Cérebro cresceu para ajudar vida social, afirma novo estudo

    Autor Mensagem
    Cavaleiro
    Veterano
    # nov/10


    Por que diabos uns poucos mamíferos "privilegiados" --baleias, elefantes, macacos e o homem-- ganharam um cérebro avantajado de presente da evolução? A vida social é a resposta, diz novo estudo.

    Susanne Shultz e Robin Dunbar, ambos da Universidade de Oxford (Reino Unido), publicam os resultados na edição desta semana da revista científica "PNAS". A intenção da dupla era tentar dar um basta na antiga bagunça envolvendo a evolução do tamanho do cérebro.

    Diferentemente do que muita gente imagina, o ser humano está longe de ser o bicho mais bem dotado de miolos. Em termos absolutos, o cérebro das baleias e golfinhos é bem maior.

    Se o tamanho proporcional da massa encefálica é levado em conta, a coisa fica ainda mais estranha: os diminutos musaranhos-arborícolas, parecidos com pequenos roedores, ganham a parada. Para os cientistas, isso mostra que nenhuma dessas medidas captura direito a importância da dimensão cerebral na evolução.

    Por isso, Shultz e Dunbar resolveram medir, grosso modo, o tamanho relativo do cérebro ao longo do tempo nas várias linhagens de mamíferos. Eles usaram uma amostra de 511 espécies, extintas e modernas, para as quais havia estimativa disponível do volume cerebral.

    O que eles viram é que, dentro de cada grupo de mamíferos, havia tendências diferentes para o aumento (ou não) do cérebro ao longo de milhões de anos.

    Pela ordem, os que passaram por aumento proporcional mais claro do cérebro eram os primatas (grupo do homem), os cetáceos (baleias, golfinhos e companhia) e os perissodáctilos (cavalos, antas e rinocerontes).

    Há, além disso, uma correlação forte entre os aumentos de cérebro e a vida social em grupos estáveis --bichos mais solitários tendiam a permanecer mais burros, digamos. A ideia é que a necessidade de entender e/ou ludibriar os companheiros favorece um cérebro maior.

    http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/834717-cerebro-cresceu-para-ajuda r-vida-social-afirma-novo-estudo.shtml

    Dissertem, ou não.

    O poder é de vocês.

    brunohardrocker
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Uma dádiva da evolução.

    Cavaleiro
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: Cavaleiro
    · votar


    bichos mais solitários tendiam a permanecer mais burros, digamos.

    E como ela explica os nerds?

    MarceloSousa
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    A natureza faz a sua parte,
    A evolução das espécies tem dessas coisas, cada espécie se adapta ao meio em que vive, seja forma do corpo, coloração, ou no caso dos humanos a capacidade de raciocínio.
    Na linha evolutiva, o homem deu um salto extraordinário nas ultimas decadas, desde o uso de ferramentas simples até a robótica existe um espaço muito curto quando falamos em evolução.
    Mas é assim, veremos até onde essa espécie consegue ir

    cuma
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Cavaleiro

    Tu sempre com tópicos científicos hehe. Como não sei tanto sobre biologia, não posso argumentar, para não falar bobagens. Mas que o cerebro de qualquer animal é misterioso e encantador isso sim. Agora se as dimensões influenciam em algo, isso não sei.

    brunohardrocker
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Cavaleiro

    Eu me intrigo com a forma que são escritas essas matérias.
    Não quero dar uma de sabichão, só quero conferir se eu não estou errado:

    Cérebro cresceu para ajudar vida social, afirma novo estudo

    Isso é seleção natural?
    "Pescoço das girafas cresceu para ajudá-las a alcançar as árvores mais altas"?

    E preste atenção se não há uma contradição no texto entre "tamanho do cérebro" e "inteligência".

    Skider
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Mas é assim, veremos até onde essa espécie consegue ir

    Isso me dá um medo!

    Cavaleiro
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: Cavaleiro
    · votar


    E preste atenção se não há uma contradição no texto entre "tamanho do cérebro" e "inteligência".

    Eu também vi isso, talvez seja problema da redação da folha.

    Isso é seleção natural?
    "Pescoço das girafas cresceu para ajudá-las a alcançar as árvores mais altas"?


    Na verdade isso é uso e desuso e caracteres adquiridos de Lamarck.

    Se o estudo estiver correto, o cérebro ajudaria na vida cotidiana e representa um sinal evolutivo, mas que não é necessário para a sobrevivência até pela criação da civilização.

    Isso faz com que as de cérebro mais curto também tenham espaço na sociedade e possam viver sem maiores problemas.

    Cavaleiro
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    cuma

    É que eu gosto de aprender, sempre acreditei que vim no mundo pra isso, foi o que meus pais me passaram.

    Eu não entendo quase nada de biologia também, mas tenho muita curiosidade.

    cuma
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Cavaleiro

    É que eu gosto de aprender, sempre acreditei que vim no mundo pra isso, foi o que meus pais me passaram.

    É parecido com oque eu falei num tópico anterior, a função nossa aqui na Terra é aprender, afinal, podemos raciocinar/refletir, e isso é oque nos diferencia dos outros seres vivos.

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    De acordo com o texto:
    vida social = a necessidade de entender e/ou ludibriar os companheiros

    Cavaleiro
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    The Blue Special Guitar
    vida social = a necessidade de entender e/ou ludibriar os companheiros

    Ele não falou isso, falou que isso faz parte da vida social, e realmente faz.

    Não que este seja o conceito de vida social.

    GOREFESTA
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Cérebro cresceu para ajudar vida social

    Então a figura do misantropo cool tão reverenciada por ai é uma criatura com o cerebro menor?

    Dogs2
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    por isso que tem tanto microcéfalo no fórum

    Heaffy
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    o cérebro cresceu para podermos salamear as mulher
    e o delas cresceu para elas começarem a fazer cu doce

    wild.man
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    http://flashnewstoday.com/index.php/white-baby-born-to-black-parents-i ts-all-in-the-genes/

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Heaffy
    Nossa!!! Me impressionei com vossa sabedoria!!! É exatamente isso que acontece mesmo.



    Para todos os efeitos digo... nõs os seres humanso somos superiores a todos os outros animais deste planeta, independentemente do tamanho do cérebro deles!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cérebro cresceu para ajudar vida social, afirma novo estudo