Autor |
Mensagem |
kohler1000 Veterano |
# dez/10
E ai, beleza?
Seguinte, to fazendo uma planilha aqui no Excel que vai servir pra eu me organizar em relação à faculdade. Essa planilha vai ter todas as matérias que eu to cursando e as notas das provas e trabalhos que eu fizer, calculando a minha nota final e meu conceito. Ela também vai calcular um índice que existe na minha faculdade.
Esse índice, chamado RSG, 'mede o desempenho' do aluno; e é calculado da seguinte maneira: cada matéria vale uma quantidade de créditos. Você faz provas, trabalhos e o caralho a quatro e ganha uma nota final nessa matéria. Essa nota é convertida num conceito (A, B, C, D, E ou F). Pra fazer esse índice os caras pegam o conceito e transformam num número (A=5, B=4, C=3...); então eles fazem uma média ponderada dos conceitos, sendo o peso o número de créditos que a matéria vale. O resultado é o valor do RSG do caboclo.
Exemplo: ************ que um aluno faça apenas duas matérias (M1 e M2). M1 vale 3 créditos e M2 vale 1 crédito. No final do semestre o aluno fica com "A" em M1 e "E" em M2, o RSG. A = 5, E = 1, então o RSG desse aluno será (5*3+1*1)/(3+1) = 16/4 = 4.
Eu já fiz as fórmulas que convertem as notas em conceitos. Essa parte é fácil. O que eu to querendo saber é se tem uma maneira simples (sem milhões de SE's, e sem ter que criar novas celulas que convertam os conceitos em números) de pegar esses conceitos e fazer eles valerem números na fórmula da célula que vai mostrar o RSG.
Alguém tem alguma ideia de como eu posso fazer isso?
Valeu!
|
Black Fire Gato OT 2011 |
# dez/10
· votar
A intranet da faculdade provavelmente fornece todas essas coisas.
|
kohler1000 Veterano |
# dez/10
· votar
Black Fire Amigão, o que eu quero saber é em tempo real e não só no final do semestre.
Praticamente nenhum professor lança nota na internet no meio do semestre, deixam pra lançar as notas só no final.
A ideia é eu ir preenchendo a planilha com as notas que eu ficar sabendo pra ter uma ideia de como as coisas caminham. E até mesmo fazer simulações de notas, se for o caso.
|
Black Fire Gato OT 2011 |
# dez/10
· votar
kohler1000 Eu sei como resolver, mas não vou te ajudar, porque não gostei do amigão irônico. Se vira.
|
Codinome Jones Veterano |
# dez/10
· votar
haushusahusahusauhsauhsa
|
kohler1000 Veterano |
# dez/10
· votar
Black Fire
=o...
Foda-se. :)
|
Gourmet Erótico Veterano |
# dez/10
· votar
Black Fire Eu sei como resolver, mas não vou te ajudar, porque não gostei do amigão irônico. Se vira.
aloka
|
qew Veterano |
# dez/10
· votar
Black Fire kohler1000 Eu sei como resolver, mas não vou te ajudar, porque não gostei do amigão irônico. Se vira.
hauehuahueahuaeuhehuauhea
|
guschard Veterano |
# dez/10 · Editado por: guschard
· votar
kohler1000 Sabe usar PROCV?
Cria uma tabela assim
A B C D E F G....
1 A 5 2 B 4 3 C 3 4 D 2 5 E 1
Dai você usa a fórmula =PROCV("A letra que desejar";$B$2:$C$6;2;FALSO), e isso vai te retornar a nota de cada conceito.
|
kohler1000 Veterano |
# dez/10
· votar
guschard
Valeu, cara... Sou noob no excel. Hehehe... Conhece algum curso grátis e bom?
|
som Veterano |
# dez/10 · Editado por: som
· votar
já precisei de recurso parecido, usei a fórmula SUBSTITUIR repetidas vezes, no caso:
=SUBSTITUIR(SUBSTITUIR(SUBSTITUIR(SUBSTITUIR(SUBSTITUIR(SUBSTITUIR(A1; "f";"0");"e";"5");"d";"4");"c";"3");"b";"2");"a";"1")
A1 é a célula na qual está o valor substituído, é possível colocar o valor diretamente também, sem fazer referência a outras células
=SUBSTITUIR(SUBSTITUIR(SUBSTITUIR(SUBSTITUIR(SUBSTITUIR(SUBSTITUIR("ab cdef";"f";"0");"e";"5");"d";"4");"c";"3");"b";"2");"a";"1")
A fórmula acima resulta123450
|
som Veterano |
# dez/10
· votar
Conhece algum curso grátis e bom?
o f1 do excel é cheio de exemplos e bem explicado, já me ajudou várias vezes
|
som Veterano |
# dez/10
· votar
ou