos muito para conseguir uma coisinha aqui, outra ali. E por mais que tenhamos algumas coisas que podem ser consideradas "luxo" como casa propria e um carro popular, nunca nos gabamos disso. Seguimos em frente, estudando e trabalhando.

Claro que a minha situação melhorou depois que eu comecei a trabalhar e depois os meus irmãos. Dessa forma conseguimos ajudar mais meu pai de forma financeira em casa e passamos a levar a vida com menos sufoco.

Eu ainda moro em um bairro de periferia na Zona Leste de São Paulo, apesar da vila onde eu resido ser um lugar tranquilo, bem arborizado e com todas as infaestruturas essenciais para a moradia, as casas estão todas bem construídas, o pessoal da minha rua é um pessoal antigo e que já moram lá há muito tempo, tem muitas linhas de ônibus e tal.

Enfim, é um lugar "legal" de se morar. Porém ontem eu entrei no ônibus para ir para o metrô Itaquera, e notei que entraram algumas pessoas que eu conheço de vista e que moram há algumas quadras de onde eu moro. Essas pessoas consistiam em uma senhora de idade, um senhor também de idade, duas crianças, dois adolescentes e um adulto.


Primeiro fato. Começaram a fazer zona logo na entrada do ônibus. Foi uma gritaria apenas para subir o degrau: "VAI VÓ SOBE LOGO CARAI!! EU QUERO SENTAR NO BANCO ALTO" enquanto o pessoal inteiro do ônibus olhava assustado o que estava acontecendo pela gritaria.

A vó ainda responde: "MICHEEEEEELEEEEEE, POR BAIXO DA CATRACA SUA QUENGA!" (detalhe, a Michele deveria ter uns 15 anos) ai a Michele responde gritando: "AIII VÓ EU VOU SUJAR O RABO" O cobrador só ficou olhando para a cara dela e deixou ela passar.

Enfim, no decorrer do trajeto não tinha como você não prestar atenção pelo tamanho barulho que eles faziam. E era um papo tão estranho, mas que de certa forma eu mesmo fiquei com vergonha por prestar atenção no que estava acontecendo, mas não tinha como. A própria vó só falava em ser pobre. Que preferia ser pobre que ser rica, e que rica não lava a xana... Teve até um momento que ela discutindo com os netos sobre esse assunto disse bem alto: "MICHEEEEELEEE, SUA XANA É LIMPINHAAAAA NÉEE??? A VÓ NUNCA TEVE CORRIMENTO E OLHA QUE SEMPRE FUI POBRE LAVEI COM SABÃO DE CÔCO" e toda a hora era uma conversa de ser pobre.

E foi disso pra pior.

De certa forma foi engraçado, nunca senti vergonha de minhas condições e origens. Mais ali eu senti uma vergonha alheia danada. Não sei pq...ai fiquei pensando...


Será que ser pobre é motivo de vergonha?

J. S. Coltrane
Veterano
# set/11
· votar


Será que ser pobre é motivo de vergonha?

Não, mas morar na ZL pode ser

-Dan
Veterano
# set/11
· votar


Vergonha eu tenho é de ser inerte e acomodado.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/11
· votar


Sei lá, eu tenho colegas playboys que já me causaram vergonha alheia em ocasiões sociais, fazendo coisas piores do que as que você descreveu pelas pessoas "pobres".

Achei que o tópico teria outro enfoque, ele não fala sobre ser pobre e sim sobre falta de educação, limites ou bom senso e isso existe tanto entre pobres quanto entre ricos.

Algo assim.

Murillo Wendel
Veterano
# set/11 · Editado por: Murillo Wendel
· votar


J. S. Coltrane
Não, mas morar na ZL pode ser


Esperando o post do Bob Mauley dizendo que eu moro em Baianazes

Mas tudo ira mudar.

Vamos abrir a Copa \o/

Murillo Wendel
Veterano
# set/11
· votar


Die Kunst der Fuge


Mas o fato era a a pessoa ficar insistindo que tinha orgulho de ser pobre.

Acho que ninguem sente orgulho de ser pobre?

Murillo Wendel
Veterano
# set/11
· votar


Eu vou ser rico e ter muito orooo!!!

