Teoria dos Multiversos: dados não confirmam e nem descartam

Autor Mensagem
AnaClara
Veterano
# ago/11


Colisões entre universos

Se você observar o modelo do Big Bang, que procura explicar o desenvolvimento do Universo, vai se deparar com a questão da "fronteira do universo", onde estariam os resquícios que primeiro se afastaram da explosão inicial.

Muitos físicos lidam com a questão falando não "do Universo", mas do "nosso universo". Para eles, existem inúmeros outros universos, cada um existindo dentro de sua própria "bolha cósmica".

Cada um desses universos poderá ter físicas distintas, ou seja, diferentes constantes fundamentais e diferentes leis da física.

Uma decorrência imediata dessa teoria é que as bolhas necessariamente tocam umas nas outras. E, se tocam, deve haver alguma forma de detectar sinais dessas "colisões universais".

Como procurar por outros universos

Agora, pela primeira vez, uma equipe de cientistas está tentando testar experimentalmente essa teoria.

Dois artigos publicados nas principais revistas de física do mundo detalharam propostas de como procurar assinaturas de outros universos, diferentes da ainda controversa teoria do fluxo escuro.

Os pesquisadores estão procurando padrões em formato de disco, que se formariam pelo contato entre duas bolhas.

Para eles, esses padrões deveriam aparecer na radiação cósmica de fundo, uma radiação na faixa de micro-ondas que permeia todo o universo, e que os cientistas acreditam ser o eco do Big Bang.

Além da dificuldade de rastrear todo o céu, é necessário identificar padrões em formato de disco e demonstrar que eles não são apenas padrões aleatórios, do tipo "você vê o quer ver se olhar tempo suficiente" para alguma coisa - lembre-se das figuras que se formam nas nuvens ou do "rosto" na superfície de Marte.

Uma equipe britânica acredita ter encontrado uma solução segura para fazer isso.

Marcas na radiação cósmica de fundo
"Procurar por marcas de colisão, de todos os raios possíveis, em qualquer lugar do céu, é um problema estatístico e computacional muito difícil," comenta a Dra. Hiranya Peiris, da Universidade College London. "Mas foi isto que capturou minha curiosidade."

Em vez de confiar nos facilmente enganáveis olhos humanos, eles desenvolveram um algoritmo com regras muito estritas, que procura padrões em uma imagem, eliminando aqueles que se devem ao mero acaso.

A imagem analisada é a da radiação cósmica de fundo, feita pela sonda espacial WMAP (Wilkinson Microwave Anisotropy Probe), que fez o primeiro mapa do Universo primitivo.

Pistas não conclusivas

Os resultados não foram conclusivos: eles encontraram quatro possíveis sinais de colisão com outros universos, quatro formações esféricas no céu que, segundo seus modelos matemáticos, não podem ser atribuídos ao acaso.

Estatisticamente, os resultados não são consistentes o suficiente nem para confirmar a teoria dos multiversos e nem para descartá-la.

Mas, segundo eles, a sonda WMAP da NASA não é a última palavra em termos de radiação cósmica de fundo.

O telescópio espacial Planck, da agência espacial europeia, já está rastreando o céu, e deverá gerar um mapa muito mais preciso.

Os cientistas planejam esperar por esse mapa e então rodar seus programas sobre seus dados. Só então, afirmam eles, algo "definitivo" poderá ser dito sobre a teoria dos outros universos.

Fonte

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=teor ia-multiversos&id=010130110804

Fluxo escuro

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=flux o-escuro-prova-da-existencia-de-outro-universo&id=010805090126

AnaClara
Veterano
# ago/11
· votar


Ainda ta dificil fazer topico aqui

Viciado em Guarana
Veterano
# ago/11
· votar


AnaClara
você frequenta esse fórum aí?

Excelion
Veterano
# ago/11
· votar


Prefiro acreditar no que o Silmarillion me ensinou sobre como surgiu o universo.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# ago/11
· votar


Quero assistir o novo filme do Planeta dos macacos, vi o trailer hoje e parece bem legal.

AnaClara
Veterano
# ago/11
· votar


Viciado em Guarana

Nem é um fórum!

Excelion
Veterano
# ago/11
· votar


Quero assistir o novo filme do Planeta dos macacos, vi o trailer hoje e parece bem legal.

Isso me lembra...



Downloading:

Pele.avi - 98% complete

AnaClara
Veterano
# ago/11
· votar


Pele.avi - 98% complete

Eu nunca entendi isso.

AnaClara
Veterano
# ago/11 · Editado por: AnaClara
· votar


Voces sao muito chatos. Ninguem quer discutir a origem do universo.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# ago/11
· votar


Excelion

asiuashuashuashuashuashuas

AnaClara
Eu nunca entendi isso.

.AVI é uma extensão de vídeo, usada comumente em filmes que são disponibilizados via internet.

Essa frase significa que o download do filme "Pelé.AVI" está quase sendo completado.

O que a pessoa quer dizer quando posta esta frase é que prefere ir assistir o filme do Pelé do que ler o texto do tópico / discutir o assunto do tópico.

"Prefiria assistir o filme do pelé" é uma Frase dita pelo Chaves em um dos episódios.

Sacou tudinho? =]

AnaClara
Veterano
# ago/11
· votar


Die Kunst der Fuge
AVI é uma extensão de vídeo, usada comumente em filmes que são disponibilizados via internet.

Essa frase significa que o download do filme "Pelé.AVI" está quase sendo completado.

