E se um ladrão invadisse a sua casa

Autor Mensagem
Kaíque
Veterano
# jul/11
· votar


seria justo você ser condenado?

não


Toalhinha
Veterano
# jul/11
· votar


O intruso morre se entrar aqui e eu não estiver em casa. Tenho cães dilaceradores de criancinhas e isso me preocupa em 0,34%. Acho que eu deveria ter uma daquelas placas que diz "cuidado com o cão".

Alguem sabe se isso teria algum tipo de impacto judicial? O.o

Kaíque
Veterano
# jul/11
· votar


Toalhinha
Porque não tem uma placa??
Vai que um desprovido de fortuna resolve pular aí pra pegar uma bola, ou seilá
Mulequinho tem dessas

KaTy
Miss Simpatia 2012
# jul/11
· votar


Toalhinha
Homicídio culposo.

Índio_DT
Veterano
# jul/11
· votar


Mas com certeza eu sentaria o prego no filho duma égua.
E ainda alegaria legítima defesa.

Xeper
Veterano
# jul/11
· votar


http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2011/07/homem-morre-em-go ias-com-dois-tiros-de-arma-feita-com-ratoeira.html

Jigsaw Brazuca

EternoRocker
Veterano
# jul/11 · Editado por: EternoRocker
· votar


Toalhinha

Sim... teria.

No tópico:

O lance é o seguinte... SEGUNDO O MEU ENTENDIMENTO.

O cara deveria ser condenado por homicídio doloso SIM...

1º Não agiu em legitima defesa...
2º Ele não armou a armadilha ali para proteger seu patrimônio... ele realmente queria matar quem passasse pela porta... ta aí o que configura o crime doloso;
3º Se o cara já tinha assaltado antes, não cabe ao sujeito "fazer a justiça" ao modo dele...
4º Se fosse muro com lanças, vidros, arame farpado, cerca elétrica (com o devido aviso de que é elétrica), e o bandido morresse, teria sido por sua única e exclusiva culpa... por isso quem tem cachorro mortal em casa deve pregar no portão a plaquinha do "Cão Bravo"... caso contrário, a interpretação é de que vc tirou qualquer chance de defesa de quem quer que seja.
5º Uma coisa é vc ter no seu quintal um cachorro... cuja função não é matar, mas sim amedrontar quem quer que seja. Outra é vc montar um dispositivo que efetivamente vai levar qualquer um a morte.

Por fim... se a atitude do cabra fosse legítima, o que me impede de por pra dentro da minha casa quem eu quiser pra depois tirar sua vida ???

Pego um desafeto... levo pra minha casa.... dou um tiro na cara dele... e digo que ele estava tentando me roubar. Seria simples matar ou morrer né ???

Índio_DT
Veterano
# jul/11
· votar


EternoRocker
Por fim... se a atitude do cabra fosse legítima, o que me impede de por pra dentro da minha casa quem eu quiser pra depois tirar sua vida ???

Pego um desafeto... levo pra minha casa.... dou um tiro na cara dele... e digo que ele estava tentando me roubar. Seria simples matar ou morrer né ???


Pra isso existe julgamento. Com certeza se vc matasse um cara da forma que tu citou ae, teriam testemunhas e tudo mais. Agora, quem vai testemunhar a favor do féladapóta que tá tentando roubar a sua casa?

brunohardrocker
Veterano
# jul/11
· votar


Eu convidaria para tomar um cafézinho e depois ajudaria a carregar as coisas.

EternoRocker
Veterano
# jul/11
· votar


Índio_DT

Pra isso existe julgamento. Com certeza se vc matasse um cara da forma que tu citou ae, teriam testemunhas e tudo mais

Quem disse ???

E do mesmo jeito que existe julgamento para legítima defesa, também existe para crimes de roubo... digamos, não cabe à vítima determinar qual a sentença do bandido.

Por isso acho que o cara deve ser processado e condenado mesmo.

Toalhinha
Veterano
# jul/11
· votar


Kaíque
poisé, não sei. O.o
até comprei uma e perdi, mas é esquisito ter uma placa dizendo que seus cães são descontrolados.. =( não acho que alguem seria louco o suficiente pra olhar pela grade e pular.

KaTy
com ou sem placa?

Toalhinha
Veterano
# jul/11
· votar


Até pq ele premeditou e investiu tempo na armadilha. podia ter usado esse tempo pra trancar e porta ¬¬"

Índio_DT
Veterano
# jul/11
· votar


EternoRocker
Quem disse ???

