Uma foto do Brasil

    Autor Mensagem
    F.BankZ
    Veterano
    # mai/11


    "Professora diz meia dúzia de verdades irrefutáveis sobre educação e cala deputados"

    No dia 10 de maio, uma professora, Amada Gurgel, falou em audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte meia dúzia de verdades que desenharam em parte o cenário da educação no País.

    Às autoridades presentes restou o silêncio diante das palavras de uma brasileira angustiada.

    As seguintes: "Durante cada fala aqui eu pensava em como organizar a minha fala. Porque são tantas as questões a serem colocadas e tantas as angústias do dia a dia de quem está em sala de aula, que eu queria pelo menos conseguir sintetizar minimamente essas angústias.

    "Como as pessoas sempre apresentam muitos números e dizem que eles são irrefutáveis, eu gostaria também de apresentar um número que é composto por três algarismos apenas, bem diferentes de tantos números que são apresentados aqui com tantos algarismos: é o número do meu salário, R$ 930, com nível superior e especialização.

    "Eu perguntaria a todos aqui, mas só respondam se não ficarem constrangidos, se vocês conseguiriam sobreviver ou manter o padrão de vida que vocês mantêm, com esse salário. Certamente não conseguiriam.

    "Não é suficiente nem para pagar a indumentária que os senhores e as senhoras utilizam para poder frequentar esta Casa. A minha fala não poderia partir de um ponto diferente, porque só quem está em sala de aula, só quem pega três ônibus por dia para chegar a seu local de trabalho é que pode falar com propriedade.

    "Fora disso, qualquer consideração aqui é apenas para mascarar uma verdade visível a todo mundo: em nenhum governo, em nenhum momento no nosso Estado, na nossa cidade, no nosso país a educação foi uma prioridade.

    "Então, me preocupa muitíssimo a posição da maioria, inclusive da secretária (de Educação) Betânia Ramalho, de não falarmos sobre a situação precária porque isso todo mundo já sabe.

    "Como assim, não vamos falar da situação precária? Gente, estamos aceitando a condição precária da educação como uma fatalidade?

    "Estão me colocando dentro de uma sala de aula com um giz e um quadro para salvar o Brasil, é isso?

    "Salas de aulas superlotadas com os alunos entrando com uma carteira na cabeça porque não têm carteiras nas salas e sou eu a redentora do País? Não tenho condições, muito menos com o salário que recebo.

    "A secretária disse que não podemos ser imediatistas, que precisamos pensar a longo prazo. Mas a minha necessidade de alimentação é imediata. A minha necessidade de transporte é imediata, a necessidade dos alunos de ter uma educação de qualidade é imediata.

    "Eu gostaria de pedir aos senhores que se libertem dessa concepção extremamente equivocada, e digo isso com mais propriedade do que os grandes estudiosos: parem de associar a qualidade da educação com professor dentro da sala de aula.

    "Não há como ter qualidade em educação com professores trabalhando em três turnos seguidos, multiplicando seus salários: R$ 930 de manhã, R$ 930 de tarde, R$ 930 de noite para poder sobreviver. Não é para andar com bolsa de marca nem para usar perfume francês.

    "É para pagar a alimentação de seus filhos, para pagar a prestação de um carro que muitas vezes compram para se locomover mais rapidamente entre uma escola e outra.

    "Não me sinto constrangida de apresentar meu contracheque, porque penso que o constrangimento deve ser de vocês.

    "Lamento, mas deveriam todos estar constrangidos. Entra governo e sai governo e o que se solicita de nós é paciência e tolerância.

    "Quero pedir à secretária paciência também porque nós não aguentamos mais esse discurso.

    "Não podemos ser responsabilizados pelo caos que na verdade só se apresenta para a sociedade quando nós estamos em greve, mas que está lá todos os dias dentro da sala de aula, em todos os lugares.

    "São muitas questões mais complexas que precisariam ser postas aqui. Mas infelizmente o tempo é curto e é isso que eu gostaria de dizer em nome dos meus colegas que pegam três ônibus para chegar ao local de trabalho, em nome dos estudantes que estão sem aula agora por causa da greve, mas que ficam sem aula por muitos outros motivos."

    É isso. Embora não seja apenas isso.

    Dissertem sobre o assunto.

    Fonte

    izzystradlin
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    "Lamento, mas deveriam todos estar constrangidos. Entra governo e sai governo e o que se solicita de nós é paciência e tolerância.

    "Quero pedir à secretária paciência também porque nós não aguentamos mais esse discurso.


    bah...clap clap!

