Coisas que eu não podia dizer na Faculdade de Filosofia: Filósofos Úteis

    Autor Mensagem
    Konrad
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: Konrad


    No último tópico houve mensagens do tipo "vou gostar de Filosofia mesmo assim" "topico medíocre" e etc. O que posso dizer?

    Bom, não desprezo a Filosofia. Desprezo os acadêmicos filosóficos, que alimentam um sistema que se parece com a ilha de Laputa; desprezo as ideias vazias que só se sustentam por meio da obscuridade, desprezo todo tipo de análise não sincera, que se esconde atrás de um véu que mostra na verdade uma harpia.

    A filosofia deve ser prática, deve ter relação com o popular, como a vida corriqueira, e não deve ser uma atividade altaneira a que só os inteligentes veem.

    Assim sendo, considero os filósofos abaixo legíveis e úteis, de linguagem clara e entendimento relativamente fácil, e citando uma crítica do outro tópico: Sim, a Filosofia é a arte de ir contra o óbvio, e o óbvio nesse caso é que a própria Filosofdia se transformou em nada mais doque uma atividade acadêmica embusteira que usa dinheiro do contribuinte para alimentar a si mesma e para criar novas gerações de embusteiros. Aliás, a própria separação entre acadêmico é popular, útil, e proveitoso na área de humanas em geral é prova do estado deplorável em que se encontra essa bela área. Desta forma, medíocre é quem vota por manter estes status quo (uma expressão latina fora de contexto para agradar os pedantes) com base em argumentos de informação oculta.

    Bom, a primeira lista, afinal, com os filósofos que considero de fato legíveis e interessantes.


    Sêneca: Sêneca é grande porque se reconheceu como pequeno; embora tenha exercidos altos cargos políticos, sempre manteve em seus escritos a dúvida e a certeza da inconfiabilidade do tempo e dos homens. Sua receita quase estóica, por assim dizer, funciona a partir de um princípio básico. Espere tudo de de todo mundo.

    Montaigne: O francês teve uma vida plena e vários aspectos: político, capitão, mulherengo, senhor de terras e uma cultura clássica abastada. Decidiu-se retirarse parasua propriedade e escrever textos reflexivos sobre o que quer que lhe fosse interessante. O resultado foi a invenção de um gênero de composição, o Ensaio, e uma monumental obra em três volumes que aborda todos os aspcetos da vida humana; são textos de fácil leitura - mesmo em francês - plenos de observações sagazes não só da sociedade francesa de seu tempo, mas do homem como um todo, sobre o sexo, as relações interpessoais, guerras, políticas, propriedades privada, os nativos do recém descoberto Brasil.

    Enfim, um escritor de primeira, que raramente é citado nas faculdades de Filosofia, e que, contudo, tem um corpus de trabalho magnânimo e de fácil acesso e entendimento.

    Hobbes: O maior analista político que já passou por esta terra. Hobbes de certa forma sistematizou e sintetizou a ideia do Estado moderno.

    Como não pode deixar de ser, tinha uma grande intuição e poder de observação, a partir dos quais criou sua própria visão da história e da organização social humana. Para ele, os seres humaos são movidos unica e exclusivamente por três coisas: Power, Money and Glory, em ordem de prioridade intercambiável entre si.

    La Rouchefoucauld: Não se engane pelo segundo nome. Esse moralista francês mortos há 300 anos é o autor das Máximas, um pequeno grande livro que traz em aforismos (estilo que o tio Nitcha copiou) baseados na abservação da alta sociedade francesa, parisense sobretudo, da época.

    Pelo caráter não nominal e da obra, François de La Rouchefoucauld pode tecer comentários sarcásticos e precisos sobre todas as relações superficiais e excusas da corte em que vivia, pondo a nu a natureza humana. Vale a leitura, tanto pelo estilo conciso quanto pelo conteúdo fantástico.

    Karl Marx: Acho Marx uma das maiores mentes que já tivemos na História do Pensamento e das ideias. Toda a percepção dele sobre a História e as relações interpessoais e de poder são mui dignas e perspicazes. O sujeito simplesmente inverteu o polo da observação e jogou um monte de conceitos até então inabaláveis por terra. Criou um conceito de oposição ferrenho, olhou e foi um dos únicos a perceber e dar importância ao crescente fenômeno da "urbanização" na Europa e suas possíveis implicações. (Hoje isso parece óbvio, mas só é óbvio quando se olha de hoje para trás).

