Você acredita na ressocialização de um condenado?

Autor Mensagem
eumesmah
Veterano
# jul/11


Teoricamente, a pena possui dupla finalidade em nosso ordenamento jurídico: a finalidade punitiva e a finalidade recuperativa.

Levando em consideração o nosso sistema carcerário atual (ou seja, os presídios superlotados e as condições sub-humanas a que os detentos são submetidos) vocês acreditam na possibilidade da recuperação e regeneração desses condenados após o cumprimento da pena?

Sim, não, ou depende?

Vick Vaporub
Veterano
# jul/11
· votar


Se o condenado estiver no Brasil atual, não.

eumesmah
Veterano
# jul/11 · Editado por: eumesmah
· votar


Respostas óbvias a seguir eahuehuahue

ZakkWyldeEMG
Veterano
# jul/11
· votar


Depende das condições oferecidas pós-gaiola.

Então não, no geral não acredito (levando em consideração a situação do país para esse assunto)

eumesmah
Veterano
# jul/11 · Editado por: eumesmah
· votar


Vick Vaporub
Eu concordo contigo!!!!

paulinho pc
Veterano
# jul/11
· votar


eu não acredito em recuperação...acredito que alguns,ao sairem da cadeia,acomodam...mas o instinto permanece. Isso uma minoria. O restante não tem jeito mesmo.

brunohardrocker
Veterano
# jul/11
· votar


Acredito.

Mas levando em conta o que acontece, não.

Cadeias são só pontos de encontro entre bandidos de diferentes regiões para compartilharem suas experiências e aperfeiçoarem seus métodos.

Ninguém aprende porra nenhuma ficando enjaulado, recebendo marmita paga por quem trabalha.

Tem bandido que tem recuperação, tem os que não tem.

Xeper
Veterano
# jul/11
· votar


Acreditar até acredito... por uma professora de Direito da faculdade fiquei sabendo de uma fabrica que só chamava ex-presidiarios. E a galera trabalha direitinho, geral não trocaria aquele trabalho pelo crime.
Mas vai ver quantas oportunidades dessas tem por ai

GTotti
Veterano
# jul/11
· votar


Acreditar até acredito...
Mas acho imbecilidade o estado ficar "apostando" nessa ideia.

Até pq quando o vagabundo é preso ele fica num local onde sofre.
mas nao sofre tanto quanto deveria.
Isso de sair pior do que entrou é pq nao existe um "modelo" bom de readaptação (e pra mim nem deveriam tentar criar algum) e a pessoa fica la se fudendo um pouco! entao sai pior e mais marginal ainda.;

Meu modelo perfeito de prisao seria:
Dependendo do crime (qualquer um que tenha usado violencia física, possibilidade de ter tirado a vida de alguem, assalto, etc) deveria entrar lá e levar muita pancada! DAi ficava uma semana se recuperando e quandoe stivesse bom, apanhar denovo (dessa vez um pouco mais forte até quase morrer). Depois do estágio da pancadaria deveria ficar o resto da pena fazendo trabalho forçado e sendo humilhado dia-a-dia! E quando saisse deviam tatuar na bunda "Se voltar, vai ser duas vezes pior" (metade da frase em cada nádega, pra caber sem ter que apertar as letras)

Resumindo, a cadeia tinha que ser pior que o inferno!
Deveria sofrer DEMAIS!
pra quando saisse, pensar 5 vezes antes de fazer besteira.

Arcanjo Lúcifer
Veterano
# jul/11
· votar


Depende.

Trololo
Veterano
# jul/11
· votar


Eu também assisti caldeirão do huck

GTotti
Veterano
# jul/11
· votar


Sem contar que, sendo otimista, acho que uns 10% dos vagabundos marginais devem ter alguma possibilidade de serem "reeducados".
Nao vale a pena ficar tentando criar possibilidades para esses 10%, sendo que os outros 90% voltam voltariam pior.
melhor tratar como se 100% fossem incorrigíveis.

Essa nova lei de tantas horas de "ensino" tiram um dia da pena! pqp.
como se o pedófilo estuprador canibal fosse ficar mais bonzinho a cada aula de gramática

ZakkWyldeEMG
Veterano
# jul/11
· votar


eumesmah
Teoricamente, a pena possui dupla finalidade em nosso ordenamento jurídico: a finalidade punitiva e a finalidade recuperativa.

