Dúvida: Pedido de documentos da Foxtrot?

    Autor Mensagem
    ric_11
    Veterano
    # mar/11


    Putz galera...
    Agora que eu tinha acertado minha compra da Cort KX5 na Foxtrot [ www.foxtrot.com.br ], agora me deparo com uma dúvida cruel:
    Um cara de lá (se não me engano é o gerente) me ligou para informar alguns procedimentos finais para aprovação da compra:
    Disse que preciso enviar: Uma cópia do RG, comprovante de residência, e o mais estranho e duvidável item pedido -> uma cópia do cartão de crédito FRENTE E VERSO (WTF??? o.O), vejam só isso: No cartão de crédito, os 4 primeiros e os 4 últimos números do cartão e o código de segurança; O.O
    Pra que uma loja vai querer o verso do meu cartão, o código de segurança? Depois disso desanimei total da compra, é muito estranho... Pra mim, basta informar os dados na hora da compra e já era, nada de mais delongas. O que acham? O pior é que, vi que muita gente compra lá e nunca teve problema, agora fico na dúvida. :s
    Se quiserem, podem ir aqui http://www.foxtrot.com.br/SuporteAtendimento.aspx e cliquem na aba "Perguntas frequentes" para comprovarem, é a pergunta 7 de cima para baixo.
    Cara achei estranho demais, pra que pedir cópia de cartão de crédito e essas coisas?
    Ele alegou que esse processo é feito somente na primeira compra, pois se trata de cliente novo (fiz o cadastro hoje na loja), depois não é mais preciso, pois eles já tem meus documentos digitalizados lá. Se eu já informei tudo necessário na hora da compra e cadastro, pra que isso? Hmmmm....

    "A equipe da Foxtrot me solicitou documentos para aprovar minha compra?
    A Foxtrot tem uma política de proteger o titular de cartão de crédito de possíveis fraudes e por isso segue um procedimento de verificação de dados informados no pedido na primeira compra de um cliente pelo site. Este procedimento é solicitado pela equipe da Foxtrot por contato telefônico e confirmação deste contato por e-mail.

    Neste procedimento a confirmação de dados pode ser realizada de duas formas:

    1) Com o envio de uma cópia da última fatura do seu cartão de crédito, juntamente com a cópia da identidade do titular do cartão.

    2) Caso opte por não enviar a cópia da fatura, o cliente poderá enviar apenas as cópias dos seguintes documentos: documento de identidade, cartão de crédito (frente e verso) e do *comprovante de residência atual em nome do titular do cartão utilizado na compra.

    O envio desses documentos só poderá ser feito através de fax no número (71) 3616-7751 ou para o e-mail: televendas@foxtrot.com.br.

    É importante frisar que as informações que precisamos visualizar nos documentos são: Na fatura do cartão de crédito, o nome do cliente, endereço e os 4 primeiros e os 4 últimos números do cartão de crédito; No cartão de crédito, os 4 primeiros e os 4 últimos números do cartão e o código de segurança; No Documento de Identidade, o nome do cliente e número do RG; No comprovante de residência, o nome do cliente e endereço. Para compras com cartões de terceiros, também solicitamos o número do CPF do titular do cartão utilizado, pois todas as nossas Notas Fiscais de produtos são geradas com os dados do titular do cartão.

    Obs: Toda primeira compra conosco com cartão de crédito ou com cartão de crédito de terceiros deverá ser enviada para o endereço do titular no cartão, comprovado mediante envio da fatura ou comprovante de residência do mesmo.

    *Consideramos como comprovante de residência os seguintes documentos: fatura de cartão de crédito, correspondências de banco, contas de luz, água, telefone e extratos de pagamento de planos de saúde."

    ric_11
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    up...

    LeandroP
    Moderador
    # mar/11
    · votar


    ric_11

    Acho que não tem problema você digitalizar os documentos, pelo menos os trechos com os dados que foi solicitado.

    Não vejo risco, porque eles não podem clonar um cartão com base numa imagem escaneada (sai mais barato fazer um) e o número do cartão é óbvio que eles precisam, inclusive o código de segurança. Esses dados são necessários e se você não confia na política de privacidade deles é muito simples: não compre.

    Outro dia recebi um e-mail falso pra eu atualizar o meu i-token (que eu nunca tive) e o meu cpf veio escrito corretamente, pra me impressionar. Número de cpf, de rg, de cartão de crédito, é o tipo de informação que qualquer operadora de caixa obtém de você regularmente, então...

