Por que o pé de limão tem espinhos como forma de proteção?

Autor Mensagem
Zebreiro
Veterano
# fev/11 · Editado por: Zebreiro
· votar


Eu queria encontrar explicações precisamente detalhadas e com os repectivos métodos de pesquisa explicados.. A evolução explica muita coisa sim, mas eu queria, por exemplo, pegar um estudo de todo o passo a passo de como um camaleão(ou seus ancestrais) teve o poder/passou a se camuflar como forma de defesa. Timtim por timtim.

Falando assim por alto, parece que ele de repente disse: "É hora de morfar!!" Mesmo que se use a desculpa dos milhões de anos, sem se dar o trabalho de explicar o processo a fundo e como você fez pra chegar a essa explicação sem que esteja numa posição de papagaio repetidor ou de apelo a autoridade. Aí, 'fica tudo bem agora!'

MarcosBorba
Veterano
# fev/11
· votar


Zebreiro

Para você entender como tudo aconteceu timtim por timtim, você precisará de conhecimentos de Bioquímica, Histologia, Citologia, Fisiologia, Genética, e Evolução extremamente apurados.

Zebreiro
Veterano
# fev/11
· votar


Christina Amaral
Nunca teve aula de botânica?
Daqui a pouco vai dizer que não conhece as ervilhas de Mendel =|

Devo ter tido, não lembro mais. Mas se você sabe como esclarecer minhas moringagens, por favor, fica por aqui!!

Viciado em Guarana
Veterano
# fev/11
· votar


Zebreiro
Foi Deus que os fez assim.
E conforme-se com isso.

Zebreiro
Veterano
# fev/11
· votar


MarcosBorba
Para você entender como tudo aconteceu timtim por timtim, você precisará de conhecimentos de Bioquímica, Histologia, Citologia, Fisiologia, Genética, e Evolução extremamente apurados.
E se eu não sei tudo isso aí, eu posso tirar onda com os outros, falando do ensino brasileiro, falando que não conhece a evolução e seleção natural?

Zebreiro
Veterano
# fev/11
· votar


Viciado em Guarana

Sem discussões religiosas por aqui.

Viciado em Guarana
Veterano
# fev/11 · Editado por: Viciado em Guarana
· votar


Zebreiro
você queria uma resposta, eu lhe dei essa resposta.

Zebreiro
Veterano
# fev/11
· votar


Viciado em Guarana

Obrigado pela resposta, mas não esticarei o assunto.

Zebreiro
Veterano
# fev/11
· votar


Pra quem gosta de um bom bate papo, pode contar comigo.

Tenho ótimas dúvidas pra quem quiser esclarecer. Não quero de forma alguma insultar alguém.

paranauê
Veterano
# fev/11
· votar


Zebreiro

Como não, o pouco que eu sei sobre esse assunto eu aprendi no ensino médio, e dá pra responder essas perguntas aí
Procura algo sobre a teoria da evolução e a de Lamarck

MarcosBorba
Veterano
# fev/11
· votar


Zebreiro
Se não tem sistema nervoso central, por que elas se protegem?

A proteção não tem nada a ver com vontade de proteger-se. Os fatores de proteção surgiram ao acaso, mas como eles garantiam a sobrevivência, esses fatores foram selecionados e transferidos aos descendentes. (Segundo a teoria mais aceita)

Mas por que o desenho assusta? Uma força do além, chamada evolução/seleção natural a iluminou e fez, no corpo da borboleta, um desenho que assusta um sapo? Essa força, conhece o pensamento do sapo e da borboleta e de todos os animais?

Não. Vários desenhos surgiram, mas só o que assemelha a um predador do sapo o assustaram (pq o sapo tem sistema nervoso central e pode, portanto, sentir medo de seu predador). Como só o desenho amendrontador conferiu alguma vantagem para a mariposa, apenas ele foi selecionado e transferido aos descendentes dela.

Porra, mas todos vivem no mesmo lugar, sujeitos as mesmas condições. É muito injusto que os outros peixes não tenham os mesmos poderes.