Teoricamente, o que o ordenamento jurídico oferece ao condenado após ele ter cumprido pena, a fim de atender a segunda finalidade que você citou?

eumesmah
Veterano
# jul/11
· votar


Isso de sair pior do que entrou é pq nao existe um "modelo" bom de readaptação (e pra mim nem deveriam tentar criar algum)

GTotti

Eu comecei a pesquisar sabe...e descobri que existe um meio sim, graças a deus! É uma instituição chamada APAC. Já existem algumas unidades no Brasil e o trabalho que eles fazem é incrivel.

Existe uma unidade em São José dos Campos e uma em Itaúna. O problema é que o custo por detento é muito alto...se o Estado adotasse o modelo das APAC's a ressocialização poderia se tornar uma realidade.

Se alguém quiser conferir o trabalho da APAC esse é o link: http://www.apacitauna.com.br/

GTotti
Veterano
# jul/11
· votar


Lógico que minha concepção de cadeia ideal vai contra boa parte do que é proibido como pena na nossa querida constituição;
É apenas o que acho que deveria ser feito :D

As pessoas já fazem merda de mais pra ficar tendo segunda, terceira, quarta, quinta chance!
Acredito fortemente que se a punição fosse realmente fuderosa na prisao, como falei aí em cima, diminuiria bastante a "volta ao crime" dos ex presidiários.
Logico que muitos presidios e penitenciarias têm condiçoes pessimas de "alojamento" e tal, mas é justamente por isso que voltam pior pras ruas! nao deveria ser pessimo, deveria ser o pior lugar do mundo! =)

(acabei falando a msm coisa varias vezes, mas n to afim de ajeitar, nao é redaçao 8-\ )

GTotti
Veterano
# jul/11
· votar


eumesmah
Mas eu tava falando que nao existe modelo que possa ser adaptado a todos os presidios.

eumesmah
Veterano
# jul/11
· votar


ZakkWyldeEMG

isso. Eu quero saber a opinião das pessoas quanto a finalidade ressocializadora da pena levando em consideração o nosso sistema carcerário atual.

GTotti
Veterano
# jul/11
· votar


Depois dessa do "cada tantas horas de aula = 1 dia a menos na pena" nao duvido nada que em pouco tempo tenha cota para ex-detento nos concursos, vestibulares e mínimo de tantos % de empregados ex-detentos em instituiçoes particulares.

Xeper
Veterano
# jul/11
· votar


Acredito fortemente que se a punição fosse realmente fuderosa na prisao, como falei aí em cima, diminuiria bastante a "volta ao crime" dos ex presidiários.

E sem ressocialização? Eu ja acho o contrario, o cara sai da cadeia ja fudido e se fode ainda mais (sem modelo de reedaptação). No fim vai ficar é mais cruel ainda e pra ele tanto faz voltar para encarar "a punição fuderosa", não tem nada a perder msm...
Galere acha quer todos os presos do pais são maniacos a la Champinha

eumesmah
Veterano
# jul/11
· votar


Depois dessa do "cada tantas horas de aula = 1 dia a menos na pena" nao duvido nada que em pouco tempo tenha cota para ex-detento nos concursos, vestibulares e mínimo de tantos % de empregados ex-detentos em instituiçoes particulares

ehehehehehehhahuehuahuuhue

Eu acredito que essa é a forma que o Estado encontrou de "desafogar" as penitenciárias.

eumesmah
Veterano
# jul/11
· votar


Xeper

Isso é verdade!
O preso sai mais violento do que entrou e quando volta pro convívio social é discriminado. Não consegue emprego e a única alternativa é voltar a delinquir.

Pras coisas darem certo o preso precisaria sair recuperado e a sociedade teria que dar uma "segunda chance" à ele.

Mas como a recuperação não existe é mais do que compreensível essa repulsa aos ex-detentos.

GTotti
Veterano
# jul/11
· votar


Xeper
Mas isso que vc fala é o que acontece atualmente!
eles voltam e nao tem nada a perder mesmo! só ficam la de fudendo um pouco e esperando a hora de sair!

