Universo paralelo do Mercado de Ações

Autor Mensagem
Rato
Veterano
# mar/11 · Editado por: Rato


Acompanhei durante algum tempo os 'movimentos do Mercado' e minha conclusão à respeito do Mercado de Ações é só mais um axioma.


Os bancos bombardeiam informações com suas sugestões, a fim de 'instruir' o investidor, para todos os lados.
Usam termos como underweight, overweight e etc. De certa forma, manipulam o Mercado de forma significativa. Qualquer banco estrangeiro que solte uma nota de recomendação para determinada empresa, decerto o preço será afetado imediatamente. Por mais que a maioria dos caras que operam no Mercado saibam que existem inúmeros fatores que influenciam o preço de uma ação, eles seguem em frente.

Posso afirmar que 95% das recomendações dos Bancos são falhas. É claro que quando acertam, sempre haverá alguém se vangloriando, afirmando que foi uma boa indicação.
Os que acabam perdendo ficam em silêncio.

Exemplo bem simples:

"A Merrill Lynch aumentou a recomendação para a Cyrela de neutro para compra e estipulou um preço-alvo para 12 meses de R$ 34,00, o equivalente a um potencial de valorização de cerca de 35%. Mais otimista, o Credit Suisse também aproveitou para elevar o preço-alvo para 2008 da incorporadora para R$ 48,00, potencial de 91%.".

Não me recordo do preço dessa ação ter chegado sequer a R$ 30,00. Atualmente está na casa dos R$ 15,00.

O que motiva um investidor comprar uma ação?
Bom, investidores estão atrás do retorno dos dividendos mais a valorização da ação, isso tudo relacionado ao lucro da empresa que é reflexo da economia no país mais o bom humor global e etc.

Fiz uma análise de pelo menos 70 ações, a fim de encontrar alguma com um preço teoricamente justo, entendam-se alguma que pagasse no mínimo 11% a.a de dividendos. (algo próximo ao CDI que é balizado pela nossa taxa de juros 11,75% a.a)

Para minha surpresa, não havia nem 10 empresas que chegasse próximo a este valor. A grande maioria não chegou a 5%. E o histórico? Ledo!

O volume financeiro da Bovespa diário, que fica em torno de 5 e 7 Bilhões diários na verdade, boa parte se trata de instrumento de troca de ações. Pura especulação.
Orra, mas isso é sabido de todos que há grande especulação no Mercado. Sim, realmente há e de certa forma é sadio para economia.

Me pergunto, se é sabido de muitos, por que vou me amarrar em um investimento de longo prazo, sabendo que o retorno de dividendos é praticamente nulo?
Está mais para um movimento psicológico do que outra coisa. "Se não pode mudar o vento, então regule bem as velas".
Embarque na onda de euforia e pule na onda do pessimismo. Assim, você dificilmente vai perder dinheiro no mercado de ações.

Ass.: eu mesmo :p


em ritmo de final de semana :D

Excel Lion
Veterano
# mar/11 · Editado por: Excel Lion
· votar


Só pra ilustrar.


E assim surgem tendências de mercado duvidosas hehe.

Kobberminer
Veterano
# mar/11
· votar


Mercado de ações é praticamente um cassino, com muito blefe e oportunidade ;)

Kobberminer
Veterano
# mar/11
· votar


Excel Lion
uahuhAUuahahhauHUah

Rato
Veterano
# mar/11
· votar


Mercado de ações é praticamente um cassino

anos atrás eu era totalmente adverso a isso.

No fim, por mais que vc faça uma análise minuciosa de determinada ação, quem garante que não irá acontecer um tsunami em algum lugar no mundo, ou então que dois bancos se juntem e criem uma nova bandeira de cartão de crédito, ou então que haja um ataque aos EUA e etc? .

Por mais que estes ricos sistêmicos estejam embutidos nos preços das ações, é algo que não se pode prever.

O jogo continua

:D

Kobberminer
Veterano
# mar/11
· votar


Rato

O que eu acho foda do mercado de ações eh que o retorno imediato (ou a curto prazo) depende de quantidades enormes de dinheiro investido para acontecer... e nada garante ainda que os dividendos serão lucrativos quando os juros cortam boa parte do investido...

