Guerra Santa em Vitória

Autor Mensagem
Lucas Borlini
Veterano
# mar/11


Matéria e reações publicadas no Jornal A Gazeta na edição de 29 de março de 2011 sobre ação da Igreja Batista durante a Romaria dos Homens.

A matéria:

A iniciativa da Convenção Batista do Estado de trazer o projeto Tenda da Esperança para a próxima edição da Festa da Penha, no dia 2 de maio, vem causando indignação entre católicos, especialmente àqueles responsáveis pela organização do tradicional evento mariano. A ação batista tem como uma de suas finalidades a evangelização durante romarias católicas.
Responsável pelas romarias das Mulheres e das Mães ao Convento da Penha, Mária José Tabachi destaca que é preciso, acima de tudo, respeitar o credo do outro. "Fico triste ao ver que, em pleno século XXI, ainda há ataques religiosos. Parece que ainda não cresceram na fé. Quem está na Festa da Penha é porque acredita, não está sendo obrigado a isso", desabafa.
Maria José acrescenta que nunca houve por parte dos católicos a iniciativa de fazer mobilizações durante eventos evangélicos, como o Jesus Vida Verão, também realizado anualmente em Vila Velha
Há 24 anos responsável por arrumar e proteger o andor e a imagem da Virgem da Penha durante a festa no Convento, Antônio Francisco Saiter com­o partilha da mesma opinião: "Esse é um evento mariano, o que cultua a imagem da mãe de Jesus. Isso eles não fazem. A presença dos evangélicos ali, portanto, é falta de respeito."
Do outro lado, o pastor da Primeira Igreja Batista de Vitória, Oliveira de Araújo, observa que o objetivo da tenda é oferecer mais um caminho para levar mensagem de esperança às pessoas. "Todos são livres para ouvir e receber a mensagem que for. Pelo que entendi, não haverá confronto com as romarias."
A representante da Tenda da Esperança no Estado, Fabíola Molulo, acalma a discussão, apontando que, na verdade, o grande foco da iniciativa são os projetos sociais que serão oferecidos no bairro Ilha dos Ayres, Vila Velha, onde há a previsão de se erguer uma igreja batista.
De acordo com material divulgado no site da Convenção Batista, as abordagens previstas serão feitas com entrega de água e folhetos evangelísticos, teatro de rua e evangelização pessoal. Ó objetivo é fazer 10 mil abordagens e alcançar mil pessoas, das quais 300 devem ser crianças. Para isso serão recrutados 300 voluntários.

Desde a sua criação, em1991, a Tenda da Esperança tem servido para alcançar o maior número fiéis, principalmente romeiros. "O projeto tem como desafio encaminhar essas pessoas a uma igreja batista para serem acompanhadas em sua nova vida", afirma o site do movimento Missões Nacionais. Para cumprir esse objetivo, a tenda é executada onde há grandes romarias, como Belém (PA), Juazeiro do Norte (CE) e Aparecida (SP).




Em resumo, está acontecendo um conflito entre essas duas religiões aqui em Vitória.
A Romaria do convento da Penha (ponto hitórico e turistico que fica em Vila Velha) tem uns 24 anos e é a terceira maior do Brasil.
Os ta tendo uma série de discussões Católicos x Batistas aqui e o Bispo de Vitória até já escreveu uma carta sobre o assunto.

Eu sei que é difícil, mas deixando a discussão ''Deus existe'' de lado, o que vocês acham dessa posição da igreja Batista de ''roubo de fiéis'', da situação em geral?

Lucas Borlini
Veterano
# mar/11
· votar


Carta do Bispo Dom Luiz, Arcebispo de Vitória:

NOTA DA ARQUIDIOCESE DE VITÓRIA

Após matéria divulgada pelo Jornal A Gazeta sobre a anunciada ação da Igreja
Batista de colocar a "Tenda da Esperança" para chamar os Romeiros da Penha e
propor a adesão a essa crença, o Arcebispo de Vitória, Dom Luiz Mancilha
Vilela, disse:

"Respeito os pastores Batistas e aprecio a convivência ecumênica na pluralidade de expressões da fé cristã. Por isso, não posso admitir que nossa Romaria de 100 mil homens seja tumultuada por pessoas que crêem diferente de nós. Tumultuar a nossa caminhada é um desrespeito à liberdade religiosa. Uma atitude dessas fere a Constituição Federal.

