Genial Chico Anysio revive Salomé, dos tempos do Gen. Figueiredo. Muito bom!

    Autor Mensagem
    BOREU
    Veterano
    # jun/11


    Confesso que prefiro ler, navegar na net ou cinema do que ver TV - nem sei se a volta dele foi hoje - mas revi no Zorra Total a personagem Salomé, criação do genial Chico Anysio, em divertida crítica ao Governo Dilma Rousseff. O quadro humorístico fez grande sucesso no período do então presidente General João Figueiredo (1979-1985), quando a censura ainda vigorava no Brasil.

    O mais curioso é que após o fim da ditadura militar e da censura política, Salomé - interpretada pelo próprio Chico - não mais retornou ao ar, apesar do humor crítico aos nossos políticos ser sempre oportuno.

    Talvez por Salomé falar com evidente sotaque gaúcho e desde lá não voltamos a ter na presidência qualquer representante do RS ou da região sul do país.

    Mas o caso dessa personagem é peculiar porque simula a conversa íntima por telefone entre o(a) presidente da república e uma velha amiga/confidente sobre o dia-a-dia da politicagem brasileira e seus desmandos e escândalos com direito a trocadilhos e comentários muito bem elaborados.

    De qualquer maneira fiquei feliz de voltar a ver nosso querido Chico no ar outra vez - espero que por muitos anos ainda - e seu humor irreverente e inteligente.

    Valeu à pena ver de novo!


    Carpano-Jr.
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Eu acho que superestimam de mais ele só por ser velho e estar na TV a muito tempo, ele pode fazer o mesmo humor sem graça do Zorra Total que as mesmas pessoas que criticam o programa vão achar que particularmente ele é engraçado.

    Ken Himura
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Carpano-Jr.
    Herege!

    BOREU
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Carpano-Jr.

    Camarada, vou fazer de conta que nem li teu post.

    Aliás, para quem escreve a muito tempo em vez de há muito tempo é natural que não consiga enxegar inteligência em Chico Anysio, humorista, escritor, ator, diretor e, acima de tudo, um dos maiores descobridores de novos talentos da TV brasileira.

    Chico não é apenas um dos maiores nomes do humor brasileiro. Chico Anysio também é cultura.

    O colega Ken já definiu muito bem seu comentário. Sem ofensas pessoais, Valeu?

    Kobberminer
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Carpano-Jr.
    ele pode fazer o mesmo humor sem graça do Zorra Total que as mesmas pessoas que criticam o programa vão achar que particularmente ele é engraçado.

    Cara, vou te falar, assisti Zorra Total ontem (nem vou dar desculpas sobre o porquê de eu tá vendo isso) e sinceramente, até achei um bocado engraçado o começo. Pra quem não viu (rá) eles montaram uma espécie de "metrô da Dilma", no qual os personagens debatiam sobre alguns temas que estão em voga atualmente no Brasil (caos no transporte público, crise política, mordaça gay, entre outros) com aquele característico humor babaca. Entre uma cena e outra, aparecia o personagem da Dilma (que era o operador do metrô) dando nome às "estações" que o trem chegava, e fazendo alguma piada imbecil pra coroar o momento...

    Filosoficamente (meo deols, vou filosofar sobre o Zorra Total), dá pra interpretar todo aquele bloco como: o vagão sendo o povo (ou o Brasil) sendo conduzido pelo maquinista (Dilma). Na vida real, os passageiros do vagão não interferem no trabalho do maquinista, e o máximo de palpite que nós damos sobre o seu trabalho é alguma piada infame sobre a sua voz, ou o jeito que se comunica com os passageiros do vagão, informando a estação. O que, da mesma forma, ocorre conosco: quando vamos criticar o Governo, criamos inúmeros debates nervosos, mas ação que é bom, nada. No final, tudo termina em piadinhas infames, e tocamos (ou melhor, "eles" tocam) a nossa vida pra frente, enquanto que tudo, seja em Brasília ou na nossa casa, termina em pizza. Esse fato último também foi descrito no episódio quando do nada dançarinos invadiram o metrô e começaram a dançar um sambinha, parodiando toda essa nossa ridícula situação...

    Widdly Scuds
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: Widdly Scuds
    · votar


    Chico Anysio nunca conseguiu ser engraçado. E não adianta ficar brabinho.

    Chespirito
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    O Zorra Total só tá bonzinho com os quadros do Chico Anysio e o da Ofélia.

    jimmy vandrake
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    BOREU

    Além da Salomé o Bento Carneiro também é ótimo.
    O humor de Chico é dotado de sarcasmo e intelectualidade com o cotidiano do brasileiro em sátiras muito bem sacadas.
    Bento Carneiro traz em sua excência esta coisa do brasileiro imitar personagens e clássicos internacionais de grande sucesso por não saber criá-los e também pelos baixos limites orçamentários impostos pelas empresas de comunicação.
    Fica aquele clima de versão brasileira completa de humor e ingenuidade com adaptações ao cotidiano nacional.
    Para quem consegue entender o objetivo do personagem rola de rir.
    Imaginem o Bento Carneiro imitando o Sarney, seria bárbaro.
    Um pouco do nosso ilustre senador e presidente do senado misturado às trapalhadas de um vampiro trapalhão seria o máximo.

