Algum Engenheiro ai?Civil,Mecanico,

Autor Mensagem
DrStrangelove
Veterano
# mai/11 · Editado por: DrStrangelove
· votar


J. S. Coltrane

engenharia é curso técnico, escolha um curso superior tr00


https://ztg1pa.blu.livefilestore.com/y1m42yptckxYNLcBJw4fcqsBPZW3VxXdQ GFRV5O4DfIHaMIv928Se2xDqc3sp1NpOBYu1dGVWgmDLm86r-hKZS9XmtvybkTSOH--fl8 ri7-RcZEkMwUyrdlNRq4D16IQTlws5nHBq7Jr8gDxem2tdJhDg/tiggare.jpg

El_Cabong
Veterano
# mai/11
· votar


Sou Engenheiro Civil.
O bom é que o Eng. Civil nunca fica sem serviço !!!
Em seguida que eu me formei, eu não tinha um emprego formal, aí trabalhei por uns anos como Eng. Civil Autônomo (fazendo projetos residenciais).
Depois sim! Passei num concurso e hoje sou funcionário público numa empresa de saneamento.

erico.ascencao
Veterano
# mai/11
· votar


The_man_without_name
Uma boa fonte para uma pesquisa inicial são as grades curriculares dos cursos de Engenharia da USP. Se tiver dúvidas me pergunte, talvez eu possa te ajudar principalmente com o curso de Mecânica, já que eu fiz Mecatrônica e conhecia uma boa galera da Mecânica.

Córtex Frontal
Veterano
# mai/11
· votar


Insomniac_
Mas isso acontece mais ainda com quem faz Direito, hahaha.
Na verdade, é o caráter das pessoas, e não o curso. Necessidade de auto-afirmação é um problema...


Sim, eu falei isso porque na minha turma tem um cara que vai fazer engenharia, e ninguem mais aguenta ele falar disso. E QUALQUER curso que alguem diga, ele acha que o de engenharia é melhor. etc..

Insomniac_
Veterano
# mai/11
· votar


Córtex Frontal
Resumindo a obra, ele é imbecil, hahaha!

The_man_without_name
Veterano
# mai/11
· votar


a todos que ajudaram
Muito Obrigado

mas eu ainda tenho uma pergunta principalmente para
busterchair
Manubio
Rough
El_Cabong
erico.ascencao
Insomniac_

tem algum motivo para vcs se arrependerem de ter escolhidos os curso que vcs escolheram?
mercado de trabalho,vida social,....

Obrigado

erico.ascencao
Veterano
# mai/11
· votar


The_man_without_name: tem algum motivo para vcs se arrependerem de ter escolhidos os curso que vcs escolheram?
mercado de trabalho,vida social


Pra mim, este tipo de pergunta não faz sentido, sabe o porquê? Porque eu costumo desvincular o fato de você fazer um curso X com o fato de você trabalhar na área X, Y ou Z. Acontece muito de pessoas que fazem um determinado curso irem trabalhar não necessariamente na área relacionada ao curso. Eu sempre aconselho as pessoas a escolherem um curso que elas gostem, mas focando no curso e não tanto no mercado de trabalho que aquele curso pode te oferecer. O momento de pensar no mercado de trabalho é quando você está no fim do curso, aí sim você tem uma maturidade maior pra descobrir o que gosta/quer fazer.

Mesmo sendo uma pergunta sem sentido para mim, vou tentar agora responder o que você perguntou. Não me arrependo de ter feito Engenharia Mecatrônica, muito pelo contrário. Eu sempre valorizei a multidisciplinaridadee este curso é um exemplo clássico disso, pois tive boa parte das disciplinas da área Mecânica e um pouco de Eletrônica e Controle. Esta versatilidade somada com a característica de uma faculdade pública que deixa o aprendizado por conta do aluno, me formou como um cara que está pronto pra aprender qualquer coisa que vem pela frente. Apesar de o curso ter uma ênfase maior em Mecânica (o curso de Controle e Automação é que tem uma ênfase maior na área Elétrica), acabei vindo trabalhar com Instrumentação Industrial (mais pro lado elétrico da coisa) e, pessoalmente, adoraria migrar para a parte de Controle de Processo; que envolve boas doses de Controle e de conhecimento de Engenharia Química.

Quanto à sua preocupação com vida social, acredito que não seja um grande fator a se preocupar. Tenho muitos amigos que foram trabalhar em consultorias e bancos (sim, engenheiros vão a rodo para estas áreas) e estes sim sofrem danos na vida social devido às boas 10, 12 horas diárias de trabalho. Na Engenharia, se você trabalha com projetos você terá um dia-a-dia de escritório, das 8 às 17h; e se trabalhar em fábrica eventualmente rolam uns pepinos fora de expediente, mas isto depende muito de quais são as suas responsabilidades.