Mas se fosse como eu disse! de torturar mesmo! quase matar, deixar se recuperar e bater denovo! ficar humilhando, sendo forçado a trabalhar 14h por dia! dormir na chuva etc etc etc.
Por mais "cruel" que seja o bandindinho, ia preferir morrer do que voltar

(nao digo que isso ia acabar com os re-incidentes, mas pode apostar que ia diminuir muito)

mas tb n tem pra que ficar falando tudo isso que eu falo :D são ideias impossiveis de acontecer! mas é revoltante demais essas besteiras de ficar diminuindo pena, bom comportamento e o caralho a quatro.

E quamdo UM preso sai e fica "boinzinho", mostram na tv e falam "vale a pena insistir no ser humano"... enquanto que outros 100 saem e voltam a roubar mais e matar.
aff

GTotti
Veterano
# jul/11
· votar


eumesmah
a sociedade teria que dar uma "segunda chance" à ele.

Isso deveria ser para ladrao de galinha.
pra quem roubou pra sobreviver.

Mas pra marginal vagabundo que estuprou mulher, criança! matou pra comprar droga! matou porque foi roubar e a pessoa só tinha 1 real pra dar, etc! dar segunda chance pra que?
Nao acho que mereciam nem se tivesse 100% de certeza de que nunca mais fariam. A pessoa que foi estuprada, morta, etc nao tem uma segunda chance para voltar a tras e evitar o que aconteceu.

E essa "segunda chance" , da mesma forma que é um "voto" para que o vagabundo consiga ter uma vida digna, é tambem uma segunda chance pro vagabundo voltar a fazer merda 8-|

Codinome Jones
Veterano
# jul/11
· votar


Pra começo de conversa ''ressocialização'' pressupõem uma socialização, que obviamente não acontece, e não estou pondo a culpa no Estado (embora contribua). Haja visto as condições atuais, se houvesse uma socialização (estatisticamente falando) não haveria necessidade de construi-la novamente, então, sei la, falei tudo isso e não conclui nada. =)

rhoadsvsvai
Veterano
# jul/11
· votar


não acredito em acredito nem em contrato social..

Rafa-Ban
Veterano
# jul/11
· votar


meu colega de quarto no hospial era um sujeito de 32 anos,viciado em droga desde os 14,vivia de artesanato com latinha.Foi preso,mas não sei exatamente porque...sei que ele foi espancado por 5 seguranças,pois foi confundido com um ladraõ que tava rondando um condomínio...ele me pareceu gente fina,mas sempre rola aquele pé a tras. A familia havia desistido dele,a esposa o abandonou com dois filhos...´algo complicado,ele dizia pra todo mundo que queria se reailitar,que queria trabalhar pra criar os filhos e provar o valor dele pors parentes que lhe viraram as costas...


Mas,não sei...tinha algo naquilo que nao me convencia...talvez por eu ser uma pessoa que não se apega muito aos outros,mas eu só conseguia pensar que um sujeito naquela idade que havia entrado naquela vida,seria incapaz de viver de outra forma.Talvez eu tenha uma visão fechada,mas eu não acredito que alguem que viveu tanto tempo assim va se regenerar....


desculpem o post grande

eumesmah
Veterano
# jul/11
· votar


Tá melhor Rafa-ban?

R. Marcone
Veterano
# jul/11
· votar


Rafa-Ban
ele me pareceu gente fina

Todos eles parecem gente fina. Na casa de recuperação chega gente toda semana. E você consegue até chorar com o drama deles. Mas é só a vontade que eles tem de se recuperarem. Mas é só vontade. Porque lhes falta força.

eumesmah

Com certeza você estava assistindo o Caldeirão do huck, e você viu que tem pessoas que se recuperação. Contra fatos não assiste argumentos.

southbass
Veterano
# jul/11
· votar


absurdo é ter que ficar gastando dinheiro pra recuperar vagabundo. pena de morte. quem apronta, apronta porque quer.

R. Marcone
Veterano
# jul/11
· votar


GTotti
dar segunda chance pra que?

Todos merecem uma segunda chance. Mas o vagabundo que fizer qualquer coisa contra um filho meu, vai ter a segunda chance lá meio dos inferno!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Você acredita na ressocialização de um condenado?