Pótico daqueles que não tem iniciação religiosa

Autor Mensagem
Dylan Thomas
Veterano
# jun/11
· votar


Iniciaria minha descendência (machos) nos ritos do Deus Odin e da Deusa Ishtar. As fêmeas seriam Valkyrias de acordo com os ritos de Odin.

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# jun/11
· votar


Multi de Alguém
A grande maioria do povo acha que batizar uma criança é decidir por ela a religião que ela deve seguir.
Cansei de ouvir essa asneira, principalmente de evangélicos.

Como sempre, vale a máxima: Se não sabe do que está falando, fique quieto.


Como conseguiu ouvir isso de evangélicos se não tem esse negocio de batizar quando é criança? Geralmente é de 12 anos pra cima.

LeandroP
Moderador
# jun/11
· votar


Eu fui batizado quando era bebê.

Não batizei a minha filha na igreja.

Simonhead
Veterano
# jun/11 · Editado por: Simonhead
· votar


KaTy
Quando ele crescer, terá a liberdade de escolha.

Boa! É o que estou fazendo, embora me arrependa no caso de minha filha.

Random_Rampager
Veterano
# jun/11
· votar


Simonhead
Hm, só por curiosidade, o que a sua filha fez?

guizimm
Veterano
# jun/11
· votar


KaTy
Quando ele crescer, terá a liberdade de escolha.

intao pq vc vai batiza?

Multi de Alguém
Veterano
# jun/11
· votar


[M]@a.[K]!ller
Como conseguiu ouvir isso de evangélicos se não tem esse negocio de batizar quando é criança? Geralmente é de 12 anos pra cima.

Exatamente por isso. Eles vivem criticando a Igreja Católica por causa disso. Dizem que a criança nem sabe o que quer ainda, e os pais já decidem a religião dela ao batizá-la.
Essa definição do batismo é totalmente distorcida. Tanto por eles, quanto para 90% das pessoas que inclusive postaram neste tópico.

E sem querer ofender mas... Ter 12, 14 ou 14 anos, não deixa de ser criança. (15 já é adulto!)

Multi de Alguém
Veterano
# jun/11
· votar


guizimm
KaTy
Quando ele crescer, terá a liberdade de escolha.
intao pq vc vai batiza?


Olha aí a ignorância à que me refiro...

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jun/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


Fui batizado, fiz primeira comunhão, estudei em colégio de freiras e ia à missa obrigado.

No fundo eu fico feliz por ter conseguido vencer toda esta doutrinação sozinho e por conta própria, mas, caso eu tivesse um filho, não faria o mesmo com ele não.

guizimm
Veterano
# jun/11
· votar


Multi de Alguém
eu n quis dizer q ela ja vai escolher a religiao da criança,eu so n vejo o porque de ela ser batizada sendo possivel ela n seguir a religiao,seria mais facil batiza depois q decidi

Multi de Alguém
Veterano
# jun/11
· votar


Fui batizado, fiz primeira comunhão, estudei em colégio de freiras e ia à missa obrigado.

E nem por isso me tornei um alienado, tapado e burro.
A Igreja pode sim ensinar bons valores para as pessoas, independente da religião. Ainda mais quando crianças.
O problema de tudo é o fanatismo e o cabresto que algumas pessoas colocam por conta própria.
Tudo que é feito com discernimento tende a render bons frutos.

Multi de Alguém
Veterano
# jun/11
· votar


guizimm
eu so n vejo o porque de ela ser batizada sendo possivel ela n seguir a religiao,seria mais facil batiza depois q decidi
Se você entendesse o significado do batismo, pelo menos na Igreja Católica, você não repetiria o que acabou de dizer.

Widdly Scuds
Veterano
# jun/11
· votar


Batizarei meu filho, sim. Quando ele crescer, terá a liberdade de escolha.
lol

Jovem Idoso Antigo
Veterano
# jun/11
· votar


Qual o significado de batizar uma criança? Sendo que o batismo simboliza sua aceitação e compromisso a determinada religião, e a criança simplesmente não terá escolha.

