Quem você é? Os quatro temperamentos

Autor Mensagem
dibass
Veterano
# ago/11


Teoria comportamental que explica sua personalidade/temperamento

Vou falar um pouco sobre esta teoria, também conhecida como Teoria Humoral.
É basicamente uma teoria de origem da escola de Kos.
Assim como existem teorias do Freud, Joung, etc.

É uma teoria com estudos científicos embasados porém usada muito no meio religioso
(parei aqui)
Não pare :)

Vou tentar ser bem claro pra ficar bem facil de entender.

Basicamente esta teoria define o comportamento humano baseado em quatro tipos de temperamentos:
1- Sanguíneo
2- Colérico
3- Melancólico
4- Fleomático


Normalmente temos mais expressivamente um desses temperamentos e mais um desses como secundário e outro bem menos influente que seria terciário.
Em casos raros ha pessoas que tem os quatro temperamentos de forma equilibrada.

Vou separar em posts cada temperamento para facilitar a visualização de cada um.

...Não seja tão taxativo com seu conceito ateísta e anti religioso (caso o tenha). Vai ver que até você se encaixa em algum desses perfis.

Viciado em Guarana
Veterano
# ago/11
· votar


...

SODAPOP
Veterano
# ago/11
· votar


não tenho temperamento, sou microtonal

dibass
Veterano
# ago/11
· votar


01 – Sangüíneo (Popular)

É o mais notável dos temperamentos, pois externa com muita facilidade suas emoções e expõe sua intimidade sentimental sem nenhuma dificuldade. Controla as pessoas por seu encanto, assumem compromissos com muita facilidade sem intento de cumpri-los, somente o faz para não perder sua popularidade. É bastante extrovertido, gosta de ambientes agitados.

É sempre cordial, eufórico e vigoroso. Receptivo por natureza, toma suas decisões pelos sentimentos e não através dos pensamentos ponderados.
Pela natureza apaixonada e envolvida que possui, contagia um ambiente repleto de pessoas pela sua presença.
Por não gostar de solidão e Ter grande convívio social, o sangüíneo sempre tem amigos. E são alvo de inveja de pessoas de temperamentos mais tímidos.
São bons vendedores, funcionários de locais de atendimento ao público, professores, conferencistas, atores, operadores, pregadores e ocasionalmente bons chefes.

Partes positivas:

· Comunicativo
· Destacado
· Entusiasta
· Afável
· Simpático
· Companheiro
· Compreensível
· Crédulo

Partes negativas

· volúvel
· indisciplinado
· impulsivo
· barulhento
· inseguro
· egocêntrico
· exagerado
· medroso

dibass
Veterano
# ago/11
· votar


02 – Colérico (Mandão)

É considerado líder nato, imperioso de personalidade forte, controla as pessoas com seu humor. Tem a mente fervilhando de idéias, gosta de mudanças e transformações, muda o mundo através do serviço dos outros. Seu estilo é conservador.
É ardente, vivaz, ativo, prático e voluntarioso. Por ser decidido e teimoso, torna-se autosuficiente e muito independente.
Por ser ativo, estimula os que estão ao seu redor, não cede sobre pressões. Possui uma firmeza no que faz, o que o faz freqüentemente obter sucesso.
Não é dado as emoções, por ser pouco analista, não vê as armadilhas na sua trajetória.
Muitos líderes mundiais e grandes generais foram coléricos. São sempre bons gerentes, planejadores, produtores ou ditadores.

É impaciente, não tem compaixão, é inflexível, impetuoso, incontrolável.
Torna-se exigente com os seus, é uma pessoa de muitos argumentos, impiedoso nas decisões, ausência de bondade, cria padrões difíceis de serem alcançados, utiliza-se das situações.

Partes positivas:
· energético
· resoluto
· independente
· otimista
· prático
· eficiente
· decidido
· líder
· audacioso

Partes negativas:
· intolerante
· vaidoso
· auto-suficiente
· insensível

Die Kunst der Fuge
Veterano
# ago/11
· votar


É uma teoria com estudos científicos embasados

Rá.

