Essa é para psicólogos (as) e/ou psiquiatras

Autor Mensagem
Cavaleiro
Veterano
# mar/11
· votar


Olha, tendo como base a teoria behaviorista, você nasce como uma tabula rasa e todo o seu conhecimento e aprendizagem (pq tudo oq somos é aprendido) vem pelo meio ambiente.

Eles não desconsideram a genética. Apenas tem foco no condicionamento operante, eu realmente acredito que estímulos e o meio possam mudar completamente qualquer ser humano. Na verdade isso tem comprovação através do método científico.

Skinner só fala verdades. O resto da psicologia é pseudociência.

Pedro_Borges
Veterano
# mar/11 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Agent_AAS
Caráter: Ou a pessoa tem mau caráter, ou bom caráter. ( = índole)

Personalidade: Características da forma de agir de cada pessoa.


marcosshrp
caráter e personalidade são coisas totalmente opostas. A primeira é imposta pela "sociedade" ou nicho cultural que a pessoa permanece... é uma junção de valores tanto ideológicos quanto emocionais.

Personalidade é o conjunto de características psicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir


dibass
Caráter = Valores Morais

Personalidade = (podemos também falar temperamento) se trata de atitudes, em sua maioria, inconscientes que tangem a forma de alguém agir.


Sammy Page
Define-se a personalidade como tudo aquilo que distingue um indivíduo de outros indivíduos, ou seja, o conjunto de características psicológicas que determinam a sua individualidade pessoal e social. A formação da personalidade é processo gradual, complexo e único a cada indivíduo.

O caráter em psicologia é o termo que designa o aspecto da personalidade responsável pela forma habitual e constante de agir peculiar a cada indivíduo; esta qualidade, é inerente somente à uma pessoa, pois é o conjunto dos traços particulares, o modo de ser desta; sua índole, sua natureza e temperamento. O conjunto das qualidades, boas ou más, de um indivíduo lhe determinam a conduta e a concepção moral; seu gênio, humor, temperamento, este, sendo resultado de progressiva adaptação constitucional do sujeito às condições ambientais, familiares, pedagógicas e sociais.
Caráter é a soma de nossos hábitos, virtudes e vícios.


Selecionei as respostas que considerei como melhores, entretanto, todas as demais postadas até aquí foram proveitosas. Eu de fato tinha muitas dúvidas em termos de difinição conceitual didática sobre os dois temas, obviamente que sabia distingüi-los. Foi muito positivo esse tópico e com certeza trouxe esclarecimentos para muitas pessoas.

Achei interessante também a resposta do Codinome Jones, pois utilizando-se de uma paródia trouxe também uma forma de definição.

Codinome Jones
Ter carater é ser do bem, ir a igreja, ter um trabalho e ser respeitosamente imbecil, ao passo que personalidade é usar roupas transadas, ser revoltadinho e não levar desaforo pra casa.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Essa é para psicólogos (as) e/ou psiquiatras