Cérebro reconhece pessoas de mesmo nível social

    Autor Mensagem
    Cavaleiro
    Veterano
    # mai/11


    "Uma pesquisa publicada na versão on-line da revista "Current Biology" afirma que uma parte do cérebro humano é capaz de reconhecer e reagir a pessoas que pertencem a um mesmo nível social.

    A descoberta pode indicar que ficamos mais animados ao conhecer indivíduos de classe igual.

    Estudos anteriores, desta vez com primatas, mostram o mesmo. Algumas espécies de macacos prestam atenção em semelhantes de nível elevado ou inferior dependendo da posição que ocupam na sociedade onde vivem. Se estão acima, vêem os de cima. Se estão abaixo, vêem os de baixo.

    O estudo da pesquisadora Caroline Zin, do Instituto Nacional de Saúde Mental, em Maryland (EUA), envolveu um grupo pequeno formado por 23 voluntários. A eles, foram exibidas informações sobre terceiros que tinham nível social inferior, igual ou superior.

    O resultado é que uma região central do cérebro, ligada à motivação, ficou mais ativa quando o voluntário se viu diante de dados relacionados a pessoas com nível social semelhante ao dele."

    http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/910071-cerebro-reconhece-pessoas- de-mesmo-nivel-social.shtml


    Seria o nível social uma espécie de hierarquização natural pós-civilizatória?

    Deveriam fazer esse teste com outros aspectos, pois essa região pode ser ativa caso encontremos qualquer traço comum capaz de identificar através da visão.

    Dissertem, ou não.

    O poder é de vocês.

    Juninho0110
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Seria o nível social uma espécie de hierarquização natural pós-civilizatória?
    talvez sim
    talvez nao

    DrStrangelove
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Eu sempre pensei que fosse o rim.

    Cavaleiro
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    DrStrangelove

    Engraçadão :)

    fuska77
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: fuska77
    · votar


    Então quer dizer que...



    Nah! Acho que qualquer coisa em comum tem este efeito!

    AnaClara
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Deveriam fazer esse teste com outros aspectos, pois essa região pode ser ativa caso encontremos qualquer traço comum capaz de identificar através da visão

    é isso.

    Pq é fato que nos relacionamos com pessoas que tem coisas em comum com a gente.
    E de cara já da pra perceber alguns certos tipos de coisa. Tipo a classe social algumas vezes dá pra perceber.

    TWT ICE
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    É verdade essa pesquisa

    O pq eu já não sei

    james_the_bronson
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Arthur sempre diz que sou rico...

    faith_girl
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    dizem q eu tenho cara de rica pena q não sou :(

    Cavaleiro
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Pq é fato que nos relacionamos com pessoas que tem coisas em comum com a gente.

    Eu não gosto de gente parecida comigo. Falo demais :O

    hahah

    Mas é fato mesmo, apesar de procurar relacionar com todo tipo de pessoas as maiores amizades normalmente compartilham características marcantes.

    Dav_Ness
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Eu particularmente me sinto incomodado com pessoas de nivel social maior que o meu, sei lá, meio que um desconforto, uma timidez

    AnaClara
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Dav_Ness
    Eu nem ligo.

    Me relaciono normal. Ate porque senao eu nao convivia com ninguem

    /soupobremsm

    EternoRocker
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Prefiro a máxima "as aparências enganam".

    O que tem de picareta por aí se passando pelo que não é...

    Cavaleiro
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    EternoRocker

    Mas é fácil reconhecer quando alguém tá se passando pelo que não é na maioria das vezes.

    EternoRocker
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Cavaleiro

    É e não é... tem gente que é ninja nessa arte !!!

    Cavaleiro
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Discriminating among individuals is a critical social behavior in humans and many other animals [[1], [2] and [3]] and is often required for offspring and mate recognition, territorial or coalitional behaviors, signaler reliability assessment, and social hierarchies [[4], [5], [6], [7], [8] and [9]]. Being individually discriminated is more difficult in larger groups, and large group size may select for increased individuality–signature information–in social signals, to facilitate discrimination [[4], [10], [11], [12], [13] and [14]]. Small-scale studies suggest that more social species have greater individuality in their social signals, such as contact calls [[4], [12] and [13]]. However, this relationship has not been evaluated in a broader-scale evolutionary context or in social signals other than contact calls. It is not yet known whether social group size may be viewed as a general evolutionary driver of individuality. Here we show a strong positive evolutionary link between social group size in sciurid rodents and individuality in their social alarm calls. Social group size explained over 88% of the variation in vocal individuality in phylogenetic independent contrasts. Species living in larger groups, but not in more complex groups, had more signature information in their calls. Our results suggest that social group size may promote the evolution of individual signatures and that the sociality-individuality relationship may be a general phenomenon in nature.

    Tem umas pesquisas interessantes nessa revista, pena que é 31,5 doletas por full text.

    EternoRocker
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Ah...

    Mas não duvido da pesquisa não...

    Dando uma desviada do tópico, um bagulho que me intriga é o bocejo.

    Pq sempre dá vontade de bocejar quando vemos alguém bocejando ???

    Cavaleiro
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    EternoRocker

    Mais um mistério do universo, daqui a pouco criam uma igreja pra reverenciar o bocejo.

    Kobberminer
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    EternoRocker
    Pq sempre dá vontade de bocejar quando vemos alguém bocejando ???

    Inveja

    Codinome Jones
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Pq sempre dá vontade de bocejar quando vemos alguém bocejando ???

    Um grupo de neuronios chamados neuronio espelho são envolvidos nesse caso. Do mesmo modo que sentimos empatia e emoção quando nos deparamos com uma situação emocionante , nós bocejamos quando outra pessoa boceja. É bacana e tem mais funções interessantes, se quiser da uma pesquisada ae.

    brunohardrocker
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Existem estudos que diferenciam o cérebro de um conservador de um liberal.

    Não duvido de mais nada nessa área.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cérebro reconhece pessoas de mesmo nível social