Manifesto do Partido Ecofeminista.

Autor Mensagem
Devil Boy
Veterano
# dez/10 · Editado por: Devil Boy
· votar


J. S. Coltrane
E quando uma minoria neurótica tomou o estado e impôs ao mundo uma maneira de conduta, massacrando tudo na sua frente?

Mas nao e exatamente isso que eles propoem quando dizem que a sociedade viola a liberdade deles?

Conduta essa que você defende agora, sentado confortavelmente da sua poltrona de maioria que colheu os frutos do derrame de sangue passado.

Voce me entendeu mal. Eu defendo 100% o direito de eles continuarem sendo desajustados, se assim desejarem.

O que eu acho patetico e essa ideia de acusar a maioria de ter "mentalidade deformada" e, ao mesmo tempo, rotular qualquer critica feita nesse mesmo nivel como "preconceito moralista que deve ser extirpado".

J. S. Coltrane
Veterano
# dez/10
· votar


Devil Boy
O capitalismo apenas tornou o uso dos recursos mais eficiente

Eficiência aqui é maximização de lucros, e não eficiência no sentido energético (que é o que realmente conta fisicamente).

Quem criou a escassez dos aquecedores de inverno fomos nos, quando decidimos que eles atendiam melhor as nossas necessidades do que as fogueiras que usavamos antes.

Aí veio a técnica e criou o maquinário para produzir aquecedores, só que esse maquinário deve ser destruído antes de ser plenamente utilizado, pois se torna economicamente desvantajoso (muito embora ainda possa produzir muito mais). Do outro lado temos os consumidores jogando fora aquecedores pois esses não combinam com as TVs de plasma que acabaram de comprar (sendo que as antigas ainda funcionam).

É incrível como Marx explica a questão ambiental, pois ele fala da relação homem-natureza mediada pela mercadoria.

Devil Boy
Veterano
# dez/10 · Editado por: Devil Boy
· votar


brunohardrocker
Ainda bem que para as idéias dessa mulher fazerem efeito, é necessário que uma considerável parcela da população se molde por elas. E essa considerável parcela está mais preocupada com as prestações do fim do mês.

Eu acho que o buraco e mais embaixo. Para alguem aceitar as ideias dessa mulher ("casamento e o estupro legalizado", "todo sexo heterossexual e uma humilhacao as mulheres", "homens devem ser espancados", etc.), tem que ter antes algumas disfuncoes psicologicas e sexuais serissimas.

J. S. Coltrane
Eficiência aqui é maximização de lucros, e não eficiência no sentido energético (que é o que realmente conta fisicamente).

Maximizacao de lucros so e possivel quando voce atende as necessidades dos seus consumidores a um custo mais barato (i.e., com menos desperdicios) do que os seus concorrentes. Esse e um dos incentivos economicos fundamentais para a producao de inovacoes tecnicas e bens de capital em geral.

só que esse maquinário deve ser destruído antes de ser plenamente utilizado, pois se torna economicamente desvantajoso (muito embora ainda possa produzir muito mais). Do outro lado temos os consumidores jogando fora aquecedores pois esses não combinam com as TVs de plasma que acabaram de comprar (sendo que as antigas ainda funcionam).

Nao importa. Se o consumidor prefere migrar de um estado A ("ter uma televisao velha") para outro B ("ter uma televisao nova e descartar a antiga"), e porque seu bem-estar no estado B sera maior, o trade-off vai compensar, todos estarao mais satisfeitos ("ricos") no final do processo e os recursos terao sido usados da forma mais eficiente possivel.

(lembrando so que eficiencia = satisfazer as necessidades dos consumidores ao menor custo possivel)

J. S. Coltrane
Veterano
# dez/10
· votar


Devil Boy

lembrando so que eficiencia = satisfazer as necessidades dos consumidores ao menor custo possivel

E a questão ambiental? Isso só fazia sentido no séc XIX, quando o mundo era vasto demais e tomado como infinito.

shoyoninja
Veterano
# dez/10
· votar


J. S. Coltrane
E a questão ambiental?

Marketing.

Devil Boy
Veterano
# dez/10 · Editado por: Devil Boy
· votar


J. S. Coltrane
E a questão ambiental? Isso só fazia sentido no séc XIX, quando o mundo era vasto demais e tomado como infinito.

Voce por acaso e um malthusiano? =)

Procure o tratado de Economia do George Reisman. La, ele gasta as primeiras 100 paginas so dissecando essa visao de mundo ambientalista.

O tom de desdem dele com os ecologistas tende um pouco para a panfletagem e, como ele e seguidor da Ayn Rand, eu mesmo nao concordo com todas as conclusoes que ele desenvolve por ali. Mas ainda assim e muito bom se voce quer realmente conhecer o ponto de vista contrario nessas questoes.

quando o mundo era vasto demais e tomado como infinito.

Por favor, decida-se: os recursos deixaram de ser escassos por conta do desenvolvimento da tecnica capitalista ou isso e visao que so faz sentido no seculo XIX? Nao se pode defender duas posicoes contraditorias uma da outra.

Guitar_RdS
Veterano
# dez/10
· votar


alguém leu aquele texto todo?
Acho q nem qm escreveu teve saco pra reler aquilo

J. S. Coltrane
Veterano
# dez/10 · Editado por: J. S. Coltrane
· votar


Devil Boy

eu tento ser marxista e sei que esse utilitarismo da teoria econômica de mainstream não consegue lidar com a questão ambiental.

Ao tomar somente a eficiência econômica como parâmetro, a questão ambiental é deixada de lado, e assume-se a natureza como externalidade desse processo. Isso é como era tratada a questão até os anos 70. A técnica possibilitou multiplicar os recursos em um nível em que já não se pode falar de escassez, como eu mesmo coloquei e você não refutou.

Novamente a farsa capitalista se revela: tentamos nos emancipar da natureza, mas ela retornou na forma de uma lei "natural" do bem-estar que mascara o processo material por trás de toda essa teoria econômica que já está morta.

ZXC
Veterano
# dez/10
· votar


http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2010/09/476947.shtml
http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=315
http://www.midiasemmascara.org/artigos/economia/11472-por-que-eles-ode iam-o-mercado.html

J. S. Coltrane
Veterano
# dez/10 · Editado por: J. S. Coltrane
· votar


^
^
dei muita risada com esses links. Material humorístico de primeira

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Manifesto do Partido Ecofeminista.