Coisas que eu não podia dizer na Faculdade de Filosofia

Autor Mensagem
Die Kunst der Fuge
Veterano
# jul/11
· votar


Fidel Castro
mas nem tudo pode ser decifrado em número, razões ou equações.

Poderia citar alguns exemplos?

Só por curiosidade mesmo, prometo que nem comento se vc não quiser.

Henry Chinaski
Veterano
# jul/11
· votar


pragmatismo científico só é charmoso quando em relações sociais, de resto é um porre.

Fidel Castro
Veterano
# jul/11
· votar


Die Kunst der Fuge

Teologia (hahaha) por exemplo.


Exemplo cretino hehe.

Mas sério mesmo, ciências políticas (não é uma ciência, mas esse é o nome). Um exemplo menos cretino.

Sam Keat
Veterano
# jul/11
· votar


foda-se
odeio filosofia

QUARESMA
Veterano
# jul/11
· votar


Filosofia é coisa de vagabundo que escreve merda num papel pra depois de 500 anos ser reconhecido pela merda que escreveu ("tró")

Agora que que tem demais nesse trecho de Fuckout ai?

Henry Chinaski
Veterano
# jul/11
· votar


fodam-se
odeio quem odeia filosofia

Dylan Thomas
Veterano
# jul/11
· votar


Fidel Castro

Mas aí vc está falando de epistemologia.

J. S. Coltrane
Veterano
# jul/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Nunca vão poder determinar qual raciocínio é mais correto ou qual não é...
Como isso pode ser investigação da verdade?


parabéns, vc já está filosofando

J. S. Coltrane
Veterano
# jul/11
· votar


pragmatismo científico só é charmoso quando em relações sociais, de resto é um porre.

Fuckout

huahauahuahauahau

Fuckout >>> slash >>> all

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jul/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


J. S. Coltrane
parabéns, vc já está filosofando

E sem rodinhas? :)

Agora vou acrescentar o empirismo e pedir para que dois grupos de pessoas determinem o tamanho conhecido "X" de um objeto.

1- Um grupo, representando os filósofos, vai estimar o tamanho sem o auxílio de nenhum objeto de medida. Obterá o tamanho Y.

2- O segundo grupo, representando o empirismo, vai usar o instrumento de medida que desejar, obterá o tamanho Z.

Depois compararemos e vamos ver qual grupo chegou mais próximo do tamanho X e com menor erro.

Pronto, agora só falta realizar os testes.

ps: O exemplo é metafórico.

J. S. Coltrane
Veterano
# jul/11 · Editado por: J. S. Coltrane
· votar


Die Kunst der Fuge

defina objeto, medida, empirismo e erro sem usar conceitos filosóficos

edit. e sem citar Fuckout

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jul/11
· votar


J. S. Coltrane
defina objeto, medida, empirismo e erro sem usar conceitos filosóficos

A menos que você considere semântica e matemática como "conceito filosófico", não há problema algum nisso.

J. S. Coltrane
Veterano
# jul/11 · Editado por: J. S. Coltrane
· votar


Die Kunst der Fuge

a ciência é a filha da filosofia com o poder. O seu discurso é todo ele embasado na filosofia, quer você queira, quer não. Essa pretensa autonomia que você reclama não consegue chegar até a esquina.

edit. semântica é com os barbudos mesmo, a matemática até pode se considerar autônoma

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jul/11
· votar


J. S. Coltrane

Ciência é filosofia com algo a mais
E esse algo a mais faz toda a diferença
Hipótese sem empirismo é mera crença
Afirmar sem refutar ficou pra trás.

É preciso repetir com independência
E reduzir com sabedoria as entidades
Por conta disso a filosofia vai à falência
No caminho em busca da verdade.

Strato_Master
Veterano
# jul/11
· votar


daqui alguns anos, adeptos de uma novo paradigma farão um tópico semelhante sobre as "ciências" atuais que o pessoal daqui idolatra...

Die Kunst der Fuge

Agora vou acrescentar o empirismo e pedir para que dois grupos de pessoas determinem o tamanho conhecido "X" de um objeto.

1- Um grupo, representando os filósofos, vai estimar o tamanho sem o auxílio de nenhum objeto de medida. Obterá o tamanho Y.

2- O segundo grupo, representando o empirismo, vai usar o instrumento de medida que desejar, obterá o tamanho Z.

Depois compararemos e vamos ver qual grupo chegou mais próximo do tamanho X e com menor erro.

Pronto, agora só falta realizar os testes.


esse tipo de exemplo sem sentido é o equivalente empirico ao gerador de lero lero?!?!

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jul/11
· votar


Strato_Master
esse tipo de exemplo sem sentido é o equivalente empirico ao gerador de lero lero?!?!

Não é só porque você não entendeu que é sem sentido.
No mais, pode chamar do que quiser.

Strato_Master
Veterano
# jul/11
· votar


Die Kunst der Fuge

me explica?

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jul/11
· votar


Strato_Master

Eu não entendi também.

