Sobre se importar com os outros.

Autor Mensagem
J. S. Coltrane
Veterano
# out/10
· votar


o tópico já começou a feder a utilitarismo


¬¬

Dylan Thomas
Veterano
# out/10
· votar


J. S. Coltrane

Pelo menos não tá fedendo a metafísica.

Codinome Jones
Veterano
# out/10
· votar


Buscando conhecimento, não necessariamente estamos buscando prazer

conhecimento que gera prazer, ora O.0

brunohardrocker
como assim qual é o verdadeiro?

Dylan Thomas
Veterano
# out/10
· votar


Codinome Jones
conhecimento que gera prazer, ora O.0

Não me refiro à tecnologia das bonecas infláveis.

brunohardrocker
Veterano
# out/10 · Editado por: brunohardrocker
· votar


Codinome Jones
diz que a essência do ser é incompativel com essa teoria de Maslow?

Pelo contrário.

Ganhe na mega sena e divida seu dinheiro em partes iguais com todos os brasileiros.

Seja comuna enquanto é pobre e lute a vida inteira para chegar na presidência e instaurar o comunismo no seu país. Você será o novo Fidel, Mao, Kim Jong li...

O comunismo pra mim, não é compatível com a essência do ser.

Cavaleiro
Veterano
# out/10 · Editado por: Cavaleiro
· votar


Dylan Thomas

Você está buscando prazer no conhecimento.

Pode ser como meio, fim ou os dois.

A realização pessoal é o mais absoluto dos prazeres.

E talvez buscando também fuga do conhecimento, conscientemente ou não.

Porque o conhecimento é importante para você?

brunohardrocker
Veterano
# out/10
· votar


Codinome Jones
como assim qual é o verdadeiro?

Qual é o verdadeiro altruísmo?

brunohardrocker
Veterano
# out/10
· votar


Odeio quando o tópico para.

Codinome Jones
Veterano
# out/10
· votar


brunohardrocker
Cheguei à paradoxal conclusão que o verdadeiro altruísmo é na verdade, o egoísmo.

Codinome Jones
Veterano
# out/10
· votar


brunohardrocker
Eu prefiro assim, da pra se entender melhor.

Dylan Thomas
Veterano
# out/10
· votar


Cavaleiro
Você está buscando prazer no conhecimento.

Pode ser como meio, fim ou os dois.

A realização pessoal é o mais absoluto dos prazeres.


Mas e se o indivíduo perceber essa busca como uma necessidade, algo natural e instintivo, como respirar, por exemplo. Ele não relacionaria essa busca com uma realização pessoal, ou com o prazer. Nesse sentido, essa necessidade assemelha-se mais com a vontade, no sentido idealista alemão, do que com o prazer.

brunohardrocker
Veterano
# out/10
· votar


Codinome Jones
Cheguei à paradoxal conclusão que o verdadeiro altruísmo é na verdade, o egoísmo.

Pois é.

Cavaleiro
Veterano
# out/10
· votar


Dylan Thomas

Mas isso não acontece com os seres humanos, tratar uma ação voluntária como um mecanismo intuitivo, nós somos seres racionais.

Pode analisar o seu dia todo, você sempre está fazendo algo por prazer ou para não sofrer, é só parar e pensar um pouco.

Nem que o conhecimento seja utilizado única e exclusivamente para postar no fórum.

Mas se for desandar para conceituação você pode tirar qualquer conclusão.

Cavaleiro
Veterano
# out/10
· votar


Codinome Jones

Cheguei à paradoxal conclusão que o verdadeiro altruísmo é na verdade, o egoísmo.

Essa é a conclusão que eu tiro de Hume.

Dylan Thomas
Veterano
# out/10
· votar


Cavaleiro

Essa relação não parece uma regra geral, não soa tão prática e objetiva. Mas vc tem razão, se a discussão desandar para a conceituação, ficaríamos semanas discutindo isso, o que seria perda de tempo.

