As palavras são como os sinos, fazem barulho e se desgastam com o uso. [WIKILEAKS]

Autor Mensagem
ESP
Veterano
# dez/10


WikiLeaks: Serra ia entregar pré-sal à exploração norte-americana

As petroleiras norte-americanas contavam com o apoio do candidato derrotado à Presidência da República José Serra para não se submeter às novas regras definidas no marco de exploração de petróleo na camada pré-sal que o governo aprovou no Congresso. A Chevron chegou a ouvir do então pré-candidato favorito à Presidência, José Serra (PSDB), quando estava à frente da presidente eleita, Dilma Rousseff, a promessa de que a regra seria alterada caso ele vencesse. A revelação está em um telegrama diplomático dos EUA, datado de dezembro de 2009, e vazado pelo site WikiLeaks.

"Deixa esses caras (do PT) fazerem o que eles quiserem. As rodadas de licitações não vão acontecer, e aí nós vamos mostrar a todos que o modelo antigo funcionava... E nós mudaremos de volta", disse Serra a Patricia Pradal, diretora de Desenvolvimento de Negócios e Relações com o Governo da petroleira norte-americana Chevron, segundo relato do telegrama.

O despacho relata a frustração das petrolíferas com a falta de empenho da oposição em tentar derrubar a proposta do governo brasileiro. O texto diz que Serra se opõe ao projeto, mas não tem "senso de urgência". Questionado sobre o que as petroleiras fariam nesse meio tempo, Serra respondeu, sempre segundo o relato: "Vocês vão e voltam".

A executiva da Chevron relatou a conversa com Serra ao representante de economia do consulado dos EUA no Rio. O cônsul Dennis Hearne repassou as informações no despacho "A indústria do petróleo conseguirá derrubar a lei do pré-sal?".

O governo alterou o modelo de exploração –que desde 1997 era baseado em concessões–, obrigando a partilha da produção das novas reservas. A Petrobras tem de ser parceira em todos os consórcios de exploração e é operadora exclusiva dos campos. A regra foi aprovada na Câmara este mês.

O diário conservador paulistano Folha de S. Paulo teve acesso e divulgou os seis telegramas do consulado dos EUA no Rio sobre a descoberta da reserva de petróleo, obtidos pelo WikiLeaks. Datados entre janeiro de 2008 e dezembro de 2009, mostram a preocupação da diplomacia dos EUA com as novas regras. O crescente papel da Petrobras como "operadora chefe" também é relatado com preocupação.

O consultado também avaliava, em 15 de abril de 2008, que as descobertas de petróleo e o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) poderiam "turbinar" a candidatura de Dilma Rousseff, então ministra da Casa Civil. O consulado cita que o Brasil se tornará um "player" importante no mercado de energia internacional. Em outro telegrama, de 27 de agosto de 2009, a executiva da Chevron comenta que uma nova estatal deve ser criada para gerir a nova reserva porque "o PMDB precisa de uma companhia".

Texto de 30 de junho de 2008 diz que a reativação da Quarta Frota da Marinha dos EUA, na época da descoberta do pré-sal, causou reação nacionalista. A frota é destinada a agir no Atlântico Sul, área de influência brasileira.

http://correiodobrasil.com.br/wikileaks-serra-ia-entregar-pre-sal-a-ex ploracao-norte-americana/196092/

http://noticias.r7.com/blogs/hildegard-angel/2010/12/13/wikileaks-reve la-a-verdadeira-face-de-jose-serra-e-seu-tucanato/

J. S. Coltrane
Veterano
# dez/10
· votar


alguma novidade?

Shredder_De_Cavaquinho
Veterano
# dez/10
· votar


ha.

ESP
Veterano
# dez/10
· votar




servo e fiel
Veterano
# dez/10
· votar


É óbvio sim, mas é sempre bom comprovar, porque a convicção de muita gente não faz enxergar algumas coisas. Uma pena, o Brasil merecia uma oposição decente.

DarkMakerX
Veterano
# dez/10
· votar


Tucanos se apresentem, por favor.

