Por que o pé de limão tem espinhos como forma de proteção?

Autor Mensagem
dom de Deus
Veterano
# fev/11
· votar


Tenho um desses na minha casa. (2)

MarcosBorba
Veterano
# fev/11
· votar


Zebreiro
Essa é realmente uma boa explicação.
Mas o "surgiram ao acaso" já deixa mais dúvidas cabulosas.

Eu consigo fazer alguns "flashs" na cabeça ligando a teoria da sopa primordial como origem da vida (mesmo que não seja totalmente comprovada) até a formação de diferentes espécies e o que temos hoje de uma forma bem louca, mas que faça um mínimo de sentido.
Mas é tudo muito cabuloso pra uma cabeça só.


Vou te passar uma pequena idéia da bioquímica envolvida...

Tudo no nosso corpo funciona a partir de moléculas, desde as pequenas (água, O2) até as grandes (Proteínas, ácidos nucléicos). As proteínas são compostas de aminoácidos e a carga elétrica, somado ao tipo e tamanho da cadeia lateral dos aminoácidos determinam a função da proteína (pense na proteína como um motor em que os eixos e engrenagens são nada menos que ligações interatômicas). O DNA irá determinar a formação de uma proteína X a partir de uma sequência de bases. Porém, o DNA também é uma molécula que trabalha em função de aspectos eletroquímicos para se auto-duplicar e para sintetizar RNA e proteínas. Eventualmente, as forças que comandam o DNA podem falhar (assim como ocorre com um pc que trava, ou algo do tipo... totalmente ao acaso, mas não posso explicar agora o porque disso, seria um longo texto). Se as forças que controlam o DNA falham, ocorrerá uma mutação. Essa mutação irá levar a uma alteração num ou mais aminoácidos. Mudando aminoácidos, a proteina mutante poderá ter sabe-se lá que função, repercutindo de formas incríveis no organismo.

Se ficou confuso, depois eu explico melhor

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Por que o pé de limão tem espinhos como forma de proteção?