EnrickAlves
Veterano
# jul/11
· votar


Konrad
Aguardando ansiosamente seu comentário sobre Marx.

Konrad
Veterano
# jul/11 · Editado por: Konrad
· votar


EnrickAlves
Aguardando ansiosamente seu comentário sobre Marx.


Posso te dizer algo?

Acho Marx uma das maiores mentes que já tivemos na História do Pensamento e das ideias. Toda a percepção dele sobre a História e as relações interpessoais e de poder são mui dignas e perspicazes. O sujeito simplesmente inverteu o polo da observação e jogou um monte de conceitos até então inabaláveis por terra. Criou um conceito de oposição ferrenho, olhou e foi um dos únicos a perceber e dar importância ao crescente fenômeno da "urbanização" na Europa e suas possíveis implicações. (Hoje isso parece óbvio, mas só é óbvio quando se olha de hoje para trás).

O Materialismo Histórico - aqui não importa se está certo ou errado, afinal fala-se de ciências sociais, não é? - é uma visão alternativa e uma interpretação muito bem arquitetadas, e não de todo utópica. O impacto desse ponto de vista nas ciências sociais trouxe muita coisa boa, os estudos sobre a Idade Média, sobre o conceito de Cultura, Literatura, História, óbvio-, Sociologia sofreram uma mudança de objeto que foi muito benéfica em alguns pontos, alargou a visão e o escopo de análise.

Então o que eu posso dizer é que penso que Marx é muito mais relevante, importante e necessário para a História das Ideias do que Kant ou Descartes, por exemplo. Num sentido pragmático da coisa, claro.

O meu grande problema não com Marx, é com os idiotas acéfalos que leram mal Marx e que tranformaram o Marxismo em religião. Infelizmente.

De uma forma geral, eu tendo muito mais a estar à esquerda do que a direita, se parece o contrário é porque ambos os extremos estão muitos idiotizados atualmente.

Konrad
Veterano
# jul/11
· votar


The Fixer
De fato, a filosofia é muito pouco para os dias de hoje. Tudo bem que deu origem à outras ciências e blablabla, mas e daí? Astrologia foi muito importante até certo período, mas depois deixou até de ter importância ( pelo menos no meio científico).

Muito bom o exemplo paralelo à Astrologia. Não havia pensado nisso.

Henry Chinaski
Está amargurado ou de alguma forma arrependido do curso, visto que você está pensando noutra graduação?

Não, amargurado não. Mas eu enjoei de blábláblá e decidi não fazer apologia de algo tão legal quanto pintar com Luxcolor.

A outra graduação se deve ao fato de estar trabalhando com mercado de capitais hoje em dia, sem nenhuma formação formal, por assim dizer. ;)

Black Fire
Gato OT 2011
# jul/11 · Editado por: Black Fire
· votar


E Max Stirner?

Konrad
Veterano
# jul/11
· votar


-Dan
Era o que eu pensava. Curso superior de pseudo-intelectualismo

Concordo com o Fidel no que ele disse, é um curso pelo curso, não tem objetivo definido, é quase um cemitério de ideias. Mas muita gente usa para ganhar a vida.

Dylan Thomas
Wittegenstein... Resolveu agir segundo sua própria filosofia, na verdade apenas uma frase da fragmentação de seu primeiro Eu: "Wovon man nicht sprechen kann, darüber muss man schweigen."

Pois é mano. Você parece ter uma boa bagagem; já tentou ler o Tratactus? É vergonhoso aquilo ser levado à sério.


Die Kunst der Fuge
Menos mal, né?
Porque se fosse seria uma VERGONHA épica.
Investigação da verdade sem empirismo é algo inconcebível.



Na verdade, eu me expressei mal. No ínicio da história do pensamento, os Pré_socráticos estavam muito mais próximos de fazer Filosofia propriamente dita, observando a natureza, descobrindo causas e efeitos, e etc.... Mas ai veio o tio Sócrates e destruiu tudo.

Konrad
Veterano
# jul/11
· votar


Black Fire
E Max Stirner?

O maior esquecido da História da Filosofia. Tio Nitcha plagiou geral.

Konrad
Veterano
# jul/11
· votar


Black Fire

Aliás, você sabe de alguma tradução decente para o inglês, francês ou o que o valha?

F.BankZ
Veterano
# jul/11
· votar


Pensei que ia falar que fumou maconha e se arrependeu :/

Konrad
Veterano
# jul/11
· votar


F.BankZ
Pensei que ia falar que fumou maconha e se arrependeu :/

Nunca fumei.

Black Fire
Gato OT 2011
# jul/11
· votar


Konrad
O único exemplar que eu já encontrei foi uma versão de Portugal scaneada do O único e sua propriedade, tem no 4shared.

Konrad
Veterano
# jul/11
· votar


Black Fire

Valeu.

brunohardrocker
Veterano
# jul/11
· votar


Konrad

posso acender um fogo aqui com "Idade da Razão"?

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Coisas que eu não podia dizer na Faculdade de Filosofia