Algumas indagações sobre nosso Universo.

Autor Mensagem
cuma
Veterano
# nov/10 · Editado por: cuma


Bem, tenho visto alguns topicos cientificos/religiosos no OT, mas esse é somente sobre ciencia!!!


Nesses videos postados, vemos um equilibrio enorme entre as forças da natureza, e sua atuação simultanea e aparentemente ordenada. O que mais impressiona neles são as ondas gravitacionais viajarem a mesma velocidade da luz, pelo espaço tempo. Atraves disso, podemos perceber algo em comum entre eletromagnetismo e gravidade. Outro ponto interessante é comparar um universo a uma orquestra sinfonica, em que as cordas vibram em diferentes frequncias gerando a matéria na forma que conhecemos.
Bom, o resto voces acompanham nos videos rsrsr.


























Esse ultimo video foi um incentivo pra estudar um pouco sobre o assunto...realmente é um misterio compreender tanta massa concentrada em um espaço tão pequeno, e que se expande ao adquirir atomos atraidos por seu enorme campo gravitacional. O mais impressionante é a convivencia pacifica entre eletromagnetismo e a gravidade em um meio tão ''energetico''.

Bom dia a todos

renansena777
Veterano
# nov/10
· votar


Meldeus
resume isso ai man
assim fica dificil ninguem aguenta

cuma
Veterano
# nov/10
· votar


renansena777


O assunto principal esta no primeiro e segundo video e no setimo.
No geral, fala oque eu e alguns colegas falamos em alguns topicos anteriores, que a teoria das cordas pode unificar a relatividade geral e a mecanica quantica, mas não pode ser comprovada atraves de fenomenos naturais, e dificilmente em laboratorios, a propria existencia dessas cordas é provada só matematicamente (já vi muitos físicos afirmarem isso e provarem matematicamente, eu não posso faze-lo por não estar matematicamente preparado, mas segundo oque me disseram, faz sentido)

-Dan
Veterano
# nov/10
· votar


Não tenho capacidade intelectual para comentar muito a respeito, porem

O mais impressionante é a convivencia pacifica entre eletromagnetismo e a gravidade em um meio tão ''energetico''.

O que mais impressiona neles são as ondas gravitacionais viajarem a mesma velocidade da luz, pelo espaço tempo

Defina meio energetico.

Gravidade e eletromagnetismo nao andam juntos? a luz não é tambem uma onda eletromagnetica?

Sou mto burro?

renansena777
Veterano
# nov/10
· votar


Sou mto burro?

huahauhuahu
to me sentindo assim tbm

cuma
Veterano
# nov/10
· votar


-Dan


Voce concorda que massa= energia neh?

Se a resposta for sim, vc tambem imagina que as estrelas tem uma concentração de massa giigantesca, então, ( falando bem por alto ) quando uma estrela de grande massa ''morre'' ela se contrai no espaço, mantendo sua massa mas diminuindo suas dimensões incrivelmente. Como a gravidade é inversamente proporcional ao quadrado do raio de um corpo, ela passa deformar o espaço tempo ( a deformação do espaço tempo causa a gravidade ) de uma forma muito mais intensa doque antes que tinha dimensao maiores, assim, sao chamadas de buracos negros, pois elas curvam o espaço tempo de forma tão intensa, que nem a luz pode escapar de seu ''campo gravitacional"

E vc não é burro não man, fisica teorica é complicado pacas...a teoria das cordas entao nem se fala.

Heaffy
Veterano
# nov/10
· votar


por que separado é tudo junto e tudo junto é separado?? D:

cuma
Veterano
# nov/10 · Editado por: cuma
· votar


-Dan
renansena777


Caras, um professor meu da epoca de cursinho, explica interação eletromagnetica de um jeito bem legal.
Por exemplo, quando um sapato seu se desgasta, não é por porosidade que seu sapato possua e que o chão degrada ao entrarem em contato, e sim por interação entre o sistema chão sola de sapato. Tem uma explicação bem legal tambem sobre duas placas de ferro em atrito, supondo que ambas tenham 10 m quadrados de area, e estejam totalmente em contato, elas estão totalmente unidas em uma area de aproximadamente 1 mm quadrado, e esse atrito, é pela atração eletromagnetica entre essa area tão pequena.
Cada coisa de locco meu rsrsrs

Bassist_rsl
Veterano
# nov/10
· votar


Bem, tenho visto alguns topicos cientificos/religiosos no OT, mas esse é somente sobre ciencia!!!