    LeandroP
    Moderador
    # mar/11
    · votar


    down...

    ric_11
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    LeandroP
    ...e o número do cartão é óbvio que eles precisam, inclusive o código de segurança...
    Então cara, veja bem: Tudo que é preciso para realizar a compra eu já informei, o número do cartão, código de segurança etc (na hora da compra)...
    Inclusive a compra já está feita, mas o cara me ligou pedindo esses dados que, inclusive, ele já tem todos lá para finalizar!
    Mas, raciocine comigo, pra que o cara vai querer uma cópia do meu cartão de crédito e o código de segurança (nunca vi isso), se eu já fiz todo procedimento para a compra, se já está tudo ok com o pagamento?
    Se eu enviar, é como se o cara tivesse o meu cartão de crédito na mão dele, para realizar compras se quisesse no caso, não precisaria nem de clonar o cartão. Entendeu onde quero chegar?
    Primeira vez que vejo isso de pedir cópia de frente e verso de cartão de crédito e o pior, código de segurança, nem o Itaú (que é o meu cartão) pede isso.

    makumbator
    Moderador
    # mar/11 · Editado por: makumbator
    · votar


    ric_11

    Na minha primeira compra na Playtech, há uma década, também pediram esse tipo de coisa(mas atualmente acho que eles não fazem mais isso).

    Algumas lojas fazem isso para evitar fraudes de quem obteve apenas os números do cartão, e quer fazer compras online.

    Inclusive essa é razão dos cógidos de segurança, ter uma numeração que não está incluída na tarja magnética como os demais números e dados(e que portanto não é copiada em uma clonagem).

    esses números servem basicamente como uma camada extra de proteção em compras à distância(em que a loja não tem como verificar se o comprador possui mesmo o cartão físico legítimo ou apenas os números)

    Há lojas internacionais que também fazem algo parecido, não é tão incomum quanto vc pensa. Mas cabe a vc decidir se confia ou não na loja.

    É aquela coisa, caso vc queira comprar lá, vai ter que mandar. Caso contrário, cancele a operação e diga que não se sente confortável em mandar tais dados.

    LeandroP
    Moderador
    # mar/11 · Editado por: LeandroP
    · votar


    ric_11

    Cara, o número ele anota se ele quiser.

    As cópias que ele pediu é pra deixar anexada ao processo de cadastro do cliente.

    Por exemplo, se eu te vendesse algo pelo cartão de crédito. Eu tenho seus dados. Eu posso fazer uma compra com os seus dados?! Claro que não.

    Quando você envia um e-mail, você está formalizando um pedido, e o e-mail comprova que o pedido veio de você. Ele pode encaminhar este e-mail à sua operadora de crédito.

    Tudo pela segurança. Meio burocrático e chato mesmo. Eu trabalho com pedidos onde o valor chega as vezes na ordem de milhões e o cara responde o meu e-mail com os valores com o simples dizer "ok, de acordo".

    Sacou?!

    Agora, como eu já te disse, se você não confia na política de privacidade deles, não compre.

    ric_11
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    makumbator
    LeandroP


    Obrigado pelas explicações!
    É meio chato isso, nunca fiz isso e nunca me pediram tal coisa.
    Poxa, não desconfiando de lá, mas é como se ele estivesse com o meu cartão de crédito nas mãos dele, o número e código de segurança, com isso já basta pra fazer algo.
    Sou muito desconfiado, ainda mais por internet.
    O duro é que foi o lugar mais barato que achei, e vai ser desanimador não poder comprar só por causa dessas coisas.
    Eu acho que se já fiz tudo certo na hora da compra, não há porque me pedir algo mais. Esse negócio de verificar se o cartão é da pessoa mesmo tá por fora, se a pessoa perdeu ou teve o cartão roubado ou desconfia que foi clonado, é obrigação dela comunicar ao banco para que se tome as devidas providências, não o dono da loja ficar se preocupando com isso...
    Mas vou ver o que faço aqui, agradeço mais uma vez pelas opiniões de vocês, foi muito útil!
    Abrasss.

    leticia123
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    cara
    eu ia comprar um pedal lá mês passado
    quando me informaram que eu tinha que passar esse dados
    cancelei a compra
    fala sério, com esses dados ai da pra fazer a festa com o cartão dos outros
    eu não confiei e cancelei :S

    makumbator
    Moderador
    # mar/11
    · votar


    ric_11

    Vc vai pagar a vista? Nesse caso poderia fazer no boleto bancário, e aí não teria esse festival burocrático.