No final o negócio é economizar na boa e lenta poupança...

-Dan
Veterano
# mar/11
· votar


Rato

Rolava de vc fazer um glossario ai para leigos, tipo debentures, cdb, spread, etc
se nao for mto incomodo

Luiz Almeida
Veterano
# mar/11
· votar


http://anycasualfriday.blogspot.com/2010/11/o-melhor-economista-de-sem pre.html

http://blog.marques.cx/wp-content/uploads/2006/08/Economista-disfarcad o.jpg

http://mixforro.blogspot.com/2009/04/cantada-economica.html

Rato
Veterano
# mar/11
· votar


Kobberminer
então guras, o que você chama de 'dinheiro enorme investido'?

Quantoa investirna poupança, não sou de todo contra. É o investimento mais sossegado.
Tá ali, sempre disponível, não tem que pagar qualquer tipo de manutenção e etc.

Eu ainda sou a favor de buscar algo pouquinho mais robusto que dê tão menos trabalho que a poupança e renda pouco mais.

Nada que você tenha que acompanhar e etc.

A poupança está rendendo hoje entre 0,55% - 0,65% ao mês.

É possível investir em qualquer fundo de renda fixa de risco praticamente nulo, com carência de 30 dias que tenha rendimento de até 9% a.a ou mais.

:)

Rato
Veterano
# mar/11
· votar


-Dan
ae guras.
Incômodo nada. O negócio é disseminar conhecimento, por menor que seja ^^

humm tem um glossário aqui.
http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/182581/


se houver algo que você queira saber, mas não achou, diz ae :D

Rato
Veterano
# mar/11
· votar


ou melhor ainda -Dan, lista aí uma porção desses termos aí que vc tem dúvida pra gente estressar todos eles :)

-Dan
Veterano
# mar/11
· votar


Rato
vou dar uma lida neles ai se bater duvida eu posto aki! vlw!!

qew
Veterano
# mar/11
· votar


Rato

Aproveitando a deixa lista aí uma porção desses termos aí que vc tem dúvida pra gente estressar todos eles :

Fiz uma análise de pelo menos 70 ações, a fim de encontrar alguma com um preço teoricamente justo, entendam-se alguma que pagasse no mínimo 11% a.a de dividendos. (algo próximo ao CDI que é balizado pela nossa taxa de juros 11,75% a.a)

Tem como explicar melhor esse criterio pra teoricamente justo? pq eu não entendi bulhufas.. haha

Kobberminer
Veterano
# mar/11
· votar


Rato

Ahh, eu pensei nisso baseado em forex... é bem fácil de ganhar, só que só comaça a valer a pena com grandes quantias, por que senão só as taxas dos pedidos de ordens já comem todos os seus ganhos (e isso sem falar nos impostos de resgate...)

Rato
Veterano
# mar/11
· votar


qew
boa qew

Quando vc vai para algum banco e pretende fazer uma aplicação, um CDB por exemplo, o banco irá lhe oferecer um retorno pré-fixado. Esse retorno será um percentual do CDI.
CDI a taxa que regula as operações interbancárias que é reflexo da taxa selic - aquela taxa de juros que o Copom divulga, manja?

Para pessoas física, creio que dá para conseguir 80% do CDI em uma aplicação dessa. Aplicação sem risco algum :)

Por isso que os bancos adoram quando o governo aumenta a taxa básica de juros :)


Blz. Se eu consigo aplicar a 80% do CDI sem risco algum, não há motivo para me aventurar um mercado de renda variável que pague menos que isso. Algo arriscado, nem pensar!


Por esse lado, pensando em ações, o retorno de uma ação é baseado de acordo com a variação da ação mais dividendos mais bonificaç~eos e etc.
Blz! Se uma empresa paga 4% ao ano de dividendos, está longe demais de um retorno que eu possa ter sem risco algum.
Tudo bem que embutido a esse retorno estão relacionados uma série de fatores, mas a grosso modo, seria assim.


Observação: estou levando em conta somente a comparação entre dividendos versus taxa básica de juros.
Não estou levando em consideração potencial de crescimento de uma empresa e mais alguns índices relaiconados a estudar a fundo a empresa - Valuation.

