Roubo / Assalto - Documentos, Celular, Cartões

Autor Mensagem
maggie
Veterana
# nov/09


Poizé galera. Um amigo meu passou pelo sufoco de um assalto à mão armada recentemente. Ele conseguiu negociar com o bandido e nada de grave aconteceu.

Mas a violência está aí, e qualquer um pode ser vítima. O que fazer?

maggie
Veterana
# nov/09 · Editado por: maggie
· votar


CELULAR
Evite manter fotos pessoais, mensagens e outros itens que possam ajudar pessoas más intencionadas a encontrar você / sua família / o lugar onde você mora.

Por exemplo, troque o "TEL CASA" pelo nome dos seus pais. "FOFUXINHA" pelo nome da sua namorada.

Em caso de perda ou roubo, ligue para a operadora para bloquear o número e o IMEI do telefone.

Alguns celulares tem programas que permitem o backup da sua agenda de contatos em um arquivo. Faça backups regulares para não perder seus contatos caso o celular seja roubado, perdido ou simplesmente estrague.

maggie
Veterana
# nov/09
· votar


DOCUMENTOS, CARTÕES, CHEQUES
Evite carregar sempre documentos pouco usados.
A CNH substitui o CPF e o RG, portanto você pode deixar estes em casa. Título de eleitor também não precisa ficar na carteira.

Só carregue os cartões que você utiliza habitualmente, como cartão de débito / crétito e cartão do plano de saúde. Cartões de lojas, só quando você sair para comprar (e ainda ajuda a evitar o consumo por impulso).

É útil ter uma cópia dos documentos em casa (inclusive dos cartões), caso você não tenha memorizado os números dos documentos.

Em caso de roubo/perda, faça o boletim de ocorrência (BO) na Delegacia mais próxima, o que vai ajudar também a agilizar a 2ª via dos docs.

A Serasa oferece um serviço de proteção ao consumidor sobre cheques roubados. De qualquer forma, entre em contato com o seu Banco para cancelar os cheques e cartões.

maggie
Veterana
# nov/09
· votar


Lembrei de um interessante artigo relacionado ao assunto: como organizar sua carteira. Vou colar os tópicos principais abaixo, a matéria completa está aqui.

# Leve só as identificações necessárias
# Tenha um arquivo pessoal seguro, organizado e de fácil acesso
# Tenha um porta-cartões fora da carteira
# Não leve um bloco de cheques inteiro
# Não leve vários cartões de crédito ou de banco
# Tenha uma segunda carteira em casa
# Faça um bom backup

NoAlarms
Veterano
# nov/09
· votar


No meu celular é assim mesmo. Não tem pai, mãe, ou qualquer coisa que remeta família. Também não tem "casa".

Já fui roubado duas vezes (celular, carteira, documentos,..)

"Eita vida de cão.."

tncv
Veterano
# nov/09
· votar


Ele conseguiu negociar com o bandido e nada de grave aconteceu.
:S


eu olho todos os cantos antes de passar numa rua. ;/

Eric Clapton
Veterano
# nov/09
· votar


Ao ver qualquer ser com a camisa do Corinthians se aproximando e começar a puxar papo com você, coloque a carteira na cueca, comece a falar em gírias e diz "que tá esperando a lotação pra itaquera e que mora as quebradas do morro do planalto".

Eric Clapton
Veterano
# nov/09
· votar


Eu queria ter posse de arma, mas não sei nem por onde começar.

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# nov/09
· votar


Eu quebrei a tela do meu de propósito, com a tela preta por causa do cristal líquido, ninguém consegue enxergar a agenda... Nem eu...

Pô, maggie, em 15 min vou pro centro pra concretizar uma compra feita pelo mercado livre, e vc tá me assustando.

Vou levar só o dinheiro, RG e o celular.

maggie
Veterana
# nov/09
· votar


Murillo Wendel
Eu queria ter posse de arma, mas não sei nem por onde começar.

Acho que não vale a pena.
Mas até onde eu sei, tem que fazer curso de tiro, alguns testes psicológicos. E pra andar com a arma por aí é ainda mais complicado (isso não vale pros bandidos, claro).

maggie
Veterana
# nov/09
· votar


Carlos_Souza_Jr
Eu quebrei a tela do meu de propósito, com a tela preta por causa do cristal líquido, ninguém consegue enxergar a agenda... Nem eu...

Pô, maggie, em 15 min vou pro centro pra concretizar uma compra feita pelo mercado livre, e vc tá me assustando.

Vou levar só o dinheiro, RG e o celular.


Não é questão de assustar... Mas se acontecer alguma coisa, fica mais fácil tirar só a segunda via da CNH do que RH, CPF, Título de Eleitor, essas coisas todas...
=)

brunohardrocker
Veterano
# nov/09
· votar


Eu nem costumo sair com muito dinheiro e depois que perdi um celular caro, só comprei celular de merda.

Só tenho os documentos na carteira, mas ela fica sempre no bolso.

maggie
Veterana
# nov/09
· votar


Lembrei de mais uma:

Alguns celulares tem programas que permitem o backup da sua agenda de contatos em um arquivo. Faça backups regulares para não perder seus contatos caso o celular seja roubado, perdido ou simplesmente estrague.


Eric Clapton
Veterano
# nov/09
· votar


maggie


Uma coisa bem legal é tirar copia autenticada de todos os seus documentos!