Logo alguém transforma em discussão.

cuma
Veterano
# nov/10
· votar


Bassist_rsl


sem problemas, é só denunciar rsrs.

-Dan


O fato da luz ser uma onda eletromagnetica não une gravidade com eltromagnetismo, agora considerar q ambos são causados pelas ''cordas'', os unifica, ao menos matematicamente pelos fisicos. A luz ainda pode explicar mta coisa no universo, já comprovou na expansão, influenciou na relatividade geral.

raf.pp
Veterano
# nov/10
· votar


cuma

Acho que esse acelerador de particulas nas Suiça pode ajudar a tentar comprovar a teoria das cordas, ou estamos muito longe disso ainda?

faith_girl
Veterano
# nov/10
· votar


nem me abalo.

The Root Of All Evil
Veterano
# nov/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


vemos um equilibrio enorme entre as forças da natureza

Ia parar aqui, mas resolvi continuar...

, e sua atuação simultanea e aparentemente ordenada.

Aí não teve jeito.

-Dan
Veterano
# nov/10
· votar


cuma
Se a resposta for sim, vc tambem imagina que as estrelas tem uma concentração de massa giigantesca, então, ( falando bem por alto ) quando uma estrela de grande massa ''morre'' ela se contrai no espaço, mantendo sua massa mas diminuindo suas dimensões incrivelmente. Como a gravidade é inversamente proporcional ao quadrado do raio de um corpo, ela passa deformar o espaço tempo ( a deformação do espaço tempo causa a gravidade ) de uma forma muito mais intensa doque antes que tinha dimensao maiores, assim, sao chamadas de buracos negros, pois elas curvam o espaço tempo de forma tão intensa, que nem a luz pode escapar de seu ''campo gravitacional"



Nao to raciocinando mto bem. To com fome. Acho interessante o assunto porem, acho dificil conversar sobre sem referenciar. Sugiro que coloque apos suas afirmativas a citação da fonte.
Algo como, conforme Jose da silva no seu tratado Y..

Pq eu nao posso simplesmente ler o que vc escreve e aceitar como verdade uma vez que não sei onde vc embasa.

Enfim, fazer monografia da nisso.

cuma
Veterano
# nov/10 · Editado por: cuma
· votar


raf.pp


Bem, não aprofundei tanto em fisica quantica, tem materias opcionais mas fica mto puxado pro periodo.

The Root Of All Evil


Voce não concorda que a gravidade e o magnetismo não atuam ao mesmo tempo?
Quando vc esta segurando um imã, e aproxima um prego dele e logo é atraido. Voce não pode dizer que o prego foi atraido por causa da anulação da força gravitacional pela força eletromagnetica, e sim, pela força eletromagnetica ser muito mais intensa, em modulo, pela gravitacional. Ou seja, a ação da gravidade não é anulada por um campo eletromagnetico, e sim, superada. A gravidade depende de uma grande concentração de massa para ser consideravel ( já viu o valor da constante da gravitação uniersal?? ) Isso não ocorre com o eletromagnetismo e as forças fortes e fracas.

Skider
Veterano
# nov/10
· votar


Peraí, deixa eu consultar a Wikipedia; rs!

cuma
Veterano
# nov/10 · Editado por: cuma
· votar


-Dan


Beleza man, essas explicações sobre atrito, campo eletromagnetico e relatividade, foi um professor que me explicou, Ney Hernandes, Mestre na UFMG, e acho que da aula no cefet de goias atualmente. Ele explicou isso durante uma aula de forças da natureza, se quiser te mando algo disso por email.
E sobre a conversao de estrelas em buraco negro...é resultado de bate boca com uns colegas de sala e algumas leituras sobre o assunto. Donald Page tem otimos livros sobre isso. E man, sobre os buracos negros, se as estrelas tem grande massa e logo, grande deformação no espaço. Logo, ao se contrair, elas diminuem seu raio, assim, como a gravidade é inversamente proporcional ao quadrado do raio, a gravidade se torna mto maior. E para indicar a fonte sobre essa ideia, faz parte da gravitação universal de Newton, citada no Philosophia Naturallis Princiapia Matemathica.