Não é bem assim... existem mecanismos de especiação, isolamento reprodutivo e etc, que levam à diferenciação das espécies. É por esse mesmo motivo que lobos não são cachorros.


Mas eu acredito em Deus e acho que "por trás de um relógio complexo, há um grande relojoeiro".

james_the_bronson
Veterano
# fev/11
· votar


Zebreiro
Tá vendo demais. Onde é que eu disse essas coisas?

Onde que eu disse que foi você que disse isso???

Só o tempo explica?
Ah.. o tempo e o movimento, né?
É só dizer "milhões de anos" e tá tudo bem. Já se entende (crê na) a evolução/origem do universo e pode passar por cima dos outros.


Só o tempo? Tempo e combinação de fatores ^^ ...

Passar por cima dos outros o quê :| ???

MarcosBorba
Veterano
# fev/11
· votar


Zebreiro
E se eu não sei tudo isso aí, eu posso tirar onda com os outros, falando do ensino brasileiro, falando que não conhece a evolução e seleção natural?

relaxa... aqui a coisa é assim mesmo, o povo brinca e tal... (às vezes passa do limite, claro). Mas não ligue pra isso.

Excel Lion
Veterano
# fev/11
· votar


Zebreiro

Não é que o espinho ou o desenho da borboleta foram genialmente concebidos.

O que acontece é seleção natural, tentativa e erro.

De um jeito bem simples, o primeiro limoeiro com espinhos durou mais que os sem e assim pode deixar mais 'herdeiros'. Seus herdeiros também nasceram com espinhos e assim por diante, se multiplicando de forma exponencial porque essa mutação deu certo.

Viciado em Guarana
Veterano
# fev/11
· votar


Zebreiro
Obrigado pela resposta, mas não esticarei o assunto.
hum... garoto esperto.

james_the_bronson
Veterano
# fev/11
· votar


Zebreiro
Mas são espécies de peixe elétrico!!!!!!!
É só ele!!


Duh!!!

Os peixes elétricos serão sempre os peixes elétricos...

Assim como os pássaros que voam serão sempre os pássaros que voam...

Paul Young
Veterano
# fev/11
· votar


Zebreiro
Eu queria encontrar explicações precisamente detalhadas e com os repectivos métodos de pesquisa explicados.. A evolução explica muita coisa sim, mas eu queria, por exemplo, pegar um estudo de todo o passo a passo de como um camaleão(ou seus ancestrais) teve o poder/passou a se camuflar como forma de defesa. Timtim por timtim.


E é exatamente no OT (onde se encontra muitas das mentes mais brilhantes do mundo) que vc cria um tópico.

Zebreiro
Veterano
# fev/11
· votar


MarcosBorba
A proteção não tem nada a ver com vontade de proteger-se. Os fatores de proteção surgiram ao acaso, mas como eles garantiam a sobrevivência, esses fatores foram selecionados e transferidos aos descendentes. (Segundo a teoria mais aceita)

Essa é realmente uma boa explicação.
Mas o "surgiram ao acaso" já deixa mais dúvidas cabulosas.

Eu consigo fazer alguns "flashs" na cabeça ligando a teoria da sopa primordial como origem da vida (mesmo que não seja totalmente comprovada) até a formação de diferentes espécies e o que temos hoje de uma forma bem louca, mas que faça um mínimo de sentido.
Mas é tudo muito cabuloso pra uma cabeça só.


Não. Vários desenhos surgiram, mas só o que assemelha a um predador do sapo o assustaram (pq o sapo tem sistema nervoso central e pode, portanto, sentir medo de seu predador). Como só o desenho amendrontador conferiu alguma vantagem para a mariposa, apenas ele foi selecionado e transferido aos descendentes dela.

Claro, isso pode ser certo. Mas e pensar num desenho...? E que ele é passado da mesma forma aos descendentes? E que a borboleta o usa pra se proteger...? E que o camaleão sabe que pode e usa a camuflagem pra se proteger...?
É tudo muuuuito complexo pra acharmos que tudo está explicado.

Não é bem assim... existem mecanismos de especiação, isolamento reprodutivo e etc, que levam à diferenciação das espécies. É por esse mesmo motivo que lobos não são cachorros.

