Como um determinado gene torna possível a visão noturna.

Autor Mensagem
Die Kunst der Fuge
Veterano
# ago/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge


Um cientista de um instituto de pesquisa da Flórida determinou como um gene torna possível enxergar no escuro. O estudo, que foi publicado na edição de 10 de agosto de 2011 do "The Journal Of Neuroscience", foca num gene chamado nyctalopin. Mutações nesse gene podem causar cegueira noturna , que como o nome sugere, é a perda da visão em ambientes de pouca luminosidade.

Segundo um dos pesquisadores da equipe, até o momento o papel deste gene numa via de sinalização era muito limitado, sendo esta a primeira vez que foi possível determinar uma função para a nyctalopin e relacionar tal função a um contexto molecular mais amplo, necessário à visão noturna.

Rápido como um flash – Um breve resumo de como funciona a nossa visão.

Nossa visão começa quando fótons atingem as células fotorreceptoras que estão presentes na nossa retina. Quando tais fotorreceptores são excitados pela luz, eles geram uma resposta que precisa ser transmitida rapidamente aos neurônios, para que estes possam processar o sinal e enviá-lo para o cérebro, que por sua vez interpreta a imagem formada. A transferência de informações entre um neurônio e outro são as conhecidas sinapses.

O funcionamento adequado da sinapse que ocorre entre os fotorreceptores dos bastonetes (células da retina) e as células bipolares (neurônios sensores que são responsáveis por captar e transmitir o sinal) é crítico para a transdução do sinal visual. É até óbvio dizer, mas mesmo que os bastonetes consigam gerar uma resposta ao estímulo luminoso mas forem incapazes de transmitir tal resposta corretamente, a imagem não será formada e portanto resultará em cegueira.

Além disso, a transmissão do sinal pelas sinapses deve ocorrer rapidamente. É esta transmissão rápida que nos permite ter uma resolução temporal clara daquilo que nós vemos. Em outras palavras, esta rapidez de transmissão é o que nos permite virar a cabeça rapidamente e ver os objetos claramente, ao invés borrões.

Neste estudo, a equipe buscou proteínas que estivessem ligadas à nyctalopina na retina de ratos. Os cientistas já sabem há décadas que oo gene que codifica nyctalopin é um dos culpados mais freqüentes de cegueira noturna, mas a função que ele exerce ainda era um mistério completo.

O que os resultados mostraram é que a nyctalopina atua como uma espécie de "cola-molecular", ou seja, sua função é manter unidos outros elementos chave da maquinaria molecular de transdução de sinal. Graças a esta função é possivel ocorrer uma transmissão de informação rápida e intacta.

Uma coisa interessante que é possível extrair deste estudo é que em outras regiões do sistema nervoso central existem proteínas que funcionam da mesma maneira que a nyctalopina, servindo como uma cola-molecular para reunir e manter unidos elementos chaves para as sinapses, permitindo que todos sejam entregues juntos quando necesssário.

Yan Cao et al. TRPM1 Forms Complexes with Nyctalopin In Vivo and Accumulates in Postsynaptic Compartment of ON-Bipolar Neurons in mGluR6-dependent Manner. The Journal of Neuroscience, August 10, 2011

-----------------------------------------------------------------

Dissertem e digam aí em que momentos da sua vida vocês se usam desse mecanismo de unir as coisas fortemente para que elas sejam entregues juntas. Lembrem-se, vocês que pagaram por este tópico. Bem pouco, mas pagaram.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# ago/11
· votar


Post de auto-caridade.

marcosshrp
Veterano
# ago/11
· votar


determinou como um determinado
quem escreveu essa matéria é analfabeto funcional

Henry Chinaski
Veterano
# ago/11
· votar


Lembrei do conto que dizia que os nazistas perderam a 2º grande guerra porque não comiam laranja, e eram carentes em Vitamina A, que ajuda na visão noturna, uma vez que os ataques britânicos se davam à noite.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# ago/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


marcosshrp
quem escreveu essa matéria é analfabeto funcional

Esqueci de revisar, valeu pelo aviso.

-Dan
Veterano
# ago/11
· votar


Die Kunst der Fuge



Arruma essa parada ae pa nóis

Die Kunst der Fuge
Veterano
# ago/11
· votar


-Dan


Arruma essa parada ae pa nóis


Tu já tem, rapá.

Eu espero, né...

marcosshrp
Veterano
# ago/11
· votar


Die Kunst der Fuge

Quem formulou essa hipótese é uma mula manca.


Quem contestou também é um analfabeto funcional

Die Kunst der Fuge
Veterano
# ago/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


Pã.

marcosshrp
Veterano
# ago/11
· votar


Die Kunst der Fuge
eu não sou manco! há!!

