Autor |
Mensagem |
kiki Moderador |
# dez/10
várias câmeras digital tem um recurso de girar a foto automaticamente quando tira (a minha inclusive). voce bate a foto formato retrato, depois olha na tela e ela já fica girada.
mas quando baixa a foto no computador ela não vem girada. por que?
pra mim parece trabalho jogado fora...
|
Gui Veterano |
# dez/10
· votar
kiki é só pra gastar mais bateria da camera.
|
F.BankZ Veterano |
# dez/10
· votar
kiki
tem umas que quando você passa ela já vem virada. Estranho a sua ter a função e não passar ela já na posição correta.
|
ghostbastard Veterano |
# dez/10
· votar
ela só gira pra visualização.
Mas quando você esta fotografando um evento, por evemplo, esse giro é uma mão na roda. Não precisa ficar virando a camera de um lado pro outro pra ver como ficaram as fotografias anteriores e calcular se precisa ajustar alguma coisa pras proximas.
|
ghostbastard Veterano |
# dez/10
· votar
na verdade, tava pensando aqui agora, acho a função de girar a fotografia é do software que está abrindo a imagem. O visualizador do windows dificilmente gira as fotografias, já no Bridge da Adobe eu não lembro de ter precisado rodar uma imagem...
|
kiki Moderador |
# dez/10
· votar
F.BankZ eu nunca vi uma que ja viesse... =p
Gui feliz natau
ghostbastard hm, eu nao uso bridge, vou testar depois. no software de baixar da camera aparece girado, mas quando abro no windows depois ele nao ta girado...
|
kiki Moderador |
# dez/10
· votar
ghostbastard cacilds, não é que no bridge vem virado mesmo?
como é isso, fica gravado no exif?
|
Andy TheCatSp Veterano |
# dez/10
· votar
kiki hehe, mais fácil tirar as fotos de qualquer jeito, e dar um jeito no PC !! o próprio pograma do windows de visualizar fotos faz isso, de girar a foto. aí se quiser colocar mais coisinhas, um photoshop, ou photoscap da vida resolve
|
kiki Moderador |
# dez/10
· votar
Andy TheCatSp o próprio pograma do windows de visualizar fotos faz isso, de girar a foto. eu sei, mas eu fico girando todas na mão. por isso me parece trabalho jogado fora, a camera ja fez isso uma vez e eu tenho que fazer de novo...
|
ghostbastard Veterano |
# dez/10
· votar
kiki como é isso, fica gravado no exif?
sei lá. Na verdade nunca tinha me preocupado com isso até hoje haha
Gosto de usar ao maximo fotos em raw, então abro direto o diretorio que elas estão no bridge, edito as que eu quero no photoshop ou lightroom e pronto.
|
kiki Moderador |
# dez/10
· votar
ghostbastard nem aprendi a usar raw... tinha uma camera que tinha, mas nunca testei
a minha agora nao tem mais, fiz um downgrade não consegui usar a "rodagem" do bridge, acabei girando na mão como sempre... vou ver se aprendo a usar esse treco melhor. =p
é que é só foto da familia, natal e pans, não é o caso de ficar tratando... só queria baixar e por na net pra mandar.
valeu!
|
ghostbastard Veterano |
# dez/10
· votar
kiki
vc que tem costume de mandar foto pela internet, é bom dar uma pesquisada sobre Actions do photoshop. Você pode diminuir o tamanho das fotografias por lote. É melhor olhar o Ps fazendo tudo por voce do que fazer manualmente, uma por uma.
|
kiki Moderador |
# dez/10
· votar
ghostbastard ah sim, isso eu ja aprendi um pouco quer dizer, o action nem tanto, mas eu uso as vezes uns automates
eu montava uns albuns html com um automate do photoshop, ele ja reduz, compacta, gera os html e pans.
mas a solução pra mim ate agora foi o picasaweb. voce faz o upload da foto direto e ele já faz uma versao reduzida... eu sou meio preguiçoso pra isso, quanto menos etapas melhor.
=p
valeu!
|
Kensei Veterano |
# dez/10
· votar
kiki Na canon tem a opção na própria cam, vc pode optar por girar apenas na cam ou também no computador, bom, pelo menos no mac tds já aparecem giradas.
|
DarkMakerX Veterano |
# dez/10
· votar
kiki É só não virar na câmera e deixar pra fazer no PC :)
|
The Blue Special Guitar Veterano |
# dez/10
· votar
Dentro do arquivo há um bit que indica se a foto é retrato ou paisagem.
Se a câmera modifica esse bit, no computador ela é mostrada no formato que você visualizou na câmera. Se ela não modifica, a imagem é virada apenas no software de visualização da câmera, mas o arquivo continua na orientação (retrato ou paisagem) original.
|