Até onde vai a liberdade de expressão e direito de escolha?

Autor Mensagem
brunohardrocker
Veterano
# abr/11
· votar


ZXC
A heteronormatividade é parte da ordem social, estabelecida pelo poder que privilegia e promove a heterossexualidade como única forma de orientação sexual adequada. As orientações e prescrições sociais não deixam margens para convenções sociais além homem x mulher. As instituições sociais como família, Igreja e escola celebram e estimulam a criação, atitudes, ações e a heterossexualidade com gêneros marcados, desde o nascimento, gerando violência e discriminações para quem não segue essas regras e orientações, ditas como morais.

Mas concorda com a minha crença de que qualquer coisa que identifica uma maioria, vai naturalmente rejeitar uma minoria? Que isso não depende dessa identidade em si, mas que é mais forte que o ser humano e por isso ele não consegue controlar a discriminação?

A carne é fraca. Por mais que tentamos nos conter e querer passar a imagem de que somos livres de preconceitos, eles estão em nossa cabeça. Eu já vi um estudo sobre o fato de nós, ocidentais, termos dificuldades para diferenciar a fisionomia de povos orientais como os nipônicos, ou os africanos e vice-versa, simplesmente porque são diferentes da gente, porque não são da nossa mesma etnia. Por mais que você "se segure", o preconceito está com você. Se um dia as religiões que hoje são extremamente populares, se reduzirem a uma minoria, certamente eles serão o alvo, e o estereótipo que estiver como dominante, seja qual for, certamente será o discriminador. Isso é muito mais 'humano', do que uma 'simples' questão de conscientização.

ZXC
Veterano
# abr/11
· votar


brunohardrocker

Nossa cultura e educação não é nata e sim adquirida e mutante , e ao adquirirmos das gerações anteriores, sem parâmetros comparativos p julgá-las, torna-se inquestionável e natural. A religião e ciência sempre legitimaram desigualdades, discriminações e preconceitos, c seus discursos.

Nascemos e somos educados a partir das diferenças de gêneros, raças e classes de formas fixas, onde naturalizam e estabelecem desde o q vestimos a nossas escolhas individuais. As instituições formadoras de cultura devem estar atentas a possíveis reforços q atenuam e marcam esses modelos, pois tais aprendizagens dessas regras culturais podem vir a construir homens e mulheres herdeiros desses conceitos distorcidos, pautados também nessas fórmulas radicais e distintas.

Nós não nascemos inteiramente prontos p viver. Ao contrário, precisamos de cuidados, orientação e ensinamentos; ou seja, só nos tornamos de fato humanos na medida em q convivemos e aprendemos c outras pessoas em uma dada cultura. Por meio desse aprendizado na vida social formamos nossa personalidade e elaboramos nossos planos de vida, nossos sentimentos, desejos, e dentro dessa seara também nosso preconceito.

Ouvimos c freqüência comentários preconceituosos c "os portugueses são burros e trabalhadores", "os japoneses são talentosos p as ciências exatas e não gostam de se misturar", "os judeus são avarentos", "os indígenas são selvagens" e tantos outros. As formas de discriminação e preconceito entre manifestações culturais são muitas, mas todas têm uma característica comum: o não-reconhecimento do outro c igualmente humano e c o direito de ser diferente.

Acredito q as escolhas individuais, são socialmente e culturalmente construídas, por sermos um produto social, resultado de suas normas e condutas. O q limita nossas escolhas, pelas relações de poder e desigualdades. Quanto ao poder x dominação, entendo q não há forma de poder e dominação q não seja uma forma de produção de verdade, de classificação (raciais ou não). Qualquer forma de sublevação dos dominadores envolve subverter também essas verdades. Tudo aquilo q se aponta c natural (modelo), p mim...é uma relação de poder. Quanto as minorias, também entendo q ela é criada sempre pela desigualdade de poder, seja ela qual for. ;)

Ranielfnd
Veterano
# abr/11 · Editado por: Ranielfnd
· votar


Sou gay e não escolhi ser assim... já tentei mudar, experimentei sair com mulheres e de nada adianta, não sei explicar, mas sou assim e não posso fazer nada, mesmo que as pessoas não nasçam assim, elas não podem mudar isso, por isso acho errado falar "opção sexual", pq não é uma opção, também acho chato quando falam "é a escolha dele(a)", pq não é..

Não acho que seja influência na criação, tenho 3 irmãos e os 3 são heterossexuais, acho que a criação só muda o modo de agir da pessoa, se ele vai ser "bicha lôka" como alguém disse lá atrás, o que posso dizer é que ninguém sabia que eu era até eu falar algo, já vi pessoas falando coisas interessantes, do tipo, "você com certeza já se sentou em um bar ou lanchonete com outro cara gay, conversou com ele e não sabia que era gay, simplesmente por ele não aparentar ser.".

E eu vi gente comentando sobre a mídia impor que ser gay "é legal", mas não é bem assim, não sei se vcs perceberam mas vários artistas no mainstream começaram a fazer músicas sobre a igualdade e coisas do tipo, exemplos:
Katy Perry: Firework
P!nk: Raise Your Glass; F**kin' Perfect
Kylie Minogue: All The Lovers
Lady Gaga: Born This Way
Selena Gomez: Who Says
Ke$ha: We R Who We R

E isso aconteceu depois de uma onda de suicídios por bullying em colégios americanos, inclusive Cyndi Lauper e Ke$ha fizeram vídeos pra doarem pra uma instituição anti-bullying americana. Também teve o caso do casal gay africano que foi preso simplesmente por serem gays, em que algumas celebridades entraram na causa pra defender esse casal, como Madonna que me fez uma petição online...

Geralmente o que a mídia quer mostrar, é que não tem problema ser gay e que somos todos iguais, e não que vc deve ser gay pq isso é legal, pq acredite, não é, correr o risco de perder a família e amigos por uma coisa que vc não pode mudar não é nada legal, acho que alguns de vcs que olham de uma maneira errada isso tudo... :P

Jeff.gomes
Veterano
# mar/13
· votar


A politica brasileira começou a debater isso no senado.]

Que comece a guerra.

u.u

odion
Veterano
# mar/13
· votar


a verdade é uma só, quem faz bullyng é pq tem inveja do bulinado.

One More Red Nightmare
Veterano
# mar/13 · Editado por: One More Red Nightmare
· votar


o debate politico no brasil é uma contradição em si, de tão inerme que seria o alcance daquilo que viesse a ser produzido

dai a politica publica sempre ser norteada por uma demagogia qualquer

é muito trauma de infância para se esperar um adulto com a cabeça no lugar

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Até onde vai a liberdade de expressão e direito de escolha?