J. S. Coltrane
Veterano
# mai/11 · Editado por: J. S. Coltrane
· votar


Porque eu costumo desvincular o fato de você fazer um curso X com o fato de você trabalhar na área X, Y ou Z [2]

Bog
Veterano
# mai/11
· votar


erico.ascencao
O momento de pensar no mercado de trabalho é quando você está no fim do curso, aí sim você tem uma maturidade maior pra descobrir o que gosta/quer fazer.

Heheh, já comentamos em outro tópico, mas aqui ficou clara uma coisa que eu não tinha entendido lá.

É verdade que a gente não sabe de verdade o que vai fazer quando entra no curso. Nem passava pela minha cabeça seguir carreira acadêmica. Eu nem sabia como ela era. Eu pensava que ia abrir uma empresinha de informática em Curitiba, e antes da metade do curso eu já sabia que não me identificava em NADA com empreendedorismo. Se me dissessem em 1997 (ano em que eu fiz vestibular) o que eu estaria fazendo hoje, eu não acreditaria.

Por outro lado, não dá para o cara fazer projeto de ponte se formando em nutrição, cirurgia cardíaca se formando em engenharia, nem ser juiz se formando tecnólogo em sistemas de Internet, né? Digo, alguma idéia da área a pessoa tem que ter sim, senão...

PS - Se eu tivesse escolhido o curso só pelo curso em si, eu teria feito Cinema, e não Ciência da Computação. Provavelmente, eu seria hoje em dia um frustrado formado em Cinema trabalhando com alguma coisa nada a ver. Eu realmente penso que ter escolhido uma área EQUILIBRANDO mercado, curso, aspirações e aptidões foi muito melhor do que só pensar "este curso é legal" ou "se eu fizer isso, fico rico".

J. S. Coltrane
Veterano
# mai/11
· votar


DrStrangelove

medicina é outro exemplo de curso técnico-profissionalizante.

erico.ascencao
Veterano
# mai/11
· votar


Bog
Talvez esta minha linha de raciocínio seja mais válida para pessoas que já têm um certo foco, por exemplo Engenharia, área da Saúde, Economia/Administração/Eng. Produção, etc.

Adrianodevil
Veterano
# mai/11
· votar


Civil...

Até agora não civil pra porra nenhuma...

To zuando haha... Qualquer dúvida, pergunte ae _o/

El_Cabong
Veterano
# mai/11 · Editado por: El_Cabong
· votar


The_man_without_name
tem algum motivo para vcs se arrependerem de ter escolhidos os curso que vcs escolheram?

Não! Eu realmente gosto de trabalhar em engenharia civil.

Não procura algo que seja altamente rentável mas que tu odeie fazer.
(aí tu serás um péssimo profissional, e possívelmente esta alta rentabilidade não virá)

Também não procure algo que tu ame de todo o coração fazer mas que não dê dinheiro nenhum.
(aí tu não irás conseguir te sustentar e irás te frustrar profissionalmente, socialmente, ...)
Melhor transformar isso num hobby.

Procura pesar as duas coisas e achar um meio termo !!

DrStrangelove
Veterano
# mai/11
· votar


J. S. Coltrane

medicina é outro exemplo de curso técnico-profissionalizante.


Títulos não interessam quando você ganha mais.

Thiago Teixeira
Veterano
# mai/11
· votar


Insomniac_
The_man_without_name
Eu curso engenharia de computação (quase mudando pra mecânica).
É um curso muito gratificante, em que você aprende bastante coisa e o campo profissional é extremamente amplo. Prepare-se para estudar bastante e largar algumas coisas que curte por um período de tempo, hahah.
Qualquer coisa pergunta que a gente ajuda! ;]
Abç


Cara, como assim quase mudando pra mecânica?
É muito foda o curso? Tava querendo fazer Eng. da computação também, mas tenho medo de não aguentar o repuxo, ta ligado...
Eu na escola não estudo porra nenhuma, eu fico meio receioso de não mudar e me fod3r na faculdade..

