Finanças - parte 2 [-Religião] [-Bônus]

Autor Mensagem
Cavaleiro
Veterano
# mai/11 · Editado por: Cavaleiro


Eu acho curioso como as pessoas utilizam o dinheiro sem qualquer cuidado e pouco conhecimento. Quando é para ir ao médico, por exemplo, boa parte se preocupa com as credenciais do médico, já procura informações sobre o sintoma e possíveis causas, quando se trata de finanças, dificilmente raciocina durante algumas horas antes de tomar a decisão.

Vou colocar algumas coisas que aprendi e que talvez possam ajudar. Pessoas morrem todos os dias por mal uso do dinheiro, nosso nível de educação está ruim pelo mal uso do dinheiro, ele também representa qualidade de vida.

A FGV está conduzindo um estudo, que tive oportunidade de olhar em primeira mão sobre o custo da má decisão financeira dos brasileiros. Só de IPVA, normalmente as pessoas jogam fora R$ 48.000,00 reais durante a vida, isso representa umas quatro ou até cinco viagens ao exterior, e em média se juntar o custo de oportunidade, a classe média desperdiça entre 1 milhão e 1 milhão e meio de reais, só contando renda fixa e financiamentos.

Muitas coisas são óbvias, mas que normalmente muitas pessoas fazem questão de não seguir, o primeiro passo para poder investir, obviamente é que sua receita mensal seja superior a receita. Salvo os casos das pessoas que não tem condições de atingir esse patamar depois de suprir necessidades básicas (aluguel, alimentação), não há desculpa, se você tem dificuldades de pagar o IPVA do seu veículo, por exemplo, não deveria possuir um, o primeiro passo é o corte das despesas, pode sobrar pouco, R$ 150,00 que seja.

O segundo ponto é NUNCA confiar na mídia "especializada", quando uma grande empresa A aconselha que compre papéis da empresa B, 99% dos casos ela quer vender os papéis que estão com baixa liquidez dessa companhia para evitar uma crise, e você quem vai pagar a conta no final.

O terceiro é muito importante, o provisionamento, o brasileiro até sabe lidar com despesas mensais, ele sempre se perde nas despesas anuais, como IR, IPTU, IPVA. Vou pegar o meu IPVA como exemplo, ele tem opção de pagamento a vista em janeiro, em fevereiro com juros de cerca de 2% e em 3 vezes com juros de 3%.

Oras, se eu invisto no tesouro, por exemplo e recebo 1,2%a.m. não posso me dar o luxo de pagar 2 ou 3%, tenho que provisionar a receita para pagar essa conta em janeiro, de preferência com receita do mês de dezembro.

Nunca deixe dinheiro parado, sobrou, invista. Vou colocar o tesouro porque considero o melhor investimento para quem não conhece muito o mercado financeiro e tem aversão a riscos. Quando você for investir, vai poder escolher uma taxa pré fixada, que você já vai saber quanto vai receber ou uma pós fixada indexada a alguma taxa. Evite qualquer tipo de financiamento, se não for uma opção, recomendo que aprenda a usar um HP 12c e calcule bem para tomar decisão sobre como parcelar, não se deixe influenciar pelo valor mensal, pense sempre na taxa e de preferência utilize tabela PRICE e não SAC, porque na SAC você terá que pagar um valor maior no início que poderia estar investido, na price os valores são constantes.

A priori se você acha que a inflação vai cair no período, deveria escolher pré fixada e se acha que vai subir, pós fixada. Esse é outro ponto, muitas pessoas ignoram ou desconhecem totalmente o índice e efeito da inflação, para não se incomodar eu recomendo que invista pós fixado indexado com a inflação mais 6%, você nunca vai perder dinheiro e vai conseguir dormir tranquilo independente do que ocorrer na economia.

