A internet e os textos não revisados

Autor Mensagem
J. S. Coltrane
Veterano
# out/10 · Editado por: J. S. Coltrane


Até o advento da net, tudo que eu lia passava por revisão [jornal, revistas, livros]. Com a excessão de alguns sites, pouca coisa passa por alguém antes de ser publicado, e isso inclui o OT. Frases incompletas e erros grosseiros são publicados a cada minuto, aumentando a desordem.

Quais os impactos disso? E o futuro?


Como diria o saudoso: deturpem, mas não matem

Codinome Jones
Veterano
# out/10
· votar


revisor de texto detected

J. S. Coltrane
Veterano
# out/10
· votar


Codinome Jones
termos estrangeiros em itálico, por favor


/revisor

Kensei
Veterano
# out/10
· votar


J. S. Coltrane
Verdade viu maluco, é assim mesmo, e dificilmente eu leio o que eu escrevo, só corrijo se a puli saltar aos olhos na hora.

brunohardrocker
Veterano
# out/10
· votar


Todas as merdas que escrevemos aqui correm o risco de serem catalogadas por algum pesquisador num futuro distante.

Cavaleiro
Veterano
# out/10 · Editado por: Cavaleiro
· votar


A qualidade decaiu muito, principalmente no que diz respeito a ortografia.

Esse é um dos muitos motivos para que eu ache perigoso deixar crianças na internet sem limitação de tempo e conteúdo.

Sou a favor da limitação do uso na escola até certa idade.

Entretando a internet nos aproxima um pouco mais da realidade com relação às publicações pela não existência ou pelo menos diminuição do interesse mercantil em muitas publicações, sem algo parecido com o que chamamos de agency no mercado financeiro.

Também é bom relacionarmos com pessoas de todas as partes do mundo e partilharmos nossas idéias, a internet dá muito poder as pessoas, principalmente aquelas que tem um bom desenvolvimento e articulação de idéias.

F.BankZ
Veterano
# out/10 · Editado por: F.BankZ
· votar


deturpem mas não matem


Faltou uma vírgula.
Agora, se mate.

EternoRocker
Veterano
# out/10
· votar


Isso é um absurdo...

A galera hoje em dia começa a escrever e não consegue

J. S. Coltrane
Veterano
# out/10
· votar


EternoRocker
F.BankZ
uma pessoa não pode revisar o próprio texto. Valeu pelo toque, editado

Cavaleiro
essa articulação corre o risco da confusão, pois todos cometemos erro e não conseguimos vê-los.

locaosks
Veterano
# out/10 · Editado por: locaosks
· votar


J. S. Coltrane
Qual são os impactos disso? E o futuro?

Cara sinceramente não acho que vá ter assim um IMPAAAACTO... se o cara se da o trabalho de ler o que está escrevendo e se preocupa em melhorar a sua forma de redigir um texto, no mínimo ele já lê mais do que somente na internet e/ou busca fontes de informação que o ajudem a melhorar sua forma de se expressar.
Essa é minha opnião...

Quanto ao OT... sem chance de revisão, imagine se você fosse um moderador e ficasse encarregado dessa função.... acabou vida pessoal meu caro...rsrs

AbçOo!

Cavaleiro
Veterano
# out/10
· votar


J. S. Coltrane

O engraçado é que se o texto for bem escrito, com utilização de palavras eruditas e uma conexão de idéias que faça sentido, com certeza mais de 90% das pessoas concordarão com a sua idéia errônea e ainda passarão adiante.

Essa idéia de ser referência para alguém é interessante, mas todos nós somos referências em maior ou menor grau para outras pessoas, por isso deveríamos ser mais responsáveis na hora de escrever ou falar.

Eu sou um exemplo de leviandade na escrita e fala.

brunohardrocker
Veterano
# out/10
· votar


Cavaleiro
O engraçado é que se o texto for bem escrito, com utilização de palavras eruditas e uma conexão de idéias que faça sentido, com certeza mais de 90% das pessoas concordarão com a sua idéia errônea e ainda passarão adiante.

Mas acho que isso não é exclusividade da internet.

Essa idéia de ser referência para alguém é interessante, mas todos nós somos referências em maior ou menor grau para outras pessoas, por isso deveríamos ser mais responsáveis na hora de escrever ou falar.

Seria um sonho.

Bassist_rsl
Veterano
# out/10
· votar


A internet e os textos não revisados
Editado por: J. S. Coltrane

Pelo jeito você também não revisou antes de publicar.