Tem gente falando "vou batizar, ai depois decide o que fazer", mas não devia esperar a criança ter capacidade de analisar e decidir por si própria se batiza-se ou não em alguma religião?

Multi de Alguém
Veterano
# jun/11
· votar


Jovem Idoso Antigo
Sendo que o batismo simboliza sua aceitação e compromisso a determinada religião
É aí que você está errado.
E errando aí, todo o resto já sai do contexto.

guizimm
Veterano
# jun/11
· votar


Multi de Alguém
talvez não mesmo

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jun/11
· votar


Multi de Alguém
É aí que você está errado.

Então explica ae o que é o batismo.
De preferência com citações bíblicas.

Rafa-Ban
Veterano
# jun/11
· votar


vou fazer como meus pais fizeram comigo,deixar que meu filho/a cresca e decida qual religião ele quer seguir,se ele quiser seguir alguma

Multi de Alguém
Veterano
# jun/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Deixa acabar o primeiro tempo do ogo que eu explico.

Rafa-Ban
Mas isso não impede em nada de se batizar uma criança.

Jovem Idoso Antigo
Veterano
# jun/11
· votar


Multi de Alguém
Ah um impasse ai

Rafa-Ban
Veterano
# jun/11
· votar


Multi de Alguém


é apenas minha visão.Pode ser que eu esteja errado,mas na minha concepção quando uma pessoa é batizada,ele adere a uma religião
Eu nunca fui batizado,hoje não gosto de religião.Por isso.no meu entender ,meu filho não fara parte de nenhuma religião,a não ser que ele decida isso ,entende?

Viciado em Guarana
Veterano
# jun/11
· votar


Multi de Alguém
15 já é adulto!
Eu que o diga.

:P

Multi de Alguém
Veterano
# jun/11 · Editado por: Multi de Alguém
· votar


De preferência com citações bíblicas.
Não vou fazer isso.
Primeiro porque acho a Bíblia uma leitura um tanto quanto maçante, pra não dizer chata.
E depois porque a Bíblia dá margem à vários tipos de interpretações, nem sempre esclarecendo o que de fato ela quis dizer.

Porém, eu também sei que dependendo da religião (ou falta dela) o conceito de batismo é diferente. Esse negócio de batismo ser a escolha de uma religião para se seguir, é coisa de evangélico. Só que até quem não é crente, aderiu a ideia.
Vou falar da explicação que me foi dada por um padre da Igrea Católica. De forma simples e direta, que me pareceu bem embasada e convincente.

Agora, independente de qualquer coisa, isso só vai ter alguma relevância para quem tem algum tipo de fé cristã.
Pra quem não tem, vai continuar sendo apenas uma ladainha.

Die Kunst der Fuge
Rafa-Ban
Jovem Idoso Antigo
Segundo este padre, existem 3 significados básicos para o batismo.
Um deles é o perdão (eliminação) do pecado original.
Uma vez que o ser humano é fruto de um pecado, todas as pessoas já nascem com esse pecado "nas costas". E o batismo é a forma de expurgar essa "culpa".

Outro significado é que, uma vez sem pecados (com ele perdoado), a pessoa passa a ser por vez, filho de Deus. Isso, lógico, dentro da doutrina Católica.

E o terceiro é que uma vez batizado e filho de Deus, a pessoa passa a levar a Igreja consigo, dentro de si. Por onde ela vá, ela será uma espécie de ramificação da Igreja, da Palavra.
(Uma coisa que eu acho muito estranha os evangélicos é que muitos deles, além de serem evangélicos, só se permitem frequentar uma única Igreja. Jamais vão à outra Igreja, mesmo ela sendo também evangélica, porém com outro nome).


Isso tudo porém, não impede que a pessoa venha a pecar ao longo da vida. E não vai deixar de ser filho de Deus por causa de um pecado ou outro.
Muito menos que ela tenha que seguir a doutrina católica pelo resto da vida só porque foi batizada na Igreja Católica.
É para essas coisas que servem o livre arbítrio e o poder de discernimento das pessoas.