_FrEd_
Veterano
# dez/10
· votar


O importante agora não é se o Serra iria entregar, mas sim se a Dilma vai...

Trololo
Veterano
# dez/10
· votar


Postem aqui se acharem essa notícia em algum jornal que "apoiava" (aspas pois se dizem imparciais) o serra.

J. S. Coltrane
Veterano
# dez/10
· votar


nem pátria e nem patrão

servo e fiel
Veterano
# dez/10
· votar


Matéria de capa da Veja nessa semana.

/dorgas

brunohardrocker
Veterano
# dez/10
· votar


Esse orgulho tosco em dizer "possuímos uma grande petrolífera no mercado mundial" é o que leva muitos a tomarem no rabo com gasolina a 3,00 e uma carga tributária vergonhosa, com um vergonhoso retorno em benefícios e um escândalo atrás do outro.

Não digo nada em relação a Petrobrás, mas como no caso da Vale, privatização faz perder a popularidade, porque tira o orgulho de dizer "essa empresa é nossa!". Não adianta comer o pão que o diabo amassou por criar lei de responsabilidade fiscal e fazer cortes de funcionários, negócio é sentar na giromba e manter o orgulho vivo.

servo e fiel
Veterano
# dez/10
· votar


brunohardrocker

Não perde popularidade por privatizar, perde por fazer de maneira zombatória e de modo a favorecer pessoas específicas e não o interesse público.

ESP
Veterano
# dez/10
· votar


brunohardrocker

Considerando que é o Brasil que tem a mão de obra mais qualificada nessa area no mundo inteiro continua não fazendo sentido abrir nosso território a exploração extrangeira. Principalmente pq petróleo é um recurso estratégico que não pode ser tratado levianamente assim.

brunohardrocker
Veterano
# dez/10
· votar


servo e fiel
Não perde popularidade por privatizar,

Perde, o governo FHC é um exemplo disso. Na cabeça do brasileiro já está incutido que privatizar é ruim.

perde por fazer de maneira zombatória e de modo a favorecer pessoas específicas e não o interesse público.

Aí eu não dou o braço a torcer por ninguém. Política brasileira não é nenhuma novidade.

ESP
Considerando que é o Brasil que tem a mão de obra mais qualificada nessa area no mundo inteiro continua não fazendo sentido abrir nosso território a exploração extrangeira. Principalmente pq petróleo é um recurso estratégico que não pode ser tratado levianamente assim.

Ganharia meu apoio se a população não tivesse que fazer das tripas coração pra poder abastecer um veículo.

-Toolbar-
Veterano
# dez/10
· votar


http://noticias.r7.com/blogs/hildegard-angel/2010/12/13/wikileaks-reve la-a-verdadeira-face-de-jose-serra-e-seu-tucanato/

É incrível como a record é petista! hahaha O Edir Macedo é PT nato! Até brigou com o Silas Malafaia por apoiar o Serra.

Na conquista da Dilma só fizeram reportagens dizendo bem e nunca denunciava coisas ruins...

Jg Destroyer
Veterano
# dez/10
· votar


"Revela a verdadeira face de José Serra e seu Tucanato"

ASEJOSIAJESAHE

Como a mídia é foda, cara!

Lucy.ana
Veterano
# dez/10
· votar


WIKILEAKS = VEJA = sensacionalismo³

Black Fire
Gato OT 2011
# dez/10
· votar


Não achei esse vazamento no El País.

Black Fire
Gato OT 2011
# dez/10
· votar




WIKILEAKS = VEJA = sensacionalismo³

[/cara de pau]

Lucy.ana
Veterano
# dez/10
· votar


Black Fire

?

Black Fire
Gato OT 2011
# dez/10
· votar


Achar que chamar o Wikileaks de Veja anula os trambiques do Serra é cara de pau, no mínimo, ou mongolice mesmo.

Lucy.ana
Veterano
# dez/10
· votar


Black Fire

ops, ops...
calma aí...
Eu não disse isso, rapaz. Só falei que ambas as fontes de informação são sensacionalistas....

brunohardrocker
Veterano
# dez/10
· votar


Eu não boto a mão no fogo por ninguém da política brasileira.

