Sobre estágio e horas de trabalho

Autor Mensagem
-Toolbar-
Veterano
# ago/11 · Editado por: -Toolbar-


Minha namorada mora no Guarujá e faz faculdade em Técnologo de Comércio Exterior. Lá é meio limitado pra trabalho e estágio.

Ela foi chamada para entrevista em uma pequena empresa despachante de Santos, indicada por uma amiga que trabalhava lá, disseram que o período seria de 6 horas. Das 9h às 17h. 2 horas de almoço (das 12h às 14h). Minha namorada perguntou se não poderia reduzir para 1 hora de almoço e sair às 16h. Não era possível. Salário de 450 e vale transporte de 50. Só pagavam o valor da balsa de transporte.

Ela é chamada para o estágio, e começou na quinta-feira. Pediram para ela chegar às 8h no primeiro dia para explicar umas coisas, algo assim. Saiu quase 18h, não deu tempo de voltar e ir pra faculdade que começava às 19h. Faltou. Sexta-feira ela saiu um pouco depois das 17h, passou em casa pra comer e chegou atrasada na faculdade.

Hoje, ela chega às 8:40, todo dia lá é pauleira, trabalho pra caramba, tanto que ela almoçou e já voltou pra trabalhar, (2 horas de almoço??? ninguém demora tanto tempo pra comer!), aliás, ela levou comida de casa e lá não tem como esquentar, comeu fria. Eles não dão vale-alimentação. Ela voltou a trabalhar pois tinha muita coisa pra fazer. Não teve nem uma hora de almoço. Era 17h e continuavam mandando ela fazer coisas. Saiu 17:45h.

Somando tudo dá mais de 8 horas trabalhadas, mais que um efetivado. Isso pra ganhar 450 de salário e 50 de vale-transporte. O transporte dela só para o trabalho sai por mais de 150 mensais. Um gari ganha mais que ela e trabalha bem menos.

Passou em casa, engoliu um pão, sem tempo nem de tomar banho, e só chegou na faculdade quase 20h.

A amiga dela, é excelente trabalhando lá, sabe fazer muita coisa e já faz de tudo, trabalha bem pra caramba e faz tudo certinho. Faz tudo e sabe melhor fazer que muito efetivado por aí. De tarde comeu um pão rápido e voltou a trabalhar. Ficou por lá fazendo um monte de coisa ainda. A diferença é que ela mora mais próximo a balsa e ainda tem uma moto. Esta amiga está a 6 meses e nunca foi efetivada. Agora que foram dar um acréscimo de 50 reais no salário dela e uma cesta básica.

Enquanto um dos sócios fica lá na Fazendinha do Facebook, os subordinados ficam se matando pra ganhar pouco.

Ela está lá pra adquirir experiência e aprender, tanto que já aprendeu bastante coisa. Ela precisa do dinheiro e aliás numa despachante dá pra aprender tudo! Mas isso tá acabando prejudicando a faculdade, o que não pode acontecer, já fiquei sabendo que o horário do estágio tem que ter um horário que não atrapalhe a faculdade, que dê tempo de locomoção.

O medo é que usam como exemplo esta amiga dela, se ela pode, então todos podem, se ficar de "frescura" é trocado. Que abuso com estagiário, hein?

Escrevi bastante, se quiserem ajudar e dizer quanto ao que deve ser feito, valeu! Se quiserem falar sobre assunto, falem! Se quiserem assistir o filme do pelé, assistam!

Obrigado!

Abraços!

guizimm
Veterano
# ago/11
· votar


só li ateh quase a metade
q tenso

Headstock invertido
Veterano
# ago/11
· votar


Estagiário é um nome bonito pra escravo.

DrStrangelove
Veterano
# ago/11
· votar


Tá muita folga.

Eu trabalho de graça todo dia. Sim, todo dia, inclusive sábado domingo e feriados.