The_man_without_name
Veterano
# mai/11
· votar


erico.ascencao
entendi
minha preocupaçao maior era o fato de
''po eu adoro engenharia, mas quando me formei fiquei sem emprego....''
sacou?
Bog
pois é
eu sempre gostei de fisica matematica quimica....exatas
mas tenho medo de me formar
fazer o que eu gosto , mas nao ter grana no bolso

Adrianodevil
El_Cabong

vcs fizeram aonde?

erico.ascencao
Veterano
# mai/11
· votar


The_man_without_name
Hoje, tem emprego sobrando para engenheiros. O problema que as empresas têm é de encontrar o que elas querem pelo preço que elas podem pagar. Por isso muita gente se forma em Engenharia e não segue a carreira - por exemplo, na minha turma eu arrisco dizer que só uns 30% saíram trabalhando com Engenharia (não estou nem especificando Engenharia Mecatrônica, pois aí o buraco seria bem mais embaixo).

Em suma, pra você que quer fazer engenharia, procure fazer uma boa faculdade que as portas se abrirão com grande facilidade.

Adrianodevil
Veterano
# mai/11
· votar


The_man_without_name

vcs fizeram aonde?

Ainda estou cursando... Sétimo semestre (quarto ano)...

Cavaleiro
Veterano
# mai/11
· votar


Engenheiro de computação.

Bom curso, mas necessita certo grau de insanidade.

thebassx
Veterano
# mai/11 · Editado por: thebassx
· votar


Se me dissessem em 1997 (ano em que eu fiz vestibular) o que eu estaria fazendo hoje, eu não acreditaria.

é, se me dissessem quando eu prestei vestibular que mesmo eu me formando em engenharia eletrica numa escola pública conceituada, falando ingles fluente, tendo morado no exterior mexendo na área, sido bolsista, estudado pra caralho durante o curso, eu nao iria conseguir ganhar (NIVELANDO POR CIMA) mais que 3 conto por mes na iniciativa privada, durante muito tempo, eu também nao acreditaria. alem é claro, da dificuldade de encontrar emprego.

thebassx
Veterano
# mai/11
· votar


eu nao aconselho ninguem a fazer engenharia se quiser ficar no brasil.

Cavaleiro
Veterano
# mai/11
· votar


thebassx

Se fizer um curso de engenharia e algo com gestão tem boas oportunidades sim.

Trabalho com gestão de projetos, tem muito campo, até mesmo em Floripa que é um ovo, apesar de bem evoluída na questão tecnológica.

Imagina em Curitiba ou São Paulo.

Brasil é muito grande, tem que saber procurar e focar em algo que gere valor pro mercado.

thebassx
Veterano
# mai/11
· votar


meu ultimo emprego na minha carteira estava ANALISTA DE SISTEMAS.

É. A gente se prostitui.

erico.ascencao
Veterano
# mai/11
· votar


thebassx
Posso reformular a sua frase?

Eu não aconselho ninguém a fazer Engenharia se quiser ficar no Brasil trabalhando com Engenharia.

Aqui no Brasil é muito difícil trabalhar com Engenharia roots. O que se faz aqui é projeto baseado em experiências e gestão. Projeto mesmo, desenvolvimento de tecnologia é na Petrobrás e bem de leve.

thebassx
Veterano
# mai/11
· votar


erico.ascencao

"assino" embaixo. se é que vc me entendeu ;]

Cavaleiro
Veterano
# mai/11
· votar


Ah sim, em P&D o Brasil é um lixo.

Mas saber séries de fourier e coisas assim não é nenhum diferencial hoje, uma máquina faz isso pra você.

Hoje em dia o conhecimento tem que ser aplicado pra gerar diferencial competitivo, nem engenharia civil roots hoje tá garantido.

brunohardrocker
Veterano
# mai/11
· votar


Penso em fazer alguma engenharia na próxima.

Adrianodevil
Veterano
# mai/11
· votar


A questão é que faltam escolas de nível técnico no Brasil... Falta o serviço técnico em si...

Levando para o caso da Engenharia Civil... Hoje em dia, Engenheiros Civis são contratados para "tocar" obra... Conferem armaduras, liberam concretagens e realizam outras atividades que um simples tecnólogo poderia fazer... Ao invés de gerenciar os processos, tentar procurar uma maneira de economizar, maximizar produtividades, reduzir prazos e desenvolver novas tecnologias, lá está o Engenheiro conferindo as armaduras, liberando concretagens...

Volto a dizer: O que fode a Engenharia no país é a falta de serviços técnicos...

erico.ascencao
Veterano
# mai/11
· votar


thebassx
Esse lance de Analista de Sistemas está para Enegnharia assim como Modelo e Atriz está para o mundo das celebridades.

El_Cabong
Veterano
# mai/11
· votar


The_man_without_name
vcs fizeram aonde?

Fiz na faculdade federal da minha cidade mesmo:
FURG
www.furg.br

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Algum Engenheiro ai?Civil,Mecanico,