The Root Of All Evil
Veterano
# nov/10
· votar


cuma
Voce não concorda que a gravidade e o magnetismo não atuam ao mesmo tempo?

Concordo, cara.

Mas daí a dizer que as forças da natureza estão num equilíbrio enorme e que sua ação simultânea é aparantemente ordenada são anos-luz.

É uma idéia romântica e ultrapassada.

cuma
Veterano
# nov/10
· votar


The Root Of All Evil

E se as forças da natureza não atuassem simultanemente, como poderia a Terra orbitar o sol, enquanto eletrons orbitam nucleos atomicos, enquanto raios gama ( ondas eletromagneticas são liberados por fusão atomica em usinas nucleares ), acho que nesse raciocinio esta certo oque falei. Se diferente, cada uma teria q atuar isoladamente, tipo a gravidade dizendo para a eletromagnetica, ei meu, pera ai que agora é a minha vez de atuar pô rsrsrs. Não entendi oque vc quis dizer.

cuma
Veterano
# nov/10
· votar


The Root Of All Evil


Essa ideia eu creio, mas falar o pq aqui vai desvirtuar o topico, pq jah ia citar quimica do sec XIX e alguns conceitos de Maxwell.

cuma
Veterano
# nov/10
· votar


E a todos que lerem o topico, sintam-se a vontade para postar videos/textos sobre o assunto.

Codinome Jones
Veterano
# nov/10
· votar


Alguém resume ai em duas linhas o que está em voga.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# nov/10
· votar


http://bailandesa.nl/blog/wp-content/uploads/cuma.jpg

cuma
Veterano
# nov/10
· votar


Codinome Jones

Só ler os primeiros posts

J. S. Coltrane
Veterano
# nov/10
· votar


cuma

a noção de universo ordenado [ordem do universo, universo como ordem] é mais uma questão de fé, dos chamados geômetras, que atravessam a humanidade de pitágoras a einstein.

é uma intuição que não pode ser provada nem refutada, mas que é particularmente sedutora pelo seu formalismo e beleza.

cuma
Veterano
# nov/10
· votar


J. S. Coltrane

Não posso afirmar por enquanto...mas eu acredito que tudo seja cordenado por algo primordial, e eu espero que os cientistas descubram algo sobre isso.

Rodrigo_Iron
Veterano
# nov/10
· votar


É interessante pensar que a ciência ta aí faz séculos e ainda não sabemos definir nem o que é massa .
Tomara que achem o Bóson de Higgs pq é triste isso, vivemos dia a dia com esse conceito tão comum e nem sabemos defini-lo.

cuma


Não posso afirmar por enquanto...mas eu acredito que tudo seja cordenado por algo primordial, e eu espero que os cientistas descubram algo sobre isso.



Seria muito bonito mesmo ter uma teoria unificada sobre tudo, mas acho bem difíciil, conforme agente vai adentrando em estudo da física agente sempre vê que nem tudo é tão bonitinho e quadradinho quanto agente vê no colégio, porque então deveria haver uma teoria unificada bonitinha e moldada ?

cuma
Veterano
# nov/10
· votar


Rodrigo_Iron


É oque pensavam sobre eletricidade e magnetismo antes de Maxwell unir ambas teorias, era o mesmo que pensavam sobre os efeitos da gravitação para grandes corpos celestes e a gravitação aqui na Terra.
Não creio que será uma teoria bonitinha e moldada, mas que funcione com clareza. Eu pessoalmente, achei mais faci entender os efeitos e as causas da gravitação estudando a relatividade Geral do que estudando Kepler/Newton/Copernico na epoca da escola.

cuma
Veterano
# nov/10
· votar


Rodrigo_Iron


Essa teoria bonitinha chama-se teoria das cordas...que muitos dizem ser verdadeira e estar progredindo.

archmed-GuiTar_gUy
Veterano
# nov/10
· votar


Algumas indagações sobre nosso Universo.

/cuma???

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Algumas indagações sobre nosso Universo.