    ric_11
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    leticia123
    É chato isso né?
    Ainda bem que vc comentou sua experiência lá, reforçou minha idéia de também cancelar a compra! Achei que eu já tava sendo paranóico, pq a maioria falou que enviou as cópias de boa etc...
    Também penso que nem vc, só de o cara ter esses dados, já dá pra fazer "arte" se ele quiser. Aliás, onde vc comprou a pedaleira depois desse ocorrido?
    Brigadão pelo seu post!

    makumbator
    Então cara, bem que eu queria pegar tudo à vista, mas não tenho grana pra isso no momento, então eu ia parcelar no cartão mesmo. O pior é que a compra já está praticamente feita, ele só falou que precisa dessas cópias para confirmar e poder liberar o pedido.
    To achando que vou cancelar mesmo e comprar lá na Playtech, vai sair uns 50 reais mais caro [ isso só a guitarra, pq lá na foxtrot tudo saiu mais em conta - guitarra + cabo planet waves deu menos de 850 reais, frete grátis... agora na playtech, 835 reais só a guitarra + 49 reais do frete [JadLog] sem o cabo :( ] Isso que tá me quebrando, vou ter que pagar mais caro sabendo que tem um lugar mais barato.

    makumbator
    Moderador
    # mar/11
    · votar


    ric_11

    Mas antes de fechar a compra na Playtech(ou qualquer outra loja). Confira antes se também não pedem a mesma coisa para parcelamento no cartão online de comprador novo. Como te falei, minha primeiroa compra nessa modalidade na Playtech também teve isso(mas foi há uns 10 anos, eu acho. Não sei como está lá agora).

    pscb
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    ric_11

    Há mais de cinco anos eu ia comprar uma passagem aérea para Bogotá num desses sites que vendem passagens de várias empresas. Finalizei o pedido, e veio a notícia: teria que enviar a cópia do cartão, do cpf e de um monte de coisa.

    Não gostei da idéia e decidi cancelar. Comprei em uma agência aqui mesmo, pessoalmente. Ninguém ficou com cópia do cartão e saí com a passagem na mão (naquela época ainda não era comum o e-ticket).

    A idéia de comprar na Internet é ter o pagamento aprovado na hora. Acho esse procedimento algo um tanto antigo. Mesmo que vários colegas digam que é confiável, eu evito.

    LeandroP
    Moderador
    # mar/11
    · votar


    Eu sendo o vendedor eu devo pedir pelo menos os números, inclusive o código de segurança, certo?!

    O que me impede de anotar esses números num papel e fazer a festa por aí?

    Não é tão simples assim. As operadoras de cartão preferem não aprovar uma compra do que sair pagando aos quatro ventos.

    Eu enviaria sem medo de ser feliz. E pra ter certeza eu faria uma ligação pra minha operadora de cartão informando as exigências do vendedor e que só faria uma compra, ou então enviaria um e-mail dizendo tudo isso pra ficar formalizado e eu ter como me defender depois, se for o caso.... Relax.

    leticia123
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    ric_11
    Nossa nem me fale, e depois disso nunca mais comprei nada lá.
    Não é paranóia cara, é medo, existem muitas pessoas pilantras por ai, e vai saber né? melhor não arriscar...
    Então depois disso, fui na loja mesmo e comprei :D
    Se você tem a grana pra comprar a vista, sai bem mais barato, tenta ir em alguma loja
    E se eu fosse você pulava fora viu? rs
    Boa sorte ai
    abç

    ric_11
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    makumbator

    Eu pensei nisso mesmo de saber se eles pedem tal coisa, cheguei a checar, parece que não tem isso de enviar cópia de cartão e etc...
    Fiquei meio com o pé atrás achando que iriam pedir também depois do seu relato, mas pelo que vi, parece que não pedem. Talvez eu dê uma ligada lá pra saber mais sobre isso. Dá uma olhada nesses itens do FAQ deles:

    "2. Como comprar na loja virtual da PlayTech?
    R: Confira abaixo como é simples, prático e muito seguro comprar na loja virtual da PlayTech:

    Para prosseguir com a sua compra, é necessário que você possua um cadastro. Caso já tenha sido cadastrado, informe seu e-mail e senha na seção JÁ SOU CADASTRADO. Caso não seja cadastrado, informe seu e-mail e CEP na seção QUERO ME CADASTRAR. Preencha o formulário com seus dados cadastrais, escolha uma senha e clique no botão CONTINUAR.
    Após a realização do seu cadastro ou identificação, você deve indicar o endereço onde deseja receber o seu pedido. Para tanto, selecione um dos endereços de entrega já cadastrados através dos botões USAR ENDEREÇO ou insira um novo endereço.
    Após a indicação do endereço de entrega, você visualiza um resumo com as informações da entrega do seu pedido, como o tipo do serviço, o prazo e o valor do frete. Clique em PROSSEGUIR.
    Na página de pagamento do seu pedido, confira atentamente todos os dados da compra e escolha a forma de pagamento.
    Após escolher a opção de pagamento desejada, preencha os dados quando solicitado (no caso de cartão de crédito) e clique no botão FECHAR PEDIDO.