O que a pessoa quer dizer quando posta esta frase é que prefere ir assistir o filme do Pelé do que ler o texto do tópico / discutir o assunto do tópico.


Ah, que lindo

EU me sinto um pouco mais nerd agora *.*

Vick Vaporub
Veterano
# ago/11
· votar


AnaClara
Assinou o Discovery e o History Channel? =D

AnaClara
Veterano
# ago/11
· votar


Vick Vaporub

Nem, sou muito pobre

brunohardrocker
Veterano
# ago/11
· votar


Existem outros planetas, existem outras galáxias, não vejo problema em existir eventuais multiversos.

Ps: James aprova este tópico.

Vick Vaporub
Veterano
# ago/11
· votar


AnaClara
Hahaha, é que seus tópicos ultimamente tão muito esses canais.


Não tem muito a ver com o assunto principal do tópico, mas esse vídeo é bastante interessante:



brunohardrocker
Veterano
# ago/11
· votar


AnaClara
AnaClara
Voces sao muito chatos. Ninguem quer discutir a origem do universo.

Eu não quero mesmo! =]

brunohardrocker
Veterano
# ago/11
· votar


Mas no momento acho mais "pé no chão" focar nas descobertas sobre a Lua Titan, porque eu torço muito para que possamos ir em buscas de novas 'terras'.
Mesmo que ainda nessa questão, somos menores que formigas.

AnaClara
Veterano
# ago/11 · Editado por: AnaClara
· votar


brunohardrocker
nem o desenvolvimento?

ps. eu tive que mudar o texto original dessa materia na parte que falou do big bang

AnaClara
Veterano
# ago/11
· votar


brunohardrocker
Mesmo que ainda nessa questão, somos menores que formigas.

Mesmo assim, é tão legal

Die Kunst der Fuge
Veterano
# ago/11
· votar


AnaClara
Voces sao muito chatos. Ninguem quer discutir a origem do universo.


Eu não tenho conhecimento nem capacidade para tal.
E tudo que eu sei sobre o assunto eu já cansei de discutir, tô velho e tal.

AnaClara
Veterano
# ago/11
· votar


Vick Vaporub
Hahaha, é que seus tópicos ultimamente tão muito esses canais.

hahshah, eu vario um pouco quando leio algo q eu julgo interessante

E gostei do video

AnaClara
Veterano
# ago/11
· votar


Die Kunst der Fuge
E tudo que eu sei sobre o assunto eu já cansei de discutir, tô velho e tal.

cade?

brunohardrocker
Veterano
# ago/11
· votar


AnaClara
nem o desenvolvimento?

ps. eu tive que mudar o texto original dessa materia na parte que falou do big bang


A expansão? No problems. Embora não possa discutir, apenas puxar meu banquinho e ler.

Mas como eu disse, me interesso mais por aquilo que está mais próximo do nosso alcance. Tipo novas viagens à Lua, exploração das luas de Jupter...

AnaClara
Veterano
# ago/11
· votar


brunohardrocker
A expansão? No problems. Embora não possa discutir, apenas puxar meu banquinho e ler.

Nem eu. eu quero que voces discutam e eu leia =)

Mas como eu disse, me interesso mais por aquilo que está mais próximo do nosso alcance. Tipo novas viagens à Lua, exploração das luas de Jupter...

Eu acho mais legal o que ta mais longe. Mais misterio

Die Kunst der Fuge
Veterano
# ago/11
· votar


AnaClara
Eu acho mais legal o que ta mais longe. Mais misterio



A matéria escura do vizinho é sempre mais reluzente, né?


Oh, wait...

brunohardrocker
Veterano
# ago/11
· votar


AnaClara
Mesmo assim, é tão legal

É legal mesmo. Mas não consigo ler e logo assimilar. Até porque, daqui 200 anos pode mudar tudo. É tudo ainda muito longe da capacidade humana. Devemos nos contentar pelos avanços, pela busca, mas não acho que devemos ter tudo como conclusão.

Viciado em Guarana
Veterano
# ago/11
· votar


AnaClara
Nem é um fórum!
Ah! Foi mau! eu confundi os sites.
Pois no ultimo tópico científico que tu fez eu fui parar num fórum de ciência, que é igualzinho o OT, só que com um nível intelectual mais elevado.

heuehuehueheuhe! Muito massa! Mas agora estou com medo qu tenha sido somente um sonho.

AnaClara
Veterano
# ago/11
· votar


Die Kunst der Fuge
A matéria escura do vizinho é sempre mais reluzente, né?

hsuahsuas

brunohardrocker

mas não acho que devemos ter tudo como conclusão.

ah, claro que não. Por isso "nao confirmam nem descartam". E a materia do fluxo escuro é ainda mais legal

AnaClara
Veterano
# ago/11
· votar


Viciado em Guarana
heuehuehueheuhe! Muito massa! Mas agora estou com medo qu tenha sido somente um sonho.

Eu creio que era um sonho. Se não era e tu achar de novo me manda no meu perfil o link! \o\

Viciado em Guarana
Veterano
# ago/11 · Editado por: Viciado em Guarana
· votar


AnaClara
FAIL!
Mandei o link! Mas nem é um fórum!

Agora que eu vi que é um sistema de comentários!

Droga! Os comentários cheios de presunção e superioridade iguais ao que temos aqui no OT eram tão legais!

>:(

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Teoria dos Multiversos: dados não confirmam e nem descartam