Inshaláaa!

paulinho pc
Veterano
# set/11
· votar


ser pobre é diferente de ser sem educação.
Alguns ricos são sem educação.
Alguns pobres são sem educação.
Essa véia mardita,além de boca suja,é sem educação.

Mumu,e o strogonoff?

A guria que sujou a lomba no chão era gostosinha pelo menos? Se for,ela pode ser sem educação que dá até tesão...=P

Simonhead
Veterano
# set/11
· votar


Não sou um pobre de maré de si, mas estou longe de ser o banbanban da parada. Se eu sinto vergonha de ser o que sou? Nem vergonha, nem orgulho.


Mais ali eu senti uma vergonha alheia danada. Não sei pq...ai fiquei pensando...


Caracas! Que queimação de filme lascada dessa cena que você descreveu lá em cima, mermão!

BOREU
Veterano
# set/11
· votar


Murillo Wendel

Desta vez você me superou, hem amigo? Mas confesso que li atentamente todo o tópico.

Será que ser pobre é motivo de vergonha?

É claro que NÃO.

Murilo, como você sabe eu sou jornalista e por força da profissão muitas vezes ia a coquetéis com altos executivos ou até mesmo em mansões luxuosas para alguma entrevista exclusiva, etc.

Vou resumir: Meu pai e minha mãe não chegaram sequer na metade do ensino fundamental. Por "n" razões (dificuldade de acesso para sair dos povoados onde moravam, trabalho na lavoura, etc.)

Mas tanto eu como meus quatro irmãos (1 homem e 3 mulheres) tivemos uma educação exemplar. Quando eu era criança não fazia ideia porque apahanhava ao desobedecer, falar alto durante as refeições, coisas bobas talvez.

Mas tudo, TUDO, foi fudamental para a disciplina de todos nós. Todos nós concluimos o ensino superior (eu, meu irmão e minha irmã mais nova em dois cursos distintos) e sempre fomos pobres. Aliás, paupérrimos.

Jamais estudamos em escola particular nem tivemos acesso a nada além do básico. Mas hoje temos do bom e do melhor para oferecer aos nossos filhos, inclusive a disciplina do meu falecido pai e da minha querida mãe.

NÃO TENHA VERGONHA DE SER POBRE.

Vergonha é ter DINHEIRO e MANSÕES e tratar os empregados como animais, como presenciei diversas vezes.

Abs.

Murillo Wendel
Veterano
# set/11
· votar


BOREU
Simonhead
paulinho pc
Die Kunst der Fuge
J. S. Coltrane
-Dan


Mas é isso mesmo.

Eu não fiquei com vergonha alheia de ser pobre, mas sim pelo fato da falta de educação por ser pobre.

Eu acho que ser pobre não é desculpa para andar fedido, ser grosseiro, inconveniente e essas coisa.

paulinho pc
Veterano
# set/11
· votar


BOREU
Murilo, como você sabe eu sou jornalista e por força da profissão

Bom dia.
Você não era médico?

Bigodinho
Veterano
# set/11
· votar


Você não era médico? 2

-Dan
Veterano
# set/11
· votar


Murillo Wendel
Eu acho que ser pobre não é desculpa para andar fedido

Nem a veia, tendo em visto o asseio dela com sua xana e a xana de suas familiares.

BOREU
Veterano
# set/11
· votar


paulinho pc
Bigodinho

Todos nós concluimos o ensino superior (eu, meu irmão e minha irmã mais nova em dois cursos distintos)

Vocês leram meus post realmente?

Abs.

paulinho pc
Veterano
# set/11
· votar


BOREU
(eu, meu irmão e minha irmã mais nova em dois cursos distintos)


lí manolo,porém achei que apenas a sua irmã tivesse duas facul´s.
Mas tranquilo,quem dera eu ter dois diplomas.
Abração e bom fds.

AnaClara
Veterano
# set/11
· votar


Existem vários tipos de pobreza. Tem gente que é pobre de espirito e pode ter todo o dinheiro do mundo que vai continuar fazendo essas algazarras ridiculas. Tanto que duas pessoas com a mesma criação e sendo da mesma família tem reações diferentes em diferentes situações.

Eu conheço gente rica que costuma dar vechame pior e gente realmente pobre que é super educado. Entao pode interferir, mas não tanto

BOREU
Veterano
# set/11
· votar


paulinho pc

Olá meu nobre, como vai?

