Você acredita na ressocialização de um condenado?

Autor Mensagem
R. Marcone
Veterano
# jul/11
· votar


southbass
pena de morte.

É um mandamento: Não matarás!

Rafa-Ban
Veterano
# jul/11
· votar


eumesmah


to sim.obrigado por perguntar :)


R. Marcone
pois é professor,como eu disse ali em cima,tinha algo naquela determinação que não me convenceu,e talvez eu teja errado,mas eu não consigo parar de pensar que se ele ta naquela situação é porque colheu o que plantou,eu ja tive n oportunidades de usar drogas e nunca experimentei...mas é só minha visão leite com pera

eumesmah
Veterano
# jul/11
· votar


R. Marcone

ahahahahaha
Juuuuuro que não!
Faz uma década que eu não assisto tv.
Foi uma grande coincidência então.

Esse é meu tema monográfico, eu tenho trabalhado com essa questão há duas semanas.

R. Marcone
Veterano
# jul/11
· votar


Rafa-Ban
determinação que não me convenceu

Este ano eu entreguei a casa de recuperação para outros cuidarem (talvez eu volte no próximo ano) porque já não estava aguentando só me doar todo o tempo e não ver resultado. E eles são sínicos, dissimulados e não se pode acreditar em nenhuma palavra que disserem.

R. Marcone
Veterano
# jul/11 · Editado por: R. Marcone
· votar


Rafa-Ban
ja tive n oportunidades de usar drogas e nunca experimentei.

Entra nisso quem quer. É a conclusão que estou chegando. Juro que não queria pensar desta forma jamais. Mas eles não me dão outra opção.

southbass
Veterano
# jul/11
· votar


R. Marcone
o governo não costuma seguir os 10 mandamentos, principalmente "Não Roubarás"

eumesmah
Veterano
# jul/11
· votar


Southbass

absurdo é ter que ficar gastando dinheiro pra recuperar vagabundo. pena de morte. quem apronta, apronta porque quer.

Amigo, eu estava esperando alguém dizer isso...
Eu pensava como você até pouco tempo atrás, mas olha só:

O bandido é uma realidade social certo? É um fato social e nada muda isso. A sociedade não tem como se livrar dele, por enquanto, certo?

Se o bandido sair recuperado da cadeia (situação hipotetiquissiiissima) quem serão os beneficiados com isso? a sociedade!

Se ele entrar delinquente e sair recuperado, quem lucra é única e exclusivamente a sociedade!

Portanto, é necessário sim uma mudança no sistema prisional, é preciso que o Estado coloque em prática o que (na teoria) é oferecido ao preso, ou seja, a ressocialização.

Iria valer a pena.
Seria um gasto muito útil.

Rafa-Ban
Veterano
# jul/11
· votar


R. Marcone


sem querer desvirtuar o tópico da moça,mas o que o senhor acha dessas marchas pra legalizar maconha?

Anderson Eslie
Veterano
# jul/11 · Editado por: Anderson Eslie
· votar


eumesmah
Em sua referência bibliográfica tem o livro "Vigiar e Punir", do Foucault? Recomendaria, pra um melhor entendimento sobre instituições totais.
Um bom livro é o de Howard Becker, sobre a "Teoria do Desvio". Vai te dar um aporte sobre condições psicossociais de uma pessoa marcada por um "estigma", embora Becker não seja um psicólogo. Falando em estigma, tem o livro do Erving Goffman chamado "A representação do Eu na vida cotidiana" e "Manicômios, Prisões e Conventos". Tem tbm as contribuições do Sergio Adorno, da Usp. Putz, se vc for no Scielo e nos periódicos da Capes, vai achar um mundo sobre criminologia. Mas os textos que citei são bem interessantes pra vc começar a refinar sua análise.
Beijos, linda
:*

R. Marcone
Veterano
# jul/11
· votar


southbass
"Não Roubarás"

Isso já é outra coisa. Se eu estivesse lá, e você também. E eu e você trabalhássemos na mesma sala, nós estaríamos combinando a forma de repartir o dinheiro roubado. E eu ia ficar de olho em você, pra não ser passado pra traz.

eumesmah
Veterano
# jul/11
· votar


Anderson Eslie

Você adivinhou!!! ehehehehe
Estou lendo Vigiar e Punir e tbm Dos delitos e das Penas de Cesare Becaria! Estou me baseando neles para escrever sobre a origem das penas, que é um dos capítulos da mono.

Vou procurar saber sobre esses outros livros! preciso de toda ajuda possível! Obrigada!!!!

Você faz direito, amigo?

