Indústria de jogos eletrônicos no Brasil

    Autor Mensagem
    Minow
    Veterano
    # nov/10


    Com a popularização da informática e da internet, nada mais óbvio que a indústria de jogos eletrônicos cresça junto. Agora, o que é curioso é que a indústria está crescendo tanto que já ultrapassou a cinematográfica! É muita, mas muita grana rolando, muitas empresas e produtoras sendo criadas, e com isso, muitas oportunidades.
    Eu trabalho numa televisão. Apesar de ser uma coisa estável que vai continuar, é um segmento que está estagnado, não vai mais crescer, e sinceramente, não vai me acrescentar nada, profissionalmente falando.
    Como trabalho na área de sound design, creio que posso me inserir perfeitamente nessa área para jogos.
    A pergunta é: como funciona o mercado? É tudo freela? São empresas grandes que coordenam todo o processo?
    Sei que os maiores pólos estão em São Paulo e no sul do país.
    Dá pra ganhar dinheiro (bom) com isso?
    Dissertem.

    DarkMakerX
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Minow
    O problema é que no Brasil não há grandes empresas de jogos. Acho que foi a Ubisoft que abriu uma filial aqui, mas já fechou.

    Em grandes empresas não deve ter trabalho pra freela, mas acho que empresas de médio porte devem passar alguns trabalhos para freelancers.

    Lucas Borlini
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Minow

    Cara, eu tenho um amigo formado Técnologo em Jogos digitais.
    Ele e uns caras do curso dele abriram uma pequena empresa, tipo uma loja onde eles vendem, dão assistencia e desenvolvem pequenos jogos, as vezes terceirizando pra alguem ou desenvolvendo pequenos projetos e vendendo a ideia depois.

    Diz ele que ja descolou uma grana com isso, nada muito grande, mas é possivel ganhar com isso sim.


    Eu trabalho numa televisão. Apesar de ser uma coisa estável que vai continuar, é um segmento que está estagnado, não vai mais crescer, e sinceramente, não vai me acrescentar nada, profissionalmente falando.

    E os esquemas de TV em 3-D?
    Isso não ta acrescentando nada?

    Bassist_rsl
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    O problema é que no Brasil não há grandes empresas de jogos
    Fato.

    As grandes empresas tem seus desenvolvedores, mas acho que nada impede de você ser freelancer de uma. O negócio é se virar com isso até que você seja contratado.

    Minow
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: Minow
    · votar


    Lucas Borlini
    E os esquemas de TV em 3-D?
    Isso não ta acrescentando nada?


    Duvido.
    Ainda mais considerando que é TV aberta. Imagina se a Globo vai investir zilhões em uma tecnologia que 0,0000001% do seu público vai usufruir. Vão continuar fazendo novelas e jornais ruins.
    Obs: mal tem HD direito, imagina 3D!
    Internet é o presente e o futuro.

    Aqui um link interessante:
    http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2010/11/criacao-de-jogos-ab re-mercado-para-profissionais-e-movimenta-milhoes.html

    Minow
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Bassist_rsl
    Pode crer.

    Mas parece que aqui no Rio não tem muita coisa disso. E se for pra mudar de cidade por causa de um emprego, prefiro ir pra outro país logo, hehehe.

    Danza Macabra
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Minow

    Não seria melhor postar no tópico de Home-Studio?
    Lá pode ter gente que trabalha com isso.

    Abraço.

    GOREFESTA
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Minow

    Mas parece que aqui no Rio não tem muita coisa disso. E se for pra mudar de cidade por causa de um emprego, prefiro ir pra outro país logo

    Leia -se: Eletronic Arts

    Minow
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Danza Macabra
    Eu conheço bem o fórum de home, a maioria da galera de lá é mais interessada em gravação/mixagem de música e/ou equipamentos específicos.
    Aqui no OT tem mais gente ligada a programação/jogos e etc.

    GOREFESTA
    Tipo isso.

    Bassist_rsl
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: Bassist_rsl
    · votar


    Minow
    Mas parece que aqui no Rio não tem muita coisa disso. E se for pra mudar de cidade por causa de um emprego, prefiro ir pra outro país logo
    Então faça isso, porque o ramo na Brasil me parece ser fraco. Alguém me corrija se eu estiver errado, porque não entendo quase nada sobre o assunto.

    TG Aoshi
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Minow
    Uma idéia boa é ir procurando vagas nos sites das grandes empresas lá fora. E pode acreditar, tem muita vaga sobrando. Se não me engano tinha visto uma pra sound designer na Blizzard.

    Quanto a necessidade de profissionais nessa área (Som, música) aqui no Brasil, não faço idéia... Mas sei que a indústria realmente tem crescido muito por aqui. A maioria são pequenas e médias empresas, ouvi falar que algumas até produzem conteúdo pros grandes consoles. E ao contrário do que disseram, a Ubisoft, a única empresa internacional, tá firme e forte com equipes de produção em Sampa e Porto Alegre.

    Outra dica, se já não viu, entra no site da abragames e dá uma olhada nas empresas afiliadas.

    Minow
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    TG Aoshi
    Valeu!!!
    Onde você viu isso da blizzard?

    mao
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Minow
    Cara, eu estava pensando sobre isso ontem, o crescimento das empresas de jogos.
    Li que o Call of Duty Modern Warfare 2 foi o produto de entretenimento mais bem sucedido da história em vendas na estréia.
    Li essa semana que o Black Ops superou o total de vendas do seu antecessor só na prevenda e em apenas um site de jogos, o gamestop.

    Com a diminuição da pirataria de jogos de videogame, acho que a tendência dessa indústria é só crescer.

    Ian Anderson
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Minow
    Eu vi um simulador de corrida de Karts no autodromo do Velopark por alunos da Feevale ficou muito bom

    O PROBLEMA DO BRASIL É ninguém se meche, temos muitas pessoas qualificadas no mercado (por mais q digam q não), ninguém pega essa piazada (ou eles msm não se organanizam) e formam uma empresa, todos ficam esperando alguém chamar, preferencialmente uma multinacional de fora do país (pq o q é feito aqui, parece ser de baixa qualidade).

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Tá cheio de empresinha de games abrindo por aí, mas a grande maioria é na área educacional ou para dispositivos móveis (celulares). Nem se compara à indústria de games de última geração dos EUA e Europa.

    DarkMakerX
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Nem se compara à indústria de games de última geração dos EUA e Europa.

    Exatamente. Nenhuma empresa brasileira tem verba para fazer um jogo de última geração.

    Ainda sem contar que a pirataria no Brasil é muito elevada, o que faria o retorno ser menor ainda.

    Bizet
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Minow
    Se não me engano tinha visto uma pra sound designer na Blizzard.

    Vai ter que voltar a pensar em wow, rá!

    Minow
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Bizet
    Porra, se nego me oferece uma coisa dessas eu vou amanhã.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Indústria de jogos eletrônicos no Brasil