E do mesmo jeito que existe julgamento para legítima defesa, também existe para crimes de roubo... digamos, não cabe à vítima determinar qual a sentença do bandido.

Por isso acho que o cara deve ser processado e condenado mesmo.


Brother, se no julgamento tu disser que matou o cara pq o meliante tava tentando assaltar a sua casa, com testemunhas, não tem cabimento vc ser condenado.
Se nao tiver testemunhas, é outra história. De qualquer forma, você será julgado.
Não tem como saber se a intenção do cara é roubar sua casa, te matar, tomar um café...
A Lei existe, mas ela é voltada para o âmbito humano. Averiguadas ambas as partes, nessa situação, não tem como vc ser condenado.


Agooora, se for com arma de fogo, é diferente...sem a autorização pra usar a arma e talz...

Tubaína
Veterano
# jul/11
· votar


EternoRocker
Então né.. nos trâmites legais, o seu entendimento é o que se encaixa.

Vai ser condenado por homicídio doloso e qualificado e sua pena pode chegar aos 30 anos em regime fechado.

Porém, não é isso que o tiozinho lá queria pra ele. Eu o entendo. O cara foi assaltado 8 vezes, salvo engano. Quem o protege? Cadê a Segurança Pública garantida TAMBÉM EM LEI?? Entende...

Ele tomou as providências dele, já que o 'Estado' não toma.
Esperaria o tiozinho que o bandido, sim a vítima era comprovadamente um assassino devido à carta de intimação que encontraram em seu bolso, que este bandido entrasse em sua residência e tirasse a sua vida?
Antes que fizessem com ele, ele o fez.
Acho válido, uma vez que ele tinha realmente a intenção de matar... mas não matar QUALQUER PESSOA.. nem matar nenhum INOCENTE... mas uma pessoa que tinha PRIMEIRA e UNICAMENTE A INTENÇÃO de ROUBAR, MATAR, e sei lá mais o que um ser dotado de torpeza pode ser capaz de fazer...

Entende... Eu sei que a lei diz isso.. que a lei foi feita pra os casos em que realmente a pessoa pode atrair um inocente para matar em sua casa... Mas deveriam ser criadas leis que beneficiassem as pessoas nestes casos.. com os devidos cuidados e investigações... com a perícia local.. com a ficha criminal do possível suspeito e etc.

Será que vamos sempre ser os culpados por tamanha injustiça? E quem cuidará ou quis cuidar do tiozinho? E ele sendo relativamente pobre, como vai instalar cerca elétrica? E como pode encher o muro de arame farpado, vidros, pregos.. e todas as legítimas ofendículas... se isso é facilmente burlado por um filho da puta ladrão safado que está ali apenas com o objetivo de fazer o mal.. subtrair e até matar desmotivadamente?

Não sou tola.. e se que a vida é uma dádiva.. e que não cabe a ninguém tirar a vida de ninguém... mas o que faria um homicida ao entrar na casa do senhor?! só não iria oferecer cuidados, companhia e a sua amizade, né?!
Sei também que não é inteligente agir 'da mesma forma' ou 'fazer justiça com as próprias mãos'... Mas se ele não fizesse, quem faria?! Quem?! Alguém ou alguma repartição pública diante dos 8 assaltos o ressarciu? não né?! E se tirassem a vida do tiozinho? Quem iria dá-la de volta? Heim?! Impossível!!!!!

O assassino que, literalmente, se foda.. Até porque estava em liberdade provisória e já ia fazer o mal novamente. Sem 'cura'.... O velho fez um favor em tirar mais um filho da puta dessas da vida...
É desse jeito que a Sociedade pensa.. E esse jeito NESTE CASO, frise-se, está correto!!

Pra finalizar... já dizia inteligentemente nosso Raul:

"Eu que não me sento
No trono de um apartamento
Com a boca escancarada
Cheia de dentes
Esperando a morte chegar...

Porque longe das cercas
Embandeiradas
Que separam quintais
No cume calmo
Do meu olho que vê
Assenta a sombra clara
de um filho da puta roubador...


Tubaína
Veterano
# jul/11 · Editado por: Tubaína
· votar


Índio_DT
Independente da opinião da sociedade... ele vai ser julgado por homicídio doloso qualificado... aprontou uma emboscada com a intenção de matar, assumiu o risco, teve previsibilidade do objeto (fato = que era a morte)...

Pode ser condenado sim a até 30 anos ( que é o máximo no nosso CP ) em regime fechado...


Infelizmente...