Rato
Veterano
# mar/11
· votar


Kobberminer
boa guras.

Forex é um mercado complicado rapaz do céu. Precisa conhecer bem a economia de cada país que vc quer operar a moeda, aí ferra.

Bassist_rsl
Veterano
# mar/11
· votar


Rato
Meu irmão já "brincou" com isso uma vez.
Comprou 100 ações do Bradesco.

SuperGeo
Veterano
# mar/11
· votar


Kobberminer
Mercado de ações é praticamente um cassino, com muito blefe e oportunidade ;)

Não concordo não. Bom eu realmente acho que no curto prazo o mercado é de fato imprevisível (aliás tem AT pra isso mas nunca vi nenhum na lista dos mais ricos do mundo). Porém no longo prazo o mercado eventualmente valoriza as ações proporcionalmente ao que é mais importante e muitas vezes esquecido por quem compra e vende ações, que é o desempenho da empresa (diga-se lucros).

Rato
No fim, por mais que vc faça uma análise minuciosa de determinada ação, quem garante que não irá acontecer um tsunami em algum lugar no mundo, ou então que dois bancos se juntem e criem uma nova bandeira de cartão de crédito, ou então que haja um ataque aos EUA e etc? .

Por mais que estes ricos sistêmicos estejam embutidos nos preços das ações, é algo que não se pode prever.


Com certeza, num primeiro momento pode-se criar um pânico generalizado. Mas muitas vezes isso tem um impacto mínimo em algumas empresas da bolsa, cujo valor despenca só por causa desse alvoroço causado. Depois que a poeira baixa o mercado tende a rever o erro de avaliação e dar o devido valor às mesmas. Veja que a tendência é mesmo a curto prazo ser totalmente imprevisível.

Kobberminer
e nada garante ainda que os dividendos serão lucrativos quando os juros cortam boa parte do investido...

No final o negócio é economizar na boa e lenta poupança..


Nada garante, mas o papel do investidor é analisar a empresa e a partir das informações saber se o preço da ação é justo ou não, e ter uma idéia do quão sub ou sobre valorizada ela está. Isso envolve muito estudo e raciocínio, mas não é nada impossível. Com base nessas informações o investidor consciente se aproveita das irracionalidades de curto prazo do mercado, como por exemplo estava os preços ao final de 2008. Tinha muita pechincha, e vendo os balanços e resultados financeiros (disponíveis pra todo mundo no site da bovespa) ficava claro que os impactos da crise foram por longe superestimados.

Mas como nada garante também que mesmo dando muito amor, atenção e educação ao seu filho ele não vá ser um marginal no futuro, não tem como prever o futuro. Pelo menos vc pode ter mais de uma pra diversificar o risco e vender quando vc ver que é furada. Com o filho não dá pra fazer isso hehe.

Rato
Fiz uma análise de pelo menos 70 ações, a fim de encontrar alguma com um preço teoricamente justo, entendam-se alguma que pagasse no mínimo 11% a.a de dividendos. (algo próximo ao CDI que é balizado pela nossa taxa de juros 11,75% a.a)

Para minha surpresa, não havia nem 10 empresas que chegasse próximo a este valor. A grande maioria não chegou a 5%. E o histórico? Ledo!


Rato, mas tem um detalhe aí. Tudo bem analisar o retorno sob essa ótica de retorno, mas uma coisa que tem que ser levada em consideração é que os dividendos tendem a CRESCER, principalmente numa empresa pequena de crescimento rápido, que geralmente reinveste a maior parte dos lucros e pagam poucos dividendos. Analisando assim, pelo Yield atual, parece pouco, mas é necessário levar em conta o valor crescente desses dividendos ao longo do tempo. Portanto mesmo a maioria não chegando a 5% agora, em digamos 5 anos, crescendo a 20% ao ano, esse retorno sobe para 12%, e em 10 anos subiria para pouco mais de 30% em relação ao preço do momento da compra. (Esses cálculos não estão totalmente exatos, mas apenas para ilustrar com um simples exemplo.)