    Pronto! Agora seu pedido foi finalizado. Anote o número informado na tela de resumo e aguarde nossa análise. Você receberá um e-mail com todos os dados do pedido.

    5. É seguro comprar na loja virtual da PlayTech?
    R: Outro aspecto que reforça o compromisso de segurança total do site da PlayTech é a manipulação das informações referentes aos cartões de crédito e ao débito em conta. Todas estas informações não são armazenadas em nossos sistemas e o processo de aprovação é realizado diretamente com as Administradoras de Cartões e Bancos.

    pscb

    Que situação né, precisar cancelar uma compra por causa desses caprichos da empresa de querer cópias de documentos!
    Comigo foi exatamente igual, finalizei o pedido, depois veio toda essa conversa de cópia e tudo mais.
    Com o seu relato, eu reforçei a minha idéia de que "O barato pode sair caro", então é melhor cair fora dessa.

    A idéia de comprar na Internet é ter o pagamento aprovado na hora. Acho esse procedimento algo um tanto antigo. Mesmo que vários colegas digam que é confiável, eu evito.
    Concordo plenamente!
    E o negócio na internet deveria ser: Pagou, levou. Sem frescuras!
    Fiquei muito confuso porque várias pessoas relatam que sempre compraram lá e nunca deu problema, mas é como vc disse, mesmo que digam que é confiável, é bom evitar.

    LeandroP

    Então cara, eu enviei um email ontem lá (pro Itaú no caso) explicando tudinho o que estava se passando, que o cara queria cópia do meu cartão e uns documentos, e hoje eles me responderam o seguinte: "Prezado senhor: Em atenção à solicitação apresentada, informamos que para sua segurança nunca forneça copias do seu cartão de credito, trata-se de sua segurança."
    Ressaltamos que fica a critério do cliente fornecer qualquer tipo copia ou informações do cartão de credito, esclarecemos que as compras efetuadas por marketing direto, são processadas a partir de informações fornecidas pelo cliente ao estabelecimento, na qual esta administradora participa como simples meio de pagamento."


    Acha que com o email que mandei e essa resposta eu consigo me defender depois se for o caso?

    leticia123

    Vix é complicado... eu acho que vc fez o mais certo, foi na loja e comprou, ainda mais nesse caso.
    Com ctza vou cair fora dessa, vai que o barato sai mais caro dps!
    O duro é que não tenho grana pra comprar à vista, só cartão mesmo :\
    Vou ter que investir em outra loja, de preferência uma que não precise de cópia de cartão de crédito hehehe

    LeandroP
    Moderador
    # mar/11 · Editado por: LeandroP
    · votar


    ric_11

    O banco tirou o ** da reta, então não envie as cópias. Se for o caso encaminhe o e-mail do banco pra Foxtrot e justifique a desistência da compra. Se o Procon puder ser acionado pra verificar essas exigências é bom também.

    Como eu lhe disse, o cara não pode comprar nada com o número do seu cartão. Se fosse assim eu não diria pra nenhum vendedor o número do meu, o que impediria dele anotar e efetuar uma compra.

    Neste caso a questão é confiar ou não. Bem, se eles não confiam em você a ponto de pedir as cópias nada mais justo que você agir com reciprocidade.

    leticia123
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    ric_11
    cara, não faz mal
    vc mora em SP
    vai la na teodoro, se você souber negociar os caras abaixam bastante o preço
    e tenta fazer uma força pra dar pelo menos metade do valor a vista
    acredite, é bem melhor :D
    abç

    ric_11
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Opa galera, dei uma sumida, mas to aqui de volta! Hehe.
    Olha, eu acabei nem comprando a guitarra, ficou enrolado demais, ainda deu uns problemas aqui, então eles mesmo cancelaram o pedido sem eu pedir, pois eu demorei pra dar uma posição de compra pra eles. Espero mais pra frente poder comprá-la. :(
    Mas me parece que a loja é muito confiável sim, pois até a Yamaha Music tá fazendo um concurso em parceria com eles lá, então, uma marca com o renome da Yamaha não iria arriscar a reputação deles com qualquer loja não é? :D
    Vlw à todos, abraços!

    Bassist_rsl
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Eu li "Pedido de casamento...".

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida: Pedido de documentos da Foxtrot?