Agora.. veja.. se fosse o contrário né... se o diabo tivesse matado o senhor... Ia ser procurado.. porque fugiria... SE FOSSE PEGO.. ia passar muito menos tempo na cadeia.. quando não fosse posto em liberdade...

Agora vejamos.. que vale mais a vida do filho da puta assassino.. ou a vida do velho trabalhador!?

Se a vida tem valores iguais.. e a defesa é para a vida... Eu penso que o senhor deva ser inocentado. Ponto!

EternoRocker
Veterano
# jul/11
· votar


Índio_DT

Ó... entendo sua colocação...

Claro que se o cara invade sua casa, estando ele armado e vc o mata.... estamos diante da legítima defesa.

Não pelo fato de que vc pode matar alguém por ela estar roubando sua televisão... mas sim pq o cara está armado e isso é um perígo eminente à sua vida.

Pro caso em tela, devemos considerar que o bem maior, inclusive protegido pela Constituição, é a VIDA.

O que em breves linhas ocorreu foi que o camarada armou um dispositivo pra MATAR quem tentasse roubar sua televisão, som etc...

O cara nem estava em casa... daí que ele tirou a vida de uma pessoa sem a menor necessidade, sem que a vida dele estivesse correndo qualquer risco.

Tirando a raiva que dá de ser assaltado, furtado.... tirando a emoção de toda a coisa... mesmo que o cara seja um ladrão... a vida dele vale menos do que bens materiais ???

Zandor
Veterano
# jul/11
· votar


Se o ladrão entrasse na minha casa ele seria tipo um ninja porque eu moro no 4º andar

GTotti
Veterano
# jul/11 · Editado por: GTotti
· votar


EternoRocker
Ate entendi oq tu falou!

mas entao a atitude correta seria esperar escondidinho sentado numa poltrona de couro com a luz apagada! dai quando ele abrisse a porta sorrateiramente o senhor deveria acender a luz e perguntar "boa noite, o sr esta perdido?"

a casa é asilo inviolável! (nao que de o direito de matar qualquer um que entre, mas ...)

eu DUVIDO que esse cidadão seja preso por ter feito o que fez.

Zandor
Veterano
# jul/11
· votar


a vida dele vale menos do que bens materiais ???


A vida dele tem valor negativo, porque a tendencia é ela acabar com outras vidas além da dele. Então se alguém tirar ela, a raça humana lucra.

Tubaína
Veterano
# jul/11
· votar


GTotti
É bem mais capaz que o cidadão correto seja preso e condenado.. que se fosse o filho da puta que tivesse matado o velho.. esse sim.. eu duvidaria que fosse condenado...

... êw Brasil!

Black Fire
Gato OT 2011
# jul/11
· votar


Se eu deixasse uma arma carregada e feita na base da gambiarra, que poderia disparar a qualquer momento e matar quem estivesse passando na rua no momento, seria.

GTotti
Veterano
# jul/11
· votar


Tubaína
Subsunção do fato à norma nao é mais utilizado por quase ng!
a "tendência" é a teoria tridimencional!
por isso "afirmo"
o cidadao n vai ser preso n

EternoRocker
Veterano
# jul/11
· votar


Tubaína

Vc é estudante de direito... então vc deve saber... ou vai aprender... que intensão não se pune.

Daí que vc aprovar o que o cara fez pensando que A INTENÇÃO DO INVASOR ERA X ou Y, é um pensamento que vai dar margem pra outras tantas possibilidades vagas.... o mundo jurídico não é o mundo do SE.

O cara foi assaltado 8 vezes, salvo engano. Quem o protege? Cadê a Segurança Pública garantida TAMBÉM EM LEI?? Entende...

Não... não entendo.

Eu tenho vizinhos corinthianos... toda noite que o corinthians joga é uma putaria do lado do meu quarto... Já pedi pra não fazerem tanta bagunça, já chamei a polícia... mas não adianta... eles me perturbam muito... eu não consigo dormir... e isso pra mim é um inferno.

E aí.... mato ou não mato ???

Existem leis... e ninguém está acima da lei...

Mesmo que o cara já tivesse cometido um homicídio... como vc falou... o que ele tinha no bolso ???

Esperaria o tiozinho que o bandido, sim a vítima era comprovadamente um assassino devido à carta de intimação que encontraram em seu bolso

O que é uma carta de intimação ??? Com certeza a justiça estava no calcanhar dele por conta do homicídio praticado... ou seja... já estava sendo processado por aquilo.