Nós não devemos falar mal de nenhum cristão e de ninguém. A minha pregação é sempre do amor, do respeito. Nós amamos Nossa Senhora como a mãe de Deus e nossa mãe e ninguém gosta que `a mãe da gente seja desrespeitada`.

Se essa ação acontecer, eu peço ao Secretário de Segurança que cuide dos nossos romeiros. Vamos respeitar as outras religiões. Não vamos ficar brigando. Vamos anunciar Jesus. Ficar brigando é coisa feia, coisa atrasada.
Cada um tem direito de ser respeitado na sua fé".

Leia aqui as reações das pessoas que viram a notícia no Jornal A Gazeta do dia 27 e a matéria sobre o assunto publicadas na edição de 29 de março de 2011:

http://www.aves.org.br/download/c042f4db68f23406c6cecf84a7ebb0fe


http://www.aves.org.br/noticias,1,3084,nota_oficial.html

wild.man
Veterano
# mar/11
· votar


Tomara que se matem.

BokuWa
Veterano
# mar/11
· votar


Cara, um modesta opnião, vai dar merda capitão.

Dav_Ness
Veterano
# mar/11
· votar


Cara, é um desrespeito isso por parte dos Batistas, gostei da resposta do Bispo, está corretissimo.

É muita falta do que fazer

brunohardrocker
Veterano
# mar/11
· votar


Eu fico me perguntando, como é que um batalhão de gente vai lá e consegue mudar a crença de milhares apenas com panfleto e algo do tipo em apenas um dia?

Eu acho isso muito pouco. Quem cai numa dessas tem mais é que ir lá mesmo. Vai lá.

Dylan Thomas
Veterano
# mar/11
· votar


Os ta tendo uma série de discussões Católicos x Batistas aqui e o Bispo de Vitória até já escreveu uma carta sobre o assunto.

Eu sei que é difícil, mas deixando a discussão ''Deus existe'' de lado, o que vocês acham dessa posição da igreja Batista de ''roubo de fiéis'', da situação em geral?


Se Eu fosse Deus, mandaria todos para o inferno.

southbass
Veterano
# mar/11
· votar


"Guerra Santa"
vim seco achando que tinha neguinho andando armado, se matando e tal...

james_the_bronson
Veterano
# mar/11
· votar


Podia juntar uns muçulmanos, macumbeiros, etc... e rolar aquela nuvenzinha de porrada de desenho animado...

Lucas Borlini
Veterano
# mar/11
· votar


brunohardrocker

Desde a sua criação, em1991, a Tenda da Esperança tem servido para alcançar o maior número fiéis, principalmente romeiros. "O projeto tem como desafio encaminhar essas pessoas a uma igreja batista para serem acompanhadas em sua nova vida", afirma o site do movimento Missões Nacionais. Para cumprir esse objetivo, a tenda é executada onde há grandes romarias, como Belém (PA), Juazeiro do Norte (CE) e Aparecida (SP).


Se eles mantém o projeto, é pq eles conseguem levar alguém.
Eu também acho pouco, mas sempre tem uns cabeção que mudam de lado.

Lucas Borlini
Veterano
# mar/11
· votar


southbass
vim seco achando que tinha neguinho andando armado, se matando e tal...

É que eu achei o termo legal pra usar.
Mas ta tendo um atrito entre as religiões.

brunohardrocker
Veterano
# mar/11
· votar


Lucas Borlini

Esse meu "acho pouco" é em outro sentido hehe

Vejo a Batista crescer muito, ela tem várias "partições", assim como a Assembleia de Deus que tem uma a cada esquina. A do Edir creio eu que visa mais as capitais mesmo.