    O Materialismo Histórico - aqui não importa se está certo ou errado, afinal fala-se de ciências sociais, não é? - é uma visão alternativa e uma interpretação muito bem arquitetadas, e não de todo utópica. O impacto desse ponto de vista nas ciências sociais trouxe muita coisa boa, os estudos sobre a Idade Média, sobre o conceito de Cultura, Literatura, História, óbvio-, Sociologia sofreram uma mudança de objeto que foi muito benéfica em alguns pontos, alargou a visão e o escopo de análise.

    Então o que eu posso dizer é que penso que Marx é muito mais relevante, importante e necessário para a História das Ideias do que Kant ou Descartes, por exemplo. Num sentido pragmático da coisa, claro. No sentido de movimentar o mundo, agitar o balaio das ideias velhas, e colocá-las pelo avessso.

    O meu grande problema não com Marx, é com os idiotas acéfalos que leram mal Marx e que tranformaram o Marxismo em religião. Infelizmente.

    SODAPOP
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Coisas que eu não podia dizer na Faculdade de Filosofia

    -oi, o que vc quer aqui na biblioteca de filosofia?

    -Kant, por favor

    -Larararáááá laiááááá...

    Konrad
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    SODAPOP

    Eu já ouvi essa piada ao vivo, na Faculdade. O ser humano não é nada original.

    Abç

    Slash_1989
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    SODAPOP
    deusss

    SODAPOP
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    estou profundamente envergonhado, mas salvei o tópico

    Sêneca

    HAHAHAAHA o Seneca do International Superstar Soccer Deluxe

    SODAPOP
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: SODAPOP
    · votar


    O meu grande problema não com Marx, é com os idiotas acéfalos

    ora mais

    Henry Chinaski
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Aguardava ancioso!

    Konrad
    O que você acha da carreira acadêmica na área das humanas (não necessariamente filosofia)? Não tenho bem uma pergunta formulada, mas imagino que você tenha alguma ideia de como funciona esse submundo. Acha que tem espaço para jovens apaixonados que não querem cair nesse pedantismo pseudo intelectual que você mesmo critica?

    SODAPOP
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    parei, mas pow, ponto de vista interessante, levando em conta que eu peguei ontem um livro do Leibniz e outro do Deleuze e não entendi nem o prefácio

    Konrad
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    SODAPOP
    HAHAHAAHA o Seneca do International Superstar Soccer Deluxe

    Jogeui muito o ISSS 2000. Nunca achei um jogo melhor, em qualquer plataforma.

    Henry Chinaski

    Seja mais claro. Eu acho que na área de Humanas há muita poderidão e uma subcultura de perpetuação do mais do mesmo. Porém minha visão é limitadaà Filosofia e Letras - por experiência própria- e por História, já que fui casado com uma Historiadora. (Ha, não marxista).

    É muito difícil remar contra a maré, mas dependendo do que você que para sua vida, e de suas circusntâncias, uma carreira nesssa área pode ser muito interessante, são boas distrações intelectuais, há bons salários, boas viagens, muitas professoras e graduandas gostosas impregnadas de "liberdade".

    Eu, particularmente, me cansei um pouco dessa vida, trabalho para me sustentar há muito tempo, ralei demais para me formar, tinha grandes expectativas de fazer coisas úteis e relevantes para as pessoas, mas o sistema não é assim. É esse ai e pronto, poucos estão de fato ali por uma questão de curiosidade no sentido estrito da palavra. Eu estava, entende? Não deixe essa minha decepção influenciar muito a sua opinião, de forma alguma, minhas circusntâncias são muito diferentes das suas, com toda certeza, e para você essa carreira pode ser a ideal.

    Hoje eu estou pragmático, muito mais do que achei que eu eu era. Vai ver é a maturidade.

    Mas explique-me mais ai, detalhe-se.