Decisão sobre imóveis: Normalmente, vale mais a pena alugar do que comprar, são raros os casos que isso não acontece. A diferença do valor do aluguel e da prestação do financiamento aplicados, lhe permitem depois do período do aluguel, adquirir um imóvel melhor que o inicial. Mesmo que você compre na planta isso não muda a diferença de 20% se aplicados no período transformam em um montante maior. Meu pai tem construtora e sempre digo que imóvel só vale a pena para quem constrói por causa do dissídio do CUB e economia de escala, entre outros fatores.

Mas como nós temos sentimento de posse, se for comprar, opte pela localização, mesmo que tenha que investir para reformar depois, a valorização decorre do ponto, se um dia quiser vender terá boa liquidez e não perderá tanto dinheiro pelo custo de oportunidade. Já criei outros tópicos sobre esses últimos itens, se quiserem depois posso resgatar.

Livros de auto ajuda financeira normalmente só auto ajudam o autor, você deve tomar as decisões racionalmente, por isso é importante ler livros de finanças, que ensine a calcular juros, amortização, TIR, VPL, payback, não sobre finanças com 50 dicas e etc.

Acho que por enquanto é isso, se der vontade depois falo um pouco sobre ações e derivativos em outro tópico.

Dissertem ou não.

O poder é de vocês.

Tivertimailaif
Veterano
# mai/11
· votar


Sabe que eu achei interessante esse tal de Tesouro ^^ Estava pensando apartir do 2° semestre de 2011 começar a guardar um grana na poupança (150,00 a 250,00 por mês) Acho que vou ver certinho como funciona isso, e investir nisso \o/

Xeper
Veterano
# mai/11
· votar


Nunca deixe dinheiro parado, sobrou, invista. Vou colocar o tesouro

Nunca me aventurei... tenho uma grana guardada em CDB há um tempinho... aplaudo quem tem culhão de investir em ações

Decisão sobre imóveis: Normalmente, vale mais a pena alugar do que comprar, são raros os casos que isso não acontece. A diferença do valor do aluguel e da prestação do financiamento aplicados, lhe permitem depois do período do aluguel, adquirir um imóvel melhor que o inicial.

Pode crer, esse é um calculo bobo que quase ninguem faz... eu fiz e me vi tendo que pagar um aluguel absurdo que não me permitiria guardar nenhum centavo

Livros de auto ajuda financeira normalmente só auto ajudam o autor

hehehehehehehe

se der vontade depois falo um pouco sobre ações e derivativos

Ai sim!

Cavaleiro
Veterano
# mai/11
· votar


Ficou gigante esse texto :O

Mas leiam aí, vale a pena. Ou não.

Xeper

Nunca me aventurei... tenho uma grana guardada em CDB há um tempinho... aplaudo quem tem culhão de investir em ações

Mas o tesouro funciona de forma semelhante ao CDB, é renda fixa e tem risco ainda menor, pois é mais fácil quebrar um banco que o país.

Cavaleiro
Veterano
# mai/11
· votar


Tivertimailaif

Vale a pena e pode investir essa quantia sim, acima de R$ 100,00 tá valendo.

Vou pedir comissão pro governo hahah

Dav_Ness
Veterano
# mai/11
· votar


Tivertimailaif

Vale muito a pena investir em Tesouro, se você aplica dinheiro na poupança com medo de não ser seguro, acho que Tesouro é muito mais seguro, como o Cavaleiro disse, muito mais fácil quebrar um banco do que um país. Com calculos por baixo, tem um periodo de 12 meses, vc consegue lucrar o dobro do que em uma poupança.

Só to esperando sobrar umas merrecas que já vou partir para titulos publicos

qew
Veterano
# mai/11
· votar


Ok, quanto eu devo investir por exemplo no Tesouro para ter um retorno legal, em menor tempo possivel.

Tipo uma estimativa, aplicar X para daqui a Y meses conseguir resgatar pelo menos Z. Mas com numeros reais, pra eu ter uma noção :)

Cavaleiro
Veterano
# mai/11
· votar


qew

Simples

http://simuladortesourodireto.cblc.com.br/

Mas aí estão somente pré fixados.

qew
Veterano
# mai/11
· votar


Cavaleiro

Já serve, valeu.