Murillo Wendel
Veterano
# mar/11
· votar


brunohardrocker
Lucas Borlini


Pois é...e quem é que começa a agitar com toda essa briga: OS CRENTES que não se conformam com a adoração dos católicos por santos.

Será que eles tem inveja dos fiéis católicos por doar mais dízimos a igreja, pq se eu li direito esse movimento ai "quer roubar" os romeiros da igreja católica, só pode ser este motivo: MAIS ARRECADAÇÃO!

brunohardrocker
Veterano
# mar/11
· votar


Murillo Wendel

Muitos pastores convencem seus fiéis de que católicos não são 'evangelizados'. por isso eles comemoram qualquer crescimento em números. Daí que vem essa necessidade de não poder ver familias católicas que já tem que ir lá apresentar Jesus, como se eles acreditassem no Lula.

Murillo Wendel
Veterano
# mar/11
· votar


brunohardrocker


Igual Testemunha de Jeová!


para não ser mal educado, eu já vou falando que sou Judeu. Ai eles param de encher o saco

mao
Veterano
# mar/11
· votar


Bonde da Hóstia VS Bonde Batistaca

pedroes
Veterano
# mar/11
· votar


Arrumei umas peças com o patrão e to partindo pro morro do convento com os parcero para quebrar os alemão!

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/11
· votar


Até quando a Igreca Católica vai ficar moscando nesse ecumenismo unilateral?

Murillo Wendel
Veterano
# mar/11
· votar


Black Fire


Sem maldade. Você é Católico?

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/11
· votar


Murillo Wendel
Não, por?

Murillo Wendel
Veterano
# mar/11
· votar


Black Fire

Por nada não. Só por curiosidade.

Teccláudio
Veterano
# mar/11
· votar


as abordagens previstas serão feitas com entrega de água e folhetos evangelísticos, teatro de rua e evangelização pessoal. Ó objetivo é fazer 10 mil abordagens e alcançar mil pessoas, das quais 300 devem ser crianças

E logo depois vão exigir 10% da sua renda mensal...

Excel Lion
Veterano
# mar/11
· votar


Tenho uma 'amiga' em Vitória.

Acho que vou me alistar em alguma Cruzada só pra ir pra Vitória de graça e ainda com status de herói.

pedroes
Veterano
# mar/11
· votar


Todos vão parar na conta do papa.

Lucas Borlini
Veterano
# mar/11
· votar


Murillo Wendel
Pois é...e quem é que começa a agitar com toda essa briga: OS CRENTES que não se conformam com a adoração dos católicos por santos.

Eu lembro de um post do Black Fire em que ele disse que esse esquema de adoração aos santos é história de pastor que quer atrair mais fiéis pra sua ''empresa''.

Lucas Borlini
Veterano
# mar/11
· votar


brunohardrocker
Muitos pastores convencem seus fiéis de que católicos não são 'evangelizados'.

Mas a matéria que saiu em um outro jornal local dizia que os batistas iam na romaria pra levar a religião a pessoas ''sem cristo''. Uma implicancia, pois a romaria é direcionada a Maria.

AnaClara
Veterano
# mar/11
· votar


Podia juntar uns muçulmanos, macumbeiros, etc... e rolar aquela nuvenzinha de porrada de desenho animado...
AHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAH

Sedank
Veterano
# mar/11
· votar


Lucas Borlini

Não ouvi falar disso não mano.

mao
Bonde da Hóstia VS Bonde Batistaca

Bairro da Penha VS Andorinha.
Jardim da Penha, Mata da Praia VS Jardim Camburi, Bairro de Fátima.

Viciado em Guarana
Veterano
# mar/11
· votar


Religiões... sempre dividindo e desunindo as pessoas desde a sua fundação.

LeandroP
Moderador
# mar/11
· votar


Respeito é fundamental.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guerra Santa em Vitória