    Konrad
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    SODAPOP
    outro do Deleuze e não entendi nem o prefácio

    Esse ai, PQP. É foda mesmo. Pior que ele só Lacan, mas ai não é minha área mais.

    Henry Chinaski
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Konrad
    Quero saber como funciona a carreira acadêmica mesmo, se consigo sobreviver - mesmo que levando uma vida espartana - apenas por estudar. Não tenho a menor ideia de como funciona esse meio, de trabalhar em uma universidade, fazendo uma "pós" atras da outra, como se situa isso no mercado, enfim. Imagino que o que mais tenha por ai é recém formado atrás de fazer pós, e que não seja facil conseguir estabilidade nesse meio como caso eu optasse por um curso de maior mercado.

    Acho que o que pega mesmo é a incerteza, mesmo achando que meu negócio é estudar pro resto da vida.

    Dylan Thomas
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Henry Chinaski

    Pra pós vc pode ganhar bolsa. Com doutorado vc ganha de uns 6,7 até uns 12 mil (Assis Brasil style hehe).

    Cavaleiro
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Rawls

    mikia
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    a própria Filosofdia
    Filosofdia
    Filosofdia
    Filosofdia
    Filosofdia
    Filosofdia

    SODAPOP
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    filoso fudia

    Henry Chinaski
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    up

    J. S. Coltrane
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Henry Chinaski

    tô tentando mestrado acadêmico para ver se levo jeito para coisa, em urbanismo/geografia urbana.

    Henry Chinaski
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    J. S. Coltrane
    Vai receber bolsa?

    Porque "jeito pra coisa"? Que tipo de jeito precisa ter?

    pq?pq?/

    J. S. Coltrane
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Henry Chinaski

    provavelmente rola bolsa, o Lula liberou geral. É um trabalho, tem partes boas e ruins que só dá para saber fazendo. Pesquisa é foco, não dá para ficar viajando em tudo, tem que delimitar bem, tals. E ler muito.

    AnaClara
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    No último tópico houve mensagens do tipo "vou gostar de Filosofia mesmo assim"

    Eu disse isso no ultimo tópico, mas tudo o que eu sei sobre filosofia eu li no mundo de sofia e com aulas de filosofia com uma professora de historia

    Ou seja, nada.

    Bom tópico.

    J. S. Coltrane
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: J. S. Coltrane
    · votar


    Henry Chinaski

    já leu uma tese? Recomendo, algumas são boas.

    Henry Chinaski
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: Henry Chinaski
    · votar


    J. S. Coltrane
    Nunca entendi esse negócio de pesquisa.. O que um acadêmico na ramo da filosofia pesquisa? Tu conhece algum lugar onde eu possa fazer essas perguntas sem importunar os outros?

    ___
    Não, se puder recomendar alguma, agradeço.

    J. S. Coltrane
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Henry Chinaski

    cara, pesquisa sem parte empírica eu nem me arrisco e nem sei como funciona.

    Tu conhece algum lugar onde eu possa fazer essas perguntas sem importunar os outros?

    aqui, dá uma olhada nos posts do devil boy, bog, tia rute. Ou cria um pótico sobre.

    J. S. Coltrane
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Henry Chinaski
    Não, se puder recomendar alguma, agradeço.

    Cara, já li a do Nabil Bonduki [tem um resumo aqui http://www.ufpel.edu.br/faurb/prograu/documentos/artigo1-habitacaosoci al.pdf ]

    E uma outra chamada "Esportes de aventura e risco na montanha -- um mergulho no imaginário" Não sei de quem era.

    Mas não é nada de filosofia, é tudo empírico

    -Toolbar-
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    SODAPOP
    Coisas que eu não podia dizer na Faculdade de Filosofia

    -oi, o que vc quer aqui na biblioteca de filosofia?

    -Kant, por favor

    -Larararáááá laiááááá...


    Achei que o tópico seria assim. Achei que o tópico seria um pouco mais interessante.

    Kensei
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Konrad
    Bom tópico, mandou bem em compartilhar as ideias.

    Henry Chinaski
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    J. S. Coltrane
    Valeu mano, vou ler sim.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Coisas que eu não podia dizer na Faculdade de Filosofia: Filósofos Úteis