A solução da violência? Depende da metáfora

    Autor Mensagem
    brunohardrocker
    Veterano
    # abr/11


    "Qual a solução para a violência? Depende de qual metáfora você usar para ela. Se quiser que as pessoas votem por soluções mais agressivas é só classificar a violência como uma "besta" ou um "monstro". Mas se quiser que elas votem por "tratar" a violência com ações mais amplas, é só usar a palavra "vírus" no seu texto.

    Simples assim. É o que pode ser visto nesse estudo na revista PLoS ONE que usou 253 pessoas. Elas tinham que dar soluções para a violência depois de ler um texto sobre o tema. Metade dos textos continha a palavra "beast" e a outra metade "virus" como metáforas da violência. Dos que leram a besta, 71% deram soluções severas, enquanto que os que leram o vírus se dividiram em 54% com solução severa e 46% com tratamento, como melhorar a economia.

    Será que o ser humano é assim tão voluvel como pluma ao vento?

    Olha aí a responsa de jornalistas, professores e, ahan, divulgadores de ciência."

    http://news.sciencemag.org/sciencenow/2011/02/scienceshot-tough-on-cri me.html?etoc


    Créditos: RNAm

    QUARESMA
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Se eu fosse volúvel eu iria falar, é verdade os seres humanos são muito volúveis mesmo.

    Mas não, mesmo se fosse o texto igual pra todos, teria diferença na porcentagem. O ideal seria que as mesmas pessoas dessem suas soluções para os 2 textos, ai sim, se tivesse diferença...

    brunohardrocker
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Fap.

    gibsonguy
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    prefiro o slash.

    paulinho pc
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    gibsonguy

    multi de quem mesmo?

    Córtex Frontal
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    brunohardrocker

    Poxa interessante mesmo, isso eu consigo perceber bastante! Em filmes por exemplo que costumam deixar alguém como ''mocinho'' depois revela que era o cara ''mal''.. Agente consegue perceber como somos levados a ter certa opnião, só por como o fato é nos apresentado. Assim como nesse texto, com apenas uma troca de palavra já é possivel mudar algumas opniões.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    QUARESMA
    Se eu fosse volúvel eu iria falar, é verdade os seres humanos são muito volúveis mesmo.

    Mas não, mesmo se fosse o texto igual pra todos, teria diferença na porcentagem. O ideal seria que as mesmas pessoas dessem suas soluções para os 2 textos, ai sim, se tivesse diferença...



    Isso que você fez foi bem diferente de "não ser volúvel".

    brunohardrocker
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    QUARESMA

    Mas aí tem um porém. Se uma mesma pessoa lesse um dos dois textos antes de ler o outro, já formaria sua opinião pelo primeiro texto, visto que só muda a metáfora. Posso apostar que se lesse por primeiro o texto da "besta", a maior probabilidade seria de formar uma opinião agressiva e depois que lesse o texto com a metáfora "vírus", não mudaria sua opinião. O segundo texto não contradiz o primeiro, só trata a questão de uma outra forma, mas a opinião da pessoa TERIA que se contradizer, e ninguém gosta de se contradizer.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a A solução da violência? Depende da metáfora