GuitarHouse
Veterano
# out/10
· votar


A questão é saber filtrar a fonte...

locaosks
Veterano
# out/10
· votar


Cavaleiro

Ai é que está a coisa... a forma de escrita vai sempre mudando, sofrendo leves "alterações" conforme o passar das gerações, cada vez mais é descartado o uso de termos complexos, devido a preguiça dos leitores... esse tipo de texto já não prende mais a atenção como antes, tornando-se uma leitura massante e pouco entendido pela falta de prática desses leitores.

Claro que também cada caso é um caso diferente: muitas vezes realmente não é necessário uma linguagem complexa ou formal...

EternoRocker
Veterano
# out/10
· votar


EternoRocker

Isso é um absurdo...
A galera hoje em dia começa a escrever e não consegue


Não consegue o que mané ???

Cavaleiro
Veterano
# out/10
· votar


brunohardrocker
Mas acho que isso não é exclusividade da internet.

Isso é verdade. Mas em revistas científicas que se prezem, de preferência blind review, dificilmente um artigo com conexões errôneas seria publicado por exemplo.

locaosks

Claro, depende o público que a publicação visa atingir, a linguagem tem que ser adequada.

Não adianta eu utilizar termos técnicos e palavras eruditas para fazer uma publicação no jornal local ou na caras.

fernando tecladista
Veterano
# out/10
· votar


Frases incompletas e erros grosseiro são publicados a cada minuto, aumentando a desordem.


eu diria que

F.BankZ
Veterano
# out/10
· votar


Eu já vi textos em sites de jornais famosos com erros grotescos D:

Grow
Veterano
# out/10
· votar


J. S. Coltrane
nos próprios jornais, uma profissão q foi extinta é a de copydesk

o kra era contratado só pra revisar os textos mano, kkk, hj em dia isso soa mto surreal

daí na velocidade de hj, o q não falta é cagada! principalmente na internet... nos livros tb... já vi parágrafos repetidos, lokura total

J. S. Coltrane
Veterano
# out/10
· votar


Grow

Que eu saiba o copydesk era para corrigir erros de pessoas que não eram jornalistas, para reescrever tudo mesmo, deixando a ideia original em um texto legível. Hoje isso é a preparação de original, a primeira revisão.

Se as pessoas não lerem coisas decentes, onde vão aprender o certo?

thebassx
Veterano
# out/10
· votar


eu acho que a internet espalha doenças.

Grow
Veterano
# out/10
· votar


J. S. Coltrane
Se as pessoas não lerem coisas decentes, onde vão aprender o certo?
filtro

thebassx
Veterano
# out/10
· votar


vcs podem aprender o certo comigo.

Konrad
Veterano
# out/10 · Editado por: Konrad
· votar


J. S. Coltrane

Brasileiro não sabe a própria língua, isso é fato. Mesmo no meio acadêmico. Esse português empertigado cheio de clichês e frases que não fazem sentido nenhum é a regra.

Já fui contratado para reescrever (!) um texto de Doutorado, para que ele se tornasse publicável e inteligível. Ele foi publicado em forma de cartilha.

A autora? Doutora. Da UFRJ. E usava vírgulas e expressões latinas sem sentido nenhum, parecia um texto em prosa poética modernista true from hell.

Trabalho com tradução documentos oficiais também, o pessoal confunde formalidade com pedância grau 18 e subindo. Nojento.

Sedank
Veterano
# out/10
· votar


Esse site com tanta informação junta pode entrar para a história.






Ou não.

thebassx
Veterano
# out/10
· votar


Konrad
o pessoal confunde formalidade com pedância grau 18

vindo de ti, eu imagino o quão pedante deve ser ...

J. S. Coltrane
Veterano
# out/10
· votar


Grow
?

Konrad
Essa confusão entre escrever certo e escrever empolado é um saco. Mas mesmo as pessoas que dominam a língua erram, e erram muito. Eu mesmo já mandei textos meus para revisão e voltaram com várias marcas, que eu simplesmente deixei passar. Aí o revisor deixou passar coisas e eu fui passar vergonha com o meu orientador. Pessoas erram.

Já traduzi coisas e vi quantos erros deixei passar, e é muito normal.

Bizet
Veterano
# out/10 · Editado por: Bizet
· votar


Konrad
Trabalho com tradução documentos oficiais também, o pessoal confunde formalidade com pedância grau 18 e subindo. Nojento.

Lembrei do Bagre_Ensaboado.

Konrad
Veterano
# out/10
· votar


thebassx
Konrad
o pessoal confunde formalidade com pedância grau 18

vindo de ti, eu imagino o quão pedante deve ser ...


Que isso. Ofensa gratuita.

Abç

PS: não se usa "o" antes de quão.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A internet e os textos não revisados