ROTTA
Veterano
# ago/11 · Editado por: ROTTA
· votar


-Toolbar-
Sobre estágio e horas de trabalho

Até onde sei estagiário não pode fazer hora-extra. É 6h/dia e fim de papo. Além disso, as atividades desenvolvidas tem que ser com fins de aprendizado, ou seja, não se pode exigir a mesma performance de um profissional CLT. Lembre-se que o empresário tem muitas vantagens financeiras para contratar estagiários, mas deve respeitar estas questões.

Alguns links que podem ajudar:
http://www.mte.gov.br/politicas_juventude/cartilha_lei_estagio.pdf
http://blogdasae.wordpress.com/2009/03/11/cartilha-da-lei-do-estagio-p erguntas-e-respostas/
http://www.interagepr.com.br/faq.php

O que eu faria no lugar dela? Procuraria o responsável e exporia o que está ocorrendo e como isto prejudica o seu estudo, o que por sua vez fere a lei do estágio. Se não tiver diálogo, cai fora e denuncia. Porque com chefe picareta, mais ou cedo ou mais tarde você se ferra...

Abraços.

Sniper
Veterano
# ago/11
· votar


Enquanto um dos sócios fica lá na Fazendinha do Facebook, os subordinados ficam se matando pra ganhar pouco.


Vc descobriu o mundo agora?

Vick Vaporub
Veterano
# ago/11
· votar


Estagiário só trabalha muito pra passar o tempo consertando a merda que ele próprio faz.

-Toolbar-
Veterano
# ago/11
· votar


Eu sei que é bem assim, empresas contratam estagiário que faz tudo que um efetivado faz e paga beeeem menos por isso.

Beatlemaniac
Veterano
# ago/11
· votar


Enquanto um dos sócios fica lá na Fazendinha do Facebook, os subordinados ficam se matando pra ganhar pouco.

Vc descobriu o mundo agora? (2)

inclusive escreveram livros e livros sobre esse assunto, um até que serviu de inspiração para o surgimento de todo uma nação vermelha no século passado

KaTy
Miss Simpatia 2012
# ago/11 · Editado por: KaTy
· votar


Eu só fico lá até o meu horário e pronto. Deixo o que faltar pra fazer pro outro dia, a não ser que seja muiiiito importante, urgente e tals. E, caso eu fique mais tempo, desconto no outro dia, saindo mais cedo. Ganho 6,00 por dia de auxílio transporte e auxílio alimentação não é obrigatório (e nem ganho).

Já basta ter que fazer serviços fora da minha área. Té parece que vou ser boba e ficar fazendo mais horas do que o que deve ser pra ganhar uma mixaria que estagiário ganha.

http://www.estagiarios.com/legislacaodeestagio.asp

KaTy
Miss Simpatia 2012
# ago/11
· votar


Procuraria o responsável e exporia o que está ocorrendo e como isto prejudica o seu estudo, o que por sua vez fere a lei do estágio. Se não tiver diálogo, cai fora e denuncia. Porque com chefe picareta, mais ou cedo ou mais tarde você se ferra...
Isso mesmo.

-Toolbar-
Veterano
# ago/11
· votar


ROTTA

Valeu!

KaTy

Valeu!

-Toolbar-
Veterano
# ago/11
· votar


Só de pensar que ela viria pra são paulo, porque foi chamada pra estagiar na BDP, uma multinacional. 800, vale-transporte, vale alimentação, ticket refeição. Das 8h às 15h.

Mas não foi possível transferir a faculdade. =/

qew
Veterano
# ago/11
· votar


-Toolbar-

Como é o contrato dela? CIEE?