Xeper
Veterano
# mai/11
· votar


Ok, quanto eu devo investir por exemplo no Tesouro para ter um retorno legal, em menor tempo possivel.

Esse negocio de bom retorno no curto prazo é bolsa e ações. Nenhum investimento de renda fixa vai te dar isso... a não ser que seja investido milhões de reais :P

Dav_Ness
Veterano
# mai/11
· votar


Quando se fala em renda fixa, é investimento de longo prazo, colocar o dinheiro lá, se puder ir colocando todo mês uma quantia e "esquecer".

sse negocio de bom retorno no curto prazo é bolsa e ações.

Sem contar que pra ganhar assim dinheiro na bolsa, precisa ter um bom aporte inicial, pq com R$100,00 reais como no Tesouro, tu não consegue porra nenhuma

The Fixer
Veterano
# mai/11
· votar


http://www.cblc.com.br/cblc/hotsites/TesouroDireto/player.asp

Tutorial bem simples de como funciona o Tesouro Direto.

ZakkWyldeEMG
Veterano
# mai/11 · Editado por: ZakkWyldeEMG
· votar


Curto-prazismo/imediatismo foi/está sendo/será o nêmesis financeiro de muitos.

edit: Belo tema, vou ler mais a respeito amanhã

Xeper
Veterano
# mai/11
· votar


Dav_Ness

pq com R$100,00 reais como no Tesouro, tu não consegue porra nenhuma

Pode crer, msm coisa com esse boom de imoveis... investidores fazem grana rapido nesse meio. Mas não é com qualquer 100 pila que entra na festa.
Fico de boaz no CDB, pq isso é mta areia pro meu caminhãozinho hahahahaha

Cavaleiro
Veterano
# mai/11
· votar


ZakkWyldeEMG

É verdade. Ainda mais quando a pessoa começa a ganhar dinheiro, fazendo todo um planejamento equilibrando CAPM, trabalhando com o beta das ações, análise gráfica, fundamentalista se acha o pica das galáxias, vai pro mercado de opções e perde até a cueca.

Cavaleiro
Veterano
# mai/11
· votar


Xeper
Fico de boaz no CDB, pq isso é mta areia pro meu caminhãozinho hahahahaha

Dá uma olhada no Tesouro, pra quem investe em CDB vale mais a pena, é pouca coisa mas a longo prazo faz diferença.

Com certeza é o melhor rendimento de renda fixa.

Dav_Ness
Veterano
# mai/11
· votar


Xeper
Pode crer, msm coisa com esse boom de imoveis...

Ahhh se meu dinheiro desse auhahuhuahuaa Mas é um lance muito bom cara Fundos Imobiliarios, mas precisa de grana pra entrar, quem sabe um dia consigo juntar alguma coisinha

qew
Veterano
# mai/11
· votar


Xeper
Esse negocio de bom retorno no curto prazo é bolsa e ações. Nenhum investimento de renda fixa vai te dar isso... a não ser que seja investido milhões de reais :P

Quando eu disse menor tempo possivel pensei em algo em torno de dois anos, é pouco? =/

Cavaleiro
Veterano
# mai/11
· votar


Acho engraçado o pessoal se entusiasmando com FOREX. Prometia rentabilidade de 65% e o povo foi todo atrás, a quebradeira tá sendo grande e vai ser maior ainda.

O Brasil tem a maior taxa de juros do planeta e a SELIC gira em torno de 12% a.a. Toda empresa se ferra no Brasil porque tem que pagar mais que isso ao acionista. Trabalho com projetos, o cálculo do rendimento do projeto nós usamos com o Tesouro mais o risco calculado do projeto, dá em torno de 20%. Nós temos que pagar mais que isso em um ano, caso contrário o cara investiria no mercado financeiro. A taxa média de juros mundial é cerca de 2%, nosso é seis vezes maior, isso atrasa muito o desenvolvimento e a produção, todo mundo que pensa vai pro mercado financeiro.

Melhor coisa é morar nos EUA a uma inflação ridículo e investir no Brasil, e é isso que eles fazem enquanto os brasileiros vão pra poupança.