Problema é que vc defende uma posição isolada ou tem uma visão política diferente e já pensam que você é um fiel seguidor de determinado político.

Eu imagino o quanto devem pensar que eu sou tucano por contrariar políticas petistas e defender psdbistas. Acho que devemos dedicar uma parte do nosso tempo balanceando as coisas, tipo, elogiar algumas coisas do PT pra não se passar por tucano.

sou ruim e vc
Veterano
# dez/10
· votar


é que adianta mto a petrobras estatal e a gasolina barata assim...

foda-se, de que adianta? meia duzia se entupindo de grana? o valor de ser uma empresa brasileira? foda-se!

Dylan Thomas
Veterano
# dez/10
· votar


Black Fire, um verdadeiro gentleman com as damas. hehe

Minow
Veterano
# dez/10 · Editado por: Minow
· votar


Até agora não vi essa notícia em nenhuma fonte confiável.
Não acho que seja mentira, pelo contrário, mas cadê ela numa BBC, Le Monde ou Courrier International?

Viciado em Guarana
Veterano
# dez/10 · Editado por: Viciado em Guarana
· votar


Minow
Não acho que seja mentira, pelo contrário, mas cadê ela numa BBC, Le Monde ou Courrier International?
Isso é vazamento que afeta somente o Brasil e os Brasileiros, é politicagem e não escandalo, a mídia internacional não cobre esse tipo de coisa! =)

Lucy.ana
Que eu saiba o WikiLeaks apenas divulga documentos, não forma opiniões! Então eu diria sim que o WikiLeaks é uma fonte confiável sim, sobre documento vazados. Agora dizer que o Serra realmente iria privatizar ou não empresas estatais, aí já são outros quinhentos.

brunohardrocker
Eu não acho que privatizar empresas estatais seja um bom caminho para o Brasil, muito menos ficar a mercê de empresas (e governos) Norte-Americanas, o Brasil é um país muito grande para isso, ele no mínimo deveria aprender a caminhar com as próprias pernas e montar uma própria economia independente, coisa que a "passos de bactéria", estamos conseguindo!


Pra mim isso não muda muito, pois tenho uma firme opinião de que nenhum político presta! Não vejo a política como um trabalho digno.
Generalizo sim, porém torno público que isso é uma opinião minha, e não um fato comprovado!

Lucy.ana
Veterano
# dez/10
· votar


Viciado em Guarana

Sinceramente, como qualquer outra fonte de informação, tal site só desperta em mim a já absoleta desconfiança no que concerne a tais assuntos. Não defendo o Serra, tenho outra opinião acerca de política, do qual, até mesmo já expus aqui. Documentos vazados? Sei não... Mas esse é meu pensamento. Não obstante, sempre bom ler tais informações cum grano salis -- ou seja, como muita desconfiança. Reitero que qualquer tipo de informação é bom ler com senso crítico próprio, pois hoje a notícia anda muito articulada, então... é isso aí.
=D

mao
Veterano
# dez/10
· votar


Lucy.ana
Sinceramente, como qualquer outra fonte de informação, tal site só desperta em mim a já absoleta desconfiança no que concerne a tais assuntos.

Eu também tenho minhas dúvidas, mas não fico nem um pouco surpreso quando surge um debate sobre o Governo dos Estados Unidos e as empresas de lá estarem manipulando outros governos de acordo com seus interesses políticos e financeiros.

Minow
Veterano
# dez/10
· votar


Viciado em Guarana
Isso é vazamento que afeta somente o Brasil e os Brasileiros, é politicagem e não escandalo, a mídia internacional não cobre esse tipo de coisa! =)

Claro que cobre, você acha que é só aqui que se fala em pré sal?
Os jornais brasileiros é que são um lixo e só falam de Obama e coisas básicas.
Entra no Le Monde ou na BBC pra ver como é um jornal de verdade.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a As palavras são como os sinos, fazem barulho e se desgastam com o uso. [WIKILEAKS]