Joe Road
Veterano
# nov/09
· votar


Carlos_Souza_Jr

em 15 min vou pro centro pra concretizar uma compra feita pelo mercado livre, e vc tá me assustando.

vai com mais alguém pô.
Normalmente eu faço isso.

toty
Veterano
# nov/09
· votar


maggie
o Detran do PR, é o unico orgão FDP, que não aceita somente a CNH ( engraçado né, em se tratando de documento oficial emitido por eles), ou seja si vc for fazer uma transferencia de veiculos por ex ( em um despachante, no caso eu) vc tem que levar RG-CPF-CNH.

No mais, excelente tópico.

maggie
Veterana
# nov/09
· votar


toty
Se não me engano pra tirar passaporte também precisa do RG, e a CNH não vale nesse caso.
Mas eu digo pra levar no dia-a-dia mesmo, não precisa carregar tudo.

thiaguinhu
Veterano
# nov/09
· votar


Murillo Wendel
Eu queria ter posse de arma, mas não sei nem por onde começar.

até onde eu sei vc precisa ter residência fixa (no mínimo uns 5 anos) e carteira assinada....

Porém, você não poderá andar com a arma. Ela deverá ficar na sua casa. Então, não sei se vale a pena...

toty
Veterano
# nov/09
· votar


maggie
Eu entendi amor, foi só um coments mesmo...
Tipo se a pessoa tiver que sair para fazer algo diferente tipo " Tirar passaporte, transferencias e tals:" o ideal é ligar antes e ver os documentos nescessarios ai leva todos caso contrario...previna-se.
bjos

Rato
Veterano
# nov/09
· votar


boa guras.

O q acho o fim da picada é o sujeito andar com RG, CPF, Título de Eleitor e até Reservista na Carteira.

É o fim =/

lula_molusco
Veterano
# nov/09
· votar


Só ando com a CNH.
Só de pensar na burocracia de tirar segunda via de RG, CPF, Título de Eleitor, Reservista, etc já me deixa arrepiado.

Mila Turunen
Veterano
# nov/09
· votar


tive dois celulares roubados. na segunda vez, minha mãe recebeu uma ligação de falso sequestro x_x
desde então, eu coloco meu pai como Sr. Barriga e minha mãe eu nem tenho o número.

tncv
Veterano
# nov/09
· votar


lula_molusco
dois.

tncv
Veterano
# nov/09
· votar


Mila Turunen
eu não coloco tipo: mãe, pai, "amor" ou qualquer outro coisa assim.

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# nov/09
· votar


Joe Road
maggie


Podem se tranquilizar bbs uhsauhsauhsauhsahusauhsa, já fui e já voltei e deu tudo certo. Agora só falta a memória funcionar :-P

Joe Road
vai com mais alguém pô.
Normalmente eu faço isso.


Eu tbm, mas hoje, por ser no meio do expediente, e está o sol do caramba, ficou meio difícil. Mas marquei em um lugar de movimento e com seguranças pra tudo qnto é lado.

Sleosh
Veterano
# nov/09
· votar


sabe... eu acho engraçado os otários que ficam falando que eu vou ser assaltado por andar com fone de ouvido no meio da rua... isso não tem nada a ver... afinal, das duas vezes que eu tive o celular roubado eles tavam quietinhos no fundo do meu bolso e eu não tava nem com o fone pendurado na camisa...

GuitarHouse
Veterano
# nov/09
· votar


afinal, das duas vezes que eu tive o celular roubado eles tavam quietinhos no fundo do meu bolso e eu não tava nem com o fone pendurado na camisa...


com fone, a chance de isso acontecer de novo triplica.

cantVaria
Veterano
# nov/09 · Editado por: cantVaria
· votar


Um colega foi fazer um BO aqui em Brasília e o agente não aceitou a CNH como documento pois esta não é emitida pelo órgão da Secretaria de Segurança Pública local, mas sim pelo Detran local. Ele não quis aceitar, o cara teve que pedir pra esposa levar o RG dele até a delegacia.


Não ser assaltado é muito simples. Eu fui assaltado uma vez quando tinha 11 anos, pois andei em local desconhecido por mim. 2 pivetes me tomaram uns 10 contos que eu tinha pra comprar umas bilocas (bolinha de gude) e fazer um lanche, era perto da casa de uma tia, mas eu não conhecia muito bem o lugar. Levaram a grana e ainda ganhei um tapão na orelha. Hahahaha

Desde esse dia eu sempre presto muito bem atenção em todo lugar que eu vou. Se eu vou pra algum lugar que eu não conheço, eu fico antenado o tempo todo e vou buscando ir por locais bem movimentados...

Agora, quem entra em carro e fica moscando conferindo extratos, conferindo dinheiro no meio da rua, querendo andar com tênis de 500 mangos em locais com fama de perigoso, quer mostrar que tem som caríssimo no carro e afins, pede pra ser assaltado.

É triste, mas é a realidade.

TaylorBass
Veterano
# nov/09
· votar


Cuidado com seres usando a camisa do Flamengo.

guitarclub
Veterano
# nov/09
· votar


maggie
Por exemplo, troque o "TEL CASA" pelo nome dos seus pais. "FOFUXINHA" pelo nome da sua namorada.
tá, mas e se vc está por aí quando cai de moto/é atropelado/desmaia/sofre algum acidente em geral e fica inconsciente, e alguém bem inencionado pega seu celular a procura de "Casa" ou "Mãe" pra ligar pra contar o que aconteceu e etc, e não tem esses contatos na agenda?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Roubo / Assalto - Documentos, Celular, Cartões