65% é ridículo, mais 171 que entrar em pirâmide.

Cavaleiro
Veterano
# mai/11
· votar


qew

Depende do teu objetivo. O meu por exemplo era 1 milhão em 15 anos, é bastante viável e tá no caminho há uns 3 anos.

Quero me aposentar aos 37 \o/

qew
Veterano
# mai/11
· votar


Cavaleiro
Acho engraçado o pessoal se entusiasmando com FOREX. Prometia rentabilidade de 65% e o povo foi todo atrás, a quebradeira tá sendo grande e vai ser maior ainda.

nossa haha

Eu não investiria nisso.

qew
Veterano
# mai/11
· votar


Cavaleiro

Legal hein, faltam só 12 \o\

mas eu nao tenho muita paciencia, se tiver que entrar nessa de investimentos, gostaria de algo mais dinamico.

Xeper
Veterano
# mai/11
· votar


Acho engraçado o pessoal se entusiasmando com FOREX

Por nome eu nem manjo

Quero me aposentar aos 37 \o/

Eu tinha planos para 45/50 anos. Mas nisso eu me desorganizei completamente... além da minha previdencia privada ter virado um cemiterio em pouco mais de 1 ano.
Trilharei o caminho de mtos e morrei trabalhando :(

Cavaleiro
Veterano
# mai/11
· votar


qew

Com um conhecimento básico de contabilidade, análise gráfica e tempo dá pra investir em ações.

Kensei
Veterano
# mai/11
· votar


Cavaleiro
Mesmo diante do que você escreveu acima, vc ainda apóia a ideia de que se deve combater a inflação com elevação da selic ? (espero não estar confundindo as pessoas, mas me parece que vc sempre defendia o Meirelles com suas posições ortodoxas)

J. S. Coltrane
Veterano
# mai/11
· votar


faltou o fator brasileiro "planos econômicos malucos"

Cavaleiro
Veterano
# mai/11 · Editado por: Cavaleiro
· votar


Kensei

Como eu poupo e dificilmente assumo financiamentos é uma boa, o problema não é a medida em si, é a falta de educação financeira dos brasileiros.

Eu acho o aumento da SELIC uma das formas mais eficazes de combater a inflação, apesar de todo o custo produtivo. O que mata a competitividade das empresas nem é só a SELIC, mas principalmente os encargos sociais e outros impostos.

Não apóio a medida, trato mais como um "mal necessário".

Cavaleiro
Veterano
# mai/11
· votar


Kensei

Na verdade isso também geraria outra discussão sobre autonomia do Bacen, acho absurdo ainda estar subordinado ao governo federal.

Só pra inchar a máquina do governo sem ter problemas, colocando a situação em uma empresa: Imagina o setor de contas a pagar e auditoria estarem subordinados ao contas a receber?

Claro que é um exemplo simplista, mas é mais ou menos por aí.

brunohardrocker
Veterano
# mai/11
· votar


Cavaleiro

Muito bom o texto. Eu também tenho o hábito da poupança (não exatamente investir em poupança, mas balancear meus gastos, manter sempre uma reserva de contingência, investir no que pode me dar retorno e mesmo assim não deixo de ter aquela quantia disponível para o lazer durante o mês.)

Eu fico espantado com a visão que a maioria das pessoas tem, ou melhor, a falta dela. Não podem comprar um carro, mas se atracam em financiamentos prolongados, caem direitinho na armadilha das financiadoras. Nunca levam em conta que não é só a parcela mensal do carro que vão ter como custo, e sim, a manutenção, o combustível e os impostos, que são pesados.

Neste ano tenho como meta comprar meu primeiro carro, mas eu tenho planos de dar um lance num consórcio. Pelas minhas contas se tornará mais vantajoso que o financiamento.

PS: Deveria existir uma disciplina de Educação Financeira a partir da quinta série.

J. S. Coltrane
Veterano
# mai/11
· votar


O Rato já pode morrer em paz, seu legado está seguro

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Finanças - parte 2 [-Religião] [-Bônus]