Pobre tem mais é que se lascar Por que?

Autor Mensagem
BOREU
Veterano
# ago/11 · Editado por: BOREU


Sabe aquele ditado: "A corda sempre arrebenta para o lado mais fracos"? Pois é.

No meu calvário de continuar postando tópicos inúteis, peço que relatem alguma coisa que já foi muita barata e hoje custa os "olhos da cara".

Como sou de mil novecentos e antigamente, vou tentar lembrar uma duas ou três, OK?

Depois vocês seguem - se quiserem, é claro - com produtos do seu tempo ou que seus pais ou avós já tenham comentado, fechado?

1. Feijoada. Surgiu do aproveitamento da carne suina não aproveitada pelos ricos "senhores de engenho", como couro (toucinho), costelas, rabo, pé e orelha. A escrava cozinheira em vez de jogar tudo no lixo, mandava para a senzala com um punhado de sal para servir de conservante. Alguns africanos recebiam autorização usar uma pequena área para cultivar horlaliças e cereais. Não deu outra. Da mistura do feijão e das carnes salgadas, cozidas em panelas de barro, exalava um cheiro tão apetitoso que os "feitores" acabaram experimentando.

Eles acabaram gostando da iguaria e o preço, ó (+++)

2. Bacalhau. Na minha infância, bacalhau era comida de pobre e frango comida de rico. Tanto é que só comíamos aquela galinha ao molho pardo (ou a cabidela) aos domingos. Mesmo importado - tipo saithe - o bacalhau por seu aspecto era repelido pelos ricos - sorte a nossa - que comíamos a iguaria umas duas ou três vezes por semana. Aí os malditos dos ricos passaram a consumir cortes e tipos mais nobres do produto. Advinha pra quem sobrou? Para o pobre, que pagavacerca de um dólar - valor atualizado - num quilo e hoje nem pode comprar sequer o tipo mais simples.

O rico passou a consumir (e pagar caro) pelo bacalhau e o preço, ó (+++).



Cite um exemplo ou deixe uma opinião...



EDIT/correção ortográfica/E então. Por quê?

Sam Keat
Veterano
# ago/11
· votar


ilustração

Vick Vaporub
Veterano
# ago/11
· votar


Kinder Ovo era um real e vinha com surpresas que valiam a pena.

Simonhead
Veterano
# ago/11
· votar


Vick Vaporub
Kinder Ovo era um real e vinha com surpresas que valiam a pena.


Verdade. Andei comprando uns Kinders para o meu guri e pude perceber a diferença gritante entre os brinquedos que vinham quando minha filha era menor com os novos que são oferecidos hoje. Ou isso, ou eu sou azarado e só encontrei osso.

Quando o Plano Real foi implantado, me lembro de comprar o quilo de filé de peito de frango por, no máximo, R$ 1,50. Hoje não sai por menos de R$ 10,00.

BOREU
Veterano
# ago/11
· votar


Ah! Lembrei de mais uma:

Filé de sardinha Custava em torno de R$ 0,90 o Kg (1995) e depois que os médicos andaram recomendando o consumo, pois é rico em ômega 3, saltou para R$ 8,00 a 12,00 por kilo.

Pobre só se lasca! É só rico descobrir que o que era barato fica caríssimo...

-Dan
Veterano
# ago/11
· votar


Lei da oferta e da procura.

Strato_Master
Veterano
# ago/11
· votar


na epoca que eu estava no prezinho, todo mundo usava all star para brincar na areia, era o tenis mais vagabundo que tinha...


agora sai mais de 100 reais...

fgr
Veterano
# ago/11
· votar


Whisky era barato.....
Calça Jeans era barato e melhores que as de hoje.....

Tem o contrário tb né? O sal era moeda no Brasil, tanto que o nome 'salário' vem do sal.... Internet era os óio da cara, hj custa 30 merrés.. Celular tb... PC tb....

R. Marcone
Veterano
# ago/11
· votar


fgr
Tem o contrário tb né? O sal era moeda no Brasil, tanto que o nome 'salário' vem do sal.... Internet era os óio da cara, hj custa 30 merrés.. Celular tb... PC tb....

2

BOREU
Veterano
# ago/11
· votar


Strato_Master

na epoca que eu estava no prezinho, todo mundo usava all star para brincar na areia, era o tenis mais vagabundo que tinha...

Já comprei Nike nos Estados Unidos (1993) por 12 dólares e Reebok por US$ 42.00.

Hoje nem sei porque não uso, mas deve ter aumentado um pouco...

Lembrei de mais uma coisa: pastel japonês na feira do Pacaembu (nem sei se ainda existe) por R$ 0,50 e hoje? (Quem mora em São Paulo deve saber)...

R. Marcone
Veterano
# ago/11 · Editado por: R. Marcone
· votar


Comprei uma égua por R$3.000,00. Agora ela só vale R$1.000,00.

O barato que ficou caro.

BOREU
Veterano
# ago/11 · Editado por: BOREU
· votar


fgr

O sal era moeda no Brasil,

Talvez tivesse sido na Roma antiga também. E quem sabe se a palavra salário não veio do latim?

Vou pesquisar >>>

Mas o sal em 1994 custava R$ 0,18 Kg e hoje não sai por menos de R$ 1,00 (mais de 500%)..


EDIT/Fui na Wikipedia e volto já/

-Dan
Veterano
# ago/11
· votar


R. Marcone
Comprei uma égua por R$3.000,00. Agora ela só vale R$1.000,00.

O barato que ficou caro.


Vc desgastou tanto a égua assim??

R. Marcone
Veterano
# ago/11
· votar


-Dan
Vc desgastou tanto a égua assim?