Codinome Jones
Veterano
# out/10
· votar


brunohardrocker
Se eu digo que o homem é por natureza (biologicamente falando) não altruísta, então a única fonte do aparente altruísmo do ser deve-se à sociedade. Eu acredite que esse altruísmo é falso, sem relacionar com o que ele pode ocasionar, mesmo que uma ação boa, acredito que é falso por definição, porque a motivação alegada é incompativel com a real, a sentida. As possiveis conclusões disso seriam: ou a paradoxal, de que o verdadeiro altruísmo é o egoísmo, visto que é o que enaltece a natureza não altruísta do ser, ou de que não há altruísmo verdadeiro.

O salvamento dessa ideia estaria no fato de que eu considero o falso altruísmo de falso apenas por definição, porque ele pode realmente ser bom, com muito esforço.

Desculpe se ficou confuso.

brunohardrocker
Veterano
# out/10
· votar


Codinome Jones
Se eu digo que o homem é por natureza (biologicamente falando) não altruísta,

Quanto a isso eu não tenho conhecimento. Prefiro pensar que o homem biologicamente tem seus instintos, como o de defesa, sobrevivência e preservação da espécie, esse tipo de coisa. Não posso afirmar se o homem é ou não altruísta por natureza, não tenho esse conhecimento. Talvez seja neutro, e o altruísmo seja algo mais ligado à fatores externos, de sociedade, cultura, criação, etc do que com a genética, por exemplo.

Já vi em documentários Leões que se ajudam, por exemplo, na caça. Você pode observar esses comportamentos na natureza assim como o próprio egoísmo, e todas as maselas que a humanidade também tem.

brunohardrocker
Veterano
# out/10
· votar


Codinome Jones

E eu te entendi.

Mas infelizmente colocando religião no meio, o cristianismo por exemplo, se você falar com alguém mais entendido, esse alguém vai te mostrar que o próprio cristianismo afirma de certo modo que toda a ação boa do homem tem uma recompensa própria.
Falso seria dizer que fazemos boas ações somente para benefícios dos ajudados, mas quando já de antemão, se admite que é tanto para quem ajuda como para quem é ajudado, passa a não ser falso, na minha opinião.

Scrutinizer
Veterano
# out/10
· votar


Altruísmo é simplesmente impossível.

Codinome Jones
Veterano
# out/10
· votar


brunohardrocker
O gene é egoísta, Os animais irracionais são mais suscetíveis às vontades desses genes, mas ironicamente têm tratamento melhor do que os humanos, seres capazes de alcançar outras coisas, não apenas a perpetuação da espécie. Se os animais são egoístas, são instintivos, se nós o somos, somos maus. Unicamente pela opção. Me pergunto, o fato de termos a opção é tão determinante assim, que chega a causar uma deturpação no sentido do ''egoísmo''? (mesmo se tratando da mesma coisa em ambos os casos)

J. S. Coltrane
Veterano
# out/10
· votar


o pessoal têm preguiça de ler Piaget e Vigotsky e fica biologizando o que é social, esvaziando politicamente o debate e colocando ele na arena da ciência positiva [como se isso fosse possível].

¬¬

Codinome Jones
Veterano
# out/10
· votar


e fica biologizando o que é social
J. S. Coltrane

Por favor diga em que partes você acredita que estou fazendo isso, e diga porque estou errado.

J. S. Coltrane
Veterano
# out/10
· votar


Codinome Jones
tô com preguiça.

porque estou errado
o pessoal têm preguiça de ler Piaget e Vigotsky

Dogs2
Veterano
# out/10
· votar


Tááá tááá, todo mundo é egoísta, fdp, punheteiro e no mundo só tem porcaria
CLOSE TOPIC

Codinome Jones
Veterano
# out/10
· votar


Dogs2
gëint ki grosçsüra

Dogs2
Veterano
# out/10
· votar


Codinome Jones
anda vai, CLOSE CLOSE CLOSE

Codinome Jones
Veterano
# out/10
· votar


Dogs2
me obriga =)

Dogs2
Veterano
# out/10
· votar


Codinome Jones
me obriga a te obrigar

Dogs2
Veterano
# out/10
· votar


(loop infinito sem fim forever)

Codinome Jones
Veterano
# out/10
· votar


me obriga a te obrigar a me obrigar

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre se importar com os outros.