Independente disso, se o vínculo é caracterizado por estágio, teoricamente não se deve exceder 06 de jornada diaria. Entretanto, se o estagiando achar conveninente trabalhar a mais, ou for um pedido do pessoal para ela chegar mais cedo ou ir embora mais tarde, algumas vezes, é um opção. No tempo que trabalhei no ciee, inclusive, soube de uma lei que obriga a empresa a diminuir a carga horária para até 04 horas diarias em época de prova, caso o estudante precise de mais tempo para estudar.
Aqui tem bastante informações:
http://www.ciee.org.br/portal/cartilha_lei_estagio.pdf
http://www.ciee.org.br/portal/index.asp

Dependendo da empresa, a maioria diga-se de passagem, é tendencia o estagiário virar escravo, portanto eu aconselharia tomar cuidado. Por outro lado, se o estagiario se mostrar esforçado, inteligente, e a empresa gostar, ele corre o risco de ser efetivado. Logo, acho que tem que saber pesar os pedidos e o tanto do que esta sendo feito, a partir do momento que começa a atrapalhar a vida da pessoa acho que a parada esta passando dos limites. Não dá pra seguir a lei a risca, mas ela esta aí para amparar, em caso de abuso de ambas as partes.

J. S. Coltrane
Veterano
# ago/11 · Editado por: J. S. Coltrane
· votar


ela tem que procurar outro trampo/estágio com melhores condições. Quando arranjar, negocie melhores condições no atual, ameaçando sair. Até lá é 6h/dia bem trabalhadas e tchau, tchau. É a lei.

-Toolbar-
Veterano
# ago/11
· votar


Então. Ontem ela tinha conversado com um deles dizendo que não tinha como ela passar das 17h porque tinha que ir pra faculdade.

Hoje, um dos caras que mandam lá, disse que soube que ela conversou com um dos sócios lá, e disse que ela já tinha aceitado na hora da entrevista.

Mas porra? O combinado é às 17h, e não depois.

Ela disse que aceitou porque era 17h. Ele disse que é impossível parar o que está fazendo, sendo que são coisas que não tem como fazer no dia seguinte. Mas o fato é que entregam coisa pra ela fazer, mesmo sabendo que já está dando o horário ou até mesmo já deu! Só dispensam depois das 17h, nunca antes, lá sempre tem o que fazer.

O horário de almoço que é de 2 horas, acaba sendo menos de uma. Ela come em menos de 20 minutos.

Ela está gostando de trabalhar lá e é bom pra aprender. O único problema é o tempo.

Pô.. Ela vai ficar das 13h até as 23h sem comer??? Lá não tem nem como fazer uma pausa pra comer uma maçã.

KaTy
Miss Simpatia 2012
# ago/11
· votar


-Toolbar-
Diz pra ela cumprir o horário dela e só ficar a mais em casos de extrema importância e para parar pra comer algo, caso dê fome. Se os chefes não gostarem disso, irão reclamar com ela, e aí é melhor ela arrumar outro estágio, pois esse aí é exploração. E seria importantíssimo, caso ela saísse, que houvesse uma denúncia da parte dela.

-Toolbar-
Veterano
# ago/11
· votar


Se ela fizer denúncia, algo do tipo. Pode acabar se manchando para outras propostas, não? Quem vai querer uma denunciadora de empresas?

-Toolbar-
Veterano
# ago/11
· votar


KaTy
O bom é que lá é uma despachante, empresa pequena que faz de tudo. Ou seja, ela faz de tudo lá e aprende muuuita coisa. Saindo até melhor que uma empresa grande onde o trabalho é limitado de um para outro.

-Toolbar-
Veterano
# ago/11
· votar


Fiquei sabendo agora que nem deu tempo de ela almoçar. Ela deu umas colheradas rápidas e já teve que guardar a comida. Porque teve que fazer outras coisas. Absurdo.

Por isso que colocam 2 horas de almoço. Tomar no cu!

Daria pra ela sair 15h de lá.

Marcosrcf
Veterano
# ago/11 · Editado por: Marcosrcf
· votar


Enquanto um dos sócios fica lá na Fazendinha do Facebook, os subordinados ficam se matando pra ganhar pouco.



O Urubu e o Coelho
Um urubu está pousado numa árvore não fazendo nada o dia todo.

Um coelhinho viu o urubu e perguntou: - Posso sentar como você e ficar fazendo nada o dia todo?

O urubu respondeu: - Claro, por que não?

Assim, o coelhinho sentou-se embaixo da árvore e ficou descansando.
Subitamente apareceu uma raposa que saltou sobre o coelho e o comeu.