"Arreganhou" demais. Perdeu o valor.

dibass
Veterano
# ago/11
· votar


Lembro-me quando criança meu pai ia fazer compra do mês (popular rancho aqui no Paraná) e 250R$ era mais suficiente. Isso pra sustentar uma família com 5 pessoas.

Hoje gastamos mais que o dobro para alimentar 4.

Por exemplo o leite que já paguei 0,50 e hoje média de 300% mais caro.

BOREU
Veterano
# ago/11
· votar


R. Marcone

"Arreganhou" demais. Perdeu o valor.

É como carro, né professor? Tem que saber se os serviços por ele(a) prestados, valeram a desvalorização que é certa.

A não ser que seja um animal campeão, reprodutor, etc.

Boa dia, meu prezado.

R. Marcone
Veterano
# ago/11
· votar


BOREU

Teve um tempo que eu só comprava relógios Made in China. Depois fui fazer as contas de quanto eu havia gastado, e vi que não valia a pena. A cada 6 meses jogava um relógio fora.

BOREU
Veterano
# ago/11
· votar


R. Marcone

Teve um tempo que eu só comprava relógios Made in China. Depois fui fazer as contas de quanto eu havia gastado, e vi que não valia a pena. A cada 6 meses jogava um relógio fora.

Como o senhor deve saber, isto chama-se custo não conformidade.

Eu tenho um velho Nokia há mais de três anos...nunca deu problema.

Meu filho já prefere aquelas porcarias da China...é um a cada semestre também (às vezes menos que isso!).

Sobre o tópico, alguém mencionou o custo da internet que caiu...é verdade, mas em compensação a assinatura básica e minutos excedentes (locais) eram tão baratos que a linha chegava a ser declarada em imposto de renda como patrimônio (e era, porque se tratavam de ações PP e ON da Telebrás), lembra professor?

Abs.

-Dan
Veterano
# ago/11
· votar


R. Marcone
Teve um tempo que eu só comprava relógios Made in China. Depois fui fazer as contas de quanto eu havia gastado, e vi que não valia a pena. A cada 6 meses jogava um relógio fora.

Eu fazia isso com tenis piratas.

fgr
Veterano
# ago/11
· votar


dibass
Por exemplo o leite que já paguei 0,50 e hoje média de 300% mais caro.

E o interessante é que a Fabricação é nacional e a qualidade não melhora...

Incrível que o café que nós consumimos, fabricado aqui mesmo na pátria amada e mãe gentil, é o resto, a sobra dos melhores grãos... esses, exportados a preços agradáveis!!!

Aliás, não só o café.. quase todos os agros tb...

R. Marcone
Veterano
# ago/11
· votar


BOREU
a linha chegava a ser declarada em imposto de renda como patrimônio

Em 1990 eu tinha 4 linhas de telefone alugadas. E declarava. É verdade. Mas depois eu vendi as ações e nem me lembro quanto foi.

BOREU
Veterano
# ago/11
· votar


Velhos tempos...

O certo é que na área de tecnologia, via de regra, muda sempre pra melhor.

Mas em áreas como alimentação e qualidade de produtos como sapatos, roupas, móveis, etc. tenho lá minhas dúvidas.

Não se faz mais uma sala de visitas como antigamente. O preço até caiu, mas a gente senta na cadeira e cai também. O que adiantou?

hahahaha....

Buenos...

-Dan
Veterano
# ago/11
· votar


BOREU

Positivei só pq vc nao pos nada em negrito nem em italico... e pq essa da sala é fato!

heheehu!

BOREU
Veterano
# ago/11
· votar


-Dan

Positivei só pq vc nao pos nada em negrito nem em italico.

Jura? Então manda ver, porque agora adeus negritos e itálicos...

hahahahahaha...

(1) pra ti também.

-Dan
Veterano
# ago/11
· votar


BOREU

Jura? Então manda ver, porque agora adeus negritos e itálicos...

hahahahahaha...

(1) pra ti também.



AAeeee \o/!

BOREU
Veterano
# ago/11
· votar


-Dan

(1) pra ti também.


AAeeee \o/!


Sacanagem! Alguém te negativou e a mim também...

Se minha pontuação não voltar, vou lascar de negritos, itálicos, sublinhado e tudo que é recurso só pra me vingar desse maldito!!!


hahahahahahaha

KaTy
Miss Simpatia 2012
# ago/11
· votar


Pãozinho custava 5 centavos. O leite em pacotinho 1 real.

-Dan
Veterano
# ago/11
· votar


BOREU
Se minha pontuação não voltar, vou lascar de negritos, itálicos, sublinhado e tudo que é recurso só pra me vingar desse maldito!!!


hahahahahahaha



Foi não. Ta com 1 pto ainda lá.

KaTy
Miss Simpatia 2012
# ago/11
· votar


E o correto é. Por quê?

BOREU
Veterano
# ago/11
· votar


KaTy

E o correto é. Por quê?

Acabou de levar um negativo por isso, sua chata!

hahahahahaha...

Brincadeira, minha cara, você está corretíssima. Eu fui quem pisou na bola. Só percebi depois, mas aí era tarde.

Mas é sempre bom recordar a velha regra dos "porques":

Por que - utiliza-se quando se faz uma pergunta.
Ex: Por que você não leu a revista?

Por quê - utiliza-se numa pergunta quando o por quê fica no final da frase.
Ex: Você foi embora por quê?

Porque – quando se explica alguma coisa.
Ex: Eu estou perguntando isto, porque eu não sei.

Porquê – quando funciona como um substantivo.
Ex: Eu quero saber o porquê das coisas.


Abração amiga!


/-Dan, dá pra rolar mais um positivo aê?/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pobre tem mais é que se lascar Por que?