Idem a minha primeira colocação. Isso que vc diz, com certeza acontece. Mas pensar em todo um complexo de "acasos ou não" e ligar uma coisa a outra... é complicado. Outro di eu estava vendo sobre peixes elétricos na TV, e aí a pensar em como o dito cujo passou a ter ou mesmo que "sempre teve", a capacidade de dar choques de 600 voltz, sendo que a gente só conseguiu chegar a isso inventando máquinas e chegando a hidreletricas e etc. É intrigante.

Mas eu acredito em Deus e acho que "por trás de um relógio complexo, há um grande relojoeiro".

Eu também. Mas partir pra isso acaba só que complicando uma discussão dessas e desviando o assunto para muito longe do proposto.

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/11
· votar


Negócio é usar os cientistas e a seleção natural como amuleto protetor e não se preocupar em ir mais a fundo?

Se não tem sistema nervoso central, por que elas se protegem?


Nossa, você não entendeu nem a superfície e quer ir mais a fundo, pare de trollar, multi maldito.

Zebreiro
Veterano
# fev/11
· votar


Excel Lion
De um jeito bem simples, o primeiro limoeiro com espinhos durou mais que os sem e assim pode deixar mais 'herdeiros'. Seus herdeiros também nasceram com espinhos e assim por diante, se multiplicando de forma exponencial porque essa mutação deu certo.

Sim, essa é uma exlicação evolutiva. Não tenho dúvidas.

Mas olhe para um espinho num pé de limão!! Ele parece não ter outro motivo pra estar ali se não pra espinhar. E se pergunte: por que teve o primeiro?

Zebreiro
Veterano
# fev/11
· votar


Paul Young
E é exatamente no OT (onde se encontra muitas das mentes mais brilhantes do mundo) que vc cria um tópico.

É sempre bom levantar questões. Mesmo que seja num jardim de infância.

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/11
· votar


Mas e pensar num desenho...?
FACEPALM

Excel Lion
Veterano
# fev/11
· votar


Zebreiro

O que acontece é que são mutações aleatórias. O espinho por exemplo não é uma aberração que surgiu do nada, é um tipo de folha. É uma folha que seu mutou


Agora 'multiplique' as mutações pelo número de limoeiros que já existiram e enfim, pelo tempo (absurdamente extenso para padrões humanos) que tiveram pra evoluir.

Não é tão anormalmente mágico assim.

Excel Lion
Veterano
# fev/11
· votar


Isso tudo falando de forma bem simples, estilo matéria do Fantástico.

Zebreiro
Veterano
# fev/11
· votar


Black Fire

Avise previamente quando seus posts forem dignos de leitura e dedicação de tempo.

Excel Lion
Não é tão anormalmente mágico assim.

Mas não falo de mágica, falo de coisas de difícil compreenssão que achamos fácil.
Grato pelo comentário.

LeD_HaleN
Veterano
# fev/11
· votar


é tipo: a formiga só trabalha porque não sabe cantar.

_FrEd_
Veterano
# fev/11
· votar


MarcosBorba

Girafas não comem limoeiros. Limões são da Ásia, girafas são da África.

Na época que limão tinha folha, vai saber como era né...

Excel Lion
Veterano
# fev/11
· votar


Zebreiro

Foi só força de expressão dizendo que a idéia geral é simples de entender, mas se aprofundar, tem muito para, como diz um amigo meu, 'pirar com o conhecimento'.

Por sinal, talvez uma carreira de pesquisador, não necessariamente biólogo seria algo interessante pra você hehe.

Zebreiro
Veterano
# fev/11
· votar


Excel Lion

Gostava tanto de química e biologia... mas algumas coisas me desviaram do caminho.
Um dia quem sabe eu faça uma reciclagem pra poder começar a me dedicar nesses assuntos.

Chespirito
Veterano
# fev/11
· votar


Por que o pé de limão tem espinhos como forma de proteção?

Tenho um desses na minha casa. :)

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Por que o pé de limão tem espinhos como forma de proteção?