Moral da história: para ficar sentado sem fazer nada, você precisa estar sentado muito, mas muito alto.


É claro que sempre tem gente (Urubus) que passam longe do bom senso, enquanto a empresa está pegando fogo o cara tá lá \/adiando.
Mas TODA empresa tem os seus Urubus, nem deixa sua mina se apegar a esse detalhe, porque só vai trazer stress pra ela...

-Toolbar-
Veterano
# ago/11
· votar


Marcosrcf
Isso era o de menos. Afinal, ele pode pagar os outros para que façam para ele, quem não quiser que se retire.


Então.. Ela chegou de novo quase 1 hora atrasada na faculdade.

Excelion
Veterano
# ago/11
· votar


-Toolbar-


Sem querer ser chato, mas Guaruja e o fim do mundo. E a cidade onde santistas e paulistas vao pra fumar maconha tranquilos em suas casas de praia, (quase) nada mais.

Alem disso, o preco da conexao com a civilizacao (balsa em Santos e pedagio em Sao Paulo) e caro (no caso do pedagio, exorbitantes R$ 20,10).

Uma ideia e comecar a planejar uma 'fuga' do Guaruja se a intencao e crescer profissionalmente.

Rato
Veterano
# ago/11 · Editado por: Rato
· votar


se está tão ruim assim, por que não sai?

imagino que por mais que a situação financeira dela não esteja tão boa, não é necessário tamanho sacrifício.

Marcosrcf
Veterano
# ago/11
· votar


-Toolbar-
Isso de atrapalhar na facul é a pior parte, mas é bem comum, vários amigos chegavam atrasados tanto no colegial técnico quanto na facul.

Se ela conseguir segurar as pontas por um tempo, mesmo sendo um "inferno", vai valer a pena porque ela já terá "experiência" na hora de procurar outro.

KaTy
Miss Simpatia 2012
# ago/11
· votar


Rato
Penso o mesmo. Fica no emprego e procura outro enquanto isso. Assim que arrumar, sai, se a situação estiver MUITO ruim.

-Toolbar-
Veterano
# ago/11
· votar


Rato
imagino que por mais que a situação financeira dela não esteja tão boa, não é necessário tamanho sacrifício.


É muito limitado estágio por lá. Veio esta oportunidade e num lugar que ela pode aprender de tudo. Experiência.

-Toolbar-
Veterano
# ago/11
· votar


Excelion
Uma ideia e comecar a planejar uma 'fuga' do Guaruja se a intencao e crescer profissionalmente.


Ela viria pra cá, tanto que passou numa multinacional daqui ganhando o dobro e tendo mais benefícios. Com melhor horário, deslocamento e tudo mais.
Mas não conseguiu transferir a faculdade pois não abriu turma, visto que ela tem bolsa na faculdade de lá.

Rato
Veterano
# ago/11
· votar


-Toolbar-
pow Toolbar.

Falando como um mercenário agora ...


eu acho muito válido que sua namorada 'se mate' literalmente no trabalho - até que não interfira na saúde, é claro. Primeiro emprego, daqueles que vc pega no tranco.

Depois desse, ela estará preparada para encarar qualqeur trabalho na área. Eu iria encarar como um 'curso remunerado'.

Esse cara que joga fazendinha no facebook, provavelmente em algum momento da vida passou por isso que sua namorada está passando.

Trabalhei 5 anos com comércio exterior e te falar, experiência em despachante é única - ganhando isso aí mesmo. Na casa dos 700 conto.
Vc aprende o todo para depois ir trabalhar em grandes corporações. Com um inglês bom, terá salários fora da média do mercado em muito pouco tempo.


Esse retorno tem um preço, e é esse que ela está pagando agora

:D

Trololo
Veterano
# ago/11
· votar


Vale ficar para pegar uma boa experiencia.
Agora se tiver fazendo coisa básica que qualquer um faz manda ela cair fora, foge com ela pra uma floresta seila

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre estágio e horas de trabalho