Duvida sobre o Enade

    Autor Mensagem
    Lucas Borlini
    Veterano
    # nov/10


    Estava eu no site da faculdade que curso quando vi uma noticia sobre o ENADE. Na noticia em questão a informação é de que a faculdade recebeu boas notas em todos os cursos avaliados (nota 3 pra cima) e uma nota máxima (nota 5).

    Fiquei curioso sobre isso.
    o ENADE é uma medida confiável pra saber se a instituição é boa, ou é tudo marmelada?

    guschard
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Lucas Borlini
    o ENADE é uma medida confiável pra saber se a instituição é boa, ou é tudo marmelada?


    Tudo marmelada.

    Rafael Walkabout
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Lucas Borlini
    As notas tem direta relação com o desempenho dos alunos dos cursos em questão, é claro. Mas isso é relativo, eu não usaria como parâmetro de escolha.

    E não sei quanto as demais, mas onde faço faculdade todos cursos ficaram entre 3 e 5. Acho que é difícil baixar disso (3).

    brunohardrocker
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    É uma boa forma de avaliar a instituição, pois leva em conta os que estão iniciando o curso e os que estão concluindo.
    Mas acho que a prova, pelo menos no meu curso, precisa ser melhorada.

    Lucas Borlini
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Rafael Walkabout
    As notas tem direta relação com o desempenho dos alunos dos cursos em questão, é claro.

    Eu imagino que seja assim mesmo.
    Mas o meu critério de escolha de faculdade não foi o enade não. Faço eng. de produção e a unica instituição no ES que oferece um curso decente de eng. de produção é a FAESA (que é a que eu curso). Ela é particular e quem paga sou eu mesmo, mas eu gosto muito.


    brunohardrocker
    É uma boa forma de avaliar a instituição, pois leva em conta os que estão iniciando o curso e os que estão concluindo.
    Mas acho que a prova, pelo menos no meu curso, precisa ser melhorada.


    Eu fiz a prova uma vez, nem sei quanto que tirei, foi no meu primeiro ano de faculdade.
    Mas que curso vc faz?

    brunohardrocker
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Lucas Borlini

    Administração. Fiz no primeiro ano e no ano de conclusão.

    Muitos faziam pouco caso da prova, pois seria apenas benefício pra faculdade "então que se foda"...

    Mas o meu curso ficou com 4. Logo, algo não está muito certo.

    Lucas Borlini
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    brunohardrocker

    Entendi.
    Administração ficou com 5 aqui.

    guschard
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: guschard
    · votar


    Razões para o exame ser uma bosta:

    1º - Os alunos não têm incentivo nenhum para se esforçarem para a prova
    2º - O estudo é feito de forma amostral. Embora esse método seja parcialmente confiável, uma boa faculdade pode ter alunos ruins selecionados e uma faculdade ruim pode ter alunos bons selecionados, o que distorce os resultados por 3 anos, até que um novo exame seja feito (acho que é de 3 em 3 anos o exame pra cada curso. Por ex. Adm. teve um exame em 2006 e outro em 2009, se eu não me engano).
    3º - A prova é mal feita
    4º - Uma parte da nota é a diferença entre a nota entre os alunos que entraram e os que saíram, ou seja, o "quanto os alunos aprenderam durante a faculdade". O problema é que em faculdades ruins entram alunos horríveis, e durante a faculdade eles passam de horríveis pra ruins. Isso é uma melhora significativa. Agora em uma boa faculdade, entram ótimos alunos, e saem um pouco melhores.
    5º - A prova é muito mal feita

    Lucas Borlini
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    guschard
    1º - Os alunos não têm incentivo nenhum para se esforçarem para a prova

    Tem umas faculdades que premiam o aluno, mas eu acho que o reconhecimento da instituição já deveria ser o bastante, afinal é o meu futuro profissional ali.

    guschard
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Lucas Borlini
    Tem umas faculdades que premiam o aluno, mas eu acho que o reconhecimento da instituição já deveria ser o bastante, afinal é o meu futuro profissional ali.

    Concordo que deveria ser assim. Mas daí você pensa: "Ah, mas tem vários alunos fazendo a prova. Se eu for mal, não vai fazer diferença, e se eu for bem e todo mundo for mal, só vou ter me esforçado a toa". Em teoria dos jogos, não se esforçar seria a estratégia dominante para os alunos.
    Então realmente não há incentivos para os alunos irem bem. E nunca ouvi dessas premiações da faculdade pros alunos.

    qew
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Isso aí é tipo o Saresp do ensino superior?

    TASIVA
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    uma prova feita de forma completamente errada (não respeita a diversidade didática entre as universidades)...feita num domingão de tarde, depois do almoço, onde mandam você pra pqp fazer a prova e geralmente em época que a faculdade da cheia de provas....

    eu não acho que seja parâmetro nenhum...pra mim isso só beneficia universidade particular (entre elas) e acaba virando uma chantagem para as universidades públicas....

    enfim, é só a minha opinião

    Dogs2
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    TASIVA
    Ninguém se importa

    TASIVA
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Dogs2

    que triste...

    Dogs2
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    TASIVA
    com você!

    TASIVA
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Dogs2
    vai dar meia hora de cu :P


    prontofalei

    qew
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: qew
    · votar


    Gentë =O

    virol baicharia

    erico.ascencao
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: erico.ascencao
    · votar


    Lucas Borlini: o ENADE é uma medida confiável pra saber se a instituição é boa, ou é tudo marmelada?

    Não acho uma boa medida não. Faculdades tops como a USP não fazem o ENADE ou têm alunos que fazem por total obrigação. Por outro lado, há relatos de universidades que fazem o diabo para conseguir bons resultados no ENADE - não que sejam atitudes irregulares, mas são atitudes que falseiam a medição.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida sobre o Enade