Viciado em Guarana
Veterano
# ago/11
· votar


Isso é uma besteira, igual a horóscopo.

dibass
Veterano
# ago/11
· votar


03 – Melancólico (Perfeito)

É o mais apaixonante dos temperamentos, vive intensamente todas as emoções. È o mais sofredor vive descontente com tudo, tenta construir um mundo perfeito e a frustração vem por não atingir seu objetivo. Controla as pessoas por seu romantismo.
São românticos, são de poucos amigos e os poucos que aceitam são fieis. São tardios em irar-se, porém quando ocorre ficam descontrolados.
É analítico, abnegado, bem dotado e perfeccionista. Isto o faz admirar as belas artes.
É introvertido por natureza. Mas as vezes é levado por seu ânimo a ser extrovertido. Outras vezes enclausura-se como caramujo, chegando a ser hostil.
É amigo fiel, mas não faz amigo facilmente, por ser desconfiado. Tem habilidade de analisar os perigos que o envolve. Força-se a sofrer e sempre escolhe uma vocação difícil, que envolva grande sacrifício pessoal.
Muitos dos grandes gênios do mundo, artistas, músicos, inventores, filósofos, educadores e teóricos, eram melancólicos. Podemos ver estas características em personagens bíblicos de projeção como, Moisés, Elias, Salomão, o apóstolo João e muitos outros.

é uma pessoa crítica, voluntariosa em excesso. espera muito das pessoas, em troca do que faz. Intromete onde não deve, gasta tempo com o que não deve, atrapalhando seu serviço, tem aversão as pessoas que tem ponto de vista diferente, entra em atrito com as pessoas que se opõe ao seu caminhar.

Partes positivas:
· habilidoso
· minucioso
· sensível
· perfeccionista
· esteta
· idealista
· leal
· dedicado

Partes negativas:
· egoísta
· Amuado
· Pessimista
· teórico
· confuso
· antisocial
· crítico
· vingativo
· inflexível

SODAPOP
Veterano
# ago/11
· votar


Eu acho que vc tem a Síndrome dos Power Rangers.
Quando vc é criança vc escolhe um power ranger pra "ser", aí vc brinca de ser ele, um personagem tão bem definido de personalidade e com seu papel muito bem definido entre os outros power rangers. Só que vc cresce, descobre que personalidade é algo de imensa complexidade, e não sabe como conviver diante desse oceano de possibilidades sem ser simplista e redutível, aí vc se conforta da falta de brincar de Power Rangers nesse monte de teoria

luckitto
Veterano
# ago/11
· votar


dibass
Em casos raros ha pessoas que tem os quatro temperamentos de forma equilibrada.

Nesse caso faltou a quinta opção:

5. Doido de Pedra.

I viva o filósofo dbass, o primogênito (primeiro) da família bass (que anda dando vexame no FCC).

Chama atenção dos caras man!

dibass
Veterano
# ago/11
· votar


04 – Fleumático (Diplomata)

É o mais introvertido dos temperamentos, vive despreocupado e aparentemente tranqüilo, porém é um verdadeiro poço de gastrite. Evita o conflito, prefere guardar para si a mágoa a iniciar uma contenda. Controla as pessoas pela procrastinação, nunca faz hoje o que pode deixar para amanhã.
Não se emocionam com facilidade, nem se movem com rapidez, seu temperamento feliz supre o que lhe falta de sagacidade e sabedoria, são teimosos e geralmente conseguem o que querem sem ferir os outros.

É calmo, frio e bem equilibrado, raramente explode em riso ou raiva, mantendo sempre suas emoções sobre controle. É o único tipo de temperamento coerente, mas tem muito mais emoção do que demonstra.
Por gostar do convívio social, não lhe faltam amigos, mas sempre encontra algo de engraçado nos outros. É simpático e tem bom coração. Não se envolve nas atividades alheias, sendo muito capaz e eficiente.
É conciliador e pacificador. São bons diplomatas, administradores, professores e técnicos.

Normalmente ele é indiferente ao que o cerca, indolência, sabe como provocar os outros.
magoa as pessoas através das suas piadas, não se esforça para realizar suas tarefas em ritmo satisfatório.

Partes positivas:
· Calmo
· cumpridor
· eficiente
· conservador
· prático
· líder
· diplomata
· bem humorado

Partes negativas:
· calculista
· Temeroso
· indeciso
· contemplativo
· desconfiado
· pretensioso
· introvertido
· desmotivado

dibass
Veterano
# ago/11
· votar


Depois posto mais coisas.

:D

Viciado em Guarana
Veterano
# ago/11
· votar


dibass
04 – Fleumático (Diplomata)

É o mais introvertido dos temperamentos, vive despreocupado e aparentemente tranqüilo, porém é um verdadeiro poço de gastrite. Evita o conflito, prefere guardar para si a mágoa a iniciar uma contenda. Controla as pessoas pela procrastinação, nunca faz hoje o que pode deixar para amanhã.
Não se emocionam com facilidade, nem se movem com rapidez, seu temperamento feliz supre o que lhe falta de sagacidade e sabedoria, são teimosos e geralmente conseguem o que querem sem ferir os outros.

