Sebastian Vettel Campeão da F1 2010

Autor Mensagem
conandrade
Veterano
# nov/10
· votar


Rafa-Ban
É... pode ser!

Mas acredito mais num salto de qualidade da Ferrari e da Mercedes do que da Mclaren - embora eles tenham dito que vêm com um carro "inovador" pro ano que vem - e da Redbull.

Adrian Newey é excepcional, sem dúvidas. Mas as regras são limitadas e é necessário tirar coelho da cartola. Além disso, Ross Brawn tb é gênio e os engenheiros da Ferrari e McLaren não ficam pra trás.

Fernando Alonso tambem é tido como o melhor "piloto-engenheiro" depois de Schumacher. Ambos são reconhecidos por conseguir levar a equipe a um desenvolvimento maior de seus carros. Isso é muito importante, depois de um ano, desenvolvendo o carro que eles vão pilotar no ano seguinte. Sendo que com o Schumacher, está o Ross Brawn, e por trás de Alonso tem toda uma Ferrari por trás (em tese, os melhores engenheiros estão lá).

Sinceramente duvido muito que Schumacher tenha performance tão "fria" como a desse ano. Se derem um carro a ele... mesmo velho, acho que ainda consegue algumas vitórias.
-

Ano que vem, são pneus diferentes e carros com KERS obrigatório. Além de que já desenvolveram o duto frontal e o difusor-escapamento que algumas equipes elaboraram esse ano. A Mclaren foi quem teve mais dificuldade em atualizar seus carros com essas inovações - exceto o duto de ar.

A Redbull esse ano não desenvolveu o duto de ar. Ano passado eles não trabalharam com KERS. E me parece que a performance que eles obtiveram com o Bridgestone não podia ser melhor pra esse ano. O que não é bom, já que vão mudar pros Pirelli.

Ou seja: pra Redbull tudo muda e eles não tem alguns desses dados pra trabalhar. Não tiveram experiência com isso. Mas obviamente, não descarto um carro vencedor pro ano que vem.

A Ferrari, a Mclaren, a Mercedes e a Renault, já tiveram suas experiências com todos esses equipamentos. Sem contar que já trabalharam com muitos outros tipos de pneus ao longo da história (não sei até onde é relevante). Sendo que delas, apenas a Ferrari (e a BMW) fez o KERS funcionar (de forma relevante) e apenas a Ferrari conseguiu dar um salto de performance com o difusor-escapamento e com o duto de ar.

E pra completar, os primeiros Pirelli (marca italiana) casaram com a Ferrari de cara, a ponto de ter mudado completamente a performance do Felipe Massa, que fez o tempo mais rápido da semana (incluindo o tempo da corrida passada). Foi mais rápido que Alonso e 0.5s mais rápido que o próprio Vettel.

Muito boa notícia pro Massa, que relatou ter tido problemas com as longas saídas com pneus duros. Me parece, que já melhorou muito pra ele (e pra Ferrari), apesar de ser apenas o começo de desenvolvimento dos pneus... e de sabermos que o carro muda pro ano que vem.

A Redbull, como tinha um aproveitamente de praticamente 100% dos pneus antigos, vai ter que mudar seus carros pra conseguir o mesmo com outros pneus. É muito simples: se a composição dos pneus são diferentes, vc vai ter ou mais, ou menos atrito. Mais ou menos aquecimento em mais ou menos tempo, alterando o nível de desgaste dos mesmos.

A Redbull já tem esse equilíbrio com o Bridgestone. Agora vai ter que correr atrás do equilibrio com os Pirelli. E creio que é extremamente dificil deles conseguirem isso em 6 meses.

Vamos ver no que que dá...

Rafa-Ban
Veterano
# nov/10
· votar


conandrade
vc mencionou a experiencia com os blown difusers e os dutos,mas tudo isso foi banido pra 2011,ou eu to enganado?


Acho que a Red Bull pode levar uma certa vantagem pela experiencia com a suspenção pull rod,que provou ser uma boa alternativa(pelo menos no começo do ano passado,onde a red bull foi a única a fazer frente a brawn e eles não tinham o difusor de começo) se agente levar em conta que a Ferrari(e particularmente o massa) tiveram um salto com os Pirelli,e que provavelmente a Ferrari vai trazer uma versão melhorada do f10(tirando os fducts e os difusores duplos,se eu tiver certo a respeito do banimento de ambos) somado a experiençia do kers,acredito que eles vão brigar diretamente com a red bull.Eu accho que a red bull vai continuar dominante no ano que vem,principalemnte pelo fato de,excluindo 94,sempre que uma mudança radical no regulamento,o Adrian Newey sai a frente(ou muito próximo,como em 2009) de 97 pra 98,ele fez um carros muito velozes que deram dois titulos pro hakkinen,de 2004 pra 2005,alonso só foi campeão pela falta de confiabilidade dos motores mercedes,e o r25 era um carro muito robusto e confiável.


Acho que ainda vai levar um ano ou dois pras outras equipes superarem as red bull(pra chegar eu acho que leva menos tempo),só sei que to ansioso pra ver o desempenho de button,scumacher e massa,caso eles consigam casar bem com esses pneus,ja ta na hora de voltar um pouco daquela rivalidade que agente via na década de 80


abç

conandrade
Veterano
# nov/10
· votar


Rafa-Ban
verdade, velho, posso ter me equivocado em relação ao duto e o difusor... agora fiquei na dúvida! de repente é só o duto...

no mais, é uma incógnita o que vai acontecer ano que vem e, assim como vc, tb to ansioso pra ver a performances de quem vc citou!

abráááá!

obs. só corrigindo; Hakkinen foi 98 e 99, sendo que 99 Schumacher quebrou a perna no meio do campeonato e era mais rápido até então; e Alonso levou 05 e 06.

aliás... 2005 era pra ser de Kimi... andou demais!

E METAL
Veterano
# nov/10
· votar


Galera que curte automobilismo!!!!

Vettel mereceu , menino talentoso, esses campeões estão cada ano mais novos..

Rafa-Ban
Veterano
# nov/10
· votar


conandrade
obs. só corrigindo; Hakkinen foi 98 e 99, sendo que 99 Schumacher quebrou a perna no meio do campeonato e era mais rápido até então; e Alonso levou 05 e 06.

sim,eu sei.Só mencionei 97 pra 98 e 2004 pra 2005 pq foram nesses anos em que houveram as mudanças nos carros,lembro tbm de qdo o schumi foi reto em silverstone,fiquei decepcionado de o irvine não ter levado...ainda mais pela ordem de equipe que houve entre ele e,se não me engano mika salo.Curioso foi na largada da alemnaha em 2000 qdo o fisichella acertou o scumi que foi reto denovo,td mundo na ferrari se barrou na hora hehehe
abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sebastian Vettel Campeão da F1 2010