-Dan
Veterano
# ago/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Tu já tem, rapá.

Eu espero, né...


Visão noturna??
Eu tenho visão na penumbra....

Die Kunst der Fuge
Veterano
# ago/11
· votar


marcosshrp

Mas pensa como se fosse =/

marcosshrp
Veterano
# ago/11
· votar


Die Kunst der Fuge
era pra vc dizer: "mas é mula!"

não sabe brincar devolve os hominhos..

Die Kunst der Fuge
Veterano
# ago/11
· votar


-Dan
Visão noturna??
Eu tenho visão na penumbra....


Talvez o nome dê a entender aquela visão de nightvision-goggles da SWAT...

Também achei, por isso que li o artigo auhahua

Die Kunst der Fuge
Veterano
# ago/11
· votar


marcosshrp
não sabe brincar devolve os hominhos..


wat?

marcosshrp
Veterano
# ago/11
· votar


Die Kunst der Fuge
esquece tiu.. ^^

-Dan
Veterano
# ago/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Talvez o nome dê a entender aquela visão de nightvision-goggles da SWAT...

Também achei, por isso que li o artigo auhahua


Não é? Aah..

É verdade que os cães enxergam em preto e branco?

marcosshrp
Veterano
# ago/11 · Editado por: marcosshrp
· votar


....O
../(_)\ PAGUE O ALUGUEL
....|.|

Die Kunst der Fuge
Veterano
# ago/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


-Dan
Não é? Aah..


Não, é enxergar no escuro/ambientes de pouca luminosidade mesmo.

É verdade que os cães enxergam em preto e branco?

É não.

J. S. Coltrane
Veterano
# ago/11
· votar


nem li, desenha aí por favor

-Dan
Veterano
# ago/11
· votar


Die Kunst der Fuge

É.


pô.. que chato hein...

Die Kunst der Fuge
Veterano
# ago/11
· votar


J. S. Coltrane

Se eu desenhar aí que tu não vai entender mesmo.
Desenho mal pra caralho.

-Dan
pô.. que chato hein...

Enxergam em menos cores...
Mas a gente não enxerga coisas que outros animais enxergam também e nem por isos somos menos felizes =P

-Dan
Veterano
# ago/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Enxergam em menos cores...
Mas a gente não enxerga coisas que outros animais enxergam também e nem por isos somos menos felizes =P


VC fala de cores? Sei que tem bichos com visão mais acurada que a nossa, que escuta coisas na casa dos 50 khz, ou frequencias muito baixas. Mas cores?

Die Kunst der Fuge
Veterano
# ago/11
· votar


-Dan
VC fala de cores? Sei que tem bichos com visão mais acurada que a nossa, que escuta coisas na casa dos 50 khz, ou frequencias muito baixas. Mas cores?


Sim, as tamarutacas conseguem enxergar no espectro do infravermelho e do ultravioleta, a gente não.

Pela maneira como nós interpretamos o espectro do visível,na forma de cores, elas podem ver cores que nós não podemos, pois podem ver frequências que nós não podemos.

AnaClara
Veterano
# ago/11
· votar


Cachorros enxergam menos que nós


E eu já sabia dessa parada ae =/

Die Kunst der Fuge
Veterano
# ago/11
· votar


AnaClara
E eu já sabia dessa parada ae =/

Como tu sabia?

O estudo, que foi publicado na edição de 10 de agosto de 2011

????????

Que parada?

AnaClara
Veterano
# ago/11
· votar


Die Kunst der Fuge

Ah, dessa parada aí. Esse negoço não foi tirado do nada no dia 10 de agosto de 2011, né

As pessoas já sabiam desse gene. Ou eu to confundindo?

Die Kunst der Fuge
Veterano
# ago/11
· votar


AnaClara
Ah, dessa parada aí. Esse negoço não foi tirado do nada no dia 10 de agosto de 2011, né

As pessoas já sabiam desse gene. Ou eu to confundindo?


As pessoas conheciam o gene, mas não sabia como ele funcionava.
Não foi tirado do nada no dia 10 de agosto de 2011, mas só foi publicado neste dia.

o.O

AnaClara
Veterano
# ago/11
· votar


Die Kunst der Fuge

Então eu conhecia o gene. é isso, mas eu não sabia como funcionava

Essa parada ae = o gene dito cujo desse estudo

Die Kunst der Fuge
Veterano
# ago/11
· votar


AnaClara

Ah, sim.

Que coisa curiosa pra vc conhecer o.o

Eu nunca tinha ouvido falar =D

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Como um determinado gene torna possível a visão noturna.