É calmo, frio e bem equilibrado, raramente explode em riso ou raiva, mantendo sempre suas emoções sobre controle. É o único tipo de temperamento coerente, mas tem muito mais emoção do que demonstra.
Por gostar do convívio social, não lhe faltam amigos, mas sempre encontra algo de engraçado nos outros. É simpático e tem bom coração. Não se envolve nas atividades alheias, sendo muito capaz e eficiente.
É conciliador e pacificador. São bons diplomatas, administradores, professores e técnicos.

Normalmente ele é indiferente ao que o cerca, indolência, sabe como provocar os outros.
magoa as pessoas através das suas piadas, não se esforça para realizar suas tarefas em ritmo satisfatório.



Porra! Praticamente me descreveu! O_o

SODAPOP
Veterano
# ago/11
· votar


o ranger vermelho é o sanguíneo né? eu quero ser ele, deixa deixa deixa

Die Kunst der Fuge
Veterano
# ago/11
· votar


Partes negativas:
· calculista

RÁ.

KaTy
Miss Simpatia 2012
# ago/11
· votar


1- Sanguíneo
2- Colérico
3- Melancólico

Sou uma mistura desses três

SODAPOP
Veterano
# ago/11
· votar


a Katy é a ranger rosa

mocinha, doce e aquele modelo ideal de mulher

a faith_girl é a Triny (amarela)

agitada, provocativa...

SODAPOP
Veterano
# ago/11
· votar


teoria dos Rangers >>>>>>>> teoria dos temperamentos

Darlan Felix
Veterano
# ago/11
· votar


Sou Melancólico. '-'

Jeehs
Gata OT 2012
# ago/11
· votar


eu tenho metade do Sanguíneo e outra do Colérico!

d.u.n.h.a.
Veterano
# ago/11
· votar


São românticos, são de poucos amigos e os poucos que aceitam são fieis. São tardios em irar-se, porém quando ocorre ficam descontrolados.
É analítico, abnegado, bem dotado e perfeccionista. Isto o faz admirar as belas artes.
É introvertido por natureza. Mas as vezes é levado por seu ânimo a ser extrovertido. Outras vezes enclausura-se como caramujo, chegando a ser hostil.
É amigo fiel, mas não faz amigo facilmente, por ser desconfiado. Tem habilidade de analisar os perigos que o envolve. Força-se a sofrer e sempre escolhe uma vocação difícil, que envolva grande sacrifício pessoal.

Intromete onde não deve, gasta tempo com o que não deve, atrapalhando seu serviço, tem aversão as pessoas que tem ponto de vista diferente, entra em atrito com as pessoas que se opõe ao seu caminhar.

Se eu acreditasse nessas besteiras diria que é uma descrição perfeita da minha persona.

Viciado em Guarana
Veterano
# ago/11
· votar


Eu sou o Ranger Fleumático!!!

\o/

Bog
Veterano
# ago/11
· votar


dibass

Achei em todas as descrições coisas que se aplicam e coisas que não se aplicam a mim. Sinceramente, me parecem descrições tão genéricas que "funcionam" mais ou menos como mapa astral.

É uma teoria com estudos científicos embasados

Gostaria de saber, de maneira resumida, a metodologia usada para avaliar este modelo (aliás, em ciência, a existência de um modelo não significa que temos uma teoria). Em classificação de padrões, uma métrica comum é "precision & recall" (não sei como se diz em português). Usaram algo do tipo para avaliar este modelo? Usaram algum esquema para evitar que os sujeitos simplesmente se deixassem levar pela idéia pré-concebida de pertencer a uma das classes, coisa que o pessoal que acredita em astrologia faz com alguma frequência?

Viciado em Guarana
Veterano
# ago/11
· votar


Isso aí é um "mapa astral" com outro nome.

J. S. Coltrane
Veterano
# ago/11
· votar


não tenho temperamento, sou pitagórico

o malmsteen modesto
Veterano
# ago/11
· votar


eu sou melancólico com todas as caracteristicas completas

Excelion
Veterano
# ago/11
· votar


O engraçado é que essas porras estilo horóscopo encaixam perfeitamente no típico pensamento da mulher comum sobre o que ela pensa de si mesmo.


Ou seja, é feito praquelas mulheres de TPM ou apenas inseguras sobre si mesmas com o potão de sorvete se identificarem e falarem 'nossa funciona mesmo, me descreveu!' e talvez chorar depois.

brunohardrocker
Veterano
# ago/11
· votar


Estou entre Fleumático e Melancólico.

Murillo Wendel
Veterano
# ago/11
· votar


SODAPOP


tudo isso é uma tentativa desesperada de conseguir positivos?

Comuna CCCP
Veterano
# ago/11
· votar


tudo isso é uma tentativa desesperada de conseguir positivos?

Positivos com Zordon!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quem você é? Os quatro temperamentos