A matemática do par ou ímpar

Autor Mensagem
Índio_DT
Veterano
# jul/11
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Rafael Walkabout
Apelido carinhoso =)

_FrEd_
Veterano
# jul/11
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QUARESMA

Ixi, agora que vi o q tu ta fazendo...

Enfim, vc soh eskeceu que nesse tipo de analise (0 1) é diferente de (1 0), entao:

Impar vai dar o dobro de chances: 18

Par vai dar o dobro menos os que ja são repitidos(00 11 22 33 44 55) pois estes não tem inversão. Ou seja: 24-6 = 18.

QUARESMA
Veterano
# jul/11
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_FrEd_
É verdade...que merda ja mudei de opinião 50 vezes

_FrEd_
Veterano
# jul/11
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QUARESMA

Pois eh kr... mas é isso mesmo, com uma mão é igual, com as duas mãos tem uma diferença. Porque?

Porque a impressão que a gente tem é a de que estamos apenas dobrando os numeros, mas na verdade não, pq esquecemos do bendito 0. Nós duplicamos os dedos, mas o zero continua sendo um só.

Will Bejar
Veterano
# jul/11 · Editado por: Will Bejar
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Jogando com uma mão, creio que as chances sejam 50% pq mesmo pedindo par, vc pode jogar ímpar. E a possibilidade de jogar par ou ímpar numa rodada com uma mão só é a mesma.

Então, levando em conta o que disse o QUARESMA:

Temos (0, 2 e 4)de pares e (1, 3 e 5) impares.

Se vc somar qualquer numero que está num parenteses com o do outro vai dar impar...0+1 0+3 0+5...ou seja são 9 chances de dar impar, porque 3x3 = 9

Se vc somar qualquer numero que esta no mesmo parenteses vai dar par...0+0 0+2 0+4, 2+2 2+4, 4+4... 1+1 1+3 1+5, 3+3 3+5, 5+5...são 12 somas


Para Resultados pares (com uma mão):
0+0 1+1 2+2 3+3 4+4 5+5
0+2 2+0 0+4 4+0 2+4 4+2
1+3 3+1 1+5 5+1 3+5 5+3 TOTAL 18

para resultados ímpares (com uma mão):
0+1 0+3 0+5 1+0 3+0 5+0
1+2 2+1 1+4 4+1 2+3 3+2
2+5 5+2 3+4 4+3 4+5 5+4 TOTAL 18

Will Bejar
Veterano
# jul/11
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Die Kunst der Fuge
Com 10 dedos tem mais chances de dar par.

Zandor
Acho que sim porque tem mais numeros pares


Então, creio que para uma disputa justa e igual, deve-se jogar com uma só mão!!!

Black Fire
Gato OT 2011
# jul/11 · Editado por: Black Fire
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Na minha total falta do que fazer durante a aula

Sugiro que você use esse tempo pra estudar matemática.

The Fixer
Veterano
# jul/11 · Editado por: The Fixer
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Com as duas mãos sempre vai ter mais chances de dar par, pois é possível repetir o nulo em uma delas.

Acho que é isso.

Will Bejar
Veterano
# jul/11
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The Fixer
Não... com 2 mãos teria:
0, 2, 4, 6, 8, 10
1, 3, 5, 7, 9

Mais aí, se valesse jogar com as duas mãos, teria que ser o Ricardo Teixeira na presidência da CBPI (Conf. Bras. de Par ou Ímpar), pq alguém sempre seria beneficiado... hehehehe

The Fixer
Veterano
# jul/11
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Will Bejar

Hahaha

Vc tem razão. Mas eu tava imaginando o problema de outro jeito.

Sedank
Veterano
# jul/11
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Foi longe hein.

Ch4p0L1N
Veterano
# out/12
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Sedank
tem gente que usa as duas mãos

Will Bejar
Veterano
# out/12
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Ch4p0L1N
Tá roubando...

O_REVELADOR_PAR_OU_IMPAR
Membro Novato
# jul/20
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com 2 mãos, vc tem 55% de chances de ganhar se pedir PAR e colocar tudo 0 na sua mão

Ai fica 6 jogos a favor contra 5 jogos

jogos a favor: 0,2,4,6,8,10
jogos contra: 1,3,5,7 e 9. 9???

