Não construa nada fundamentado em mentiras.

    Autor Mensagem
    Arkkienkeli
    Veterano
    # jul/11


    Essa é a dica que eu dou.

    Nunca, repito, nunca construa nada baseado em uma ou mais mentiras.

    Mentir não vale a pena. A verdade compensa no final.

    Kaíque
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Ok, pode deixar..

    /mentira

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    http://www2.uol.com.br/vivermente/reportagens/ninguem_vive_sem_mentir_ imprimir.html

    Trecho incial:

    Ninguém vive sem mentir
    Psicólogos, antropólogos e neurobiólogos confirmam: mentir não é apenas um processo cognitivo complexo, mas também um componente decisivo de nossa competência social

    "Não levantarás falso testemunho", reza o oitavo mandamento. Outrora esculpido em pedra, hoje ele não vale sequer o papel em que é impresso. É, acima de tudo, desrespeitado. Desde que Adão e Eva contaram a primeira mentira da história da Humanidade, o que vale mesmo em nossa espécie é a palavra não cumprida - nisso, psicólogos e sociólogos concordam. Todo ser humano trapaceia, mente e engana; e, diga-se de passagem, faz isso de forma corriqueira, resoluta, refinada e calculista. Você também, aliás! Ah, não? Então você diz com todas as letras ao dono da casa que aquela festa para a qual ele lhe convidou estava um tédio mortal?

    É fato científico que engodos e mentiras são nossos companheiros constantes. Em 1997, por exemplo, o psicólogo Gerald Jellison, da Universidade do Sul da Califórnia, Estados Unidos, ouviu as conversas diárias de 20 pessoas submetidas a uma experiência e analisou as fitas gravadas em busca de inverdades. O resultado é acachapante para os amantes da verdade: do ponto de vista estatístico, mesmo os mais sinceros participantes disseram uma mentira a cada oito minutos. "Em geral, são apenas mentirinhas, mas, de todo modo, são o que são: mentiras", avalia Jellison. Na opinião do psicólogo, procuramos constantemente desculpas para comportamentos que outros poderiam julgar inadequados. Assim, inventamos um engarrafamento como pretexto para um atraso, ainda que, sinceramente, não tivéssemos a menor intenção de ser pontual. Os maiores mentirosos revelados pela pesquisa de Jellison são pessoas com maior número de contatos sociais - vendedores, auxiliares de consultórios médicos, advogados, psicólogos e jornalistas.

    "O engodo é componente tão central em nossas vidas que compreender melhor esse fenômeno é algo importante para quase todos os assuntos humanos", sentencia Paul Ekman, diretor do Laboratório de Interação Humana, de San Francisco, e um dos pioneiros na pesquisa da mentira. A fim de aprofundar suas investigações sobre o assunto, neurocientistas reúnem pessoas para que digam inverdades em laboratório, enquanto eles medem a atividade nas diversas regiões cerebrais dos mentirosos. Psicólogos analisam a mímica facial e os gestos, em busca de sinais que denunciem a falácia; estudam também nossa capacidade de detectar mentiras e tentam estabelecer em que momento as crianças aprendem a contar suas primeiras lorotas.


    Sem maldade

    O mais surpreendente nos resultados dessas pesquisas é que elas retiram, pouco a pouco, o estigma negativo das mentiras. Muitos antropólogos acreditam que esse tão destacado talento humano para artimanhas sutis e embustes astuciosos não constitui absolutamente uma capacidade a se lamentar. Sua origem não seria um pendor para a maldade, mas comporia, antes, elemento decisivo de nossa inteligência social. "Superestima-se o valor moral de se dizer a verdade", escreve, por exemplo, David Nyberg, professor de filosofia e pedagogia na Universidade de Nova York. "Sem o engodo e o despistamento, nossas complexas relações seriam impensáveis".

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Se não compensasse em Brasília só teria mendigo.

    Fidel Castro
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Alguém andou tomando um rapa da vida...

    renansena777
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Nao construa nada baseado em mentiras...

    a nao ser que voce estaja na internet

    mikia
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    :/

    brunohardrocker
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Die Kunst der Fuge

    O texto quase todo é bom e eu concordo. Mas tropeça por generalizar equivocadamente. Se existem fatos que comprovem que a verdade pode ser muito mais compensatória que a mentira, não tem porque "sociólogos e psicólogos" concluírem que "o que vale é a mentira."

    Além de não saber o que significa "mandamento", ao dizer que só pelo motivo de ser desrespeitado e passa a perder o valor. Mandamento é mandamento, desobedecimento é desobedecimento.

    No mais, o texto se baseia naquelas "mentirinhas" que a gente usa pra ter uma boa diplomacia social. Ele escapa de falar sobre as maiores corrupções. O que ele se refere como "mentira", na verdade seria falta de Assertividade.

    Simonhead
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Arkkienkeli

    Meu casamento é baseado em mentiras. 19 anos e indo firme!







    (brincadeira)

    Headshock
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Impossible man!

    Sam Keat
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Não construa nada fundamentado em mentiras.

    vc teria que ter dito isso pra igreja catolica algum tempo atras...

    Kobberminer
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Hum... olha aí a nossa perfeita sociedade, justa e prazerosa, baseada em mentiras...

    Jeehs
    Gata OT 2012
    # jul/11
    · votar


    Sam Keat
    vc teria que ter dito isso pra igreja catolica algum tempo atras...

    aaaaaaah um bom tempo atras né.... pois se a mentiras com quem prega não mentir! então o mundo está perdido de vez!

    Chespirito
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Arkkienkeli

    Blz.

    Codinome Jones
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Vá se catar.

    Mentir >>> Slash

    Vick Vaporub
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Arkkienkeli

    E quem é você?

    Arkkienkeli
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Vick Vaporub
    Eu sou seu pai.

    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Arkkienkeli
    Não construa nada fundamentado em mentiras, nem um multi.

    Gaiteiro15
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Diz-se que alguém é bom ou mau não pelo fato de mentir ou não, mas pelo nível de periculosidade de suas mentiras.

    wild.man
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Eu vivo uma mentira.

    pulgadopc
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    eu sou uma mentira.

    Codinome Jones
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Eu comi uma mentira

    Rafa-Ban
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Não construa nada fundamentado em mentiras.



    a não ser uma carreira na politica ou na música pop

    faith_girl
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    "Sem o engodo e o despistamento, nossas complexas relações seriam impensáveis".
    pouts conversei isso com a minha amiga ontem o.O
    isso vai fica na minha cabeça...

    Codinome Jones
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Sem o engodo e o despistamento, nossas complexas relações seriam impensáveis".

    Eu acho que isso é mimimi racionalizado de quem não nunca tentou~.

    brunohardrocker
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Codinome Jones

    Seria como postar no FCC, sem a pretenção de que seus posts causassem efeitos.

    Pedro_Borges
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Die Kunst der Fuge

    Concordo com a matéria, porém, deve ser ponderada como o brunohardrocker bem colocou.

    Acredito que o Arkkienkeli quis dizer é justamente essa mentira da qual certas pessoas a usam para se locupletarem e até mesmo formar um meio de sobrevivência ou para se beneficiarem economicamente num ato relevante.


    É como o velho ditado: construir castelos de areias.

    SODAPOP
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    The Blue Special Guitar
    Se não compensasse em Brasília só teria mendigo.


    claro, afinal em Brasília habitam 2 milhões e meio de políticos

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Não construa nada fundamentado em mentiras.