Pra quem manja de Excel, uma dúvida

Autor Mensagem
    kohler1000
    Veterano
    # dez/10

E ai, beleza?

Seguinte, to fazendo uma planilha aqui no Excel que vai servir pra eu me organizar em relação à faculdade. Essa planilha vai ter todas as matérias que eu to cursando e as notas das provas e trabalhos que eu fizer, calculando a minha nota final e meu conceito. Ela também vai calcular um índice que existe na minha faculdade.

Esse índice, chamado RSG, 'mede o desempenho' do aluno; e é calculado da seguinte maneira: cada matéria vale uma quantidade de créditos. Você faz provas, trabalhos e o caralho a quatro e ganha uma nota final nessa matéria. Essa nota é convertida num conceito (A, B, C, D, E ou F). Pra fazer esse índice os caras pegam o conceito e transformam num número (A=5, B=4, C=3...); então eles fazem uma média ponderada dos conceitos, sendo o peso o número de créditos que a matéria vale. O resultado é o valor do RSG do caboclo.

Exemplo: ************ que um aluno faça apenas duas matérias (M1 e M2). M1 vale 3 créditos e M2 vale 1 crédito. No final do semestre o aluno fica com "A" em M1 e "E" em M2, o RSG.
    A = 5, E = 1, então o RSG desse aluno será (5*3+1*1)/(3+1) = 16/4 = 4.

Eu já fiz as fórmulas que convertem as notas em conceitos. Essa parte é fácil. O que eu to querendo saber é se tem uma maneira simples (sem milhões de SE's, e sem ter que criar novas celulas que convertam os conceitos em números) de pegar esses conceitos e fazer eles valerem números na fórmula da célula que vai mostrar o RSG.

Alguém tem alguma ideia de como eu posso fazer isso?

Valeu!

Black Fire
    Gato OT 2011
    # dez/10
    · votar

A intranet da faculdade provavelmente fornece todas essas coisas.

kohler1000
    Veterano
    # dez/10
    · votar

Black Fire
    Amigão, o que eu quero saber é em tempo real e não só no final do semestre.

Praticamente nenhum professor lança nota na internet no meio do semestre, deixam pra lançar as notas só no final.

A ideia é eu ir preenchendo a planilha com as notas que eu ficar sabendo pra ter uma ideia de como as coisas caminham. E até mesmo fazer simulações de notas, se for o caso.

Black Fire
    Gato OT 2011
    # dez/10
    · votar

kohler1000
    Eu sei como resolver, mas não vou te ajudar, porque não gostei do amigão irônico. Se vira.

Codinome Jones
    Veterano
    # dez/10
    · votar

haushusahusahusauhsauhsa

kohler1000
    Veterano
    # dez/10
    · votar

Black Fire

=o...

Foda-se. :)

Gourmet Erótico
    Veterano
    # dez/10
    · votar

Black Fire
    Eu sei como resolver, mas não vou te ajudar, porque não gostei do amigão irônico. Se vira.

aloka

qew
    Veterano
    # dez/10
    · votar

Black Fire
    kohler1000

hauehuahueahuaeuhehuauhea

guschard
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: guschard
    · votar

kohler1000
    Sabe usar PROCV?

Cria uma tabela assim

A B C D E F G....

1 A 5
    2 B 4
    3 C 3
    4 D 2
    5 E 1

Dai você usa a fórmula =PROCV("A letra que desejar";$B$2:$C$6;2;FALSO), e isso vai te retornar a nota de cada conceito.

kohler1000
    Veterano
    # dez/10
    · votar

guschard

Valeu, cara...
    Sou noob no excel. Hehehe...
    Conhece algum curso grátis e bom?

som
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: som
    · votar

já precisei de recurso parecido, usei a fórmula SUBSTITUIR repetidas vezes, no caso:

=SUBSTITUIR(SUBSTITUIR(SUBSTITUIR(SUBSTITUIR(SUBSTITUIR(SUBSTITUIR(A1; "f";"0");"e";"5");"d";"4");"c";"3");"b";"2");"a";"1")

A1 é a célula na qual está o valor substituído, é possível colocar o valor diretamente também, sem fazer referência a outras células

=SUBSTITUIR(SUBSTITUIR(SUBSTITUIR(SUBSTITUIR(SUBSTITUIR(SUBSTITUIR("ab cdef";"f";"0");"e";"5");"d";"4");"c";"3");"b";"2");"a";"1")

A fórmula acima resulta123450

som
    Veterano
    # dez/10
    · votar

Conhece algum curso grátis e bom?

o f1 do excel é cheio de exemplos e bem explicado, já me ajudou várias vezes

som
    Veterano
    # dez/10
    · votar

ou

http://www.juliobattisti.com.br/excel120avancado/indice.htm

Kensei
    Veterano
    # dez/10
    · votar

som
    maneiro o site, valeu