Pelo menos pelo que eu entendi, a Igreja Católica não obriga uma pessoa a seguir sua religião só porque ela foi batizada dentro dos seus moldes.
É apenas uma iniciação na fé cristã.

Sei lá... Mesmo criticando o batismo de bebês e defendendo que só aos 12 anos uma criança pode decidir qual religião seguir, e aí sim é feito o batismo, eu acho muito improvável que uma pessoa que é filho de evangélicos, frequenta a Igreja Evangélica 2, 3 vezes por semana com os pais durante tanto tempo, venha chegar aos 12 anos dizendo que não quer ser Evangélico.
Isso pra mim, também seria uma forma de decidir a religião da criança antes mesmo de ela saber do que se trata.



Enfim, foi isso que eu aprendi.
Não sei se serve para todo mundo, mas eu me convenci.
O padre que me falou isso é uma pessoa muito legal, muito sábio, e oriundo de uma família toda de evangélicos.

Rafa-Ban
Veterano
# jun/11
· votar


Multi de Alguém


tudo isso parece interessante,mas como eu sou ateu.Sem querer ofender ninguém ,nem começar mais uma das famosas brigas religiosas que vemos por aqui,mas tuda essa história de nascido do pecado,enfim.Isso tudo soa como uma imensa besteira pra mim,dai o fato de eu não batizar um possível filho,e deixar que ele decida sem influenciar

Multi de Alguém
Veterano
# jun/11
· votar


Rafa-Ban
Por isso que eu falei.
Isso tudo só tem fundamento pra quem possui algum tipo de fé cristã.
Quem é ateu, não adianta nem perder tempo lendo esse megapost.
Aliás, não adianta perder tempo nem com a questão do batismo em si.

KaTy
Miss Simpatia 2012
# jun/11 · Editado por: KaTy
· votar


guizimm
intao pq vc vai batiza?
Qual o problema em batizar? Teria, caso eu obrigasse minha filha(o) a seguir tal religião, o que não será o caso. Questão de princípios e crença mesmo e eu acho errado não batizar. Tipo, "faz parte". Assim como o casamento. Mesmo que "juntar" valha a mesma coisa, eu não concordo e casei de papel passado. Enquanto o ser que gerei não puder decidir, eu decido por ele, eu educo ele do meu jeito e com minhas idéias, depois é outra história.

brunohardrocker
Veterano
# jun/11
· votar


A crisma é a confirmação do batismo, e geralmente acontece no mínimo aos 12 anos.

O negócio é simples, uma criança recém nascida de pais católicos é filha deles e não de outras pessoas.
Os pais DEVEM ser responsáveis por seus filhos enquanto menores e incapazes. A educação moral passada a eles não cabe a ninguém além de seus pais. E do mesmo jeito que uma criança que vive em lar ateu/comunista/esotérico/carnavalesco/nudista, terá seus valores influenciados diretamente pelos pais, em uma familia religiosa não será diferente.

Jovem Idoso Antigo
Veterano
# jun/11
· votar


Mas ainda não entendo como uma criança que nem sabe direito o que se passa a seu redor, tem passar por um procedimento religioso sendo que ele não faz a menor idéia do que esta acontecendo.

Então os parâmetros de julgamento do tribunal celestial não levam em consideração o indivíduo ter consentido o batismo? Se ele batizou querendo ou não ta valendo?

Multi de Alguém
Veterano
# jun/11
· votar


Jovem Idoso Antigo
Quando você nasceu, você decidiu se queria fazer o teste do pezinho?

Jovem Idoso Antigo
Veterano
# jun/11
· votar


Multi de Alguém
Não, mas também não fiquei compromissado com absolutamente nada com o teste do pézinho, nem simbólicamente. Além é claro, deste ter uma função prática real.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pótico daqueles que não tem iniciação religiosa