Buja
Veterano
# jul/20
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Olha o multi vem ai, olê olê olaaa
Olha o multi vem ai, olê olê olaaa

Silspiders
Membro Novato
# jul/20
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com 2 mãos, vc tem 55% de chances de ganhar se pedir PAR e colocar tudo 0 na sua mão

Ai fica 6 jogos a favor contra 5 jogos

jogos a favor: 0,2,4,6,8,10
jogos contra: 1,3,5,7 e 9. 9???


Mas e se os dois usarem as duas mãos?

Buja
Veterano
# jul/20
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Prefiro jokenpo, muito mais justo!

Lelo Mig
Membro
# jul/20 · Editado por: Lelo Mig
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A porra da matemática.

Imaginem um dado? 6 lados, 3 números ímpares (1,3 e 5), 3 números pares (2,4 e 6)... imaginou? Qual sua chance de acertar par ou ímpar num dado? 50%.

Duas mãos, são dois "dados de 6 lados" (0,1,2,3,4,5) o que provocará somas (0,1,2,3,4,5,6,7,8,9,10). O que muda?

Temos 36 possibilidades de eventos, se considerarmos que Zé colocar 01 e João colocar 02 não é a mesma coisa que Zé colocar 02 e João colocar 01.

Teríamos:

0+0, 0+1, 0+2, 0+3, 0+4, 0+5
1+0, 1+1, 1+2, 1+3, 1+4, 1+5
2+0, 2+1, 2+2, 2+3, 2+4, 2+5
3+0, 3+1, 3+2, 3+3, 3+4, 3+5
4+0, 4+1, 4+2, 4+3, 4+4, 4+5
5+0, 5+1, 5+2, 5+3, 5+4, 5+5

18 pares e 18 ímpares.

Ao se apostar em "Par ou Ímpar" você aposta no resultado de uma soma, e a ocorrência de par ou ímpar nestes resultados são iguais. Vejamos:

0 = {(0,0)} → 1 possibilidade
1 = {(1,0),(0,1)} → 2 possibilidades
2 = {(2,0),(1,1),(0,2)} → 3 possibilidades
3 = {(3,0),(2,1),(1,2),(0,3)} → 4 possibilidades
4 = {(4,0),(3,1),(2,2),(1,3),(0,4)} → 5 possibilidades
5 = {(5,0),(4,1),(3,2),(2,3),(1,4),(0,5)} → 6 possibilidades
6 = {(5,1),(4,2),(3,3),(2,4),(1,5)} → 5 possibilidades
7 = {(5,2),(4,3),(3,4),(2,5)} → 4 possibilidades
8 = {(5,3),(4,4),(3,5)} → 3 possibilidades
9 = {(5,4),(5,4)} → 2 possibilidades
10 = {(5,5)} → 1 possibilidade

A ocorrência das somas 0,2,4,6,8,10 são:
1+3+5+5+3+1 = 18 ocorrências de soma par.

A ocorrência das somas 1,3,5,7,9 são:
2+4+6+4+2 = 18 ocorrências de soma ímpar.

Porém, e aqui mora o "x da questão", se você aposta no resultado da soma, poderia alegar que 1+2 ou 2+1, por exemplo, são iguais a 3 e tanto faz a ordem, porque você apostou no resultado, certo?

Ainda que você aposte no ímpar (3) a chance dele ser formado de 4 maneiras diferentes (3e0, 0e3, 2e1, 1e2) continuam existindo enquanto probabilidade de ocorrência.

Porém, se considerarmos que "a ordem dos fatores não altera a soma" pois é na soma que apostamos e desprezarmos a "versão inversa" aí a probabilidade de lances que forma pares é maior.
Vejamos:

0 = {(0,0)} → 1 possibilidade
1 = {(1,0)} → 1 possibilidade
2 = {(2,0),(1,1)} → 2 possibilidades
3 = {(3,0),(2,1)} → 2 possibilidades
4 = {(4,0),(3,1),(2,2} → 3 possibilidades
5 = {(5,0),(4,1),(3,2)} → 3 possibilidades
6 = {(5,1),(4,2), (3,3)} → 3 possibilidades
7 = {(5,2),(4,3} → 2 possibilidades
8 = {(5,3),(4,4)} → 2 possibilidades
9 = {(5,4)} → 1 possibilidade
10 = {(5,5)} → 1 possibilidade

A ocorrência das somas 0,2,4,6,8,10 são:
1+2+3+3+2+1 = 12 ocorrências de soma par.