A forma mais sensata (e que teoricamente seria a forma certa) de avaliar o valor de uma empresa seria trazer pro presente a soma de todos os dividendos futuros que uma empresa poderia pagar. Isso leva em conta os diversos fatores como o dividendo atual, o crescimento dos dividendos e fatores como a taxa de juros, que é utilizada para descontar os lucros futuros pro presente.

Cavaleiro
Veterano
# mar/11
· votar


Mercado de Ações é só mais um axioma.

Axiomas de Zurique \o/

J. S. Coltrane
Veterano
# mar/11
· votar


Rato

O mercado brasileiro da ações não é muito centralizado? Nos EUA ele seria mais estável porque lá todo mundo investe, dificultando essas ações de grandes bancos.

CDI tem risco sim, cara. Lembra da Zélia Cardoso, Plano Verão I e II, Sarney? Pois é manolo, não faz muito tempo não...

qew
Veterano
# mar/11
· votar


Rato

CDI:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Certificado_de_Dep%C3%B3sito_Interbanc%C3 %A1rio

haha!

Deu pra entender sim! Valeu! Mais que isso só com uma pesquisa mais detalhada, vou encher o saco do prof de economia sobre isso hoje hahuehau \o\

izzystradlin
Veterano
# mar/11
· votar


Rato

mano, uma hora dessas te passo meu TCC que começo do ano passado comentei aqui que seria sobre análise gráfica em um portal web...

a parte de software ainda tá devendo muito e to desenvolvendo..mas a parte teórica e de projeto ficou jóia...

foi um ano de estudo e deu pra aprender bastante sobre o mercado de ações...

valeu as dicas com certeza...o/

cao fofo
Veterano
# mar/11
· votar


ae rato, esse ano eu tiro o meu cpa 20
\o/
e ainda sou viciado em opções

-Dan
Veterano
# mar/11
· votar


Rato

O Rato, apenas Sociedades Anonimas podem abrir seu capital e emitir ações e debentures?

Igão
Veterano
# mar/11
· votar


Universo paralelo

*-*














era sobre o q mesmo?

Rato
Veterano
# mar/11
· votar


Bassist_rsl
Meu irmão já "brincou" com isso uma vez.
Comprou 100 ações do Bradesco.


isso vicia rapaz. Fala pra ele ficar atento rs


cao fofo
ae rato, esse ano eu tiro o meu cpa 20
\o/
e ainda sou viciado em opções

haha
pqp
me recordo quando vc começou, devorava tudo quanto era livro ^^
Parabéns guras, muitas portas irão se abrir com esse certificado :)

Rato
Veterano
# mar/11
· votar


qew

Deu pra entender sim! Valeu! Mais que isso só com uma pesquisa mais detalhada, vou encher o saco do prof de economia sobre isso hoje hahuehau \o\


boa guras. O negócio é extrair todo conhecimento do seu professor. Não exite em hipótese alguma em questioná-lo :)


izzystradlin
orra. Parabéns!!
Manda ae pow. Deve estar bem interessante

sj_martins@hotmail.com :)

Rato
Veterano
# mar/11
· votar


-Dan
O Rato, apenas Sociedades Anonimas podem abrir seu capital e emitir ações e debentures?

boa guras.

Sim, somente S.A de capital aberto ou fechado podem emitir ações e debêntures.

No caso de uma emissão pública, necessariamente precisam ser de capital aberto.

:)

qew
Veterano
# mar/11
· votar


Rato
boa guras. O negócio é extrair todo conhecimento do seu professor. Não exite em hipótese alguma em questioná-lo :)

O cara tem um site, plagiei o nome do seu tópico e postei um lá, falando disso...

Resultado? Tres dias e nenhuma resposta =/

haha

Mas estou no aguardo, ele disse que isso é assunto pra mais de hora, não dá pra responder qualquer coisa, rapidão..

mas diz ae, tu ja perdeu muita grana nessa de aplicações?

-Dan
Veterano
# mar/11
· votar


Rato
No caso de uma emissão pública, necessariamente precisam ser de capital aberto.

mas publica nao emite debenture nao né?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Universo paralelo do Mercado de Ações