    LeD_HaleN
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    ele é tão engraçado quanto o Didi.

    Carpano-Jr.
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    BOREU
    Camarada, vou fazer de conta que nem li teu post.

    Aliás, para quem escreve a muito tempo em vez de há muito tempo


    Pra alguém que nem leu meu post até q vc se ateve muito aos detalhes

    BOREU
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: BOREU
    · votar


    Carpano-Jr.

    Colega, eu disse que iria fezer de conta que não havia lido, mas é claro que o li. No final ainda arrematei: "sem ofensas", pois não estamos discutindo aqui sobre a gramática portuguesa, é claro.

    Foi apenas uma maneira de descontrair. Desculpa pela brincadeira, tudo bem?


    jimmy vandrake

    Jimmy, confesso que vi apenas o quadro da personagem Salomé e fiquei feliz em ver o Chico de volta. Quanto ao Zorra Total já estreou ruim e piora cada vez mais. E se a Globo não o tirou do ar ainda é porque tem mais audiência que as demais emissoras, que incompetentemente, não conseguem emplacar nada melhor que "aqulo".

    O Manga é um bom diretor, mas está ultrapassado. Tiro o chapéu para talentos individuais, como o Paulo Silvino e mais uns dois ou três. Atores-comediantes têm diso muito mais hilários do que o conjunto daquela obra. (???)

    Cito, só para constar, Fernanda Torres, Vladimir, Matheus Natchergaele, Selton Mello, Leandro Hassum e Marcius Melhem - esse último é candidato a humorista-gênio, na minha opinião.

    E só finalizando, esse tópico não torna implícito retirar o direito de cada um achar esse ou outro humorista engraçado. Questão de gosto não se discute.

    Muita gente pode não ter sido fã do piloto Airton Senna. Tudo bem. Mas não reconhecer que ele tenha sido um dos maiores gênios da F1 moderna, aí tenha dó...

    Valeu...

    Chespirito
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    ele é tão engraçado quanto o Didi.

    Na boa, o Didi merece se aposentar logo, tá sem graça ultimamente.

    EternoRocker
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Só podia ser de Diadema mesmo.

    LeD_HaleN
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Chespirito
    foi uma ironia, os dois são sem graça.

    raf.pp
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Prefiro o CD do Ary Toledo.

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # jun/11
    · votar


    Sem graça pra caramba.

    Murillo Wendel
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    O Chico Anysio consegue ser menos engraçado que o Carlos Alberto de Nóbrega

    toty
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Achar o Chico Anysio engraçado, é melhor que muito piada contada pelo próprio...

    BOREU
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    toty

    Galera, não confunda engraçado com genial.

    Genialidade é algo mais...um talento que diferencia seres humanos.

    Se Chico fosse um qualquer como nós, poderia ser um ilustre desconhecido aqui no FCC como eu e você. Mas não é. O que não significa que um ou outro participante daqui não tenha caracterpisticas de gênio. Eu, pelo menos, sei que não nasci com esse dom, reconheço. ponto.

    Ser genial é ser incomum, diferenciado. Pode até não ser engraçado como humorista na sua opinião, mas jamais será esquecido pelos seus pares e pelo conjunto da sua obra.

    Quantos comediantes e bom artistas surgiram pelas mãos do Chico Anysio...quer tentar contar?

    Tom Cavalcanti, Marcius Melhem, Heloisa Perissé, Ingrid Guimarães, Claudia Jimenez e uma centena deles, pra quem quiser pesquisar.

    Chivo Anysio escritor, cordelista, pintor, dublador, ator, compositor...merece sim ser super estimado por qualquer brasileiro que saiba valorizar o que resta de bom nesse país.

    Nada contra, mas quem quiser que continue achando que cantando "entre tapas e beijos" (...ela "vorta" pra trás) da banda Calypso, jogador famoso ganhando milhões e falando "nós pensa" (nem pra cuidar da sua própria educação) e coisas do tipo possam levar esse país a algum lugar.

    E se não cita outro humorista que gosta é porque tem receio de ser criticado. Ora, achar o Didi (Renato Aragão) engraçado não tem nada de mais...eu prefiro o Marco Nanini (o Lineu, da grande família).

    Repito: Genial não é apenas ser engraçado, mas transpor fronteiras que o cidadão comum desconhece.

    Inventar, criar, fazer a diferença, como o Ronaldo "Fenômeno" fez, o Pelé, o Airton Senna, o Thomaz Edson, o Hertz, os Beatles, o Cartola, a Elis Regina, o Tom Jobim e tantos outros...

    Valeu!

    marcosshrp
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Ele já foi bom, na época de ouro que ele contava piadas com palavrões na era preto e branco até a escolinha do professor raimundo.. depois a globo fez a cabeça dele e ele se faz humor estilo DIDI

    Arcanjo Lúcifer
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Ele só sabe fazer um personagem. Muda a roupa e pronto, tem milhares.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Genial Chico Anysio revive Salomé, dos tempos do Gen. Figueiredo. Muito bom!