    Córtex Frontal
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    F.BankZ


    Pois é cara.. Isso é um problema mesmo!!

    Eu consigo perceber MUITO isso na pratica.


    Estudo em escola pública, os professores muitas vezes são chatos por estarem cansados (eu consigo perceber isso), ficam de mal-humor, não conversam direito.

    Essa semana entrei em um curso pré vestibular (certamente os professores ganham muito mais que os de escola pública). Eu fiquei de boa aberta com tamanha diferença. Lá os professores são tudo gente boa, alegres, fazem brincadeiras, são mais atenciosos e tem mais paciência para com os alunos.


    Sobre o texto: o assunto dessa discussão é muito importante para a qualidade de vida do professores, mas TAMBÉM dos alunos, para o aprendizado em geral.
    Com um salario melhor os professores teriam até mais vontade de dar aula, iriam conseguir passar a educação de uma maneira mais natural e interessante.

    Enfim, eu acho que esse assunto só tem a beneficiar os professores, e não podemos deixar isso simplesmente ir se esquecendo.

    kiki
    Moderador
    # mai/11
    · votar


    dá até arrepio de ler

    kiki
    Moderador
    # mai/11
    · votar


    Córtex Frontal
    Essa semana entrei em um curso pré vestibular (certamente os professores ganham muito mais que os de escola pública). Eu fiquei de boa aberta com tamanha diferença. Lá os professores são tudo gente boa, alegres, fazem brincadeiras, são mais atenciosos e tem mais paciência para com os alunos.

    passei exatamente o mesmo que voce...

    salario mais alto = professor mais disposto a dar aula

    do jeito que está, os professores ou desanimam, ou vao embora pras escolas particulares.

    F.BankZ
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Eu estudo em escola pública e faço SENAI, e a diferença é gigantesca.

    A minha escola é toda pixada, toda destruída, os professores chegam cansados e estressados. Os alunos também vão porque se sentem obrigado, e chegam lá fazendo algazarra, não se ligam na aula porque aquilo pra eles não é interessante/importante.

    O SENAI tem uma ótima estrutura, tem recursos, tem regras que são cumpridas. Lá você faz o que gosta, e os professores trabalham melhor, porque têm um salário bom, e a escola em si não é um motivo de dor de cabeça pra eles. Eles sabem que os alunos (pelo menos maioria) vão parar e respeitar a hora em que ele estiver ensinando.

    Sim, sei que comparar os dois pode soar estranho, mas a diferença é simples: o empenho dos responsáveis.
    Os governantes do país não dão prioridade pra educação, dão prioridade pro lucro. Os dirigentes do SENAI dão prioridade pra qualidade de ensino, porque sabe que isso é lucrativo: ter profissionais qualificados e que gostam do que fazem.

    JulianaJenner
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Atitude louvável!

    Aqui no Brasil as coisas só mudam ou melhoram quando pessoas morrem ou protestam.
    Essa cidadã é um exemplo a ser seguido.

    viniciusra
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Ai

    Passa propaganada falando que o nível da educação brasileira aumentou...

    Ai me da vontade de tacar uma pedra na tv./

    Só não jogo pq o preço da tv no br é alto./impostos

    viniciusra
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Aqui no Brasil as coisas só mudam ou melhoram quando pessoas morrem ou protestam.

    Ta louco ?

    O mais legal é que até protestando até morte, eles estão pouco se F*DENDO pra situação.

    JulianaJenner
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    viniciusra


    Sim!

    Principalmente quando alguem morre, pois ai a comoção é maior.
    No protesto as coisas sãoum pouco ,mais diferentes e devagar mesmo.

    viniciusra
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: viniciusra
    · votar


    JulianaJenner
    O mais legal é que até protestando até morte, eles estão pouco se F*DENDO pra situação.

    Desculpa, eu quis dizer protestando até A morte, sacou ?
    Não adianta sair na rua e reivindicar nossos direitos mais básicos.Pois eles não ligam.

    Os hospitais continuam sem médicos;
    Professores ganhando pouco;
    Deputados ganhando cada vez mais;

    A delegacia do meu distrito, ta caindo aos pedaços.É falta de reclamação ?Nads, falta de vergonha na cara do prefeito que não sabe fazer nada além de bater punh**a no banheiro da prefeitura...

    JulianaJenner
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    viniciusra

    Melhor tentar, do que ficar calado.

    O interesse é nosso, se a gente não correr atras quem vai?!

    Xeper
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    "A secretária disse que não podemos ser imediatistas, que precisamos pensar a longo prazo.

    Sério, ri mto dessa...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Uma foto do Brasil