Abração e bom fds.

É mano, muita ralação e muitos vestibulares em Universidade Federal. Mas depois que embala, a gente não quer mais parar de estudar.

Ler para mim é algo tão vital que mantenho uma escolinha num povoado perto lá da nossa chácara para a meninada pobre (mas que queiram estudar).

Sou meio "tio durão", sabe. Mostro pra elas que estudando o céu é o limite...gosto da galerinha!!!

Bom dia.

Kensei
Veterano
# set/11
· votar


BOREU
Ler para mim é algo tão vital que mantenho uma escolinha num povoado perto lá da nossa chácara para a meninada pobre (mas que queiram estudar).


Sensacional hein man! Parabéns!

BOREU
Veterano
# set/11
· votar


Kensei

Sempre evitei comentar coisas pessoais aqui no OT, até porque no Manual do Tio Frank (quando cheguei aqui) está escrito: Ninguém quer saber quem é você. Você é apenas um Novato. E concordo.

Mas vocês são jovens e penso sempre que é meu dever estimular boas práticas e procurar ser compreensivo. Afinal já tive a idade de vocês e passei pelas mesmas ralações.

Continuo achando a frase do Kennedy genial: "Não pergunte o que seu país pode fazer por você, mas o que você pode fazer por seu país".

Abs.

Murillo Wendel
Veterano
# set/11
· votar


BOREU
povoado perto lá da nossa chácara


Aeww, poderíamos marcar um encontro do OT lá hein?

BOREU
Veterano
# set/11
· votar


Murillo Wendel


Aeww, poderíamos marcar um encontro do OT lá hein?


Começou...quer que eu apanhe da patroa, amigo?

Lá, só seresta da terceira idade. Eu no violão, meu genro nos teclados e minha cunhada no vocal.

Pense na breguisse!

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA....

J. S. Coltrane
Veterano
# set/11
· votar


Lá, só seresta da terceira idade. Eu no violão, meu genro nos teclados e minha cunhada no vocal.

tr00

BOREU
Veterano
# set/11
· votar


J. S. Coltrane

tr00

Não sei o que significa esse termo aí amigo, mas se for algo bem ruim, acertou!

Meu genro e minha cunhada ainda quebram o galho, mas eu de violão sou triste...não aprendi partitura (não deu tempo de fazer conservatório) e o que sei é "de ouvido" ou através de cifras...msmo assim meio capenga.

Abs.


Enfim, um saco de gatos!

Rato
Veterano
# set/11
· votar


deve ser uma chatisse ser rico. De repente ter que manter uma postura porque o meio que se vive acaba te impondo certos comportamentos

Imagina, comer um churrasco enchendo a laje, jogar um fliper na periferia e rodeado pelas malocas, tomando um campari e tal; não tem preço ^^

BOREU
Veterano
# set/11
· votar


Rato

Imagina, comer um churrasco enchendo a laje, jogar um fliper na periferia e rodeado pelas malocas, tomando um campari e tal; não tem preço

Manda a frase pra agência de propaganda daquele cartão de crédito...ficou interessante!

Sério!

Chespirito
Veterano
# set/11
· votar


Não.

Murillo Wendel
Veterano
# set/11
· votar


Rato
rodeado pelas malocas, tomando um campari


Na boa, tu até tentou, mas campari não é goró de pobrii ahuehaeue

se fosse um rabo de galo, umbomberinho, uma maria mole ai sim...agora campari é coisa de playba haueheauhe

Murillo Wendel
Veterano
# set/11
· votar


BOREU
Começou...quer que eu apanhe da patroa, amigo?

Lá, só seresta da terceira idade. Eu no violão, meu genro nos teclados e minha cunhada no vocal.

Pense na breguisse!



Nada cara ia ser legal.


Depois a gente fazia um churrasco, mandava um pagodão estilo Raça Negra e depois caia todo mundo bêbado na piscina

\o/

Juh_Cruz
Veterano
# set/11
· votar


ser pobre é diferente de ser sem educação. [2]

se eu tivesse um parente como essa vó aí da história, eu teria vergonha dessa pessoa com certeza.. mas não por ser pobre, até pq eu não sou rica, mas pela falta de educação.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Você sente vergonha em ser pobre?