Sei também que não é inteligente agir 'da mesma forma' ou 'fazer justiça com as próprias mãos'... Mas se ele não fizesse, quem faria?! Quem?! Alguém ou alguma repartição pública diante dos 8 assaltos o ressarciu? não né?! E se tirassem a vida do tiozinho? Quem iria dá-la de volta? Heim?! Impossível!!!!!

Mais uma vez entramos no campo das hipóteses... e o estado não deve fazer papel de seguradora do cidadão.

Pra não estender muito... muitas das leis que a galera não compreende servem justamento pra evitar isso... que o país se torne um verdadeiro bang-bang...

Por vc, todo bandido deveria ser sumariamente executado... massss... a lei é criada por homens, os julgamentos são feitos por homens... as interpretações são feitas por homens.... e homens erram.

Só pense no seguinte... Sou filho do cara que assaltava... eu sou do bem... meu pai roubava... era errado... mas era meu pai... ele sequer utilizava-se de arma... mas foi covardemente morto por uma armadilha.... Eu sei quem matou meu pai... e esse cara deve morrer.

Pensou no tamanho da bola de neve que vc alimenta ???

Falhas ou não, as leis existem... e devem ser cumpridas.

Lembrando que nem Jesus agradou a todo mundo, quem dirá um legislador.

Obs.: Raul é um saco.

EternoRocker
Veterano
# jul/11
· votar


Zandor

A vida dele tem valor negativo, porque a tendencia é ela acabar com outras vidas além da dele. Então se alguém tirar ela, a raça humana lucra.

Já viu uma fileira de dominó caindo... é igual.

Um bonzinho mata um malvadinho... logo... o bonzinho virou malvadinho e precisa ser morto por outro bonzinho que posteriormente será o malvadinho da vez.... /loop

Qq coisa fora isso é aprovar grupos de extermínio quem matam e mal sabem quem estão matando.

Índio_DT
Veterano
# jul/11
· votar


Tubaína
O cara vai ser julgado por homicídio doloso, mas nao vai ser condenado.
A Lei de legitima defesa tem brechas. O correto seria a condenação, mas não tem como ser condenado. E mais: o Juri é feito por pessoas comuns.

EternoRocker
Eu entendi man...a sua colocação tá perfeita. Mas a pessoa não tem como ser presa. Mas é por questões humanas. A Lei é falha.

EternoRocker
Veterano
# jul/11
· votar


Índio_DT

Aí é esperar pra ver... pode ser que sim... pode ser que não...

GTotti

Nessa da teoria tridimensional... de uma dica aí pra gente do pq vc entende que o cara não vai ser preso.

Obs.: Vou no dar uma saídinha e jajá eu volto.... beijocas geral !!!

~:0)

Guitar_RdS
Veterano
# jul/11
· votar


O assassino que, literalmente, se foda.. Até porque estava em liberdade provisória e já ia fazer o mal novamente. Sem 'cura'.... O velho fez um favor em tirar mais um filho da puta dessas da vida...
É desse jeito que a Sociedade pensa.. E esse jeito NESTE CASO, frise-se, está correto!!


Não concordo totalmente com isso, não emotivamente. Se fosse racionalmente não há como prever o futuro.

No meu íntimo eu sei que não se pode matar um cara que "tentou" roubar sua casa. Mas eu fico com a pergunta: e se o velhinho tivesse sido morto por esse delinquente?

É bem mais capaz que o cidadão correto seja preso e condenado.. que se fosse o filho da puta que tivesse matado o velho.. esse sim.. eu duvidaria que fosse condenado...

... êw Brasil!


Nisso eu concordo completamente.

geracaoanos2000
Veterano
# jul/11
· votar


Se o cara que inventou essa arma fabricar e vender no ML eu compro!!!

Zandor
Veterano
# jul/11
· votar


Um bonzinho mata um malvadinho... logo... o bonzinho virou malvadinho e precisa ser morto por outro bonzinho que posteriormente será o malvadinho da vez.... /loop

Detalhe que o bonzinho não vira malvadinho só por matar o malvadinho, ele vira malvadinho se passar a se comportar como tal, matando outros bonzinhos. Bem vs. Mal.

Guitar_RdS
Veterano
# jul/11
· votar


Detalhe que o bonzinho não vira malvadinho só por matar o malvadinho, ele vira malvadinho se passar a se comportar como tal, matando outros bonzinhos. Bem vs. Mal.

Creio que ele se referiu ao contexto anterior, pensando (supostamente) como o filho do que foi morto.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a E se um ladrão invadisse a sua casa