Rafa-Ban
Veterano
# jul/11
· votar


ah...recentemente eu resolvi reler Lobo Solitário,pra quem não conheçe,vale muito a pena,e tem algumas coisas referente ao governo tokugawa que eu achei bem interessantes.Como por exemplo: pra reintegrar parte dos marginais a sociedade,era realizado o Dosa-goyo,em que as forcas de segurança dos feudos saiam capturando os delinquentes,vagabundos e afins e estes eram mandados pra mina de ouro do governo ou pras lavouras de arroz,com a diferença é que era trabalho forçado e se resistissem,morriam...talvez fosse uma boa ideia,botar os presos pra fazer algo pelo pais...claro que, de 160 a 1800 no japao as coisas funcionavam de maneira diferente,mas a partir dai da pra se ter boas ideias

R. Marcone
Veterano
# jul/11
· votar


Rafa-Ban
mas o que o senhor acha dessas marchas pra legalizar maconha?

Eu acho que deveriam legalizar. Quando alguém liga pra casa de recuperação e eu pergunto que droga a pessoa usa, e ela diz que é maconha, nós não arrumamos a vaga. Quem fuma maconha para quando quiser. O cara que fuma cigarro comum é mais viciado do que o maconheiro. O álcool é pior do que a maconha. Não faço apologia à droga. (Longe de mim) mas maconha é "fichinha perto do crack e etc...

southbass
Veterano
# jul/11
· votar


eumesmah
pois é, mas nada funciona, e a pena de morte seria um bom modo de livrar a sociedade dessa escória, com um gasto muitíssimo menor.

R. Marcone
não discuto isso, mas por isso mesmo, já que ninguem respeita nada nem ninguém, por que não matar os bandidos, né?

R. Marcone
Veterano
# jul/11
· votar


southbass
por que não matar os bandidos, né?


Ninguém tem o direito de sair matando quem quiser.

eumesmah
Veterano
# jul/11 · Editado por: eumesmah
· votar


southbass
ehehehehehe

Nossa Constituição não permite a pena de morte e quer saber...se permitisse, do jeito que é nosso país, ia morrer muito inocente no lugar de magnata.

Enquanto o dinheiro e o poderem estiverem acima da Justiça a pena de morte não poderá ser implantada aqui.

Mas quem sabe um dia...

R. Marcone
Veterano
# jul/11
· votar


southbass
livrar a sociedade

Que sociedade? A dos "riquinhos" filhos de uma égua, que acham que o mundo tem que girar em torno deles? Que sociedade?

Anderson Eslie
Veterano
# jul/11
· votar


eumesmah
Estou lendo Vigiar e Punir e tbm Dos delitos e das Penas de Cesare Becaria! Estou me baseando neles para escrever sobre a origem das penas, que é um dos capítulos da mono.

Em Foucault tem mesmo um capítulo falando sobre as penas na Europa, e alguns modelos de prisões. Legal. Não conheço Becaria, mas espero que tbm te dê um belo aporte. Vc deveria ver se encontra algumas legislações no Brasil. Aì vc faria o recorte, pegava leis no Brasil Império, fazia a análise com o Brasil Primeira e Segunda república (era Vargas), ditadura e os mais recentes. Se for muita coisa pruma mono, cite algumas e foque na legislação mais recente e faça a análise dela.

Você faz direito, amigo?

Não, sou sociólogo =D

eumesmah
Veterano
# jul/11
· votar


Anderson Eslie

Nossa que chiqueeee!!!!!
Já é formado então!??!!

Zandor
Veterano
# jul/11
· votar


Dependendo do que ele tiver feito, prefiro que ele socialize com um bloco de concreto e uma corrente no fundo do mar.

Anderson Eslie
Veterano
# jul/11
· votar


eumesmah
Nossa que chiqueeee!!!!!
Já é formado então!??!!

Finalizando o mestrado.
;)

Zandor
Veterano
# jul/11
· votar


Se o bandido sair recuperado da cadeia (situação hipotetiquissiiissima) quem serão os beneficiados com isso? a sociedade!



Sociopatia não tem cura filhote

Viciado em Guarana
Veterano
# jul/11 · Editado por: Viciado em Guarana
· votar


Pena de morte para o condenado de homicídio doloso.

Porque a sua vida é o que você tem de maior valor. E sendo assim matar um outro ser humano é o que você pode fazer de pior na sociedade, assim a sua vida é o que você tem de maior para pagar esse ato tão horrendo.

Obviamente o estado seria autoridade máxima e o carrasco estaria imune a essa penalidade exercendo a sua função (na hora de matar o condenado).



PS: homicídio doloso = homicídio com a intenção de matar.

Zandor
Veterano
# jul/11
· votar


Eu sou contra a pena de morte

Sou a favor de executar extra-judicialmente e espetar a cabeça deles em uma estaca, como aviso pro resto

Konrad
Veterano
# jul/11
· votar


Eu acho que essa ideia dupla de recuperação e ressocialização de alguém por meio do encarceramento está impregnada demais de Rousseau e Durkheim (e outros lixos franceses).

Eu creio que a manutenção da ordem social por meio da instauração do medo fatual da punição (o que não significa ser injusto ou cruel) é mais eficiente do que esse coitadismo acadêmico teórico.

Mais Hobbes, menos franceses.

brunohardrocker
Veterano
# jul/11
· votar


"Manicômios, Prisões e Conventos".

http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/263660/p1#7640734

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Você acredita na ressocialização de um condenado?