A ocorrência das somas 1,3,5,7,9 são:
1+2+3+2+1 = 9 ocorrências de soma ímpar.

Porém, qual das duas formas valem como certas para as probabilidades de uma disputa "par ou ímpar", só um matemático para responder e explicar porque da lógica.

Eu, sinceramente, não sei qual ocorre de fato.

Obs: Esta é uma análise puramente matemática, mas sabemos que o fator "psicológico e recorrente" esta presente e irá alterar a lógica matemática.

Exs:
- A maioria que pede par, coloca número dedos pares.
- A maioria que pede ímpar, coloca número de dedos ímpares.
- A ocorrência de colocar 1 ou 2 dedos é maior que os demais.
- etc.

LeandroP
Moderador
# jul/20
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Jogo da Velha - Ou eu ganho ou eu empato. Nunca perco! Nunca!

entamoeba
Membro Novato
# jul/20
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Lelo Mig
Porém, qual das duas formas valem como certas para as probabilidades de uma disputa "par ou ímpar", só um matemático para responder e explicar porque da lógica.

Nenhuma importa!

São duas possibilidades, sempre: par ou ímpar.

ímpar; ímpar = par
par; par = par
ímpar; par = ímpar
par; ímpar = ímpar

50% de chances para cada!

Imagine jogar par ou ímpar com a seguinte regra:

Você só pode escolher esses números:

0, 1, 2, 4, 6, 8, 10.

Isso reduz a chance do ímpar ganhar? De modo algum! O jogo vai ser sobre escolher o 1 ou não.

Então, O_REVELADOR_PAR_OU_IMPAR é um embusteiro!

Buja
Veterano
# jul/20
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Legal seria um par ou impar binario... So pode escolher 1 ou 0.
O resultado final seria definido pelas operações lógicas sempre que da 75% de chance pra um jogador e 25% pra outro:

0 e 0 da 0
1 e 0 da 0
0 e 1 da 0
1 e 1 da 1

Ou entao

0 ou 0 da 0
1 ou 0 da 1
0 ou 1 da 1
1 ou 1 da 1

So daria meio a meio se a operação fosse 'xor'

0 xor 0 da 0
1 xor 0 da 1
0 xor 1 da 1
1 xor 1 da 0

acabaramosnicks
Membro Novato
# jul/20
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Buja
na verdade, no par ou impar vc pode pensar no numero par como um OR e numero impar como um not

fulano joga dois
ciclano joga tres, o par (0) passa no not e vira impar (1).

acabaramosnicks
Membro Novato
# jul/20
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Buja
na verdade, no par ou impar vc pode pensar no numero par como um OR e numero impar como um not

fulano joga dois
ciclano joga tres, o par (0) passa no not e vira impar (1).

M.André
Membro Novato
# jul/20
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Aqui onde moro, esse lance de par ou ímpar só é permitido com os números 1 e 2... isso deixa a coisa mais equilibrada:
1 e 1 = par
1 e 2 = ímpar
2 e 1 = ímpar
2 e 2 = par

Na dúvida, pode ser substituído por uma melhor de três no famoso pedra, papel e tesoura.

Buja
Veterano
# jul/20
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Aqui onde moro, esse lance de par ou ímpar só é permitido com os números 1 e 2.

Na verdade o par ou impar é assim mesmo. So pode por 1 ou 2.
Mas o povo coloca mais dedos, so pra complicar a conta e
no meio daquela soma toda, naquele fusuê do criolo doido,
aparece dedo a mais, é dedo que some, o famoso "eu botei foi 3 fela da mae" e
dai ganha o par ou impar quem gritar mais alto.

Mais o par ou impar canônico é 1 ou 2.

fulano joga dois
ciclano joga tres, o par (0) passa no not e vira impar (1).


Sou burro, to lesado hoje. Nao peguei a ideia rsrs

acabaramosnicks
Membro Novato
# jul/20
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M.André
faz sentido

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